Elétricos Europa Super Carros

Pininfarina passa do estúdio para marca de carros esportivos elétricos

pininfarina-h2-2 Pininfarina passa do estúdio para marca de carros esportivos elétricos

O renomado estúdio Pininfarina criou alguns dos carros mais icônicos e famosos do mundo, mas também modelos que iam da simplicidade ao extremo luxo, além de alguns modelos chineses. Mas, ultimamente a empresa italiana sediada em Turim, estava apresentando uma série de conceitos de carros elétricos, especialmente esportivos.



Aparentemente, parecia que a Pininfarina – agora sob propriedade do grupo indiano Mahindra & Mahindra – estava desenvolvendo produtos para startups chinesas, ansiosas em entrar no mercado de carros elétricos de luxo. Mas, eis que agora vem a revelação. De acordo com o controlador da italiana, a Pininfarina passará a ser uma marca de carros superesportivos exclusivamente elétricos.

A chamada Automobili Pininfarina, fará do design ao desenvolvimento completo de superesportivos elétricos de alta performance, passando assim a ser o braço esportivo do grupo indiano. A experiência para o desenvolvimento desse tipo de carro virá da própria Mahindra, que adquiriu know how na Fórmula E.

Mas o projeto não terá um produto agora, mas a partir de 2020, quando um hiperesportivo promete abrir os trabalhos da Pininfarina. A construção modular do chassi e engenharia das baterias deverá ser feita em parceria com a Rimac e a equipe da Mahindra de Fórmula E. Acredita-se que o conjunto propulsor deva entregar em torno de 1.500 cavalos, suficientes para colocar o bólido na linha de frente do Bugatti Chiron.



pininfarina-h2-2 Pininfarina passa do estúdio para marca de carros esportivos elétricos

Segundo os herdeiros do fundador do estúdio, Giovanni Battista “Pinin” Farina, o projeto será a realização de um antigo sonho do criador de um dos estúdios de design mais conceituados do mundo. De acordo com eles, Farina queria ver seus carros rodando nas estradas sob sua própria marca. Apesar disso, os conceitos apresentados recentemente possuem destino certo, a China. Empresas como a Hybrid Kinect Group, de Hong Kong, buscam carros super rápidos e com emissão zero de poluentes para vender no país e fora dele.

A Pininfarina têm feito vários projetos relacionados, inclusive de carros de alto luxo para esse novo mercado. Por ora, ainda não se sabe se o foco da “nova” marca italiana será de hiperesportivos, rivalizando somente com Bugatti, Koenigsegg, Hennessey e outras do segmento, ou pretende criar uma gama de esportivos mais consistente e atingindo outros segmentos, como o de crossovers. Nome forte para isso a empresa tem.

Recentemente, outra empresa envolvida com o setor automotivo virou marca de elétricos e híbridos, no caso a preparadora sueca Polestar, que atualmente pertence à Geely e continua intimamente conectada com a Volvo. Outra é a versão Supra da Seat, que virou divisão de alta performance elétrica, por exemplo.

[Fonte: Autocar]

COMPARTILHAR:
  • Danillo Barros

    Aguardando os carros Pininfarina. Quem sabe um FZR 2000.
    Mas me digam uma coisa: o banco do carro nessa última foto está estranho ou é impressão?

    • Erick Terto

      Esta estranho mesmo, por fora ele parece ser um monoposto mas por dentro tem dois encostos de cabeça.

      • RRodrigo Souza

        sao 2 bancos

    • RRodrigo Souza

      sao dois brancos ,nas fotos dá para ver perfeitamente, se olhar na primeira verá que no meio tem um ponto vermelho aonde termina um banco e começa o outro

  • th!nk.t4nk

    Lembrando que há um bom tempo a Pininfarina já trabalha com o desenvolvimento geral de carros (e nao só do desenho), e dada a quantidade de contrataçoes de engenheiros de eletromobilidade no último ano, tava meio na cara que eles iriam entrar de cabeça no ramo. Some a isso o fato da Europa estar vivendo um de seus melhores momentos históricos ($), é a hora certa pra virem com tudo.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Os conceitos feitos para Ferrari eram legais e alguns ” bem malucos ” ( principalmente Ferrari Modus )

    Fora que alguns dos ícones Ferrari ( como a F 40 e a F 50 ) seus design teve participação direta dela !

  • toninho

    Oi noticia linda
    VAI ESPERAR APROVAÇÃO TAMBÉM.

  • Mario

    A verdade, é que o futuro do mercado de autos passará obrigatoriamente pela China e elétricos. Quem ficar fora disso, sucumbirá! Por isso, acredito que a FCA será vendida muito em breve, para uma dessas empresas Chinesas.

    • FrankTesl

      enquanto isso, no BR-HUE: nóis-tem-etanou, não precisamos de coisa gringa que dá xókis…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email