Ecologia Europa Hatches Peugeot

Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental

Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental

A pressão ambiental na Europa está alterando o ritmo de produção de alguns carros. E nesse caso, quem procura um esportivo de bom desempenho na gama Peugeot, poderá esperar um pouco mais para te-lo na garagem, nesse caso em relação ao 308 GTi, cuja montagem foi suspensa. Para ajustar o carro à norma Euro 6.2, que entrou em vigor recentemente, a marca francesa decidiu parar a fabricação por quatro meses, a fim de que o hot hatch possa voltar em outubro devidamente atualizado.


O motivo é que o padrão de homologação foi substituído do NEDC para o WLTP, que é o teste de campo na vida real, onde os números de consumo e emissão estão dentro do que o consumidor conseguirá no dia a dia. Assim, o motor 1.6 THP precisará ser atualizado para que seus 250 cavalos (ou 270, se for o caso do 308 GTi S) possam ser usados com emissão adequada às novas exigências. A instalação de um filtro de partículas finas deve prover a redução esperada no propulsor e não interferir na entrega da cavalaria.

Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental

O motor 1.6 THP usado no Peugeot 308 GTi é da família Prince, desenvolvida em parceria com a BMW, que os utilizou em alguns de seus modelos e intensamente na MINI. Como o fabricante alemão partiu para a família B, a PSA acabou mantendo o propulsor, que passou a ser atualizado desde então, chegando ao mais recente Puretech Turbo 1.6, usado no Peugeot 508. Trata-se de um motor muito robusto e potente, que entrega bom torque em baixa e pode ir de 130 a 270 cavalos.


Na Europa, a Volkswagen fez a mesma modificação em seus motores EA211 e EA888, movidos por gasolina e dotados de turbo e injeção direta (TSI), por causa da pressão do Dieselgate. O filtro é quase como um último recurso antes da hibridização, que atualmente está focando no sistema elétrico de 48 volts e no sistema Start&Stop mais potente, que inclusive move o veículo nas saídas. Na Peugeot, pelo que se pode notar, não há nenhum desenvolvimento conhecido de um novo motor nessa categoria.

Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental

O motor Puretech Turbo 1.2 é ostensivamente usado em vários modelos da PSA, entregando de 110 a 136 cavalos, dependendo do produto e do mercado local. Até o momento a empresa não apostou nesse três cilindros turbinado com algo na casa dos 160 cavalos para rivalizar com Renault-Nissan-Mercedes e nem com a FCA, que recentemente apresentou o MultiAir II Turbo (família GSE) com até 180 cavalos. O caminho nesse sentido é mais lógico para a PSA, que assim poderá no futuro extinguir esse motor nos híbridos.

Peugeot 308 GTi – Galeria de fotos

[Fonte: Auto Express]

 

Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental
Este texto lhe foi útil??

  • Itamar

    esse carro é muito maneiro.
    Dia desses vi um branco em SP.

    Dizem que esse modelo é exclusivo de executivos da PSA aqui no BR.

    • Guilherme

      exato…foi na Peugeot da Ricardo Jafet?
      Já vi ele parado la umas 3 vezes..

      Eu gosto do Golf mas em questão de design esse carro enterra o Golf..

      • Itamar

        vi na av paulista, Guilherme.
        Porém de lá pra Jafet não é tão longe…

        Realmente o design é muito bacana.

      • leitor

        Sinceramente, pra mim, o Golf é bem mais bonito por fora e principalmente por dentro.

        • andrei Pereira

          Eu gosto do Golf, mas se ele fosse mais bonito que esse 308 por dentro e por fora, aqui no BR não sairia por menos de R$ 200k, mas enfim gosto é gosto.

    • Lareiro

      Ele é bicolor, como nessas fotos de divulgação?

      • Edson Fernandes

        Ele é sim. Esse aí é o modelo de 270cv (que vem sempre assim).

        Pode ser branco, vermelho, azul, prata e cinza.

      • Itamar

        Oi, o que eu vi era todo branco.
        Mas esse modelo azul e preto ficou maneiro demais.

      • Gomes

        O que a PSA trouxe é o GT Line, com motor THP de 165cv. Tem rodando no RJ também.

    • Mario Souza

      Não sabia que tem esse modelo de 308 no país, não vendem nem o modelo da geração atual na Europa. Covardia isso.

      • Itamar

        pior que nao tem, só executivo da PSA teve acesso a esse modelo em especifico.
        Uma pena nao vir mesmo, porém matariam o carro nessa onda de SUV

  • Ubaldir

    Rapaz… arrancar 270 cavalos do THP deve ser uma missão bem complexa. Se com os 165 da versão mais mansa ele já é chegado em consumir óleo, imagino na versão mais “brava”. Quase 170 cavalos por litro é uma potência específica muito boa.

    • Matthew

      Nunca tinha ouvido falar que os THP baixam óleo, mas parece ser característica comum aos motores turboalimentados consumirem um pouco mais de lubrificante.

      • Nnoitra

        Todo motor turbo alimentado consome mais lubrificante do que um motor aspirado, porque o lubrificante do motor é o mesmo que lubrifica a turbina, a turbina por atingir temperaturas próxima aos 1000º Celsius, degrada o lubrificante com mais velocidade.

      • Jorge Ricardo Vilela

        É verdade, baixam um pouco mais sim, tanto é que vc não pode trabalhar com ele muito baixo, com risco de faltar lubrificação na corrente e danifica-la tendo q subistituí-lá. O óleo nos motores Prince são sagrados, tendo esses cuidados um baita de uma máquina! Imagina esses 270!

        • Fabio Calzolari

          Tenho um 308 THP 2015 que nunca baixou!

      • Erasmo Artur

        Tive thp por alguns anos, é exatamente 1 litro a cada 8 mil kms.

      • Schack Bauer

        O meu não baixa. 2011.

      • Ubaldir

        Temperatura da turbina. onde o óleo também lubrifica, é tão elevada que provoca alguma evaporação do líquido.
        A alta pressão na câmara de combustão acaba também sempre levando algum óleo embora na queima.
        No caso do THP, muito comum o consumo de um litro antes do período de troca de 10 mil km. Os modelos da PSA são equipados com leitor do nível que avisa no painel a necessidade de complemento.

  • Rbs

    Peugeot 308 GTi tem produção suspensa por pressão ambiental do Golf!

  • leitor

    A mudança exigida é antes ou depois da montadora tomar conhecimento? Tem algum tempo razoável para que se faça a mudança?

  • Marco Correa

    Esse carro não tem botão de partida?!

    • Gomes

      Fica do lado da alavanca de câmbio, próximo do botão do freio de estacionamento

  • Fernando

    Carro incrível!

  • Nicolas_RS

    Maldidos ambientalistas!

  • Rogério Marquezan

    Eita mundinho que tá cada dia mais chato. Daqui a pouco liberar os gases da digestão vai dar multa!

    • zekinha71

      Se for no busão cheio em dia chuva não é má ideia.

    • sepchampions

      Controle de natalidade ninguém fala, tome gente nascendo no mundo e deteriorando o planeta.

  • Erivelton Freitas

    Europa cada vez mais fresca! ¬¬

  • Elinho Casagrande

    Vi um desses no Chile. Tesão de carro!!

  • FocusMan

    O mundo do futuro será silencioso, chato e continuará tendo a mesma poluição de sempre…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email