Pneus verdes, com menor resistência à rolagem, tem desempenho pior na frenagem?

pneu verde
pneu verde

Os pneus verdes, que foram desenvolvidos nos anos 90, além de contribuir com o meio ambiente no setor automotivo, também ajudam na economia de combustível.

Eles se caracterizam por ter baixa resistência ao rolamento, ou seja, eles rodam no asfalto com maior facilidade, em comparação aos pneus convencionais.

A fatia do mercado de pneus que foi engolida pelos modelos verdes tem aumentado a cada ano. Os números mundiais indicavam que eles representavam 10% das vendas em 2010, e em 2015 já tinham passado para 30%.

A diferença é que esses pneus são feitos com sílica e borracha especial, ao invés do negro de fumo.

A sílica, normalmente não seria compatível com a borracha dos pneus, mas aditivos foram usados na fórmula, para que fosse possível a usar na construção de pneus verdes.

A sílica aumenta a dureza do pneu, fazendo com que ele se deforme menos. Assim, ele resiste menos ao rolamento. Com isso, ele pode reduzir, ou cortar, o uso do combustível em até 8%.

Veja uma tabela com as diferenças principais entre pneus verdes e convencionais:

Aspecto Pneus Verdes Pneus Convencionais
Composição de Materiais Materiais ecologicamente corretos, como a sílica Negro de fumo tradicional
Desenho das Bandas Arquitetura feita para reduzir a resistência ao rolamento Desenho padrão sem otimização específica
Aderência Elevada, mesmo em condições adversas Moderada, dependendo do design
Estabilidade Boa, com foco na eficiência de combustível Dependente da configuração

Mas, você talvez possa se perguntar se eles entregam menos segurança ao condutor, tendo um desempenho pior em frenagens, principalmente aquelas de emergência.

Este não é o caso, pois na fabricação destes pneus, componentes especiais são misturados à borracha, para que ela ainda tenha o mesmo nível de aderência de pneus convencionais, ao mesmo tempo entregando a já comentada menor resistência ao rolamento.

Acaba sendo até mesmo o contrário.

Os chamados pneus verdes tem mais aderência do que pneus comuns, especialmente em pisos molhados.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.