Polo 2020: fotos, detalhes, motor, versões, preços

vw polo gts 2020 1

O Polo 2020 ganhou novos itens de série e redução no pacote de opcionais, mantendo uma linha bem ampla com quatro opções de motores e seis versões regulares, incluindo o Polo GTS.


Fabricado na histórica fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, o hatch compacto premium da VW é feito sobre a plataforma modular MQB, o famoso kit de ferramentas modulares.

Na mesma plataforma, ele divide a linha com os modelos VW Virtus, VW Nivus e VW Saveiro, tendo ainda usado os motores EA211 1.0 MPI, 1.6 MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI, sendo os dois últimos somente com câmbio automático de seis marchas.

Sendo um dos carros mais completos em termos de oferta no mercado nacional, o Polo 2020 concorria diretamente com a Toyota Yaris, Chevrolet Onix Premier, Fiat Argo Precision e Renault Sandero RS 2.0, no caso do GTS.

Projetado na Alemanha, o Polo 2020 segue o mesmo estilo do modelo germânico, porém, com mudanças direcionadas para o mercado nacional, em especial com o conforto de quem vai atrás, melhor com saídas de ar condicionado.

Polo 2020 – novidades

vw polo gts 2020 2

O Polo 2020 teve mudanças em todas as versões, especialmente na Highline, mas as alterações começaram mesmo na MPI, que ficou menos equipada com o pacote Connect Pack, que passou a ser o único disponível nessa versão.

Com ele, o Polo 2020 adicionou rodas de aço de 15 polegadas e retrovisores elétricos, somando aos vidros elétricos nas quatro portas, direção elétrica, ar condicionado e travamento central elétrico.

O Polo MPI perdeu o pacote Connect Pack II, deixando de oferecer assim volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro e multimídia Composition Touch.

O hatch também contou ainda com controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial.

Já no Polo MSI, a linha 2020 deixou de oferecer opcionais, trazendo os itens de série e opcionais da MPI, além da opção do câmbio automático de 6 marchas. Ele perdeu o pacote Interatividade II.

Volkswagen Polo e Virtus atingem 300 mil unidades produzidas

No caso do Polo Comfortline, a VW ofereceu opcionais individuais como rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16 e bancos em couro Native, porém, deixou de oferecer o pacote Beats Audio.

A versão Highline do Polo 2020 tinha como opcionais bancos em couro, multimídia com tela de 8 polegadas Discover Media, cluster digital Active Info Display de 10,25 polegadas e rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17.

Sensor de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, frenagem pós-colisão, entre outros, estavam presentes opcionalmente.

No Polo GTS, o pacote opcional incluía apenas as rodas esportivas aro 18 polegadas com pneus 205/45 R18, destacando-se como itens de série os bancos esportivos GTS, soleiras exclusivas e faróis full LED.

Para-choques com spoilers, saias laterais sutis, ponteira de escape dupla e cromada, grade exclusiva, cluster digital com grafismos em vermelho, instrumentação auxiliar e contador de voltas na multimídia, entre outros, faziam parte do conjunto.

volkswagen polo highline 2

O Polo 2020 era oferecido com quatro motores da família EA211, todos produzidos em São Carlos, interior de São Paulo, sendo o 1.0 MPI o mais fraco deles com 75 cavalos na gasolina e 84 cavalos no etanol, tendo 9,7 kgfm no primeiro e 10,4 kgfm no segundo.

Outro oferecido era o 1.6 MSI que, diferente do primeiro, tinha quatro cilindros em vez de três como no 1.0 litro. Nesse caso, o Polo entregava 110 cavalos na gasolina e 117 cavalos no etanol, além de 15,8 kgfm no derivado de petróleo e 16,5 kgfm no combustível vegetal.

Já o 1.0 TSI, com três cilindros, turbo e injeção direta, era oferecido somente nas versões Comfortline e Highline, com 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, além de 20,4 kgfm nos dois combustíveis.

No caso do Polo GTS, seu motor era o 1.4 TSI com quatro cilindros e a mesma tecnologia citada acima, tendo 150 cavalos e 25,5 kgfm, seja em qual combustível for.

Sobre a transmissão, o Polo 2020 tinha uma MQ200 de cinco marchas nos motores 1.0 MPI e 1.6 MSI, com esta última e as versões Comfortline, Highline e GTS, equipadas com a caixa automática AQ200 da Aisin com seis marchas e sistema Tiptronic.

volkswagen polo highline 6

O Polo 2020 tinha uma boa oferta de motores que superava o rival Argo e o tornava muito atraente, desde a base até o esportivo GTS, convertendo-o no mais moderno hatch compacto do mercado.

Com 4,068 m de comprimento, 1,751 m de largura, 1,477 m de altura e 2,564 m de entre eixos, o Polo tem 300 litros no bagageiro e mais 52 litros no tanque de combustível.

Pesando de 1.058 kg a 1.214 kg, o Polo 2020 tem uma carroceria feito com aços de alta resistência e estrutura de proteção soldada a laser, inclusive com perfuração de chapas por laser.

Utilizando conceito modular de produção, o Polo pode ser construído na mesma linha de outros carros de mesmo conceito, independente do tamanho e da proposta.

Assim, dividindo a linha com os dois irmãos, o VW Polo tem sua estrutura plenamente alterável em projeto, porém, apenas a distância entre eixo dianteiro e pedais é a mesma para todos os modelos MQB-A0.

Atualmente, o Polo é fabricado somente no África do Sul, Brasil, China e Espanha, respectivamente nas cidade de Uitenhage, São Bernardo do Campo, Anting e Pamplona.

Polo 2020 – detalhes

volkswagen polo highline 1

O Polo 2020 tem design apurado, com linhas que possuem forma e função, trabalhando com a linha de pensamento estilístico alemão, oriunda da escola de design de vanguarda Staatliches Bauhaus.

Assim, literalmente o Polo é um hatchback em sua forma funcional, sem modismos e linhas extravagantes, mesmo que por vezes emocionais, como no caso do estilo italiano, puramente emotivo.

Na frente, o Polo 2020 tem faróis retangulares com dupla parábola e dotado de piscas e lanternas integrados, assim como fundo preto.

A grade preta pode ter friso cromado com formato retangular, enquanto o para-choque dianteiro possui molduras laterais ressaltadas, que podem ter faróis de neblina e luzes diurnas em LED.

Na parte central, a grade inferior é dividida em duas partes, com vincos que dão fluidez ao conjunto. Nas laterais, vincos ressaltados marcam as linhas com badge da versão nos para-lamas dianteiros.

Com linha de cintura em altura adequada, o Polo tem ainda vigias nas colunas C, ampliando a área envidraçada. Na traseira, as lanternas compactas se destacam, invadindo a área da tampa do bagageiro.

O para-choque tem suporte para placa e a base com acabamento preto, enquanto a vigia traseira porta um defletor de ar com luz auxiliar de freio.

No teto, uma antena pouco proeminente pode ser vista, enquanto o teto tem solda única com laterais integradas à peça.

Por dentro, o Polo 2020 tem painel com tom único nas versões MPI e MSI, sem acabamento distinto nessa peça, que possui apliques em cinza brilhante nas versões Comfortline e Highline.

O cluster é analógico com conta-giros e velocímetro, além de nível de combustível e temperatura da água, além de display do computador de bordo.

Nas versões mais caras, pode-se adicionar o Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas, tendo três visualizações, incluindo um mapa 3D de tela cheias do navegador GPS nativo da Discover Media.

Ao centro, a multimídia pode ser um rádio simples Composition Touch com o AppConnect, que consiste em Android Auto, CarPlay e MirrorLink, todos numa tela de 5 polegadas.

Existe a opção de multimídia com tela de 6,5 polegadas e mais funcionalidades, assim como a Discover Media com tela de 8 polegadas e navegador GPS nativo.

Acima do painel, um suporte de celular possui entrada USB para carregamento e abaixo da multimídia, dois difusores de ar se apresentam.

O ar condicionado pode ser manual ou automático, garantindo assim ótima climatização. Abaixo, ficam entradas USB e auxiliar. O porta-luvas do Polo é iluminado.

Entre os bancos dianteiros, freio de estacionamento manual e porta-copos duplo, além de fonte 12V. Com transmissão manual, há um porta-copos duplo adicional junto a esse conjunto.

No caso de câmbio automático, existe um apoio de braço com porta-objetos inferior e difusor de ar duplo traseiro, completado por uma terceira porta USB. Só existe no modelo brasileiro esse conjunto.

Já as portas possuem acabamento brilhante nas versões mais caras, além de comandos dos vidros elétricos com one touch e dos retrovisores elétricos.

No teto, luzes de leitura dianteira e traseiras, além de para-sois com espelhos iluminados e retrovisor interno dia e noite.

Atrás, banco inteiriço ou bipartido com apoios de cabeça e cintos de três pontos, além de sistema Isofix e Top Tether. O encosto do passageiro dianteiro pode ser rebatido para frente opcionalmente.

Já o porta-malas do Polo 2020 tem 300 litros e forração em tecido, tendo estepe sob o assoalho, iluminação e travamento elétrico da tampa do bagageiro.

O Polo GTS tem um visual diferenciado em relação às demais versões do hatch da Volkswagen.

A frente tem faróis duplo full LED com máscara negra e luzes diurnas em LED com faixa vermelha, que se estende pela grade com logotipo GTS.

O para-choque tem visual exclusivo com acabamento em preto brilhante e faróis de neblina, além de luzes com função curva.

Spoiler é fixado na base do para-choque, que tem ainda saias laterais. As rodas de liga leve esportivas são aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17, mas opcionalmente pode-se adquirir rodas aro 18 com pneus 205/45 R18.

Na traseira, o logotipo GTS é a única identificação, tendo ainda a parte inferior do para-choque diferenciada e com duas saídas de escape juntas. Há um pequeno defletor de ar preto sobre a tampa.

Dentro, o acabamento é diferenciado com detalhes em vermelho, cluster digital personalizado, multimídia com instrumentação auxiliar de performance, bancos esportivos, pedais esportivos e volante multifuncional em couro.

Polo 2020 – versões

volkswagen polo highline 4

  • Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI 2020
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2020
  • Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI AT 2020
  • Volkswagen Polo Highline 200 TSI AT 2020
  • Volkswagen Polo GTS 250 TSI AT 2020

Equipamentos

volkswagen polo highline 5

Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 – Motor 1.0 e câmbio manual, mais rodas de aço aro 15, direção elétrica, ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, sistema de áudio, airbag duplo, airbags laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa e bloqueio do diferencial.

Volkswagen Polo 1.6 MSI 2020 – Itens acima, mais motor 1.6, retrovisores elétricos, multimídia com Android Auto e CarPlay, entre outros.

Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2020 – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas.

Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI AT 2020 – Itens acima, mais motor 1.0 TSI, rodas de liga leve aro 16 polegadas, acabamento diferenciado, faróis de neblina, multimídia com tela de 6,5 polegadas, entre outros.

Volkswagen Polo Highline 200 TSI AT 2020 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, ar condicionado automático, multimídia com tela de 8 polegadas, GPS, cluster digital, entre outros.

Volkswagen Polo GTS 250 TSI AT 2020 – Itens acima, mais motor 1.4 TSI, rodas aro 18 polegadas, spoilers, escape duplo, soleiras, pedais esportivos, bancos esportivos, interior personalizado, modos de condução, entre outros.

Polo 2020: preço

  • Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 – R$ 53.590
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI 2020 – R$ 64.170
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2020 – R$ 63.350
  • Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI AT 2020 – R$ 71.560
  • Volkswagen Polo Highline 200 TSI AT 2020 – R$ 83.030
  • Volkswagen Polo GTS 250 TSI AT 2020 – R$ 99.470

Polo 2020 – motor

polo 1

 

O Polo 2020 tem motores EA211 1.0 MPI com 75 cavalos na gasolina e 84 cavalos, ambos a 6.350 rpm, mais torques de 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm, respectivamente.

No Polo MSI, o 1.6 16V tem 110/117 cavalos a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, enquanto o 1.0 TSI tem 116/128 cavalos a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.

Por fim, o 1.4 TSI do Polo GTS tem 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm.

O câmbio é manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, com mudanças manuais na alavanca e volante (paddel shifts).

Desempenho

Novo Polo 1 3

0 a 100 km/h e velocidade final:

  • Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 – 13 segundos e 170 km/h
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI 2020 – 9,6 segundos e 193 km/h
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2020 – 10,5 segundos e 188 km/h
  • Volkswagen Polo 1.0 TSI AT 2020 – 9,6 segundos e 192 km/h
  • Volkswagen Polo 1.4 TSI AT 2020 – 8,4 segundos e 204 km/h

Consumo

Polo Beats: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Cidade e estrada:

  • Volkswagen Polo 1.0 MPI 2020 – 8,8/12,9 km/l e 10,0/14,3 km/l
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI 2020 – 8,2/12,0 km/l e 9,5/13,9 km/l
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI AT 2020 – 7,9/11,0 km/l e 9,6/13,8 km/l
  • Volkswagen Polo 1.0 TSI AT 2020 – 7,9/11,4 km/l e 9,5/13,9 km/l
  • Volkswagen Polo 1.4 TSI AT 2020 – 7,5/11,0 km/l e 9,6/13,7 km/l

Polo 2020 – manutenção e revisão

Polo GTS: detalhes, consumo, desempenho, fotos

O Polo 2020 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, mais revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, além das três primeiras serem gratuitas.

Troca-se óleo, filtros, velas, correias, além de verificação de itens da revisão e mais serviços, como alinhamento, balanceamento, funilaria, pintura, recall e higienização.

Polo 2020 – ficha técnica

vw polo gts

Motor1.0 MPI1.6 MSI1.0 TSI1.4 TSI
Tipo
Número de cilindros3 em linha4 em linha3 em linha4 em linha
Cilindrada em cm399915989991395
Válvulas4444
Taxa de compressão11,2:111,5:110,5:110:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndiretaDireta, turboDireta, turbo
Potência máxima75/84 cv a 6.350 rpm (gasolina/etanol)110/117 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)150 cv a 4.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm (gasolina/etanol)15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)25,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas e automática de 6 marchasAutomática de 6 marchasAutomática de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétricaElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 15 polegadasAço ou liga leve aro 15 polegadasLiga leve aro 16 polegadasLiga leve aro 17 polegadas
Pneus185/65 R15185/65 R15195/55 R16205/50 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.0684.0684.0684.068
Largura (mm)1.7511.7511.7511.751
Altura (mm)1.4771.4771.4771.477
Entre eixos (mm)2.5642.5642.5642.564
Capacidades
Porta-malas (L)300300300300
Tanque de combustível (L)52525252
Carga (Kg)432427 (MT) 407 (AT)433426
Peso em ordem de marcha (Kg)1.0581.083 (MT) 1.103 (AT)1.1471.214
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,330,330,330,34

Polo 2020 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.