Segurança Tecnologia

Placas de carros roubados: como consultar?

1117cd8e-1a32-4db6-bde0-a8838443b98f-1

Sabemos que o número de roubo e furto de veículos no país ainda é muito alto, para se ter uma ideia, no Brasil tem 1 roubo ou furto de carro a cada minuto. O Rio de Janeiro lidera nas estatísticas de roubos de veículos por estado, em segundo vem Goiás e em terceiro fica o Pernambuco. Entre 2015 e 2016, foram mais de 1 milhão de motoristas que tiveram prejuízos em todo o país.


Não é nada fácil quando você paga todos os impostos do veículo em dia e de repente perde o seu carro para o crime. Nem todo mundo sabe, mas em vários estados quem teve o veículo roubado poderá receber o dinheiro pago do IPVA de volta, mesmo se o carro foi recuperado pela polícia. Para confirmar se o seu estado oferece o reembolso, é necessário checar com a Secretaria da Fazenda.

Se você ainda não conhece, saiba que, sim, é possível checar a situação de um veículo no Brasil e isso é disponibilizado pelo Governo Federal. Lançado em 2014 pelo Ministério da Justiça e Cidadania e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o aplicativo Sinesp Cidadão (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), é uma conquista contra os roubos, furtos e clonagem de veículos.

Além de checar as placas de carros roubados, o app permite buscar por pessoas desaparecidas e verificar os mandados de prisão aguardando cumprimento, ajudando assim os policiais, principalmente para verificar os veículos que são parados em blitz. Ainda tem mais, você pode participar de enquetes sobre segurança pública no país. Desde seu lançamento, o Sinesp tem sido elogiado por ajudar cidadãos e policiais no combate aos roubos e furtos de veículos no Brasil. Em apenas um mês e meio, após ser lançado, quase 150 mil pessoas tinham baixado o aplicativo.


Todas as informações disponíveis dos veículos são buscadas diretamente no banco de dados do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, que também faz a consulta no DETRAN – Departamentos de Trânsito Estaduais. O DENATRAN tem total autonomia administrativa e técnica sobre o trânsito em território brasileiro, ainda tem como objetivo fiscalizar e fazer com que as leis de trânsito sejam cumpridas, além das normas e diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. O Departamento é ligado ao Ministério das Cidades, ambos tem sede em Brasília.

É ele que ainda elabora juntamente com os outros órgãos e entidades do SNT, à aprovação do Conselho Nacional de Trânsito e as mudanças ou implantação de sinalizações, dispositivos e equipamentos de trânsito, ainda verifica a implantação de projetos e programas relacionados com a engenharia de tráfego, verifica a segurança veicular e de trânsito dentre outras coisas. Para conhecer essas e outras funcionalidades do órgão, é só acessar o site oficial: www.denatran.gov.br.

aplicativo-sinesp-cidadc3a3o-para-windows-phone-1024x413

O aplicativo Sinesp permite ao cidadão verificar as condições atualizadas de todos os automóveis do Brasil. Para checar a situação do carro, basta abrir o aplicativo, na tela inicial em “Veículos”, você irá informar a placa do carro e depois irá clicar em “Checar Situação”, em aproximadamente 3 segundos ele apresenta as informações daquele automóvel, na tela aparece “Situação Legal” quando está tudo certo, e ainda exibe a montadora e o modelo, por exemplo: VW Golf, o ano de fabricação e modelo, cor, cidade e estado e os cinco últimos números do chassi.

Se tem algo de errado como roubo, por exemplo, aparece na tela uma mensagem em vermelho: “Veículo Roubado”, e as mesmas informações citadas acima. Nesse caso, ainda é possível ligar para o 190 – Polícia Militar, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação.

Além de mostrar uma outra mensagem: “Não faça abordagem por conta própria ou se aproxime do veículo”. Devemos ressaltar que nesses casos é recomendado sempre entrar em contato com a PM, você não precisa realizar nenhum tipo de ação, assim evita colocar a sua vida e de outras pessoas em risco.

A sua identidade é preservada na denúncia/ligação, ou seja, é considerada como anônima. O Sinesp não se responsabiliza pelas informações apresentadas nos resultados das consultas já que ele é, apenas, uma plataforma que indica a situação buscada no DENATRAN/DETRAN como mencionamos anteriormente.

É importante conferir se os dados da placa confere com as características do carro, se por acaso estiver diferente, pode ser que a placa seja falsa ou furtada e provavelmente esteja sendo utilizada em um outro carro, sendo assim, possivelmente clonado. Existem outros aplicativos como: “Consulte Placa e Tabela FIPE”, “Consulta Veículos e FIPE” entre outras. De qualquer forma, recomendamos a utilização do Sinesp, já que ele é integrado com os órgãos de defesa e de trânsito.

brasil

Com a tecnologia, muitos serviços públicos vem migrando para o digital, modificando os seus serviços, ajudando no combate a essas práticas ilegais. Além do aplicativo, hoje, em alguns estados já é permitido abrir um BO – Boletim de Ocorrência através da internet. Em São Paulo, por exemplo, o governo do estado disponibiliza um site onde você pode colocar as informações sobre o roubo ou furto do seu veículo.

Para checar as placas de carros roubados/furtados, basta instalar no seu celular o aplicativo Sinesp Cidadão, que está disponível para as principais plataformas: iOS da Apple, Android e Windows Phone. Você também pode verificar através do site, acessando: https://intra.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/mobile/sinesp-cidadao

COMPARTILHAR:
  • joao vicente da costa

    Eu tenho esse aplicativo e sempre uso quando vou ver um carro. Meus dois Fuscas roubados constam lá direitinho com sua situação atual (quem compra o carro roubado não tem mais desculpas para não responder por receptação…).

    • Filipe Augustus

      Consulta o BUN-0864!!!! Era o Monza da minha mãe, que foi roubado pouco depois que ela vendeu, quando estava com a gente eu era criança, mas lembro que tentaram roubar esse carro 4 vezes!!!!!

  • contravotoobrigatorio

    eu ja fui roubado

  • Marcelo Amorim

    Aqui no RN quando o carro é roubado e a queixa entra no sistema,o valor a vencer do IPVA ja fica no sistema calculado proporcional pelo tempo até a data do roubo ou furto.

  • Emygdio Carlos

    Parabéns pela matéria e obrigado!

  • EDU

    E bem antiguinho ja isso , tem bem ums 2 anos que uso esse aplicativo. Valeu por informar quem desconheçe esse aplicativo

    • Luciano RC

      Esse aplicativo existe desde 2014. Eu usei muito, hoje faço somente uma consulta do carro que quero comprar, por uma empresa credenciada que me de uma laudo.

  • Louis

    País ninho de bandidos. E ninguém com culhão de falar em reforma penal. Atenção pessoal, este ano tem eleições, não reelejam nenhum deputado / senador.

  • Lukoh

    Seria bom se informasse o chassi tb….

    Pois bandido com um minimo de esperteza faz clocagem por outro de modelo/versão/cor/ano idêntico.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email