Etc Governamental/Legal

Placas de carros terão a palavra “Brasil”

Placas de carros terão a palavra "Brasil"

OBS.: Cerca de 11 anos depois de publicarmos essa notícia, o Brasil anunciou que entrará no esquema de placas iguais para os carros e motos de todos os países do Mercosul, se iniciando em 1 de setembro de 2018, para carros novos, carros que forem transferidos de propriedade ou carros que precisarem trocar as placas. Os demais carros terão um prazo de até o final do ano de 2023 para trocar as placas, veja maiores informações aqui: Placas padrão Mercosul em 2018


Placas de carros com a palavra “Brasil”: Uma lei foi aprovada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, e de acordo com ela, as placas de carros em nosso país terão de ter a palavra “Brasil” grafada na placa.

Quem inventou a idéia foi a deputada Neyde Aparecida, agora no começo de 2007, pois ela explicou que com a formação de blocos econômicos entre países próximos, como o Mercosul, é importante que os veículos brasileiros tenham o nome do País na placa, para identificar qual é a nacionalidade do seu registro.

Os países vizinhos nossos já adotam essa prática há algum tempo. Carros de países como Argentina, Paraguai e Uruguai tem o nome do país na placa. A proposta original previa que as placas de todos os carros fossem trocadas, substituídas pelas placas com a palavra “Brasil”.


Mas é claro que isso não daria certo por causa do custo, e passar esse custo para a população seria impróprio. Então estamos falando só de carros emplacados daqui pra frente que terão a palavra Brasil.

Não temos ainda a data exata em que isso acontecerá, se acontecerá. A fonte da informação foi a Agência Auto Informe. Vamos aguardar para ver se essa idéia acontecerá mesmo, na prática.

Leia também: Leitor faz relato de emplacamento sem despachante

Leia também: Fazendo o primeiro emplacamento sem pagar propina

Placas de carros terão a palavra “Brasil”
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email