Etc Governamental/Legal

Placas de carros terão a palavra “Brasil”

Placas de carros terão a palavra "Brasil"

OBS.: Cerca de 11 anos depois de publicarmos essa notícia, o Brasil anunciou que entrará no esquema de placas iguais para os carros e motos de todos os países do Mercosul, se iniciando em 1 de setembro de 2018, para carros novos, carros que forem transferidos de propriedade ou carros que precisarem trocar as placas. Os demais carros terão um prazo de até o final do ano de 2023 para trocar as placas, veja maiores informações aqui: Placas padrão Mercosul em 2018


Placas de carros com a palavra “Brasil”: Uma lei foi aprovada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, e de acordo com ela, as placas de carros em nosso país terão de ter a palavra “Brasil” grafada na placa.

Quem inventou a idéia foi a deputada Neyde Aparecida, agora no começo de 2007, pois ela explicou que com a formação de blocos econômicos entre países próximos, como o Mercosul, é importante que os veículos brasileiros tenham o nome do País na placa, para identificar qual é a nacionalidade do seu registro.

Os países vizinhos nossos já adotam essa prática há algum tempo. Carros de países como Argentina, Paraguai e Uruguai tem o nome do país na placa. A proposta original previa que as placas de todos os carros fossem trocadas, substituídas pelas placas com a palavra “Brasil”.


Mas é claro que isso não daria certo por causa do custo, e passar esse custo para a população seria impróprio. Então estamos falando só de carros emplacados daqui pra frente que terão a palavra Brasil.

Não temos ainda a data exata em que isso acontecerá, se acontecerá. A fonte da informação foi a Agência Auto Informe. Vamos aguardar para ver se essa idéia acontecerá mesmo, na prática.

Leia também: Leitor faz relato de emplacamento sem despachante

Leia também: Fazendo o primeiro emplacamento sem pagar propina

Placas de carros terão a palavra “Brasil”
Este texto lhe foi útil??

22 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • [quote comment=”35139″]Me lembro ate hoje desse caso frorianopolis. :lips:
    Mas essa placa eh so nos veiculos fabricados por aki ou nos importados tbm?[/quote]
    Claro q tb!!

  • Acho legal, pq os malhandros de plantão aki em Santa Catarina ficam de olho em placas de outras cidades, p/ cometerem seu delitos. Assim ficará um pkinho + dificil….

  • [quote comment=”35157″]rsrsrsrsrrs !! Ese carro foi furtado pelo seu Creysson!!! Eu agarantiuu!![/quote]
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    essa foi a melhor!!

  • Essa do Paraguay eu vejo muito aqui no Guarujá. É tanto carro com placa do pais hermano, que é mais facil encontrar um carro assim, do que com placas de Praia Grande, Itanhaem e Peruibe, por exemplo, que são as cidades do sul da metropolitana santista!!! Só na rua em que eu trabalho tem 5 carrinhos! uvi falar que é um golpe que a turma anda fazendo, adquirindo identidade paraguaia e trazendo os carros de lá para cá. Tem de comerciante até segurança de condominio…heheh

  • [quote comment=”35691″]Eu aprovo colocar “Brasil” nas placas… :))

    :glass:[/quote]

    eu tb…mas já era pra ter isso desde que eles mudaram as placas de amarelo pra cinza…..

  • Além de ladrão é analfabeto….Frorianopolisss…kkkkkkkkkkk

    acho que vira zona colocar todas as placas Brasil, assim nunca saberemos quem são forasteiros em nossa cidade…tem que ficar como está…..

    deixa só os veículos das forças armadas como Brasil mesmo assim como já é…..

  • Pela data do último comentário, vejo que essa bobagem de botar “Brasil” nas placas de carros brasileiros só porque Uruguai, Paraguai e Argentina têm o nome do país gravado nas placas de carro, não foi aprovada e implementada. Não é necessário que nossas placas tenham o “Brasil” para que se saiba que são daqui. As nossas têm cores e numeração diferentes das desses outros países. Então, se a placa não tiver escrito nela Argentina, Paraguai ou Uruguai só pode ser do Brasil, ainda mais porque tem grafado nela a sigla do estado e o nome da cidade onde está registrado o carro. Só o Brasil emplaca seus carros assim.
    E um último comentário: quem coleciona ou colecionou selos sabe que um único país não coloca seu nome nos selos postais: a Inglaterra. Só é impresso no selo a marca da rainha (ou do rei, quando um estiver à frente daquela monarquia). E mesmo sem o nome do país, todo mundo sabe que o selo é da Inglaterra. E ponto final.
    Da mesma forma, se a placa não tiver o nome “Brasil” e, sim, o da cidade de registro, o carro é brasileiro. E não se fala mais disto.
    Essa deputada deveria ter mais o que fazer antes de pensar em projeto tão desnecessário quanto esse.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email