Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Nesta matéria, vamos falar sobre todos os detalhes do Volkswagen Polo TSI, um dos carros mais seguros da América Latina e uma boa opção para quem busca modernidade e bons equipamentos.


Você sabia que o Polo acumulou quase 42 mil unidades vendidas e foi o quinto carro mais procurado em seu segmento durante 2020?

Confira abaixo todos os detalhes do Polo TSI!

Polo TSI – detalhes

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

No Brasil, o Polo com motor TSI é comercializado em duas variações, a Comfortline 200 TSI e a Highline 200 TSI. Anteriormente, o modelo ainda tinha a opção Sense 200 TSI, destinada ao público PCD.

Além dessas opções, o hatch está à venda nas configurações 1.0 MPI, 1.6 MSI e a topo de linha GTS, que tem o motor 1.4 TSI amplamente usado pela marca em outros modelos. Se quiser saber mais sobre o Polo GTS, confira a matéria completa que temos sobre ele.

No mercado nacional, o Polo TSI disputa público com as versões completas do Fiat Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris, Peugeot 208 e Renault Sandero.

Em 2020, como dissemos no início da matéria, o Volkswagen Polo foi o quinto carro mais vendido no Brasil em seu segmento, ficando atrás de alguns dos concorrentes citados acima.

No geral, ele ficou na 14ª posição entre os automóveis (com 41.836 unidades), o que mostra uma queda acentuada em suas vendas quando olhamos para 2019, quando ele ficou confortavelmente entre os 10 mais vendidos.

O Polo mais barato hoje sai por R$ 66.120, com motor 1.0 MPI. Porém, se você busca especificamente pela configuração TSI, terá que desembolsar R$ 91.720 na versão Polo TSI Comfortline ou R$ 98.490 no Polo TSI Highline.

Entre os itens de série nas duas versões do Polo TSI, podemos destacar: sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), computador de bordo com display multifuncional plus e assistente para partida em aclive/subida.

Equipado com quatro airbags em todas as versões, o Polo TSI obteve nota máxima no teste de segurança do Latin NCAP. De acordo com o Programa de Avaliação, o hatch compacto conseguiu manter a integridade estrutural durante os impactos na frente, lateral, bem como lateral de poste.

O destaque ainda ficou para a proteção de crianças, graças às ancoragens Isofix e cinto de três pontos. Já a proteção de pedestre foi avaliada como “padrão” pelo Latin NCAP.

Polo TSI – versões

O Polo TSI pode ser encontrado nas seguintes versões:

  • Polo Comfortline 200 TSI 2022
  • Polo Highline 200 TSI 2022

Polo TSI – equipamentos

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI Comfortline 2022

Segurança: faróis de neblina com luz de conversão estática, assistente para partida em aclive/subida, sensor de estacionamento traseiro, dois airbags dianteiros e dois laterais para os ocupantes dianteiros, alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança (dianteiros), controle eletrônico de estabilidade, de tração e eletrônico do diferencial e fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX.

Conforto: banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, uma luz de leitura dianteira e duas traseiras, três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, ar condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga.

Visual e acabamento: palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico, colunas centrais externas com aplique preto fosco, manopla da alavanca de transmissão em couro, para-choques dianteiro, traseiro, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do Polo TSI, revestimentos dos bancos em tecido, iluminação do porta-luvas, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, suporte para celular com entrada USB para carga, rodas em aço aro 15″ e pneus 185/65 R15 e super-calotas “Sports”.

Tecnologia: direção elétrica, antena no teto, computador de bordo com display multifuncional, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, sistema de som touchscreen “VW Play” com tela colorida de 10″ e App-Connect, quatro alto-falantes e dois tweeters, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível e volante de direção multifuncional.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI Highline 2022

Segurança: ganha luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina.

Conforto: ganha ar condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, destravamento do encosto para banco dianteiro direito e manopla da alavanca do freio de mão em couro.

Visual e acabamento: ganha revestimentos dos bancos em tecido, pneus 195/55 R16, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, porta-luvas iluminado e refrigerado e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

Tecnologia: agrega “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e controle automático de velocidade (piloto automático).

Polo TSI – opcionais

Polo Comfortline 2022

Sem opcionais.

Polo Highline 2022

Sem opcionais.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI – preços

Veja abaixo os preços do Polo TSI:

  • Polo Comfortline 200 TSI 2022 – R$ 91.720
  • Polo Highline 200 TSI 2022 – R$ 98.490

Polo TSI – cores

Confira as cores disponíveis para o Polo TSI:

Comfortline e Highline

  • Preto Ninja (sem custos adicionais)
  • Branco Cristal (sólida, por R$ 495)
  • Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.585)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.585)

Polo TSI – motor

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Já o motor TSI (Turbocharged Stratified Injection) é o mesmo que equipa outros carros da VW (Virtus e T-Cross). Ele garante 128 cv de potência e torque máximo 200Nm (20,4 kgfm) com etanol ou gasolina, de 2.000 a 3.500 rpm.

Com isso, o carro pode fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (com gasolina).

No Polo TSI, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão. No turbo, ao invés dele espera o pistão puxar o ar, ele empurra o ar para dentro do motor, explica a Volkswagen.

Consequentemente, há mais economia de combustível, além de eficiência em desempenho.

Polo TSI – consumo

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro checados pelo Notícias Automotivas, o Polo TSI faz:

  • Comfortline e Highline: consumo 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada;
  • Comfortline e Highline: consumo 7,9 km/l de etanol na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Polo TSI – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do Polo TSI, segundo a Volkswagen:

  • Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com etanol;
  • Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI – garantia e revisões

Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do Polo TSI Sense, Comfortline e Highline:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 600,09
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 663,95
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 589,85
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.154,46
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 589,85
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 663,95
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 589,85
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.154,46
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 589,85
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 663,95

Polo TSI – ficha técnica

Motor 

Sense 200 TSI (PCD) – fora de linhaComfortline 200 TSIHighline 200 TSI
TipoEtanol e GasolinaEtanol e GasolinaEtanol e Gasolina
Número de cilindros 3 em linha3 em linha3 em linha
Cilindrada em cm3 999999999
Válvulas por cilindro444
Taxa de compressão 10,5:110,5:110,5:1
Injeção eletrônica de combustível DiretaDiretaDireta 
Potência Máxima Líquida Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500
Torque Máximo20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm

Transmissão Polo TSI

TipoAutomática de 6 velocidadesAutomática de 6 velocidadesAutomática de 6 velocidades

Tração

TipoDianteira Dianteira Dianteira 
Freios
TipoDisco ventilado na dianteira e disco na traseiraDisco ventilado na dianteira e disco na traseiraDisco ventilado na dianteira e disco na traseira

Direção

TipoElétricaElétricaElétrica
Suspensão
DianteiraIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostos
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Aço aro 15″16″ Design Avalanche16″ Design Avalanche
Pneus185/65 R15195/55 R16195/55 R16

Dimensões Polo TSI

Comprimento total (mm)4.0574.0574.057
Largura sem retrovisores (mm)1.7511.7511.751
Altura (mm)1.4681.4681.468
Distância entre os eixos (mm)2.5652.5652.565

Capacidades

Porta-malas (litros) 300300300
Tanque (litros) 525252
Carga útil (kg)447433447
Peso em ordem de marcha (kg) 1.1781.1471.178

Polo TSI – história

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Gerações do Volkswagen Polo

Lançado oficialmente em 1975, o Polo é um carro emblemático. No mesmo ano, em sua primeira geração, o carro surgiu como Audi. Naquela época, o hatch já estava em seu auge, com 500 mil modelos comercializados.

A segunda geração foi anunciada em 1981 e assim permaneceu até 1994. Com plataforma MK2 e duas opções de carrocerias, com modificações na traseira: a versão esportiva passou a ser chamada de Coupé. A versão que parecia com uma perua, foi batizada de Hatchback.

Na década de 90, o hatch ganhou um facelift, com novos faróis retangulares, uma mecânica aperfeiçoada, injeção eletrônica nos modelos 1.0 e 1.3 e outros itens de segurança.

A terceira geração do Polo foi lançada em 1994 com visual sofisticado e design arredondado. O conjunto mecânico era 1.0 e 1.2 proporcionando 45 e 55 cv de potência. Também havia uma opção turbodiesel 1.9, que gerava até 90 cv de potência.

Foi o Polo (ainda em sua terceira geração) o responsável pelo surgimento do Seat Ibiza, o primeiro modelo feito sob a tutela da VW. Outro originário foi o Polo Classic, lançado em 1997 e vendido no Brasil com motor 1.8 de 90 cv de potência. O modelo foi lançado para substituir o Derby.

Em 2001, a Volkswagen apresentou o Polo nacional. Permanecendo com os faróis arredondados e acabamento sofisticado. Em solo nacional ele ganhou motor 1.6 de 101 cv além de uma versão 1.0 16V de 79 cv potência. Produzido no Brasil, logo em seguida o Polo ganhou uma opção sedan.

Anos depois a Volks apresentou um facelift de 2006. Em seguida havia lançado o Polo GTI (importado). Um esportivo de três portas 1.8 20V turbo e 150 cv.

Renovado e lançado na Europa, a quinta geração não chegou ao Brasil. Portanto, ficamos apenas com 4ª até o ano de 2015.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Em 2010, a montadora chegou a apresentar um CrossPolo.

Em 2017 é lançada a 6ª geração com plataforma MQB A0 e motores 1.0, 1.6 e 1.0 TSI.

Polo TSI – fotos

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011