Etc Manutenção

Pneu Continental SSR Run-Flat, que pode rodar sem ar por até 80 km

Chega no próximo mês, no Brasil, o pneu SSR Run-Flat, da Continental. Ele será importado da Alemanha e pode fazer um percurso de até 80 quilômetros sem ar, a uma velocidade de 80 Km/h. A pergunta é: para que comprar um pneu que anda sem ar se existe estepe? A resposta é simples: segurança. Este pneu pode ser útil para pessoas que são alvo de seqüestros e podem fugir numa situação de perigo se os pneus forem furados por tiros ou outros artifícios utilizados por seqüestradores. Quem viaja à noite por rodovias sujeitas a assaltos, também pode se beneficiar deste pneu, principalmente mulheres.

Os pneus podem ser instalados em rodas aro 16″ ou 17″, de alumínio ou de aço. Segundo a Continental, rodar com o pneu sem ar não afeta o carro em nada. Pode, em algum momento, quando o pneu estiver murcho, puxar o volante, mas o carro segue atendendo aos comandos do motorista, como freadas e manobras.

O SSR será vendido junto com um sistema de monitorização que indica, em um monitor instalado no painel do carro, a calibragem, a temperatura e avisa ao motorista quando há vazamento. A instalação deve ser precedida de consulta técnica.

Entre as vantagens de poder andar por 80 Km/h sem ar, a segurança é a principal. A Continental destaca que, caso fure o pneu em uma rodovia, a noite, o motorista não precisa parar para trocá-lo. Outra vantagem é o tempo gasto para a troca do pneu, durante o percurso. Há também a questão do conforto, já que o motorista não precisa ter o trabalho de fazer a troca, podendo chegar até um borracheiro.

Para isso, é preciso colocar a mão no bolso. Enquanto os pneus comuns variam de R$ 200,00 a R$ 300,00, o preço do SSR de acordo com o tamanho, pode ser o triplo do valor. Na medida 205/55R 16, o pneu irá custar R$ 850,00. Já o sistema de monitorização, R$ 1,7 mil.

Segundo o gerente regional da rede Zacharias -autorizada da Continental-, Marcos Coelho, o “Brasil não tem infra-estrutura para receber um pneu desse porte. Ele é especial e muito caro, fora do nosso padrão. Ainda não sabemos especificamente quem vai comprá-lo. Acredito que somente os donos de carros importados. É difícil imaginar esse pneu em um carro popular”.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend