*Destaque *Featured Crossovers Peugeot Test Drive

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Com mais de 1,5 mil unidades vendidas desde meados de 2017, o Peugeot 3008 agora chega na linha 2019 (confira aqui todos os detalhes) com um complemento na oferta de equipamentos, a versão Griffe Pack. O foco é a segurança com um pacote de sistemas de auxílio ao condutor, chamado ADAS ou Advanced Driver Assistance System.


Além disso, o Peugeot 3008 2019 adiciona também pintura em preto brilhante no teto e colunas A, em qualquer opção de cor, deixando o crossover ainda mais interessante em termos visuais. Custando R$ 154.990, o modelo agora é a opção topo de linha, já que a Griffe – lançada no ano passado – fica posicionada mais abaixo com preço de R$ 145.990.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Pela diferença de R$ 9.000, além do pacote visual já mencionado, o comprador do Peugeot 3008 2019 leva também controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão, aviso de invasão de faixa com correção de direção, aviso de tráfego lateral com correção de direção, alerta de ponto cego, reconhecimento de placa de sinalização, alerta de fadiga, farol alto automático e assistente de manobra com dupla visão: traseira e 180 graus.


De acordo com a Peugeot, além das unidades já vendidas, o crossover acumula 500 pedidos na fila de espera e, após negociação com a matriz francesa, devido à alta demanda pelo utilitário esportivo na Europa, os lotes mensais do 3008 passarão a ser de 500 unidades a partir de março, mas a expectativa é de comercializar 4.500 carros em 2018. O SUV, que atraiu a atenção do público desde que chegou, terá ainda um reforço a partir do segundo trimestre deste ano, o 5008.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Antes uma minivan, agora o Peugeot 5008 é um crossover de sete lugares, derivado direto do 3008. Além disso, a Peugeot vai reforçar sua gama de produtos com a chegada da van Boxer de nova geração, similar ao Fiat Ducato mexicano, bem como uma versão de passageiros da van média Expert.

Ainda de olho no pós-venda, alvo de críticas que marcaram negativamente a imagem da empresa, a Peugeot mantém os programa Total Care com 10 compromissos firmados pela rede aos clientes e o Renova Peugeot, que garante recompra com até 85% da tabela Fipe, embora alguns revendedores estejam pagando mais que isso, segundo a marca francesa.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Indaiatuba-SP – A Peugeot promoveu um test drive com o 3008 2019 em uma pista fechada, onde além da volta livre, ocorreram algumas simulações com os novos dispositivos de auxílio ao condutor. O crossover francês, como você já leu em nossa avaliação (confira tudo aqui!), é um carro de pegada esportiva e com boa dirigibilidade para seu porte e peso.

A direção elétrica, aliada à plataforma modular EMP2 bem rígida, faz com que o Peugeot 3008 2019 tenha uma condução bastante agradável, quase como se estivesse guiando um carro pequeno. O motor 1.6 THP de 165 cv e 24,5 kgfm, dispensa apresentações, estando sempre disposto e com grande força em baixa rotação. As respostas ao acelerador, que tem calibragem bem suave, convertem o crossover num esportivo.

Mesmo em curvas bem fechadas, os sistemas de controle de tração e estabilidade, mantém o carro dentro de sua trajetória. Na pista fechada, por exemplo, dá até para deixar o crossover espalhar, trazendo-o de volta de forma muito fácil. Mesmo com os pneus 235/50 R19 gritando, o Peugeot 3008 2019 mergulha nas curvas como um hatch e recupera rapidamente o fôlego para a próxima curva. Diante de um handling apurado, o modelo nos faz pensar em como seria guiar uma versão GTi com 270 cv…

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Mas de volta à realidade, o Peugeot 3008 2019 cumpre muito bem sua missão de agradar ao volante, ainda mais um pequeno e com o i-Cockpit 2.0 sobre as mãos, dando total visão dos números da condução. No modo Sport, o potencial do THP é mais explorado e a condução fica ainda mais interessante.

Até aí, tudo bem, pois não difere do que já havíamos experimentado anterior, embora não em uma pista fechada. Mas, a novidade mesmo é o conjunto de segurança adicionado à versão Griffe Pack. Nesta primeira impressão do carro, portando estes itens, não deu para ter total experiência com esses sistemas de auxílio ao motorista. Evidentemente, tão úteis que são no dia a dia, só mesmo uma Avaliação NA para termos uma real noção de como eles podem ajudar na vida real.

Ainda assim, podemos destacar alguns detalhes interessantes. Um deles é o controle de cruzeiro adaptativo, que ao detectar o volante esterçado, não ativa a velocidade memorizada ou selecionada pelo condutor se esta for muito mais alta que a executada no momento.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

Assim, em uma curva fechada, por exemplo, onde o Peugeot 3008 2019 está rodando a 35 km/h, se o motorista colocar 60 km/h ou qualquer outra velocidade incompatível com o ângulo do volante, o sistema reduz para pouco mais da velocidade executada e vai acelerando gradativamente conforme o volante vai sendo colocado em uma posição centralizada. Assim, evita-se que o carro acelere demais em uma situação que não permite essa manobra.

Outro item interessante é o alerta de tráfego lateral com correção de direção, onde outro carro no ponto cego do veículo é detectado e monitorado pelo sistema. Se o condutor mudar de direção no mesmo sentido do veículo próximo, o sistema automaticamente move a direção em sentido oposto, evitando assim uma colisão lateral. No teste, o controle de cruzeiro adaptativo também funcionou perfeitamente, inclusive em curvas com a detecção do carro à frente. Se este parar totalmente, o 3008 também para. Para retomar, tem que acelerar até 35 km/h e assim ele volta a assumir o carro.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir

O leitor de placas também é interessante pelo fato de ser integrado ao piloto automático. Quando detecta uma placa, ele indica ela no painel e, se o motorista der dois toques no comando presente na coluna de direção, o controle de cruzeiro reduz para a velocidade indicada na placa. Todas essas e as demais funções dos novos sistemas são indicadas no cluster digital configurável de 12,3 polegadas do i-Cockpit 2.0. Em resumo, o novo pacote traz mais segurança e conforto ao dirigir a bordo do Peugeot 3008 2019, que agradou um pouco mais com essas tecnologias.

Peugeot 3008 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Peugeot.

Peugeot 3008 2019: Impressões ao dirigir
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email