Etc Segurança

Pirelli P6000: fique longe desse pneu

Pirelli P6000: fique longe desse pneu

Que os pneus Pirelli P6000 são péssimos sob chuva, isso muita gente sabe. Procure em fóruns na internet ou fale com alguém que já teve esse pneu no carro. Mas isso ficou bem comprovado pra mim na semana passada, em uma ida a São Paulo pela Fernão Dias. Veja o relato que publiquei no Fórum NA:


Hoje indo pra SP pela Fernão Dias, chovendo pacas pra variar, lá naquela serrinha que tem a uns 30 ou 40 km de SP, estou fazendo uma curva pra esquerda, na faixa da esquerda, quando a traseira do carro me sai pro lado de fora da curva. E o pior é que tinha um Fox bem do meu lado, apenas uns 2 metros pra frente, na faixa da direita.

Girei o volante pro lado contrário, o carro corrigiu, consegui tirar do Fox, mas saiu de traseira pro outro lado, quase que a traseira bate na mureta de concreto. Aí fiquei nessa de corrigir pra um lado e a traseira sair pro outro, umas 3 vezes.

Na última, o carro rodou pro lado direito, quando parei o carro, tava de frente pra uma carreta vindo na faixa da direita. O cara socou o pé, travou tudo… aquela fumaçeira de pneu. Mas ele parou a uns 5 metros de mim.

Por um lado, o freio ABS com certeza salvou meu carro de ter sido detonado. Imaginem, um carro importado, com peças caras e difíceis de achar, (Mondeo 2004) e sem seguro. Ia gastar uns 10.000 pra arrumar. Só que por outro lado, quem me ferrou legal nessa foram os pneus, que ainda são os P6000 desgraçados.

Comprei 4 Toyo Proxes alguns dias atrás e ainda não tive tempo de levar pra trocar. Deveria ter feito isso antes de viajar!

Não pense que condeno o Pirelli P6000 apenas pelo fato de meu carro ter rodado dessa vez. Sempre que vou a Campinas ou São Paulo, é pela Fernão Dias, pista péssima quando está chovendo. Em muitos pontos, bem no meio de uma curva, tem um rio de água cruzando a pista. Quando você passa por esses pontos, fica com o coração na mão.

Mas a diferença é que notando os carros de familiares e amigos, quando eles passam por esses pontos de alagamento na pista, ou com água a cruzando, seus carros não saem do percurso. Já meu carro, com esses P6000, sempre dança.

Dei umas escapadas muito feias algumas vezes. E isso se dá por causa do P6000, que consegue ser até que bom em piso seco, mas quando se trata de pista molhada, ele vira uma arma mortal. Se você tem esses pneus em seu carro e planeja viajar com chuva, ande a 80 por hora, pelo bem da sua família.


Ah sim, dois vídeos que mostram mais ou menos o que aconteceu. Veja esse primeiro vídeo e depois repare no primeiro acidente do segundo vídeo:

Pirelli P6000: fique longe desse pneu
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email