*Destaque Manutenção Pickups

Pickups Flex: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

chevrolet-s10-2018-diesel-3

O segmento de picapes é um dos mais acirrados no mercado brasileiro. Há diversas opções para clientes que buscam por modelos mais compactos e de concepção mais simples (e consequentemente a preços mais em conta), por modelos maiores e equipados com motores mais fortes e, mais recentemente, por exemplares de porte intermediário que entregam características “dos dois mundos”. Como exemplos, há a Volkswagen Saveiro, a Chevrolet S10 e a Fiat Toro, respectivamente.


Além de características como visual, equipamentos, utilidades, motorização e, sobretudo, preços, esses modelos acabam brigando entre si pelo custo de manutenção, sobretudo quando são adquiridas por empresas (as marcas costumam oferecer bons descontos para a venda direta de picapes). Uma delas é o plano de revisões, que deve ser cumprido a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada ano de uso, o que acontecer primeiro, para manter o veículo em boas condições e ainda assim assegurar a garantia ofertada pela marca.

Classificamos abaixo as picapes compactas, compactas/médias e médias equipadas com motorização flex com as revisões mais em conta e as mais caras do País. Confira:

Picapes compactas

Chevrolet Montana

Chevrolet-Montana-2019-1


A Chevrolet Montana é o primeiro modelo desta lista (por ordem alfabética), mas é a segunda picape compacta com o menor custo de revisão, perdendo somente para a Volkswagen Saveiro com motor 1.6 flex de oito válvulas. Neste caso, a fabricante norte-americana cobra R$ 3.180 pelas seis revisões da picape compacta até 60 mil quilômetros rodados.

Atualmente, a Montana está disponível em duas versões de acabamento, cujo os preços partem de R$ 49.890. O modelo é ofertado com garantia de um ano.

Fiat Strada

fiat-strada-2017-5

Líder isolada nas vendas da categoria e também a picape mais vendida por aqui, a Fiat Strada é o modelo que tem as revisões mais caras do segmento. Para se ter uma ideia, as versões com motor 1.4 litro Fire possuem revisões com preços mais altos que os da rival Volkswagen Saveiro com o 1.6 litro MSI de 16 válvulas, que tem concepção bem mais moderna.

No caso da Strada 1.4, disponível nas configurações mais em conta da linha por a partir de R$ 49.290, as seis revisões são ofertadas por R$ 3.464. Já para a Fiat Strada 1.8, disponível somente na variante Adventure por “módicos” R$ 75.690, o pacote de revisões totaliza expressivos R$ 4.016. Ela conta com garantia de um ano.

Volkswagen Saveiro

Volkswagen-Saveiro-Pepper-2018-2

Por fim, a Volkswagen Saveiro é ofertada em versões equipadas com o antigo motor 1.6 8V e o mais recente 1.6 16V. E a Saveiro 1.6 8V se posiciona como a picape compacta com as revisões mais em conta do País, com as seis idas à concessionária num pacote por R$ 2.986,16. Já para a Volkswagen Saveiro 1.6 16V, as seis revisões são ofertadas por R$ 3.197,72, a terceira mais em conta da categoria.

Hoje a Volkswagen Saveiro 1.6 8V pode ser encontrada por a partir de R$ 48.390, ao passo que a Volkswagen Saveiro Cross, a única da gama com o 1.6 16V, tem preço inicial de salgados R$ 77.390. Ela é ainda a única da categoria com garantia de três anos.

Picapes compactas/médias

Fiat Toro

fiat-toro-freedom-24-flex-1-1

Pulando para o segmento de picapes compactas/médias, a Fiat Toro possui as revisões mais caras da categoria. A segunda picape mais vendida no mercado nacional pede elevados R$ 4.436 pelas seis revisões dos modelos equipados com motor 1.8 litro flex, disponível sempre com transmissão automática de seis marchas. As variantes com o 2.4 litros flex, com um câmbio automático de nove velocidades e tração 4×2, tem as seis revisões ofertadas por R$ 5.244, o segundo plano mais caro entre todas as picapes flex do País.

A Fiat Toro 1.8 flex é comercializada atualmente com preços que partem de R$ 90.990. Já a Fiat Toro 2.4 flex parte de R$ 117.490. Em ambos os casos, a garantia da picape compacta/média oferecida pela marca italiana é de três anos.

Renault Duster Oroch

duster-oroch-bva_001

Um modelo relativamente mais simples que a Toro, a Renault Duster Oroch vence a rival pelos preços de revisões mais em conta. Para se ter uma noção, a picape compacta/média da marca francesa possui revisões mais baratas até mesmo que a de picapes compactas. A Duster Oroch 1.6 é a picape flex com as revisões mais em conta do Brasil!

No caso da Renault Duster Oroch 1.6 (disponível somente com câmbio manual), o plano com seis revisões tem preço tabelado em R$ 2.648. Já no caso da Renault Duster Oroch 2.0 (com transmissão manual ou automática), as seis revisões totalizam R$ 3.011,60, o terceiro valor mais em conta entre todas as picapes flex.

A Duster Oroch 1.6 atualmente parte de R$ 73.780. Já a Duster Oroch 2.0 custa a partir de R$ 82.480. Ambas têm garantia de três anos.

Picapes médias

Chevrolet S10

chevrolet-s10-flex-automatica-2018-1

Pulando para o segmento de picapes médias, a Chevrolet S10 é o primeiro modelo desta lista e também a que possui as revisões mais em conta da categoria. O modelo com o motor 2.5 flex (disponível com transmissão manual ou automática e tração 4×2 ou 4×4) tem as seis revisões com preço de R$ 4.636.

A atual linha da S10 2.5 Flex dispõe de versões com preço inicial de R$ 92.990. A picape média flex possui garantia de três anos.

Ford Ranger

ford-ranger-2017-NA-19

Logo em seguida aparece a Ford Ranger, que decepciona por se posicionar como a picape flex com as revisões mais caras do País. Atualmente, a picape média dispõe de um motor 2.5 flex somente com câmbio manual e tração 4×2, com preços que partem de R$ 108.420.

Neste caso, as seis revisões são ofertadas com preços tabelados que totalizam R$ 5.616. O modelo também tem garantia de três anos.

Toyota Hilux

 

toyota-hilux-srx-2016-NA-30  Por último, mas não menos importante, a líder Toyota Hilux está disponível com um motor 2.7 flex, câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4 por a partir de R$ 115.850. A picape média flex da fabricante japonesa conta com as seis revisões com preços que totalizam R$ 5.001,94, se posicionando como o segundo plano mais caro do segmento.

A garantia da Toyota Hilux 2.7 Flex também é de três anos.

Pickups Flex: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Revisões 
Modelo10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
Volkswagen Saveiro 1.6 8VR$ 248,78R$ 554,28R$ 483,78R$ 661,28R$ 483,78R$ 554,28R$2.986,18
Chevrolet Montana 1.4R$ 204,00R$ 564,00R$ 568,00R$ 464,00R$ 736,00R$ 644,00R$3.180,00
Volkswagen Saveiro 1.6 16VR$ 267,68R$ 576,18R$ 502,68R$ 772,32R$ 502,68R$ 576,18R$3.197,72
Fiat Strada 1.4R$ 188,00R$ 416,00R$ 652,00R$ 580,00R$ 392,00R$ 1.236,00R$3.464,00
Fiat Strada 1.8R$ 332,00R$ 612,00R$ 724,00R$ 756,00R$ 576,00R$ 1.016,00R$4.016,00
Renault Duster Oroch 1.6R$ 411,90R$ 391,20R$ 411,90R$ 567,80R$ 432,60R$ 432,60R$2.648,00
Renault Duster Oroch 2.0R$ 476,50R$ 455,80R$ 476,50R$ 608,40R$ 497,20R$ 497,20R$3.011,60
Fiat Toro 1.8R$ 364,00R$ 672,00R$ 636,00R$ 836,00R$ 696,00R$ 1.232,00R$4.436,00
Fiat Toro 2.4R$ 468,00R$ 696,00R$ 720,00R$ 844,00R$ 712,00R$ 1.804,00R$5.244,00
Chevrolet S10 2.5R$ 328,00R$ 948,00R$ 712,00R$ 968,00R$ 672,00R$ 1.008,00R$4.636,00
Toyota Hilux 2.7R$ 342,94R$ 729,00R$ 624,00R$ 1.407,00R$ 624,00R$ 1.275,00R$5.001,94
Ford Ranger 2.5R$ 444,00R$ 608,00R$ 1.140,00R$ 976,00R$ 732,00R$ 1.716,00R$5.616,00

COMPARTILHAR:
  • Thiago Lamim Matos

    Boa ideia seria um comparativo com as versões diesel com preço de revisões, seguro, IPVA e outros custos para manter o carro como o próprio combustível.
    Exemplo ficar 3 anos e rodar 100, 200 ou 300 mil quilômetros no total, em qual valeria mais a pena.

    • Hiboria

      Putz, seria legal, tipo analisar a curva para encontrar o break-even entre modelo flex e diesel. Seria interessante.

      • Thiago Lamim Matos

        Exatamente. O ponto de equilíbrio, me fugiu a palavra quando comentei.
        Também achei os 60 mil km apresentado na matéria muito pouco para quem tem esses carros.

    • Racer

      Seguro e IPVA são custos que variam, depende de estado onde está emplacado, perfil de uso…Agora o comparativo de versões diesel x flex é uma boa.

      • Thiago Lamim Matos

        Sim, mas da pra ter uma ideia. O IPVA da para adaptar para seu estado. E o seguro faz igual a Quatro Rodas um perfil padrão para ter uma ideia de preço.

  • El Gato Negro

    Minha maior surpresa nessa matéria foi descobrir que ainda fabricam a Montana…

  • José Eduardo D’Acampora Guazzi

    Não sou cliente para comprar esses carros, mas mesmo vendo que a Hilux vende mais, acho o desenho interno e externo da Ranger imbatíveis.

  • Lucas

    S10 possui o melhor custo-benefício do mercado de picapes flex, não tem nem o que comparar. É a única com desempenho justo, possui maior torque, é a que bebe menos e que tem manutenção mais barata…

    • Thiago Lamim Matos

      Quando a S10 recebeu esse 2.5 com injeção direta ela ficou muito interessante.
      O pessoal do RJ que gosta do GNV que não curtiu muito, o 6ª geração ainda é bem caro e poucos instalam.

      • Janduir

        Sem contar que injeta junto de 25 a 30% de gasolina… na Europa a VW lançou o Polo Tgi (1.0 turbo, injeção direta e gnv de fábrica – consumo de 30km/m na estrada). Provavelmente esse motor 1.0 turbo e injeção direta da VW tenha algum jeito de usar gnv puro… tem uma convertedora BRC em Teresópolis já testando a conversão…

  • AlbertoNeto

    Essa S10 vinho é linda demais!

  • Luis Burro

    Pq q a Ford é tão cara?
    Deviam fazer regras pra esclarecer dados como este,tipo o selo do Inmetro,colado no parabrisa.Ajudaria o consumidor na h de adquirir o veículo.

  • Cmenusi

    Não por nada, mas: porque não tem Triton Outdoor Flex no comparativo?

    • Francisco Helio

      A Mitsubishi não fornece carros para comparativos, política da montadora.

      • Fanjos

        Ou seja, quem não aguenta bebe leite

      • Cmenusi

        Não precisa do carro pra saber quando vai custar a revisão. No site https://www.mitsubishimotors.com.br/revisao-programada/ tem os dados: R$ 932,00 + R$ 932,00 + R$ 932,00 + R$ 1501,00 + R$ 932,00 + R$ 932,00: Total: 6.161,00. Acho que foi esquecimento de quem fez a matéria mesmo.

    • Unknown

      Porque não vende nada! Kkkkkk

    • Lucas

      Lixo puro. Consegue ser menos eficiente que a Hilux, o que é um feito!

  • 1945_DE

    A S-10 CD 4×4 manual seria a minha escolha. Excelente. Mas se fosse para comprar uma Diesel, ai a Ranger CD 3.2 4×4 seria a minha escolha. Excelente matéria. Mas todo consumidor de carros deveria fazer estes comparativos antes de comprar um carro. Eu faço e só escolho depois de esgotar todas as possibilidades.

  • Douglas

    Olha o preço da revisão da Strada 1.8, quase o preço de uma picape média para um carro com mecânica dos anos 90.

    • Claudio

      Absurdo o preço da revisão da Strada..ai iria de Oroch..nas flex,tenho uma Ranger cs 15/16 flex,comprei pelo preço e por ter uma caçamba maior..mas essa S10 flex automática está muito boa com esse motor flex.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email