Peugeot 407 – Problemas e Defeitos

407 002

A Peugeot pode ter lá seus defeitos, mas é inegável que sabem fazer carros bonitos (quase sempre) e o 407 foi um belo exemplo disso.

Sofisticado, bonito, com motorização diferenciada dos demais modelos vendidos no Brasil trouxe exclusividade para seus (poucos) compradores.

Se você pensa em comprar um desses, dê uma lida no nosso texto de hoje, no qual elencamos os maiores problemas do modelo, que pode ser encontrado por menos de R$ 40.000,00.

O 407 estreou em 2005 no Brasil, com duas opções de motor, a V6 3.0 de 211 cv e 28 kgfm de torque, que rendia aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8,5s e velocidade máxima na casa dos 230 km/h.

A versão 2.0 tem 143 cv, com velocidade máxima de 207 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 s, com o câmbio automático de 4 marchas.

Seu interior é bem bonito e equipado, em especial com o banco de couro, tem itens como Xênon, subwoofer JBL, ar-condicionado digital dual zone, sensor de chuva e iluminação, piloto automático, seis airbags, freios ABS, sensores de estacionamento e mais.

Certamente é um carro bonito, potente e bem equipado, mas e os problemas?

Abaixo listamos os principais:

Revenda complicada

Vamos ao mais óbvio deles, um Peugeot mais novo já não é tão fácil de vender, pela estigma que a marca carrega por erros do passado, imagine um Peugeot, V6, automático, com 20 anos de uso.

O carro tem sim seus fãs (assim como todo modelo), mas é um público muito restrito, nenhum comprador “comum” vai encarar essa empreitada.

Peças de lataria e acabamento são caras e difíceis de encontrar

407 003

Se a unidade que estiver comprando possuir todos acabamentos e peças do interior em perfeito estado, isso não será um problema no curto prazo.

Algumas peças podem ser compartilhadas com o 308, o que dá uma elevada na oferta delas, mas não espere milagres, não são tantas assim.

Se comprar um carro com muitas peças quebradas, provavelmente vai vende-lo da mesma forma, pois só são encontradas em desmanches ou importadas (e muitas vezes superfaturadas).

LCD do painel apresenta defeitos

Os mostradores LCD do painel com o tempo e exposição ao sol e calor, costumam vazar ou parar de funcionar corretamente, apresentando manchas ou marchas.

É possível encontrar similares nas vendas online, principalmente importando da China, mas a qualidade muitas vezes deixa a desejar.

Suspensão muito dura

Alguns compradores reclamam do acerto da suspensão que é muito firme e passa muito as irregularidades da pista para os passageiros.

Consumo elevado

O consumo é um pouco elevado, especialmente na cidade, com médias na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, na versão V6 e na gasolina.

Fuja do câmbio automático de 4 marchas

O câmbio AL4 renderia um texto só pra ele, assim com o DSG da VW e o Powershift da Ford.

Foram inúmeras unidades com problemas, em diversos modelos de carro, e proprietários insatisfeitos.

Sintomas de problema nesse câmbio (se você for encarar) são trancos, marchas patinando, luzes no painel e até parada total do veículo.

Atenção aos demais câmbios automáticos

Mesmo que a unidade do 407 que está comprando não tenha o câmbio AL4, ela pode apresentar problemas no conjunto.

As mesmas precauções valem para eles, fique atento a trancos, marchas sendo retidas ou patinando.

Direção hidráulica apresentou problemas

Algumas unidades tiveram problema no conjunto da direção hidráulica, que pode ficar pesada e eventualmente até travar.

Teste bem esterçando o carro parado e em movimento, e se possível leve para avaliar em oficina especializada.

Atenção ao teto solar

Teste o funcionamento do teto solar e note se corre livremente sem fazer barulho.

Outro teste é rodar com ele totalmente aberto e ver se não emite barulhos na rodagem.

Conclusão

407 001

A proposta do Peugeot 407 é interessante, um carro com bom desempenho, completo, espaçoso e bonito.

Seus maiores problemas foram os baixos volumes de venda, problemas com câmbio, manutenção mais cara que o normal e a má fama da marca na época.

Infelizmente, por ter poucas unidades no Brasil, também tem poucas peças de reposição, pouca mão de obra qualificada e muitos oportunistas.

Se quiser muito comprar um desses, compre um com todas as peças de acabamento em perfeito estado, além de manutenções em dia, em especial do motor V6 e câmbio automático.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.