Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo…

Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo...

Já se foram os tempos de F-1000, F-250, D20, Silverado, etc. Agora o mercado nacional de picapes vive a era das médias, mas não apenas com Ford e Chevrolet. A queda do “muro de Brasília” nos anos 90, possibilitou a entrada de novos produtos, notadamente asiáticos.


Hoje temos Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Effa Plutus, e chegamos a produzir a Dodge Dakota. Há também picapes de trabalho, como a Mahindra Scorpio, por exemplo, e outras que já foram feitas no passado.

Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo...

No entanto, no segmento grande (full size), não temos mais modelos sendo feitos no Brasil, como as já citadas F-250 e Silverado. Hoje temos de fato apenas uma, a RAM 2500. A Effa Plutus pode sim ser considerada do segmento full size, pois é um clone da Silverado americana de geração antiga. No entanto, capacidade de carga e motorização, deixa a opção chinesa bem distante do que se espera desse segmento.

De porte grande mesmo, só a RAM 2500, que no Brasil é oferecida com um poderoso motor diesel, tração 4×4 e muito conforto e sofisticação, além é claro, bastante segurança. Com preços a partir de R$ 361.990, o modelo é até chamado de “a maior do Brasil” pelo fabricante, dado que Série F, Titan, Tundra ou Silverado, por exemplo, só estão disponíveis através de importação independente.

Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo...

Vendida na versão Laramie com cabine dupla, a RAM 2500 utiliza motor turbo diesel de seis cilindros Cummins 6.7 com 365 cv e 110 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas. Ela pode carregar 1.088 kg ou tracionar 7.750 kg.

Com mais de 6 m, o modelo agrega vários itens de conforto, segurança e sofisticação, tais como ar condicionado dual zone, seis airbags, ESP, TCS, acabamento em couro e madeira, rodas aro 18 cromadas (que parecem pequenas nessa carroceria), sensor de estacionamento, áudio MyGIG com HD de 30 GB, 9 alto-falantes com subwoofer, central multimídia com Bluetooth, entre outros.

Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo...

A picape ainda pode receber o pacote Night Edition, que na realidade é uma série especial lançada em abril de 2020. Por R$ 5.000, ela recebe para-choques, estribos laterais, maçanetas e retrovisores com acabamento escurecido, no lugar das tradicionais peças cromadas. Completam o visual faróis e lanternas com máscara negra, nova grade em preto brilhante e com novo desenho, e rodas com um estilo diferenciado. O interior segue esse padrão, com teto e colunas em forro preto.

A parte mecânica e os equipamentos são exatamente os mesmos da versão convencional.

Picapes grandes no Brasil? Apenas um modelo...

Haveria mercado aqui para as concorrentes da RAM 2500? Provavelmente seriam importadas com preços equivalentes, mas ainda assim bem superiores às picapes médias oferecidas no Brasil. Você gostaria da volta da Série F e Silverado, por exemplo?

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.