Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Embora com preço salgado, o Polo Highline cumpre a missão da Volkswagen de oferecer um carro completo para o seu segmento, com destaque para o espaço, segurança e economia de combustível.


Quando lançado, o hatch compacto chegou para se tornar um dos mais vendidos da Volkswagen no Brasil. Para isso, a montadora trabalhou em estratégias com motores e versões para o Polo deixar para trás carros como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Honda Fit e o Toyota Yaris.

Ao final de 2020, analisando os hatches compactos mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Polo apareceu em quinto lugar. O modelo ficou atrás do líder Chevrolet Onix, do Hyundai HB20, Ford Ka e Fiat Argo, respectivamente.

Em sua 6ª geração, o Volkswagen Polo Highline é a versão topo de linha comercializada no Brasil. Por aqui, além da Highline, o hatch compacto é encontrado em outras versões: 1.0 MPI, 1.6 MSI e Comfortline 200 TSI. Além dessas, existe ainda o Polo GTS.

Confira abaixo todos os detalhes do Volkswagen Polo Highline!

Polo Highline – detalhes

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Mais sofisticado, é quase impossível não se lembrar do Volkswagen Gol ao ver o Polo Highline. De fato, ambos os modelos são parecidos (em específico na traseira). Diferentemente da versão europeia, a Volks fez algumas mudanças para atender o público local.

Uma das mudanças é a grade dianteira, que, por aqui, ficou maior. As modificações ocorrem com base em pesquisas com clientes brasileiros.

Quanto ao design, o Polo Highline ganhou proporções dinâmicas. O comprimento externo, a distância entre-eixos e a largura cresceram. Aproveitando as alterações nessas três dimensões, a equipe de design da Volkswagen aproveitou para deixá-lo mais “esportivo”.

Com a alteração na distância entre-eixo, a montadora conseguiu fazer o deslocamento das rodas para as extremidades e, assim, encurtar os balanços, consequentemente, gerando uma imagem de mais esportividade. No final, o carro ficou com: 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.

Utilizando plataforma MQB, o Volkswagen Polo Highline tem 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. O porta-malas, por sua vez, é de 300 litros.

Com essa base, o veículo ganhou mais espaço interno e acomoda bem os ocupantes, exceto para quem vai ao meio do banco traseiro. Quando estiver em piso irregular, alguns ruídos poderão ser perceptivos. Mas, de modo geral, o carro é confortável.

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Debaixo do capô, o modelo é equipado com motor 200 TSI. Vale lembrar que o número “200”, que está identificado na traseira do carro, vem do torque de 200 Nm do motor 1.0 TSI. Já o câmbio é automático de seis velocidades.

De série, essa versão topo de linha é oferecida com ar-condicionado digital, volante multifuncional, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, de tração e bloqueio eletrônico do diferencial.

No interior, o painel de instrumentos é todo digital, a central multimídia é de 8 polegadas, com possibilidade de espelhamento do celular via plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

No Polo Highline, a Volks priorizou os tons escuros. O painel ganhou cor cinza tungstênio em alguns detalhes e preto piano brilhante. Já os bancos são revestidos em couro (artificial), o que antes era apenas um opcional.

O Polo Highline, assim como em suas outras versões, é um dos carros mais seguros da América Latina. O Latin NCAP atribuiu ao hatch compacto o Advanced Award, que é destinado a automóveis que atendem critérios de proteção a pedestres.

Durante os testes, o Polo Highline recebeu nota cinco no Latin NCAP, com destaque para o impacto frontal, lateral e impacto lateral contra poste.

Polo Highline – equipamentos

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Os equipamentos oferecidos de série no Volkswagen Polo Highline são:

Segurança: “HHC” (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida, 2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros, 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central), Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), Detector de fadiga, Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top tether, entre outros.

Conforto: “Easy drive” – direção elétrica, “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, “Sit & Adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Luzes de leitura dianteira e traseiras, Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, Porta-luvas iluminado e refrigerado, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles” e detalhes em black piano, entre outros.

Visual e acabamento: “Aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, Antena no teto, Bancos revestidos em couro sintético “Native”, Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, Emblemas, Faróis duplos, Faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, Iluminação do porta-luvas, Iluminação no porta-malas, Manopla de transmissão em couro, Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, Pneus 205/50 R17, Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, entre outros.

Tecnologia: “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “Park Distance Control” – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, “RKA” – Indicador de controle da pressão dos pneus e Post Collision Brake, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Câmera traseira, Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, Faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática), Instrumento combinado digital (Active Info Display), Sensor de chuva e crepuscular, Sistema de som touchscreen “VW Play” com tela colorida de 10″ e App-Connect, entre outros.

Polo Highline – opcionais

Volkswagen Polo TSI Highline 2022

Desde o lançamento de sua linha 2020, o Polo Highline perdeu todos os opcionais e viu tais itens serem incluídos em sua lista de equipamentos de série. Na época, isso incluiu itens como bancos em couro, rodas de 17 polegadas, central multimídia de 8 polegadas, painel digital, entre outros.

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo Highline – preços

Veja abaixo o preço do Volkswagen Polo Highline TSI:

  • Polo Highline 200 TSI 2022: R$ 98.490

Polo Highline – cores

Confira as cores disponíveis para o Volkswagen Polo Highline:

  • Preto Ninja (sem custos adicionais)
  • Branco Cristal (sólida, por R$ 495)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.585)
  • Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.585)

Polo Highline – motor

O Polo Highline é equipado com motor 1.0 TSI (Turbocharged Stratified Injection) de 128 cv de potência e 200 Nm de torque (20,4 kgfm). Uma das vantagens desse conjunto mecânico é entregar muito torque em baixa rotação.

Além da topo de linha, esse conjunto mecânico também é encontrado na versão Comfortline e em outros modelos da Volks, como o Virtus e T-Cross.

O câmbio, por sua vez, é AQ250-6F automático de seis velocidades. E fornece mudanças rápidas e suavizadas. Para quem curte esportividade, as trocas de marchas podem ser feitas pelas aletas atrás do volante (shift paddles).

Com etanol, o Polo Highline faz 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 9,3 segundos se abastecido com gasolina. Quanto ao consumo, abastecido com gasolina, o Polo Highline faz 11,4 km/l na cidade (7,9 km/l com etanol) e 13,9 km/l na estrada (9,5 km/l com etanol), segundo a própria Volkswagen.

Polo Highline – consumo

Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro checados pelo NA, o Polo Highline TSI faz:

  • Consumo 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada;
  • Consumo 7,9 km/l de etanol na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Polo Highline – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do Polo Highline, segundo a Volkswagen:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com etanol;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.

Polo Highline – garantia e revisões

Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do Polo Highline:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 586,05
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 649,91
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 575,81
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.140,42
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 575,81
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 649,91
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 575,81
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.140,42
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 575,81
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 649,91

O valor total das revisões até os 60.000 km, o que serve de base como comparação com sua concorrência, é de R$ 4.177,91.

Polo Highline – ficha técnica

Motor Polo Highline

Highline 200 TSI
TipoEtanol e Gasolina
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas por cilindro4
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima Líquida Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500
Torque Máximo20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm

Transmissão

TipoAutomática de 6 velocidades

Tração Polo Highline

TipoDianteira 

Freios

TipoDisco ventilado na dianteira e disco na traseira

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente, braços sobrepostos
TraseiraEixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas 16″ Design Avalanche
Pneus195/55 R16

Dimensões Polo Highline

Comprimento total (mm)4.057
Largura sem retrovisores (mm)1.751
Altura (mm)1.468
Distância entre os eixos (mm)2.565

Capacidades

Porta-malas (litros) 300
Tanque (litros) 52
Carga útil (kg)447
Peso em ordem de marcha (kg)1.178

Polo Highline – fotos

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011