Manutenção Segurança

Pneu é um item de fundamental importância na segurança veicular

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artigo_patrocinado1 Pneu é um item de fundamental importância na segurança veicular



O pneu é um item de fundamental importância na segurança veicular. Ele não só confere maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem, mas também contribui diretamente para o conforto e a economia de combustível.

Sendo assim, o pneu é um item que merece sempre toda nossa atenção. Por isso, é fundamental a escolha do modelo específrico para seu veículo e proposta de uso. Além disso, deve-se ter em mente que, apesar do pneu ser desenvolvido para variadas situações, a condução deve variar de acordo com as condições de piso e clima.

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No caso de piso molhado, a pista fica escorregadia por causa de poeira e óleo depositados, aumentando em até três vezes a distância de frenagem. A visibilidade também fica prejudicada pela elevação de partículas de água, suspensas no ar por causa da capacidade dos pneus de retirar água do solo através de ranhuras na banda de rodagem, antes que o pneu entre em contato com o piso.

Por isso, também é fundamental verificar a profundidade dos sulcos no pneu. Esses canais em geral possuem um limitador proeminente, que caso esteja nivelado com a banda de rodagem, indica que o pneu precisa ser substituído.

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Em caso de areia, a recomendação é esvaziar um pouco os pneus para garantir melhor aderência e dirigibilidade, além de ser necessária redução na velocidade e na pressão em caso de situações mais difíceis, lembrando-se de recalibrar os pneus seguindo orientação do fabricante.

Com lama, o melhor é utilizar pneus específicos, dotados de grandes blocos na banda de rodagem. No entanto, caso não haja essa possibilidade, o ideal é reduzir a pressão tanto para aumentar a aderência quanto para a “autolimpeza”. Evite acelerar em excesso, pois o esforço adicional provoca perda de aderência.

Já em áreas alagadas, recomenda-se rodar em velocidade baixa e constante, evitando a formação de ondas ou spray e mantendo-se a pressão dos pneus inalterada. Por fim, a orientação é a calibração com valores indicados pelo fabricante em intervalos de 15 dias e com os pneus frios, conferindo também a pressão do estepe.

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Condição das estradas

Apesar de todo o cuidado com os pneus, é necessário também levarmos em consideração o estado geral de nossas rodovias. No último ano, as condições das estradas no Brasil piorou ligeiramente, conforme resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2013, que indicou 63,8% da extensão avaliada com alguma deficiência no pavimento, na sinalização e na geometria da via. Em 2012, esse índice foi de 62,7%.

Além disso, houve um aumento no número de pontos críticos, que são locais que colocam em risco a segurança dos condutores, passando de 221 para 250. Estes pontos podem apresentar erosões na pista, queda de barreiras, buracos grandes ou pontes caídas.

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Michelin

Para atender às essas diversas situações presentes no Brasil, a Michelin conta com uma engenharia de campo para analisar geografia, clima, tipo de uso, condições das estradas, pneus fim de vida, além de normas e regulamentos para então projetar um novo produto.

Através de pesquisas com fontes confiáveis próprias, os engenheiros de campo alimentam a base de dados sobre as condições de uso, apoiam as equipes de marketing e vendas com as informações obtidas, além de repassar um dossiê de uso e satisfação (DUS), que nada mais é do que uma definição da oferta do produto mais específica para cada tipo de uso.

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Para regiões com comportamentos semelhantes são definidos o impacto em cada tipo de pneu, um plano de ação no curto prazo e o impacto no desenvolvimento de futuros produtos. Com isso, a Michelin divulga durabilidade 20% superior ao de seus concorrentes. Clique aqui para conhecer detalhes de seu pneu.

  • David Diniz

    Recentemente minha mãe gastou quase R$ 3mil para trocar os 4 pneus do carro dela. Após a troca peguei estrada e cheguei a 170km/h e tirei as mãos do volante e é incrível como mudou o comportamento do carro se comparar com os pneus velhos e quadrados.

    • L641

      Quando a gente troca os 4 fica uma beleza, parece até outro carro, roda liso e com melhor aderência. Já experimentou na chuva?

      • David Diniz

        Ainda não tive a oportunidade.

  • Ediomar

    Já utilizei pneu de praticamente todas as marcas,posso falar com propriedade,michelin é o melhor pneu pro usuário comum,rodei 70000 com um jogo de michelim aro 15,ainda dava pra levar ate uns 80000 mas preferi não arriscar,recomendo sem restrições,apenas o preço que é meio salgado mas compensa.

    • Lex

      Concordo.Melhor durabilidade é com eles mesmo.Mas não abro mao dos potenza GIII :P

    • Willian

      tenho uma pequena frota de carros na minha empresa e a 8 anos só michellin, acredite ou não os pneus aro 14″ rodam cerca de 90 mil km sem oferecer riscos, os funcionários inclusive “pegam” pra usar no carro deles uns 20 mil ainda, vale cada centavo não sei como tem gente que economiza 100 reais por pneu que dura tudo isso, sinceramente não entra na minha cabeça.

      • EduBH

        100 reais por pneu? Vc tem caminhões então. Pq um pneu pra carro popular de frota 100 reais é quase um pneu. Agora todos aqui falam só da durabilidade. Ele dura mais? Sim! Mas quanto mais? E quanto é mais caro? Acredito que pneu michelin é igual ao corolla. Fama! Não vale o mais! Andei um firestone 70mil km e ia mais. Estou de pirelli e já com 50 mil, vai mais uns 15mil.

        • Lex

          Firestone foi o pior pneu que pude sentir as duas vezes que tive carros equipados com tais. Pirelli são duros pra cacete, e cantam muito. Michelin gruda , dura, nao chia e não faz barulho :P

          • L641

            Engraçado que eu usava Pirelli P4 no meu corsa (2007) e ele simplesmente não fazia barulho, eu só consegui escutar aqueles pneus uma vez, quando saí fritando em asfalto novo e
            quente. Também eram excelentes na aderência, só não tenho certeza se era o pneu ou o carro que era bom.

          • EduBH

            Eu, que sou um motorista comum, nunca senti nada disso que vc falou. Queria na verdade vê um teste cego com esse povo que são entendidos sobre pneus.

            • Olá Edu,

              Melhor do que ver um teste seria fazer um, não?!

              Estamos selecionando pessoas com o seu perfil para serem pilotos de teste da Michelin por um dia em um evento em Curitiba, no final de novembro.

              Você teria interesse em participar dessa seleção? Basta preencher esse formulário do link abaixo com seus dados para que possamos entrar em
              contato novamente, por favor: http://michelin.com.br/home/fale-conosco.html

              Dica: você pode selecionar o “Tipo de Manifestação” como “Agradecimento” e “Assunto” como “Atendimento”.

              Obrigado e boa sorte!

  • Bruno1905

    Pra mim junto com Continental e Bridgestone, está entre os melhores.

  • Vitão

    Os meus originais foram sempre da Goodyear, mas deixa um pouco a desejar…

    Me falaram mto bem do Primacy 3 da Michelin…. A próxima troca será com ela….

  • André

    mas a base de tudo não é como se utiliza um pneu ou qual marca comprar, eu já tive varias marcas de pneu mas atualmente comprei um jogo de pneus chineses aro 17 paguei 250,00 cada, economizei e não tenho oque reclamar deles pois são silenciosos e de borracha muito boa, mas o problema do nosso pais e de em muitos casos as pessoas comprarem remold ou meia vida infelizmente é o preço, enquanto eu pago 250,00 em cada pneu aro 17 meu primo que mora na califórnia paga 55,00 em um firestone…. complicado, são dois países diferentes mas pensem bem se aqui fosse esse preço não compraríamos pneus de péssima qualidade ou meia vida arriscando perder estabilidade do carro e a propria vida alem de termos que parcelar em 24 vezes no cartão e preço super faturado!!!

    • L641

      Ficou muito barato então esses chineses, eu achei uma média de 350 no aro 15 195/60 do Omega

  • Dragoniten

    Apesar de ser um anúncio patrocinado, achei interessante passar informações instrutivas além da propaganda da marca. Parabéns NA e Michelin.

  • Dragoniten

    Muita gente fala de pneu como se fosse a marca que define a qualidade do pneu. O que define se um pneu é bom ou não, não é a marca, É O MODELO! É como falar que não vai comprar um Passat porque teve um Gol e achou horrível.

    Na minha escolha de pneu, sempre tento balancear bem vida útil com performance (que se traduz em segurança em frenagens ou manobras de emergência), procurando bem pra conseguir descontos bons nos modelos que encontro e que me interessam.
    Consegui um jogo de Toyo T1R 195/50 R15 por apenas 280 reais cada, enquanto que as lojas físicas aqui de Curitiba cobram no mínimo 380~450 reais por cada um. Pneu muito confortável e passa uma segurança sensacional na estrada. Uma pena que talvez cheguem aos 40~50 mil km no máximo. Isso é outra coisa que algumas pessoas deveriam pensar melhor ao escolher pneu. Não adianta só pegar um modelo que rode 100mil km, se ele não vai te dar a aderência necessária quando você precisar, especialmente na chuva, quando esses pneus de “alta durabilidade” já estão com o treadwear quase inteiro gasto e as distâncias de frenagem chegam a triplicar.

    • GPE

      Mt bem pontuado. Eu não vou usar o pneu até o limite, principalmente se o seu fim for perto de época chuvosa, pq sei que a eficiência cai drasticamente. Então, o pneu que duraria até 60mil km, eu uso até 50mil km, em nome da segurança

      • Dragoniten

        Exatamente! Tenho um jogo de P6000 aqui em casa que ainda tem borracha pra uns 10 mil km, mas qualquer acelerada ou freada mais brusca na chuva, o pneu não segura NADA. Tiramos ele do carro quando começamos a sentir que realmente não estava servindo pra nada.

    • Olá Dragoniten,

      Vimos que você se interessa por pneus e está preocupado com
      a qualidade e a sua segurança. Que tal conhecer um pouco mais os pneus
      Michelin?

      Estamos selecionando pessoas com o seu perfil para serem pilotos de teste da
      Michelin por um dia em um evento em Curitiba, no final de novembro.

      Você teria interesse em participar dessa seleção? Basta preencher esse
      formulário do link abaixo com seus dados para que possamos entrar em contato
      novamente, por favor: http://michelin.com.br/home/fale-conosco.html

      Dica: você pode selecionar o “Tipo de Manifestação” como “Agradecimento” e
      “Assunto” como “Atendimento”.

      Obrigado e boa sorte!

  • Gabriel

    Michelin é excelente.
    Troquei os meus por Goodyear e não achei mal não.
    É impressionante como a dirigibilidade do carro muda.
    O conforto então…

  • Boris

    Pneu é tão caro quanto gasolina no Brasil

  • zeuslinux

    Os pneus da Michelin são realmente muito bons, talvez a melhor marca que existe disponível no Brasil. E não é só propaganda não porque várias pessoas que conheço já tiveram e só falam bem da marca.

    Os meus próximos pneus serão da Michelin, mesmo sendo em geral um pouco mais caros do que de outras marcas e mais difíceis de se achar.

    O maior problema da Michelin é justamente a dificuldade de achar. São poucas revendas.

    • cepereira2006

      Eu encontrei e encomendei os meus no Walmart, pela internet, em média 100 reais mais barato CADA pneu do que em lojas físicas. O pessoal da loja não acreditou o quanto eu paguei cada um, rsrs.

  • Castle_Bravo

    Meio offtopic, alguém sabe se compensa ir até à fronteira com o Uruguai para trocar os pneus? dizem que no Paraguai é muito bom, mas não vejo muita gente comentar sobre Rivera ou Chuí.

    • Roger Bersch

      Eu acho que não vale a pena dependendo do seu pneu, se for um pneu de medica comum, pois esses você encontra por menos de R$ 200 ( paguei R$ 176 no meu Rotalla 195/60/15, e são muito bons, na chuva e aderência ) e as vezes aparece pirelli phantom 15 195/55 por R$ 210, 16 205/55 R$ 250 e 17 215/45 R$ 280, NESSES preços é imbatível, você não encontra lá, hoje sem promoção esses preços estão uns 10 a 20% mais caros, se seu carro tiver essas medicadas eu recomendo você comprar aqui que vai economizar. se for 13 ou 14 também comprar aqui, pois você encontra 13 ou 14 por R$ 150 ou até menos, lá custa mais do que isso. Eu recomendo você ir ao RIO BRANCO, é 100km mais perto do que o Chui e rivera vindo de porto alegre, por exemplo, diferente de RIVERA abre aos domingos ( em rivera só o shopping abre domingo e o Neutral ) e também é mais barato, passei pelo chui no final de semana passado e as coisas custavam mais caras, acabei não comprando nada, até por quê eu havia ido a punta, então não tinha problema. Só um detalhe, Rivera e Chui são maiores, tem mais free shops, mas o principal free shop para mim é o Mario, é o maior de todos, e só tem no Rio branco, e todos os grandes tem lá.

      • Castle_Bravo

        Obrigado pelas dicas! fazem muitos anos que não vou aos free shops de Rivera e este ano estava pensando em voltar. Não sabia sobre Rio Branco, vou sim dar uma passada por lá. =)

    • Depende, tem que pesquisar antes. Aqui no Paraguai vale a pena sim, o problema é passar no posto de fronteira, você pode ter o carro apreendido se os fiscais notarem que você está calçando pneus novos. Por causa disso… o pessoal do “paraguá”já oferecem um serviço para desgastar e sujar os pneus novos.

    • Augusto

      Eu já fui com meu pai pra Rivera trocar os pneus da Discovery 4 dele. Pelo fato de serem pneus caros (Continetal, não me lembro do modelo) valeu a pena a viagem, mas se for pneus mais comuns acho que não vale, a não ser aue voce more no RS perto da fronteira, ai é outra história.

      • Castle_Bravo

        Moro em Porto Alegre, meu carro usa pneus comuns mesmo (15”) e minha intenção era, dependendo o preço, trocar os pneus por lá mesmo e trazer alguma coisa junto (bebidas, cosméticos, roupas, etc.). Mas pelo que vocês disseram, não vale a pena não, o que sinceramente já desconfiava, pois parece não ser hábito do pessoal daqui ir buscar pneus por lá.

  • Clark Kent

    Uso Michelin há uns 10 anos em todos os carros. Recentemente troquei os Pilot Sport 3 (rodaram 60.000km, forçando sempre nas curvas) que tinha no meu Megane II pelos Primacy 3. Os Primacy são mais confortáveis e são bons de curva (melhores que os Goodyear que vieram no Megane), mas o Pilot Sport 3 fazia o carro colar no chão… Ainda assim, o Civic 2014 que uso da empresa, com seus pneus Bridgestone Turanza não consegue fazer curvas como o Megane faz com os Primacy 3.

    • Olá Clark Kent,

      Que bom que você usa Michelin!

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      Obrigado e boa sorte!

  • sigma7777777

    Comprei o Michelin Energy XM2 185/65 R15, troquei todos, inclusive o estepe, e paguei R$ 2 mil em Recife. Utilizo os pneus no meu Civic 2004. Estou satisfeito com a melhoria na estrada deixando o carro “mais colado” na pista, melhorias na resposta da frenagem e melhor absorção de impactos em pisos irregularidades. Antes tinha pneus Continental que também é uma boa marca, mas acho que o XM2 me atenderá mais por aderir melhor em pisos molhados. Vale a pena pesquisarem, pois há testes no YouTube.

  • TiagoNA

    Michelin é realmente muito bom! Só acho caro se comparado ao concorrente. Fui trocar os pneus do meu carro e no total davam quase R$ 400 (100 em cada pneu) se eu colocasse Michelin, coloquei o concorrente e fui bem atendido, porém, depois de várias trocas de pneu eu percebo que os carros nunca são os mesmos quando deixamos um Michelin e colocamos um Pirelli (meu caso). Mas uma certeza a Michelin pode ter: Sempre vou colocar Pirelli (ou outros) enquanto o valor dos pneus ficam tão distantes.

    • Olá Thiago,

      A diferença de preço dos pneus Michelin se explica pela qualidade
      e pela tecnologia empregada neles. Você gostaria de comprovar isso?

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      contato novamente, por favor: http://michelin.com.br/home/fale-conosco.html

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      e “Assunto” como “Atendimento”.

      Obrigado e boa sorte!

    • Olá Thiago,

      A diferença de preço dos pneus Michelin se explica pela qualidade e pela tecnologia empregada neles. Você gostaria de comprovar isso?

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      Obrigado e boa sorte!

      • TiagoNA

        Concordo que o preço é a resposta a grande qualidade. É o pneu mais estável, confortável, confiável e com alta durabilidade que já usei.
        Mas tenho que fazer minha parte de consumidor ao chorar sobre o preço, mas sem esquecer os méritos da marca.
        Enviei o formulário. Grato.

  • João Carlos

    – Para nossas condições de vias, pra quem tem carro onde há opção “eco” de pressão dos pneus, convém adotá-la.

    – Quando comprar pneus, observar a sua homologação em outros mercados. Tem muita marca que torcemos o nariz por ter nome desconhecido, mas que na verdade são aptos nos países mais exigentes do mundo.

    • Olá João Carlos,

      Vimos que você se interessa por pneus. Que tal conhecer um pouco mais os pneus
      Michelin?

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      Obrigado e boa sorte!

  • Lo Chun Man

    por serem equipamentos de seguranca fundamentais, e nao, acessorios, os pneus DEVERIAM ter uma carga de impostos menores, para custarem menos e fazer o consumidor a comprar pneus novos

  • Victor Hugo

    Para mim, os pneus são itens essenciais de segurança. Sempre estou bem atento as condições dos mesmos. Até prefiro comprá-los novos, caso os pneus que estão em uso estiverem carecas ou com outros problemas.
    Costumo comprá-los nesse site: http://www.kdpneus.com.br/.

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