Governamental/Legal Mercado Segurança Trânsito

Polícia descobre golpe na contratação de carros de locadora

Polícia descobre golpe na contratação de carros de locadora

A prisão de membros de uma quadrilha de estelionatários revelou um novo esquema que dá golpes na contratação de carros de locadora, conforme apurou o programa Fantástico da TV Globo. Automóveis estão sendo alugados nessas empresas por bandidos que não devolvem os veículos, cometem crimes com os mesmos e até os revendem visando lucro.


Perante o código penal, a não devolução do veículo não é caracterizada como roubou ou furto, mas como apropriação indébita. Nesse caso, o carro alugado e não devolvido não consta no banco de dados da polícia como roubado ou furtado. Assim, pode circular livremente, passando por barreiras de fiscalização, blitz e até mesmo radares eletrônicos que identificam placas.

Como não consta nada sobre o veículo, o bandido se aproveita disso para circular livremente cometendo desde roubos e furtos utilizando o carro, até transporte de drogas e contrabando. Mas, uma boa parte do que é alugado e não devolvido, vai parar nas mãos de quem nem faz parte dos golpistas.

Polícia descobre golpe na contratação de carros de locadora


Anúncios na internet colocam esses carros alugados à venda e muitas vezes pelo valor de mercado. O interessado nem desconfia que por trás da venda, se esconde uma ação criminosa. Mesmo consultando a placa, estes veículos não estarão com débitos, restrições ou mesmo tributos atrasados.

O motivo é que as locadoras, mesmo com o carro ainda nas mãos dos bandidos, precisam manter o pagamento dos impostos e taxas, assim como das multas, a fim de não ficarem inadimplentes perante a Receita Federal. Ou seja, para todos os efeitos, o automóvel está totalmente regularizado.

No entanto, muita gente que comprou esses carros, tiveram prejuízo, visto que os veículos localizados foram apreendidos nos casos de quadrilhas desmanteladas. Além disso, ainda existe um mercado paralelo, o dos carros de aplicativos, onde os veículos alugados e não devolvidos são revendidos para motoristas que atuam nesse setor com valores bem abaixo do mercado.

Algumas locadoras recorrem à justiça com o pedido de retenção do veículo, mas de acordo com o sindicato das empresas no setor no Rio Grande do Sul, a ação judicial pode demorar anos para ser aplicada. Para alugar um carro, basta ter CNH e cartão de crédito. As quadrilhas usam laranjas para fazer essa parte do golpe.

Polícia descobre golpe na contratação de carros de locadora

As quadrilhas geralmente alugam em aeroportos da região Sudeste e transferem ilegalmente esses carros usando documentação falsa para então repassa-los a outros grupos criminosos fora dos estados de origem dos veículos, sendo que alguns acabam revendidos na Bolívia.

O esquema falsifica o contrato de locação e no outro estado, a transferência é feita novamente usando documentos falsos. Assim, um carro pode custar R$ 10.000 nas mãos de um grupo, que repassado a outro sai por R$ 20.000 e daí em diante alcança o valor de mercado.

Apesar de ser crime a apropriação indébita, a pena é baixa e os indiciados normalmente só são presos por conta de outros crimes, tais como estelionato, roubos, furtos, tráfico de drogas, entre outros, o que dificulta a ação da polícia. Uma saída seria constar no registro do veículo crimes como apropriação indébita, estelionato, entre outros, o que geraria restrição.

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, nos últimos 12 meses, foram registrados em torno de 9 mil casos de apropriação indébita, o que dá uma média de 25 carros não devolvidos por dia.

[Fonte: Globo]

 

 

Polícia descobre golpe na contratação de carros de locadora
Nota média 5 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Louis

    São apenas vítimas da sociedade. Se endurecer a pena, Maria do Presidiário vai dar xilique, coitadinhos.

    • Rodrigo Pasini

      Para os demagogos, endurecer a pena não resolve o problema, apenas cria mais pessoas presas em presídios lotados.

      • TchauQueridos

        Endurecer pena vai deixar esse tipo de pessoa presa e não solta.
        Se não quer ir pra presidio lotado é só não cometer crime.

      • Erick Terto

        Quando começar a cortar a mão de ladrão e o “amiguinho” de estuprador esses crimes vão diminuir rapidamente. Nem precisa ficar na cadeia.

        • Louis

          Exatamente. Capa e solta. De preferência sem anestesia, e com faca cega.
          Gasto praticamente zero, 99% de eficiência.

          • Já pensou se essa regra fosse aplicada no trânsito? Cada vez que alguém fala no celular e dirige, ultrapassa pelo acostamento, estaciona bloqueando passagem ou outras infrações seria algo bem interessante. E se for pego dirigido bêbado então? Lembrando que trânsito mata mais que arma de fogo no Brasil.

            • Erick Terto

              Boa parte do que você falou não são crimes, mas sim infrações. Mas existem punições que poderiam ocorrer, destruir o celular, furar os pneus, passar com um tanque por cima do carro… Sobre dirigir bêbado poderíamos pensar em algo, alguma sugestão?

              • Jr

                Pode costurar a boca como fazem em alguns países islâmicos

        • Dario Lemos

          Perfeito, Erick !

        • Eric PB

          Em certos países de cultura muçulmana, cortam a mão de ladrões. Nestes locais os índices de criminalidade são baixos. Mas aqui a polícia se esforça, prende e tudo mais… dá dois dias e estão soltos. Como o deputado sargento fahur disse, se tem 300 na cela com capacidade para 30, é porque cabe!!

          • Mike Milankovic

            A Esquerda Namastê estribucha por diretos humanos,porém na favela quando esses lixos roubam no mínimo levam um coro dos traficantes e em algumas vezes chegam a perder as mãos e não falam nada,mas quando um PM dá um pé no ouvido de um vagabundo desses eles surtam.

      • Antonio_Brust

        Lei Maria da Penha não diminuiu os casos de agressões às mulheres. Lei das drogas não diminuíram os casos de prisões por tráfico. Lei dos crimes hediondos não diminuíram os homicídios. A população carcerária quadruplicou nos últimos 20 anos e a sensação de insegurança e a criminalidade só crescem. Quer mais exemplos? Meu sonho é que um dia entendam que não é de responsabilidade do Direito Penal as correções das mazelas da sociedade.

        • Louis

          Porquê aqui quase não se cumpre as leis. Sempre se tem um jeitinho, diminuição na pena…
          Me responda por quê nenhum traficante brasileiro voltou a tentar entrar na Indonésia KKKKKK

          • Antonio_Brust

            Cumprem sim, mas só a parcela pobre da população. Há um grande número de presos provisórios aguardando julgamento, presos com penas já cumpridas aguardando alvará de soltura, réus primários condenados de forma desarrazoada por furto, dentre outros casos. Sobre a Indonésia, a coisa mais fácil do mundo é conseguir drogas, dos mais variados tipos, nas ilhotas paradisíacas do arquipélago. Há uma complexa rede que envolve suborno de policiais, autoridades políticas e empresários que abastecem de drogas as ilhas. Quem cai é sempre a mula do tráfico, o boi de piranha, para ludibriar a miserável população local com a falsa sensação de cumprimento das leis. É bem parecido com o Brasil, onde aplaudimos milicianos e condenamos o menor da favela.

            • Louis

              Para gente como você, os crimes são justificáveis, desde que cometidos por pobres… Sua linha de raciocínio é igualzinho a da Maria dos Presidiários e do Boulos Fecal. Isso não tem conserto, é desvio de personalidade mesmo.

            • SDS SP

              Seu comentário não faz o menor sentido. Desde que seja pobre, tá tudo okay cometer crimes.
              Pra mim tem que colocar no mesmo saco dos criminosos de paletó e pronto.

              • Jr

                Também acho bizarro essa distinção de criminosos, crime é crime, independente de quem pratica

            • Cássio

              “Cumprem sim”, mas aí vem o regime de progressão da pena e pronto, um assassino estuprador sai da cadeia em 2 anos. Enquanto a família da vítima nunca mais vai voltar ao normal. Tem algo errado, não acha?

            • Mike Milankovic

              E daí que tem um grande número de presos provisórios aguardando julgamento?só não fazer trapalhada que não vai preso,vai deixar solto na rua pra que cometam mais crimes e a população pobre continue pagando o pato e desista de ter celular,carro e moto,a Indonésia tem tráfico de drogas,mas lá não é o Brasil onde um traficante fica no máximo 15 anos preso,corrompe meio mundo e é apoiado por uma Esquerda pós-moderna de idiotas de faculdade que não tem a menor noção de como o traficante é tratado em país Socialista,ou então a Colômbia do Escobar que foi apoiado pela direita local ou então o México onde os traficantes dominam regiões inteiras fazendo o que bem entendem,a mula do tráfico não é inocente coisa nenhuma,não é como um ladrão que rouba pra comer,é um bandido que leva drogas pra viciar outros pobres e encher bolso dos gerentes e donos de biqueiras e o mesmo sonha em ser um Pablo Escobar,Beira-Mar ou Marcola da vida sendo que não passa de uma bucha de mega-traficantes,mas armado vira um demônio,e Cuba também tem pena de morte pra tráfico e lá o tráfico é mínimo,quase impossível conseguir drogas,no RJ não existem milicias e sim bandos criminosos,milicias civis iguais as do México que em alguns lugares colocaram os cartéis(que chegavam a matar por qualquer coisinha e ainda extorquiam moradores como os Cavaleiros Templários faziam)pra correr,menor bandido é condenado desde quando?kkkkkkkkkkk,o guri fica no máximo 3 anos numa Fundação Casa e depois é solto com ficha limpa,defende esses merdinhas quando roubarem seu carro e te encherem de coronhadas.
              Menor pobre que rouba celular e moto na quebrada,vicia outros pobres nas drogas,se enche de tatuagens de bandido como palhaço e carpa pra cima e pensa que é o Super-homem,mata por qualquer coisa e uma hora nem a própria bandidagem aguenta e vem a New-Left do Marcelo Frouxo passar a mão na cabeça.

        • beto

          O problema é educação e o que o governo faz para melhorar, reduz o orçamento das universidades e escolas primarias em 30%.

          • Erick Terto

            Quem dá educação é pai e mãe, eles são responsáveis pelo desenvolvimento do seu carater. Escola tem obrigação de passar conhecimento. Não é sua professora que vai te ensinar a não roubar ou não bater em mulher, isso é obrigação de quem te colocou no mundo.

            • Dario Lemos

              Mais comentário nota 10 !

          • Louis

            Por quê ele reduz em 30%? Porque é mau? Não, porque acabou o dinheiro, é a conta a ser paga pela farra petista. 13 anos de saques e roubos, a conta chegou.

            • Mike Milankovic

              Bolsonaro é santo né?

              • Eric PB

                É outro tralha igual os filhos…. mas é o que temos para o momento e devemos torcer pelo bem da nação. Diferente dos esquerdistas que vão negar todas as propostas da equipe do governo para que o país se ferre por 4 anos e eles voltem ao poder.

                • Mike Milankovic

                  Bem da nação?tá bom

                • Mike Milankovic

                  Propostas pra lascar com o país

            • beto

              Embora esse blog não seja de carater político ou econômico, mas quando puder pesquise o trabalho anteior do munistro da econonia e o trabalho atual de sua esposa, a resposta deve ta aí.

            • Eric PB

              Os petralhas ou adeptos deste modo operandi não observam que tal governo ficou mais de 13 anos roubando, estuprando o país. Se falta dinheiro para faculdade, saúde, segurança, é porque desviaram o dinheiro da máquina pública para os bolsos dos empreiteiros e para beneficio próprio. Opsss droga achei q tudo isso era incompetência do bolsonaro em 6 meses de governo…

              • Mike Milankovic

                O Mensalão é uma brincadeira de criança perto das CC5.

      • Romualdo Vieira

        E qual seria sua sugestão para esses casos de apropriação indébita?

        • Rodrigo Pasini

          Endurecer a pena.
          Eu coloquei uma virgula além do que deveria no comentário principal, parece uma coisa mas é outra.

      • Walter Augusto Barandas

        Então Rodrigo, pena de morte pra esse tipo de crime.
        Pronto, problema resolvido para a superlotação os presídios.

        Demagogo bicho….vc tá louco ?
        Leva pra casa então esses bandidos. Põe dentro da sua casa….faça alguma coisa para estas pobres almas !!!

    • Fabio Assunção

      Caramba, que construtivo! Primeira vez que vejo isso apresentado com tanta lucidez. Parabéns e obrigado por compartilhar isso conosco

      • Fanjos

        Bom nick name, só faltou um avatar melhor para combinar com o nome e formar um combo

    • Mas aqui vai uma observação, esse tipo de crime é muitas vezes defendido por parte da população. Tem muita gente a favor de penas severas para criminosos inclusive pena de morte mas nas redes sociais faz parte de grupos que vendem produtos de origem duvidosa ou algo parecido. Um exemplo prático, certa vez o Danilo Gentili (esse mesmo, o cara que se diz contra bandido ) entrevistou um dos maiores estelionatarios do Brasil, o cara que se passou por dono da Gol. Nos comentários boa parte tava , pasmem, defendendo o cara, aí fico pensando o que um dito apresentador e seu público que diz que bandido bom é bandido morto elogia um criminoso e ainda entrevista o dito no maior ar de alegria? Muitas vezes a mesma pessoa que é a favor da prisão de um crime como este da reportagem é contra prender um motorista dirigindo sob efeito do álcool, mesmo sendo reincidente pela décima vez e já tendo provocado acidente.

    • Cássio

      Mas ai de quem xingá-la…

  • Ernesto

    9.000 casos nos últimos 12 meses…é muita coisa!

  • Matafuego

    O Brasil não é para amadores, pqp!

  • Mayck Colares

    Brasil, um país de tolos. Sou a favor de pena de morte. Aí vai ficar sério. Não querem pena de morte pq quem está no poder é tão ladrao quanto quem tá lá na base roubando.

    • Marcelo Ecosta

      Pena de morte já existe, sem julgamento e não para branquinho.

      • Louis

        Vários brancos são assassinados no BR, pare com esta distorção esquerdista vitimista.

        • Marcelo Ecosta

          O dia que você for metralhado em seu carro com sua família pelo Exército eu paro.

          • Mike Milankovic

            Aquilo foi uma fatalidade,se fossem traficantes vc ia falar alguma alguma coisa?distorcer as coisas é canalhice e no Paraná Negros presos são poucos.

      • FocusmanBA

        Bla bla bla… sou negro, moro em bairro nobre e faço cooper na rua. Quantidade de vezes que fui parado pela policia achando que eu sou ladrão? 0…

        • mas vc usa óculos juliet (mosca varejeira), cabelim na régua? :)
          corte zeca urubu, bermuda cyclone? hehehehe

          • FocusmanBA

            Um branco se vestindo assim é parado do mesmo jeito pela polícia.

    • klaus

      acho que bandido tem mais medo de prisão perpétua do que pena de morte

      • Sempre tive uma curiosidade, pena de morte também se aplicaria no trânsito? Caso um motorista atropele e cause a morte de alguém ao infringir uma lei (como estar falando no celular no momento exato do atropelamento ou estar bêbado ) também seria aplicado a pena de morte?

        • Romualdo Vieira

          A dúvida é minha tb. No meu entendimento, uma pessoa que causa acidente por embriagues, uso de entorpecentes, ou medicamentos controlados, deve ter uma pena distinta daquele que saiu pra matar literalmente, como o caso dos bandidos que saíram pra executar o policial da Rota há alguns dias. Nitidamente são crimes distintos.

          • Le redresseur

            Mas são crimes distintos, pq o dolo é distinto. Quem bebe pacas e depois vai dirigir deveria entrar no dolo eventual, o que já vem ocorrendo. Entorpecentes idem. Remédio é um caso distinto. No caso da execução é completamente diferente. Em todos caso, se alguém bebe ou usa entorpecente e mata alguém, deveria cumprir uns 20 anos, no mínimo.

            • Romualdo Vieira

              Concordo contigo!

        • klaus

          acho que será pra crimes hediondos, com direito à infinitos recursos judiciais

        • Gilberto Schiavinatto

          Não diretamente, a família da vitima, munidos com porretes, teria 15 minutos em um quarto fechado com a infrator para tirar dúvidas.

        • mariostefa

          Tem aquele deputado do Paraná, Carli , bebeu todas,estava em alta velocidade, matou 2 e até hoje,isso a 10 anos atras,
          num ficou preso 1 dia se quer.

    • rodrod

      vc parece desconhecer a realidade. É muito fácil uma pessoa inocente ser condenada! imagina condena-la a morte…

    • Cromo

      Com a pena de morte, muitos inocentes morreriam, assim como muitos inocentes estão na cadeia. Eu e você podemos ser um desses inocentes no futuro.

  • Samluzbh

    Depois perguntam porque o Brasil não vai pra frente, sujeito já acorda pensando em como “ganhar” o dia maliciosamente, aposto que quem teve a ideia é alguém instruído, conhecedor de leis, pra saber esses detalhes.

  • Leonardo Caldas

    Dai o alugue de carro é caro por conta desses casos.
    Ferra quem quer alugar de forma honesta.

    • Louis

      Acabo de reservar nos EUA um sedan da categoria do Camry, 14 dias paguei o equivalente a R$ 100,00/dia. Eu achei bem barato, mesmo nosso dinheiro valendo pouco.

  • Thiago

    O que me desperta a curiosidade é como que o veículo é transferido se está em nome da locadora.
    Seria necessário uma procuração falsa, que nesse caso precisaria da colaboração de um cartório para fazer isso, o que dificulta muito a venda.
    Ou então o comprador do veículo sabe a procedência do carro e se faz de loko.
    Quem compra carro assim geralmente sabe do golpe que estão aplicando na locadora (chamado carro para rodar enquanto não é recolhido) e tenta se beneficiar disso pagando preço mais barato.
    Para saber do golpe basta ligar para a locadora e dar a placa do carro, muito simples.

    • zekinha71

      Tem funcionários das locadoras envolvidos, tenho um conhecido que comprou uma Evoque e deu problema na hora de fazer o seguro, descobriu que o carro pertencia a uma locadora, entrou em contato de descobriu que o carro ainda era da empresa mas o vendedor deu documentos onde constavam a liberação da locadora e não eram falsos.
      Ele devolveu o carro e o vendedor devolveu todo o dinheiro sem reclamar, se não descobre logo ia dançar.

      • Thiago

        Ah bom, mas seu conhecido comprou o carro ainda estava o DUT em nome da locadora, mas com uma liberação particular (procuração imagino) para um terceiro de quem o seu conhecido comprou? Acertei?
        Tem que ter muito cuidado na hora de comprar carro de PJ, verificar a documentação é essencial
        Que bom que o seu conhecido não ficou no prejuízo, porque normalmente o comprador se dá mal.
        Infelizmente no ramo de veículos tem muito golpe, das mais variadas formas.
        Não é raro encontrar dono de loja de carro que vende o carro de cliente (com procuração) e não repassa o dinheiro.
        Sempre dou o seguinte conselho: quer deixar o carro em consignação para vender em loja nunca dê procuração para o dono da loja.

        • zekinha71

          O DUT não estava em nome da locadora, já tinham trocado de nome, ou seja alguém de dentro da locadora desvia o carro, os documentos que o liberam, e ainda alteram no sistema da locadora pra parecer que o carro ainda está locado e com o pagamento em dia.
          Ou seja na locadora ninguém vai atrás do carro, pois ele consta como tudo ok.

          • Thiago

            Nossa, então o esquema dentro da locadora é forte, porque transferem o carro e ainda modificam o sistema da locadora para ficar tudo ok.
            Não conhecia esse tipo de fraude.
            Nesse caso realmente o seu conhecido não teria como descobrir, muita sorte dele.
            Claro que na justiça seu conhecido ganharia a propriedade do veículo, mas seriam anos se incomodando, às vezes não podendo vender o carro e gastando com advogado.

  • HENRY ME

    Como sempre a burocracia estatal ajuda os criminosos

  • marcosCAR

    Por isso custa caro alugar um carro… Todos acabam pagando a conta. Os gastos com possíveis golpes já estão embutidos na diária.

  • El Cabron

    Interessante a dinâmica deste crime… Mas imagino que nos próximos dias deve haver alguma lei para mudar este entendimento… Esta matéria já é parte do processo de ajuste, para explicar para a sociedade. Não é teoria da conspiração, é o processo normal. Tem que ser revisto mesmo.

  • FocusmanBA

    Bora cantar umas músicas de Chico Buarque para essas pessoas. Quem sabem elas desistem de serem marginais

    • Mr. On The Road 77

      Prefiro cantar Imagine.

      • FocusmanBA

        Fumando um beck bem grande!

  • leitor

    Pelo menos se anuncia que o preço é bem em conta para quem tem um carango. E se alguém tentar levar terá muito trabalho.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email