Crossovers Europa Peugeot

Peugeot: crossover menor que o 2008 vai tomando forma na Europa

peugeot-1008-1 Peugeot: crossover menor que o 2008 vai tomando forma na Europa

A Peugeot anda preparando mais um crossover para atuar no mercado europeu, que está abraçando cada vez mais forte os SUVs, especialmente os compactos. Embora já tenha o 2008, a marca francesa quer algo mais barato e, portanto, menor. Há algum tempo atrás, surgiram rumores por lá que indicavam um mini-2008 ou, o que andam chamando agora, 1008.



O nome não é oficial, mas tem lógica se formos pensar em seu posicionamento na gama Peugeot, ficando abaixo do 2008. Atualmente a empresa está usando o 208 como mula para testar os componentes desse novo utilitário esportivo, que não será simplesmente um 208 adaptado para crossover, como acontece em produtos como o Honda WR-V, por exemplo.

Cometa-se que terá design próprio, mas ficará limitado em tamanho. Atualmente o Peugeot 2008 mede 4,16 m de comprimento e tem 2,54 m de entre eixos. Então, este Peugeot 1008 pode chegar ao mercado europeu com algo em torno de 4,00 m de comprimento, mas preservando o espaço da plataforma PF1 da PSA.

peugeot-1008-2 Peugeot: crossover menor que o 2008 vai tomando forma na Europa

Aparentemente ele chega antes do surgimento da nova plataforma modular CMP, desenvolvida em parceria com a Dongfeng. É esta base que deverá ser feita na Argentina para os futuros produtos da PSA na região, incluindo quem sabe o Novo Opel Corsa 2020. Mas de volta ao 1008, o pequenino da Peugeot deve focar no consumidor jovem com uma proposta menos familiar que o 2008, o que significa ter um porta-malas bem menor.

Se a ideia der certo, provavelmente algo semelhante será feito para a Citroën, Opel/Vauxhall e quem sabe DS também. A exploração desse segmento também pode ganhar contornos mais globais no caso do 1008. Sabe-se que a Peugeot está entrando no mercado indiano e a marca Ambassador vai precisar de um SUV compacto com menos de 4 m de comprimento. Esta seria uma oportunidade para entrar com mais força naquele mercado.

Por aqui, no momento não há espaço para um crossover 1008 na gama da Peugeot, visto que o 2008 parte de R$ 72.990, mas algo abaixo desse patamar provavelmente canibalizará as vendas do 208, que começa em R$ 52.290. De janeiro a julho, o 2008 foi o 11º SUV mais vendido com 5.875 emplacamentos.

Em julho vendeu 893 unidades e ficou logo abaixo do 208, respectivamente em 41º e 40º no ranking dos automóveis. Esta mesma posição do 208 foi obtida pelo crossover no acumulado do ano. No entanto, um Peugeot 1008 também poderia somar com uma proposta bem intermediária entre estes dois produtos e com características bem distintas, a fim de evitar uma possível canibalização dentro da gama.

[Fonte: Auto Evolution/Projeção: Auto Bild]

  • pedro

    Isso prova o quanto a VW não consegue entender novos nichos ou mercados, pois tinha pronto o Taigun e resolveu não lançar por ser pequeno demais.

    • Paulino Lino

      Exatamente! Eu ainda acho que o Taigun faria muito sucesso a depender de um preço justo, pois a marca ainda passa muita confiança.

      • Cláudio Modesto

        VW e preço justo não entram na mesma frase.

    • Deadlock

      Gostei do carro, pena que não tenha cara de que será vendido no terceiro mundo…

    • V12 for life

      Penso exatamente o mesmo, se o Taigun estivesse no mercado na faixa de 50 a 70 mil a VW já seria lider, mesmo perdendo o modelo mais vendido já que a FIAT liderou por anos sem derrotar o Gol.

    • Luis Burro

      Depende,é mais comum vermos 1 ou 2 pessoas em um carro,mas msmo assim a maioria deve pensar em levar algm atrás,e eu não abro mão de espaço suficiente.

      • pedro

        Faz muito tempo que eu tenho dois carros em casa, um focado em espaço e outro em praticidade, mas pra quem tem um só, faz mais sentido mesmo ter um espaçoso, para todas as ocasiões.

    • Luis Burro

      Ah,outra coisa.Ela lançou o Up e não tem tanto sucesso.Provavelmente o médio faz muito mais sucesso q o pequeno,tanto q Qashqai e Tiguan são os ponteiros no continente com folga.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    “Por aqui, no momento não há espaço para um crossover 1008 na gama da Peugeot, visto que o 2008 parte de R$ 72.990, mas algo abaixo desse patamar provavelmente canibalizará as vendas do 208, que começa em R$ 52.290”
    Ora pois, baixa o valor do 208 pra 45 mil e um 1008 a partir de 57 mil.

    • Whering Alberto

      Ou “mata” o 2008.

      • Jurandir Filho

        é o segundo mais vendido da marca, você acha mesmo que a peugeot iria fazer isso? melhor acabar com a versões top do 208 (deixar só o GT) e colocar o 1008 nesse espaço entre 208 e 2008?

        • Whering Alberto

          Como matar o mais vendido? kkkkk…

          • Jurandir Filho

            Onde eu disse que era pra matar o 208?? Disse sim pra acabar com as versões top, que conhecidamente são as que vendem menos, só deixando a versão de entrada do 208 e a allure, sendo o 1008 substituindo o 208 sport e griffe, sacou?

            • Whering Alberto

              Sim, véy, mas não faz sentido ter o 2008 e o 1008. Sacou? É meio que HR-V e WR-V.

              • Jurandir Filho

                Se tem sentido pra Honda, pq não pra peugeot? o 1008 é menor que o 2008, como o exemplo citado por você HR-V E WR-V

                • Whering Alberto

                  Por isso que eu comparei. Não faz sentido nas duas. Em nenhuma. Isso é uma idiotização que as montadoras promovem desde sempre. SUV de shopping ainda vai, mas hatch compacto querendo pagar de utilitário?

                  • Jurandir Filho

                    Empresas não são entidades filantrópicas, se a estratégia é correta, eu não sei dizer, mas a verdade é que SUV vende, seja ele em tamanho P,M e G, seja pra ir pra roça ou passear no shopping

                    • Whering Alberto

                      Isso é verdade.

    • V12 for life

      Muito pelo contrário, mesmo que o modelo canibalizasse o 208, roubaria muitos clientes que querem os crossovers compactos mas não tem acesso a um carro de mais de 70 mil. A primeira a fazer isso vai conseguir o mesmo efeito da FIAT Toro, mirar em um mercado e acertar em vários.

    • Igor Pricandi

      Rssrs, só falam isso porque não têm peugeot.

  • MARCELO

    A Peugeot tá superando-se em desenho no portfólio dos teus carros, a dizer do 3008. Parabéns!!!! Vai mudar bastante o preconceito com seus carros.

    • Renato Dias

      Mas o preconceito aqui nunca foi com o design, que sempre foi dos melhores. O problema é a desvalorização e falta de liquidez.
      Eu mesmo que já tive 3 seguidos não pretendo voltar pra marca tão cedo. Perde-se muito pra trocar de carro.

      • carlos eduardo da silva pinhei

        Teve recentemente? Pergunto isso pq o 2008 e o 208 estão com desvalorização dentro da média. Em recente pesquisa constatou-se que o 208 desvalorizou 1% a mais que o etios após o primeiro ano. Em outra reportagem o 2008 turbo foi eleito a melhor compra pelo segundo ano consecutivo e um dos motivos citado na matéria foi a baixa desvalorização

        • Renato Dias

          Isso em teoria, na prática não funciona assim. Sei porque vendi recentemente um Peugeot e Um Honda e a diferença de procura foi absurda!
          O Peugeot, infelizmente, tem péssima liquidez, e quem tem pressa não consegue um bom valor. É quase impossível vender um pela FIPE, mesmo tendo paciência.
          E o Honda vendi pela FIPE em 2 dias. Na verdade a pessoa foi ver no dia seguinte ao anúncio. Fora o que choveu de gente querendo ver o carro.
          Esse papo de melhor compra não vale nada, na verdade.
          Para quem quer um automático, imediatamente o 2008 THP deixa de ser uma boa compra.

  • Tochio

    Já acho o 2008 pequeno, algo abaixo ainda ? vão colocar salto alto no 208 isso sim !!

    • Whering Alberto

      Isso já é o 2008. Vamos esperar por este 1008. Por mim, matava o “maior”.

      • Tochio

        Talvez um salto mais baixo um pouco ! rsrsrsr

  • Ricardo

    Bonitão! Nem parece um SUV!

  • Rodrigo

    A Peugeot está acertando muito no design!
    O 3008 é uma beleza!
    Esse aí então, se ficar mesmo assim, vai apavorar!

  • Elfo Safadão.

    Se for muito pequeno já podemos chamar de CrossOvo.

  • Seria algo tipo o T40 da JAC ou menor?

  • Jossimar Pádua Júnior

    kwid com refinamento

    • Renato Dias

      Ou um WR-V bonito.

  • V12 for life

    É exatamente isso o que a Peugeot precisa por aqui, a primeira marcar que lançar um crossover abaixo dos atuais compactos vai se dar muito bem, e se os franceses fizerem isso antes da VW vai conseguir um sucesso maior do que foi o 206.

  • Celso

    Se o 208 não for canibalizado por este 1008, será por SUVinhos de outras marcas. A tempos digo que SUVinhos (como este 1008 e o Taigun) tem tudo para balançar o mercado dos hatchs compactos, assim como os SUVs um pouco maiores acabaram com o mercado dos Hatchs médios.

    • Vattt

      Verdade, o REnault Kwid ainda nem chegou, mas já anda “causando” no mercado dos compactos.

  • Ducar Carros

    Para o 1008 fazer algum sentido, a Peugeot terá que dar uma pequena “espichada” no 2008. Redimensionando o 2008 para cerca de 4,25 m (tamanho do Renegade e Tracker), esse 1008 fará mais sentido, senão há um bom risco de canibalizar não só o 208, mas o próprio 2008. Pode não parecer, mas colocar 8 cm a mais no entre-eixos faz uma boa diferença.

    Lembrando que o 3008 tem 4,45 m de comprimento, enquanto que o 2008, só 4,17 m, e o 1008, pela notícia, 4 m. Ou seja, a diferença de tamanho entre os modelos ficaria desproporcional.

    • Renato Dias

      O problema maior no 2008 é o espaço interno, que aproveita quase tudo do 208.
      Aí, não adianta medir 5m de comprimento com pouca largura.

  • Marcello Schirpa

    Maravilhoso… pena que só vão manter essa versão na Europa
    Aqui sairia por preços absurdos

    • Renato Dias

      O 2008 não tem preços absurdos. Por que esse teria?

  • Luiz Camurça Neto

    bonito!!

  • Filipe

    O design dos veículos dá PSA de modo geral são lindos. Já o pós venda no Brasil é sofrível!! Sem contar a revenda. Tudo isso fruto da péssima imagem que ela tem no mercado brasileiro. Uma pena.

  • Eduardo S Pinheiro

    Esse carro com o motor 1.2 thp turbo….

    • Luciano RC

      Acredito que toda a linha da PSA ficaria ótima com o motor 1.2 THP e com um pacote melhor de itens. Até o 308 e 408 poderiam ter versões com o motor 1.2 Turbo.

      • Jurandir Filho

        colocando nos 208/2008 já tava de bom tamanho já que os irmãos maiores não vendem nada, infelizmente

        • Luciano RC

          Não vendem pelo conjunto e motor. Sempre achei que um Sedan com o 1.2 Turbo e bem alinhado no mercado venderia bem.

  • Dudu Pimentel

    Devido a alta da demanda por SUVs compactos e pela baixa procura por hatchs compactos premium no Brasil, acho que faria sentido trocar o 1008 pelo 208 e com os motores 1.2 16V Puretech, o 1.6 16V Flex-Start, ele andaria bem e poderia ser até bem econômico até mesmo com o motor maior. Quem sabe o Flex-Start não é substituído por um 1.5 12V ou mesmo pelo Puretech THP? São questões para pensar.

    • Vattt

      Pensei o mesmo, quem sabe manter o 208 apenas nas versões de entrada e o 2008 em geração futura crescer um pouquinho mais!!!

      • Dudu Pimentel

        Tb seria uma boa.

  • Bruno Silva

    O 2008 deve seguir os passos do 3008 e ficar mais SUV, perdendo essa cara de minivan. Deverá crescer e deixar um espaço mais abaixo para esse aí, assim como WR-V e HR-V convivem.

  • Luis Burro

    Bonito,mas pra qm acha o EcoSport apertado,este aí parece ser mais.

    • Jurandir Filho

      Ecosport concorre com o 2008, o 1008 é menor

  • Claro que não poderá ser um 208 adaptado para “crossover”. Isso o 2008 já é. Acredito que esse é o maior “calcanhar de Aquiles” do (bom) produto que é o 2008: ele é quase que o WR-V da Peugeot – um 208 com suspensão elevada, alguns retoques de estilo e um porta malas um tiquinho maior.

    • Luis Burro

      Acho q a marca só errou no desenho com as janelonas a minivan.Se na próxima geração ficar como esta ou como o 3008, ficará dentro da proposta.

      • Eu considerei muito a compra de um 2008 para minha esposa a dois anos. Quase fechei a compra. Mas na mesma época chegou o 208 modelo 2016 com a adição de sensores dianteiros e airbags de cortina e laterais. Entrando dentro de um e de outro, fica muito difícil justificar os 14 mil reais pedidos a mais pelo 2008 com relação ao 208 (versão Griffe de ambos). Tirando o acionamento elétrico da tampa do teto panorâmico (totalmente dispensável), a alavanca diferenciada de freio de mão (a do 208 é visualmente menos impactante, mas extremamente mais ergonômica), a cor da chapa de revestimento frontal do painel e os (poucos) litros a mais do porta-malas e os 5 centímetros na altura da suspensão, temos absolutamente o mesmo carro.
        Acabei levando o 208. Talvez isso seja o que ocorre com boa parte dos consumidores da marca com relação a esses dois carros. Se tivesse bolado um visual um pouco mais diferenciado interna e externamente para o 2008 com relação ao carro do qual deriva, poderia ser que tivesse mais potencial no mercado.

  • Piero

    Para mim a Peugeot nos últimos lançamentos/projeções é a montadora que mais tem aplicado positivamente o conceito de “family face”. Todos “conversam”, mas preservam individualidade.

  • Vattt

    Mais um legítimo Peugeot!!! Belíssimo.

  • Germano Barroso

    Como a diferença de preço do 2008 e3008 é muito grande, acredito que o 2008 ficará um pouco maior e o 1008 ocupará seu espaço sem canibalizar qualquer outro modelo, nem o 208!!!

  • Ramon Oliveira

    Venderia igual a água abaixo dos 60K, minha mãe mesmo iria adorar…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend