Hatches Matérias NA Volkswagen

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

O Polo 2018 chegou naquele ano para trazer de volta a opção de hatch compacto premium da Volkswagen, que há alguns anos havia sido removida com a saída do antigo VW Polo.


Com a saída da quarta geração do Polo, vendida no Brasil entre 2002 e 2014, a Volkswagen mudou os planos de meio curso e ingressou num programa de modernização das fábricas, em especial a Anchieta, parta fazer o novo carro.

Tendo o Gol já indicado para o fim em algum momento entre 2021 e 2022, a Volkswagen investiu pesado para introduzir o conceito MQB de plataforma modular em sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

O processo permite uma redução de 20% nos custos de produção e 30% no desenvolvimento de produto, que aqui recebeu algumas modificações para atender as características locais, que no futuro dariam até uma versão exclusiva e esportiva.

O Polo 2018 veio depois de várias mudanças na própria VW no Brasil, buscando aproximar mais a marca dos clientes com um produto mais moderno. Assim, ele desembarcou com uma gama de opções de motorização ampla.

Dessa forma, ele poderia atuar em praticamente todas as faixas de preços dos compactos, mesmo até próximo do Gol, que fora simplificado ainda mais para ficar na base de entrada da marca, enquanto o up! subiu para um nível acima.

Com carroceria de aço de alta resistência, motores 1.0, 1.6 e 1.0 turbinado, maior oferta de câmbio automático e conectividade com Android Auto, Car Play e Mirror Link, acessíveis desde a opção mais barata, o Polo 2018 surpreendeu.

Isso sem contar a dinâmica de condução melhorada e o nível de segurança elevado, porém, em relação ao antigo, fora simplificado em acabamento, direcionando a atenção dos ocupantes para o cluster digital e a multimídia.

Polo 2018 – detalhes

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

O Polo 2018 chegou com visual praticamente igual ao europeu e trazendo alguns itens exclusivos, não existentes no modelo germânico. O hatch da VW unificou muitos dos processos de produção e com isso, itens compartilhados.

Dessa forma, mesmo na versão de acesso, possui itens que inexistem em outros modelos da categoria, uma vez que sai mais barato manter um padrão único do que ter uma variação enorme de itens para montagem, o que eleva o custo.

Visualmente, o Polo 2018 vem com faróis duplos com acabamento de fundo em preto, tendo ainda refletores com aspecto esportivo. O hatch compacto traz ainda grade com um friso único, que na versão Highline tem acabamento cromado.

O para-choque tem desenho exclusivo para o Brasil, apresentando molduras de cor preta e espaços nas extremidades para as luzes diurnas em LED, de série apenas na Highline, bem como faróis de neblina.

Incorporando um badge lateral com a designação da versão e motorização, o Polo 2018 trazia ainda retrovisores mais aerodinâmicos, que podiam ter repetidores de direção, dependendo da versão.

Com maçanetas na cor do carro, o hatch da VW tinha colunas B pretas ou em preto brilhante, de acordo com a versão. Tendo vincos suaves nas laterais da carroceria, o Polo 2018 tinha ainda defletor de ar na tampa do bagageiro.

Atrás, lanternas compactas com iluminação condizente com a proposta, tendo ainda tampa de abertura elétrica sem encaixe para as mãos, sendo necessário bater com força a tampa, para a mesma fechar completamente.

O vidro traseiro do Polo 2018 é amplo e vem com limpador e lavador, assim como desembaçador. Na parte de aço da tampa, apenas o logotipo VW e o nome do carro. Contudo, nas versões Comfortline e Highline, vinha com a sigla 200 TSI Automatic.

Ela se referia primeiro ao torque em newton-metros (200 nm, que é igual a 20,4 kgfm) e a tecnologia do motor, que reúne injeção direta de combustível com turbocompressor. O único é referente ao câmbio Tiptronic de seis marchas.

Na versão MSI, esta sigla aparecia sozinha, sem o 1.6. Ela se refere ao motor EA211 1.6 16V dessa versão intermediária, que em realidade não tinha designação comercial, embora sejas conhecida como Trendline internamente na VW.

As rodas do Polo 2018 podiam ser de aço aro 14 polegadas com pneus 175/70 R14 ou liga leve, estas com aro 15 polegadas e pneus 185/65 R15, além de aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16. Opcionalmente, aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17.

Internamente, o Polo 2018 apresentava um padrão de acabamento simplificado em relação ao modelo da quarta geração, apostando muito em plásticos duros e poucas texturas, além de redução de detalhes na parte de trás do habitáculo.

Assim, o painel vinha com dois tons de cinza, concentrando os difusores de ar centrais em um nível mais baixo para dar ênfase ao display da multimídia, que era opcional nas versões 1.0 e 1.6, sendo vendido apenas como “rádio”.

Esse display, embora de aparência simples e tela de 6,5 polegadas, trazia Android Auto, Car Play e Mirror Link, mesmo sem a opção de câmera de ré. Para conexão, havia duas portas USB, sendo que uma delas ficava num suporte de celular.

Este era montado sobre o painel e era removível, alimentando assim o aparelho, mas ele ficava conectado ao carro apenas através de uma segunda porta USB, mais abaixo.

A multimídia chamada Discover Media era bem mais completa que a Composition Media, que vinha logo abaixo e ficava entre a top e a de acesso, o tal “rádio” Composition Touch, citado acima.

Com tela de 8 polegadas no lugar de 6,5 da Composition Media do Polo 2018, a Discover era bem mais completa e trazia, além da câmera de ré da anterior, uma apresentação gráfica bem mais sofisticada.

Permitia ainda que dois aparelhos ficassem pareados ao mesmo tempo e tinha os três sistemas de smartphone padronizados, bem como funções para configurar o Active Info Display, que era o cluster digital de 10,25 polegadas.

Este era oferecido apenas na Highline como opcional no Polo 2018, trazendo três tipos de apresentação das informações, incluindo um mapa 3D de tela cheia, além da instrumentação clássica e uma mescla de mapa e informações nas laterais.

Quando instalado, ele se integrava perfeitamente ao Discover Media, permitindo até a escolha das funções e dados apresentados em cada mostrador, bem como a reprodução do navegador GPS nativo, que vinha a bordo.

Tudo era controlado pelo volante ou na própria tela da Discover Media. No caso das demais versões, a instrumentação era simples, com mostradores analógicos para velocímetro, nível de combustível e temperatura da água, além de conta-giros.

Havia também um display central com computador de bordo bem completo, incluindo recomendações de economia. O volante era padrão do Novo Golf de 2014, tendo comandos de mídia e telefonia.

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

Ele trazia ainda controles de cruzeiro e computador de bordo. Havia ajuste de altura nas versões mais baratas e também de profundidade nas mais caras. Couro vinha apenas na Highline.

Nesta última, o ar condicionado era automático, mas sem dual zone. O porta-luvas trazia ainda dois slots de SD Card (um para navegação) e um display para CD.

Além disso, as versões Comfortline e Highline traziam apoio de braço central dianteiro com porta-objetos e saídas de ar para o banco traseiro, incluindo porta USB, sendo uma exclusividade do Polo 2018 brasileiro em relação ao alemão.

Os bancos eram em tecido nas versões 1.0 e 1.6, enquanto a Comfortline tinha uma padronagem mais elaborada e a Highline vinha com combinação de tecido e material premium.

Havia um opcional para o banco do motorista dianteiro no Highline, que permitia baixar o encosto para frente, ampliando a capacidade de levar objetos longos dentro do Polo 2018.

Além disso, trazia também banco traseiro bipartido e todos os apoios de cabeça, assim como cintos de segurança de três pontos de modo geral. Isofix também era um item de série.

Estranhamente, a divisão do banco traseiro ficava com o lado menor na direção do motorista e não o inverso. Nas versões de acesso, o banco era inteiriço. O ambiente do Polo 2018 trazia de série luzes de leitura (4) desde a versão 1.0 MPI.

Essa era a escala de produção que mencionamos anteriormente, mas da mesma forma, o hatch não oferecia alças no teto. Todas as portas tinham vidros elétricos one touch, além de travamento elétrico das entradas.

As portas dianteiras tinham a mesma textura central do painel do Polo 2018, que nas versões Comfortline e Highline eram mais elaboradas, empregando ainda fundo preto brilhante para o conjunto cluster-multimídia.

Nas portas de trás do Polo 2018, tudo simples e de mesmo tom. Retrovisores elétricos, por exemplo, não existiam nem como opcionais nas versões 1.0 e 1.6, sendo presente apenas nas duas mais completas.

Essas duas versões mais baratas do Polo 2018 também não eram contempladas com sensores de estacionamento e nem com câmera de ré. No porta-malas, o volume era de 300 litros e com estepe temporário sob o assoalho.

Nas versões mais caras, havia um opcional, o s.a.v.e., que é uma prancha ajustável em dois níveis no assoalho. O Polo 2018 tinha ainda belas rodas de liga leve aro 15 (1.0 e 1.6 opcionais), aro 16 (Comfortline e Highline) e 17 (apenas Highline).

Polo 2018 – versões

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

O Polo 2018 foi oferecido em quatro versões, sendo que as duas primeiras não apresentavam designação comercial, apesar de internamente, a VW trata-los como Trendline.

A Volkswagen decidiu por ter uma versão de acesso simplificada com duas opções de motor, mas erroneamente estas eram apenas manuais, não tendo opção automática e eliminando itens importantes, como os retrovisores elétricos.

Já as duas versões mais completas vinham com a motorização mais forte, porém, eram muito próximas em proposta e preço, distanciando-se muito das opções de entrada. O buraco nos preços superava R$ 10.000.

Assim, era uma questão de tempo para surgir um MSI automático. Ainda no portfólio da VW, não havia outro hatch que preenchesse essa lacuna. Estas eram as versões do Polo 2018:

  • Polo 1.0 MPI
  • Polo 1.6 MSI
  • Polo Comfortline 200 TSI Automático
  • Polo Highline 200 TSI Automático

Equipamentos

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

Polo 1.0 MPI – Polo 2018 com motor EA211 1.0 12V com transmissão manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, banco do motorista ajustável em altura, vidros elétricos nas quatro portas com sistema one touch, travamento central elétrico, chave canivete com controle remoto, sistema de som Media Plus com USB e Bluetooth, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/70 R14, freios com ABS e EDB, airbag duplo e airbags laterais.

Retrovisores com controle interno, espelho interno dia e noite, para-sóis com espelho, luzes de leitura dianteiras e traseiras, porta-óculos, banco traseiro inteiriço e rebatível, tampa do bagageiro com abertura interna (elétrica), lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro e alarme.

Opcionais:

Kit Safety – R$  1.050 – Computador de bordo com display multifuncional, controle de tração e estabilidade, assistente der partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.

Connect Pack – R$ 2.600 – Kit Safety mais, volante multifuncional, multimídia Composition Touch com App Connect (Google Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link), rodas de liga-leve de 15 polegadas e pneus 185/65 R15.

Polo MSI – Motor EA211 1.6 16V com transmissão manual de cinco marchas, mais todos os itens da versão com motor 1.0 MPI.

Opcionais:

Kit Safety – R$  1.050 – Computador de bordo com display multifuncional, controle de tração e estabilidade, assistente der partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.

Connect Pack – R$ 2.600 – Kit Safety mais, volante multifuncional, multimídia Composition Touch com App Connect (Google Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link), rodas de liga-leve de 15 polegadas e pneus 185/65 R15.

Polo Comfortline 200 TSI Automático – Motor EA211 1.0 TSI com transmissão automática Tiptronic de seis marchas, mais os itens de série e opcionais das versões acima. Além disso, tinha ainda coluna de direção com ajuste também em profundidade, discos de freio nas rodas traseiras, multimídia Composition Touch com CD player, apoio de braço central dianteiro e saídas de ar traseiras.

USB no banco traseiro do Polo 2018, porta-objetos entre os bancos dianteiros, grade cromada, retrovisores externos elétricos com repetidores de direção e lanternas escurecidas.

Opcionais:

Kit Tech I – R$ 2.200 – Volante revestido em couro com paddle shifts, rodas de liga-leve de 16 polegadas, pneus 195/55 R16, entrada e partida sem chave, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, faróis com  ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

Kit Tech II – R$ 3.500 – Kit Tech I mais ar-condicionado automático, porta-luvas refrigerado, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, indicador de pressão de pneus, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho (s.a.v.e.).

Polo Highline 200 TSI Automático – Polo 2018 com itens da Comfortline com alguns opcionais, mais grade dianteira em preto brilhante, luzes diurnas em LED, faróis de neblina com função curva e sistema de rebatimento do encosto dianteiro.

Opcionais:

Kit Tech High– R$ 2.800 – Polo 2018 com multimídia Discovery Media com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, faróis com ajuste automático de intensidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, navegador GPS e câmera traseira, antena estilo tubarão, sistema de comandos por voz, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, sistema de frenagem pós-colisão e porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.

Native – R$ 800 – Bancos e portas revestidos em couro Native.

Technology Pack – R$ 4.500 – Kit Tech High, mais quadro de instrumentos digital Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17.

Preços

  • Polo 1.0 MPI – R$ 49.990
  • Polo 1.6 MSI – R$ 54.990
  • Polo Comfortline 200 TSI Automático – R$ 65.190
  • Polo Highline 200 TSI Automático – R$ 69.190

Motor

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

O Polo 2018 chegou com motores EA211 1.0 12V de três cilindros com 75 cavalos na gasolina e 84 cavalos no etanol, além de 9,7/10,4 kgfm, respectivamente.

Na versão intermediária, o propulsor era o 1.6 16V MSI com 110/117 cavalos e 15,8/16,5 kgfm, respectivamente gasolina/etanol. Por fim, o 1.0 TSI com turbo e injeção direta, além de três cilindros, tinha 116/128 cavalos e 20,4 kgfm.

A transmissão era manual de cinco marchas nas versões MPI e MSI, enquanto as com motor TSI usavam a caixa automática Tiptronic de seis marchas com modo Sport e trocas manuais na alavanca e/ou no volante.

Polo 2018 – desempenho

Polo 2018: detalhes, versões, equipamentos, motor, preços, consumo

O Polo 2018 teve abaixo os seguintes números de 0 a 100 km/h com velocidade final:

  • Polo 1.0 MPI – 13 segundos com 170 km/h
  • Polo 1.6 MSI – 10,6 segundos com 193 km/h
  • Polo 1.0 TSI AT – 9,6 segundos com 192 km/h

Polo 2018 – consumo

O Polo 2018 tinha consumo em cidade/estrada de álcool – gasolina:

  • Polo 1.0 MPI – 8,8/10,0 km/l – 12,9/14,3 km/l
  • Polo 1.6 MSI – 8,2/9,5 km/l – 12,0/13,9 km/l
  • Polo 1.0 TSI AT – 8,0/9,8 km/l – 11,6/14,1 km/l

Polo 2018 – Manutenção e revisões

O Polo 2018 tinha as três primeiras revisões num pacote de R$ 999. Além disso, a VW unificou os preços da rede, algo inédito na marca no Brasil. Os preços abaixo são atualizados (março de 2020):

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.0 MPIR$ 262,74R$ 566,04R$ 493,74R$ 711,89R$ 493,74R$ 566,04R$ 3.094,19
1.6 MSIR$ 327,30R$ 630,60R$ 558,30R$ 833,10R$ 558,30R$ 630,60R$ 3.538,20
1.0 TSIR$ 300,40R$ 603,70R$ 531,40R$ 1.012,35R$ 531,40R$ 603,70R$ 3.582,95

Polo 2018 – ficha técnica

Motor1.0 MPI1.6 MSI1.0 TSI
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha3 em linha, turbo
Cilindrada em cm3999
Válvulas121612
Taxa de compressão
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta FlexDireta Flex
Potência máxima75/84 cv a 6.350 rpm (gasolina/etanol)110/117 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm (gasolina/etanol)15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasAutomática de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço, aro 14 polegadasLiga leve, aro 15 polegadasLiga leve, aro 16 polegadas
Pneus185/65185/65195/55
Dimensões
Comprimento (mm)4.0574.0574.057
Largura (mm)1.7511.7511.751
Altura (mm)1.4681.4681.468
Entre eixos (mm)2.5682.5682.568
Capacidades
Porta-malas (L)300300300
Tanque de combustível (L)525252
Carga (kg)
Peso em ordem de marcha (kg)1.0581.0861.145
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDNDND

Polo 2018 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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