Hatches Lançamentos Matérias NA Sedãs Test Drive Volkswagen

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

Ontem estivemos no lançamento do Polo 2012 e também dos novos Gol Rock in Rio e Fox Rock in Rio. Mas antes do evento noturno, a Volkswagen realizou um test drive com o Polo 2012 na parte da tarde.


Andamos em pelo menos quatro versões diferentes do modelo 2012: Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion, Polo Sedan Comfortline 1.6, Polo Sedan Comfortline 2.0 e Polo hatch Sportline 1.6 I-Motion.

A primeira impressão que tivemos foi no Polo Sedan Comfortline I-Motion 2012. Equipado com motor VHT 1.6 Flex, o Polo Sedan 2012 oferece bom desempenho e conforto, embora a transmissão automatizada não seja a preferida pela maioria dos consumidores.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens


Com potência entre 101 e 104 cv, dependendo do combustível, o Polo Sedan 1.6 2012 com sistema I-Motion enfrenta bem o trânsito urbano. O sistema I-Motion obriga o condutor a optar pelos modos automático ou manual.

Começamos pelo automático. Pisando moderadamente, o Polo Sedan 1.6 I-Motion 2012 eleva rápido o giro, e quando aparece a troca de marcha, a rotação cai bastante, provocando certo desconforto nas trocas.

A sensação é mais de uma redução brusca do que de um tranco. O ruído interno ao rodar é bom, mas fica prejudicado pelo ruído do motor, quando exigido pelo I-Motion no modo automático.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

Mas aí, para colocar o Polo Sedan 1.6 I-Motion 2012 para andar um pouco mais rápido, o melhor é optar pelas trocas manuais. No modelo testado, o volante multifuncional – semelhante ao de Jetta, Passat, etc – abriga o paddle shift.

Essas borboletas deram mais gosto de usar do que no Jetta 2.0 TSI 2012, por exemplo. Por quê? No Jetta, as trocas de marchas são muito suaves e sem grande aumento de rotação, uma vez que quem faz o serviço é o sistema eletrônico da DSG, e você mal sente a mudança.

Já no I-Motion, o sistema também engata as marchas, mas não da mesma forma suave, assim o condutor acaba sentindo (e ouvindo) o giro do motor subir, o que dá maior sensação de ganho de velocidade.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

Além disso, o motorista escolha a marcha e a rotação que achar melhor, garantindo maior conforto ao dirigir e menor ruído. Entretanto, se ainda assim desejar mais desempenho no modo automático, o melhor é optar pelo modo esporte, só que o VHT vai gritar ainda mais.

A suspensão é firme como em todo Volkswagen, oferecendo muita estabilidade, mas conforto mediano. Enfrenta bem a dureza do nosso asfalto, e transmite segurança nas manobras mais ousadas.

A posição de dirigir é muito boa, ainda ampliada com as regulagens de banco e coluna de direção. Os freios estão na média da categoria, e com ABS, garantem maior segurança. A direção é leve e precisa, deixando o motorista totalmente à vontade na condução.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

O Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion 2012 pode ter vários itens de conforto e segurança, destacando-se sensor de chuva e crepuscular, Bluettoth, SD Card/USB/iPod, controle de cruzeiro, controles de áudio e telefonia no volante, ar condicionado Climatronic, entre outros. Infelizmente, muitos desses itens ainda são opcionais.

Polo Sedan 1.6 Comfortline

Bom, com câmbio manual, o Polo Sedan 1.6 Comfortline 2012 fica mais dócil e no controle do motorista. Para quem quer ter a condução sob seu domínio total, então não há opção melhor. No entanto, o 1.6 VHT ainda se faz sentir bastante no interior.

Para resolver essa questão do ruído de uma vez por todas, esqueça o 1.6 VHT e vá direto para o conhedíssimo 2.0 da Volkswagen. O longevo EA113 continua firme e forte na gama de produtos da marca alemã, e o Polo 2012 não poderia ficar de fora dessa opção.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

O Polo Sedan 2.0 Comfortline 2012 nem precisa do logotipo 2.0 para que você o reconheça só em acelerar. O 2.0 entrega um torque de 17,3 kgfm à apenas 2.250 rpm. Calma, ainda não é um diesel, mas já está muito bom para o tamanho e peso do Polo 2012.

Com maior força em baixas rotações, a condução do Polo Sedan 2012 fica privilegiada pelo menor ruído do motor e resposta mais rápida ao acelerador, tanto em saídas quanto nas retomadas. O conforto ao dirigir é bem maior que nas versões mais fracas, embora com a desvantagem de um consumo ligeiramente maior.

O Polo hatch 2012 Sportline I-Motion oferece o mesmo desempenho e características de condução e conforto, mas com maior agilidade por seu tamanho e peso menores.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens

Porque não mudou?

A Volkswagen decidiu não mexer com quem está quieto. Ou seja, manteve o mesmo estilo geral do Polo anterior, evidenciado por seus faróis e lanternas. Ao contrário do Fox, que adotou a nova identidade global da Volks, o compacto Premium parece estar tentando dizer algo.

O retoque no salão de beleza só o deixou igual ao Polo Vivo sul-africano. Mas com a tendência cada vez maior dos modelos VW terem o mesmo visual, isso pode significar um retoque pré-final de linha. Vem algo novo por aí? Quem sabe.

Evento a convite da Volkswagen.

Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email