Manutenção Segurança

Pneu remold é bom?

Pneu remold é bom?

Pneu remold – Quais as vantagens e desvantagens?

Será que vale a pena economizar dinheiro com pneus remold? Os pneus remold são confiáveis? A maioria dos motoristas não presta atenção nos pneus e faz a troca quando estão extremamente desgastados. Não tenha dúvidas que investir em pneus novos é sempre a melhor ideia e claro, que devemos economizar um pouco já pensando neste tipo de gasto no futuro.


Vale a pena correr riscos adquirindo um pneu remold? Você verá alguns argumentos que são muito úteis para sua conclusão final a respeito destes pneus. Fica a pergunta: pneu remold é bom? A resposta é não! Não vale a pena o risco, então preste atenção nos detalhes a seguir.

Pneu remold é bom?

Os pneus remold são simplesmente um pneu antigo com cara de novo. Você tem a estrutura de um pneu antigo com uma banda de rodagem nova dando um ar de pneu seguro o que na verdade não é.

Os pneus novos são os mais recomendados, portanto, pense bem nos valores que eles cobram e procure por descontos e promoções. Realmente os pneus remold podem ser considerados como alternativa, mas oferecem um grande risco para todos os motoristas.

VEJA TAMBÉM:

Porque não devemos comprar pneus remold?

Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.

Mas em muitos casos a diferença de preços para um pneu novo não é tão alta assim, principalmente no caso de carros populares, com pneus pequenos e finos.

Quais os riscos de adquirir um pneu remold?

Estes são pneus antigos e não vale a pena levá-los em consideração, uma vez que os cordoneis de nylon já estão extremamente desgastados e isso já leva a analisar se os 30% a 50% de diferença de preço para um pneu novo vale a pena. O fator segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

O material usado para cobrir um pneu remold não tem a mesma qualidade de um pneu novo, o que compromete a qualidade e segurança do mesmo. Pense no desempenho do seu carro nas curvas, retas, e diferentes temperaturas, chuva e sol. Um pneu novo é capaz de dar tudo isso já um remold não tem esta garantia. O único contato do seu carro, junto com toda a sua família, com o asfalto é o pneu. Vale a pena economizar nele?

O Inmetro aprova este tipo de pneu, mas não há qualquer garantia de qualidade e durabilidade. Certamente, você não conseguirá o mesmo desempenho com um pneu deste tipo. Não existe pistas especiais para testar pneus remold, então pode começar a desconsiderá-lo.

Os maiores riscos dos pneus remold

  • Pneus remold fazem ruídos fortes como se houvesse rolamento com problemas.
  • O balanceamento nunca é perfeito nestes tipos de pneus, o que atrapalha a sua dirigibilidade.
  • A instabilidade é constante, portanto, o risco de acidentes cresce e muito.
  • Seja nas curvas ou retas a qualidade da dirigibilidade é duvidosa.

Como podemos analisar os pneus remold são altamente perigosos e não oferecem qualquer tipo de segurança para os motoristas. A economia feita pode resultar em acidentes para você e familiares.

Em um país como o Brasil onde o clima é muito quente, este tipo de pneu não é nada aconselhável. É essencial que possamos escolher sempre os pneus novos, pois, eles conseguem superar de forma muito melhor os buracos e irregularidades. Sem sombra de dúvidas é um tipo de pneu onde o barato sai caro.

A economia não vale a pena, porque os pneus são responsáveis pela aderência no carro e os remold não conseguem fazer isso como precisão. O que acontece quando os pneus estão desgastados? Você não tem uma boa dirigibilidade e nem muito controle sobre o veículo.

Apesar da aprovação do Inmetro como você sabe é impossível averiguar o ano de fabricação de um pneu remold, diferente do caso dos pneus novos, que tem marcados em sua lateral a data de fabricação no formato de exemplo 0317. Um número desse significa que o pneu foi feito na semana 3 do ano de 2017. O Inmetro aceita que estes pneus sejam remodelados até o sétimo ano de vida, mas como saber isso?

Com o passar do tempo o seu carro pode ter problemas, e dirigir na chuva é sempre uma tarefa muito complicada. Se o pneu estiver em péssimas condições poderá ouvir até um estouro o que não á nada agradável.

Se não tiver condições de adquirir os quatro pneus novos, compre dois e coloque atrás. Depois adquira mais dois e coloque na frente. O recomendado para quem decide adquirir estes pneus remold é dirigir somente nas cidades, bem como em baixa velocidade para evitar maiores problemas.

Outra recomendação é sempre usar os mesmos modelos de pneus que vem de fábrica pois eles são ideais para o consumo, estabilidade e ruído. Sabemos que nossas ruas e estradas de um modo geral são muito ruins e com muitos buracos, portanto, não vale a pena correr o risco de usar pneus de má qualidade neste tipo de piso.

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email