Finanças Governamental/Legal

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

O reajuste de 1,8% na gasolina autorizado pela Petrobras na última segunda-feira (27) de novembro fez com que o derivado de petróleo batesse recordes de preço. No Rio de Janeiro, terra desse escriba, não se acha mais gasolina em postos confiáveis e com bandeira por menos de R$ 4,39.


De acordo com o levantamento semanal da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante o período de 5 a 11 de novembro, o preço médio da gasolina comum em 3.097 postos foi de R$ 3,94, sendo o valor máximo encontrado de R$ 5,20.

Desde que a Petrobras adotou um novo mecanismo de preços e assustou muitos brasileiros, os valores dos combustíveis tem sofrido variações quase que diárias. Por isso, elaboramos uma checagem de fatos em torno das dúvidas mais comuns para esclarecer por que nossa gasolina é tão cara, mesmo com recordes de produção de petróleo.

O Brasil não é um dos maiores produtores de petróleo do mundo?

Sim, em meados deste ano o país era o décimo maior produtor de petróleo, à frente, pasmem, da Venezuela. Em setembro a produção atingiu 2.653 mil barris/dia. Mas petróleo cru não faz carro rodar: há uma diferença entre produzir petróleo e produzir derivados do óleo, que são os que efetivamente vão para os nossos tanques de carros.

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO (MIL BARRIS/ DIA)

1. RÚSSIA 10551

2. ARÁBIA SAUDITA 10460

3. EUA 8874

4. IRAQUE 4451

5. IRÃ 4067

6.CHINA 3980

7. CANADÁ 3679

8. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS 3067

9.KWAIT 2923

10. BRASIL 2515

11. VENEZUELA 2276

12. MÉXICO 2186

13. NIGÉRIA 1871

14. ANGOLA 1769

15 NORUEGA 1647

Fonte: EIA (ESCRITÓRIO DE INFORMAÇÃO ENERGÉTICA DOS EUA)

Seria o Brasil autossuficiente na produção de gasolina, como muito propagado? Não! o nosso parque de refino de petróleo não tem capacidade para atender a demanda pelos derivados e quase 66% do nosso óleo é considerado médio e pesado, o que dificulta e encarece ainda mais o refino.

Desta forma, o país é obrigado a importar combustíveis de outros países.

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

Por que nosso parque de refino não é suficiente?

Pura e simplesmente pela falta de planejamento estratégico de longo prazo (políticos, vocês servem pra quê?). Durante 30 anos, o Brasil não construiu uma única refinaria! Depois de Henrique Lage em São Paulo em 1980, uma nova refinaria só foi surgir no país em 2009, a Clara Camarão do Rio Grande do Norte.

E ao mesmo tempo que o país não investia em refino, incentivava a produção e venda de veículos. A consequência foi uma maior demanda por combustíveis que se traduziu em uma maior necessidade por importações- que, obviamente, sofrem com a variação cambial.

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

Por que só agora os preços variam tanto?

A partir de junho deste ano uma nova política de preços foi adotada, permitindo reajustes diários para que o preço da gasolina esteja alinhado com o que se pratica no mercado internacional.

Por muitos anos, a Petrobras importou gasolina por um preço mais caro do que vendia no mercado interno, assumindo os prejuízos que chegaram a dezena de bilhões e contribuíram para enfraquecer ainda mais as atuais combalidas finanças da empresa. Some-se a isso os escândalos de corrupção na estatal, impostos estratosféricos featuring ICMS que varia de estado para estado( o Rio de Janeiro possui um dos litros de gasolina mais caros do Brasil muito por conta do ICMS) e temos um cenário de preços dentre os maiores do mundo.

E adivinha quem paga a conta de décadas de descaso, falta de investimento e corrupção?

Os principais fatores que formam o preço internacional e o petróleo tem subido, e de outubro a novembro saltou de US$ 50 para US$ 57, enquanto o real se desvalorizou de R$ 3,12 para quase R$ 3,30, encarecendo em reais o preço do combustível.

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

Ainda assim, os tributos são os maiores vilões, como sempre, e respondem a quase a metade do preço!

Uma simulação feita pelo preço de R$ 3,75, R$ 1,76 são para tributos. Se o país adotasse a mesma carga tributária dos Estados Unidos, o litro do combustível poderia ser vendido por apenas R$ 2,54, 32% mais barato, apenas se reduzindo os tributos.

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$

Será que os preços vão continuar a subir?

Vai depender do comportamento do preço do petróleo e do dólar, ambos em tendência de alta. E você, como faz para minimizar o rombo no orçamento causado pelos constantes aumentos da gasolina? Coloca etanol? Deixa o carro na garagem? Foge pra Marte?

A impressão que fica é que tudo é desculpa para aumento: quando não é imposto, é dólar. Quando não é dólar, é Lava a Jato/ corrupção. Quando não é Lava a Jato/ corrupção é alta no preço do barril. Quando não é alta no preço do barril é inflação. Contudo, apesar de todos esses fatores citados, depois que o preço sobe, dificilmente volta aos patamares anteriores-como o pão francês!

E o salário, ó!

Fonte: R7

Por Gustavo Guedes

Por que a gasolina tem aumentado tanto? $$$
Nota média 4 de 2 votos

276 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

      • Eles sobem o etanol porque se manter barato, 70% da frota é flex, migrariam pra etanol e não teria suficiente pra atender a demanda, sendo necessário importar e subir mais ainda…
        Etanol no Brasil por enquanto dá mais lucro prós usineiros do que qualquer coisa…

        • Que deixe o mercado consumidor decidir! Se todo mundo for para o álcool, este subirá de preço, e aí, naturalmente o consumidor voltaria para a gasolina!!

          Agora, encontrar álcool custando 70% da gasolina é fato cada vez mais raro no Brasil! Só em estados produtores e olhe lá!!!

          • Bom, é um fato que esse país está se decompondo e isto em grande parte se deve a agentes políticos corruptos e suas políticas não voltadas aos interesses da população.

            Deve-se, entretanto, ter bastante cautela quando da utilização do termo “estado mínimo” como sinônimo de “eficiência” para não esbarrar na falácia polular de que a culpa reside no Estado ao oferecer serviços aos cidadãos, o qual é mediado pelos servidores públicos quando, de fato, o que está acontecendo é na verdade o reflexo da incapacidade legislativa e administrativa política implementadas pelos nossos “representantes”.

            No Brasil, país onde não há bons costumes domésticos de correição por meio de valores familiares e, aliado a isto, onde a instrução, educação e pesquisa deveriam ser basilares para a solução da grande maioria desses problemas, a utilização do termo “estado mínimo” nada mais é que a privatização em benefício de poucos “empresários sustentados pelos cofres públicos onde ocorre somente a “privatização dos lucros e socialização dos prejuízos”.

            Solução?
            A população deveria aprender a votar e cobrar resultados, a exigir mais investimentos em saúde, educação, pesquisa e, principalmente, a educar seus filhos em casa em vez de deixar a rede bobo exercer este papel.
            E isso simplesmente independe de partido político. Depende da população.

          • O álcool e o açúcar concorrem no mercado internacional, a ANP passou a regular pq os usineiros faziam o que queriam dependendo do preço de ambos (álcool e açúcar), o que implicava numa variação muito grande no consumo da gasolina e do álcool, impedindo qualquer tipo de planejamento a longo prazo na política de combustíveis.

        • Então qual o motivo de ter uma maioria da frota com tecnologia flex (que reduz a eficiência do sistema), se não pra deixar o povo escolher o combustível que tem melhor custo-benefício no momento?
          É realmente frustrante ficar submetido a um cartel desse tipo.

          • Pode ter certeza que a Tenologia flex não foi desenvolvida pro consumidor escolher o mais barato. É o marketing principal, lógico, mas por trás de tudo foi uma forma de equilibrar os preços e dar a ilusão ao povo de que ele tem a melhor escolha em mãos. Pra alguns até serve melhor também, pois se ele viaja, em alguns lugares o etanol compensa mais, e em outros é a gasolina.
            “Facilita” o uso nesse quesito, mas pode ter certeza que nunca foi uma tecnologia desenvolvida pra “escolher o mais barato”…

            • O flex só serve para os usineiros resguardarem mercado consumidor, para evitar repetição do que ocorreu após 1989: como naquele ano o etanol sumiu do mercado, mesmo com a frota nacional de carros alcool sendo de mais de 90%, após poucos anos a frota de carros alcool mingou terrivelmente, praticamente sumindo nos anos 90, e os usineiros perderam o mercado cativo de consumidores que tinham durante os anos 80.
              Com o flex, eles resguardam seu mercado consumidor, mesmo que o etanol suma das bombas ou fique com preço alto por algum tempo

          • e pior ainda é ter um carro não flex e se ver obrigado a comprar gasolina ainda mais cara para não correr riscos de abastecer mijo batizado (mais álcool que o limite permitido, coisa que carro flex teoricamente não sente diferença, mas um monocombustível sofre por não estar preparado para beber uma taxa elevada de álcool).

        • Uma certeza. Já trabalhei em posto de combustíveis e me questionava pq as vezes só o diesel vinha mais caro da refinaria e o dono aumentava logo tudo!?

      • Pior que o álcool não tem tido reajustes nas usinas. São os donos de postos que estão se aproveitando da situação da gasolina. Imagino que atualmente (donos de postos) nunca lucraram tanto com o álcool como agora.

        • Absurda essa resolução da ANP. Privilegia um punhado de FDP em detrimento de muitos.! Outra coisa, o demônio de nove dedos, e sua gorda louca, super-inxaram o governo, ou máquina pública( novas estatais inúteis, penca de contratações de funcionários etc) E para “desinxar”, precisa de bilhões para isso.(indenizações, processos etc) Hoje, vivemos um caos na máquina pública..

          • A política de aumentos diários foi em junho desse ano. Você que odeia tanto o governo golpeado que ficou 13 anos sem aumentar o combustível deveria pagar o dobro do preço por gostar dessa nova política do novo governo sem voto

            • Golpeado foi o povo, por essa política torpe de tentativa de controlar comodities com mão de ferro (pagando de bom moço e ferrando tudo no futuro). O mesmo aconteceu com preço da eletricidade com a Sra. Dilma. Tiro no pé, falcatruas, Petrobras quebrada, máquina estatal extremamente inchada, serviços meia boa, falta de competitividade externa, entre outros… e o povo agora pagando a conta da irresponsabilidade política de um governo socio-comunista. O caminho é deixar mesmo o mercado se regular. E nunca mais deixarmos governos desse tipo assumir o poder! Pelo amor do povo!

            • o governo populista ficou 13 anos segurando aumentos a custa de prejuízos e rombos imensos na Petrobrás, isso fora a roubalheira, concorrências fraudadas e propinas. A conta do populismo de 9 dedos está sendo paga agora.

        • O país ficou 13 anos sem aumento. Caos é essa política de aumento diário que você defende.deve ser funcionário do governo do aumento diário, só pode. Se não for não reclame, pague quietinho seus reajustes. E aí cade sua panela?

          • Controlando artificialmente p/ nao aumentar a inflação e se manter no poder, quebrando a Petrobras, ou seja, alguma hora essa “economia” feita nestes 13 anos ia ter de ser paga… E advinha quem vamos pagar?? Nao existe essa do preço nao variar se esta variando no mundo inteiro e a gente nao é auto suficiente em gasolina… Leia a matéria p/ pelo menos tenta analisar se faz sentido ou nao e pesquise mais…

          • Vocês comem merd*?

            O Brasil está COMPLETAMENTE ENDIVIDADO após esses 13 anos…
            PETROBRAS QUEBROU, Municípios QUEBRARAM, gastamos 30% DO PIB PRA PAGAR JUROS…

            30% DO PIB

            TRINTA PORCENTO DO P I B!!!!

            E vocês ainda acham que o PT é bom… vocês merecem algo bem pior do que o Brasil está hoje.. serio mesmo…
            Meu deus do CÉU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

            Não acredito no que eu leio… Meu deus do Céu!!!!!

        • Você devia pagar era 10 no litro gasolina por defender os reajustes.e vem com esses argumentos furados e batidos Conta a verdade você está adorando os reajustes e adora o governo que você ajudou a dar o golpe . Hein, hein?

          • Apesar de eu achar que o governo Temer é mil vezes melhor que da Anta, foi você que votou no Temer, não eu.
            Sabe por quê os impostos da gasolina são tão caros? Porque o governo tem que sustentar vocês, parasitas sociais.

            • É incrível como esses caras se esquecem que TAMBÉM elegeram o Temer, aliás, o pt só chegou ao poder graças à aliança como pmdb, caso contrário, nunca teriam ganhado as eleições. Mas isso não é surpresa já que a “memória curta”, a ignorância e o desejo de ser sustentado pelo Estado fazem parte do que é ser brasileiro.

                • Vocês? Para de esteriotipar cara. Qualquer um que seja contrário a sua posição política não significa ser esquerdista. O mundo não é feito de azul e vermelho, estude as ramificações políticas e vai entender que sua concepção de esquerda ou direita é falho. São poucos partidos políticos que se auto intitulam esquerda ou direita. Esquerda no Brasil é PCO e PSTU, talvez o PSOL. Não votaria nem em Lula, nem Dilma, nem Aécio, nem Alkimin, muito menos Bolsonaro aquele sujeito caricato. A política é feito de pessoas mal caráter, nesse sistema político não existe bonzinho, não se consegue governar sem apoio parlamentar, que por sua vez tem a maior quantidade de bandidos que qualquer presidenciável que passou por aqui. Gente que vota nesses crápulas em troca de água, botijão de gás ou benção divina (bancada evangélica). Um verdadeiro retrocesso humanitário, um ciclo vicioso sem fim de acabar. Para de ser enganado.

              • Muitos que votaram no Aécio nunca mais votarão nele novamente.
                Já os eleitores do molusco e da mosquita alcoólica, a maioria continuará votando neles ou em quem o partido mandar, não importa o que esses crápulas tenham feito ou ainda farão.

      • Na verdade eu não bati panela. Deveria é bater na cara desse governo comuna e enfiar a panela no rabo desses políticos que encheram o bucho dos eleitores deles de mortadela, que ferraram o Brasil em 13 anos esbanjando dinheiro que não existe, elevando imensamente a dívida pública, quando tiveram a grande oportunidade de tornar nossa nação melhor!

      • Eu juro que não acredito quando leio esses comentários…
        É zueira ou é serio?

        Porque você acha que o Brasil está completamente quebrado?!?!

        Meu deus do Céu…

    • Tenha o carro mais econômico possível, acho que só nos resta isso. Tenho um Ka 1.0 3 cilindros e, nesse ponto, estou adorando, gasta pouco. Tão falando que o Kwid gasta menos ainda.

  • Aí o aumento dos combustíveis faz com que aumente tudo no supermercado, no comércio… já que o transporte rodoviário representa uma boa parcela no sistema logístico do País. E “alguém” tem que pagar essa conta. Está complicado.

    • ” In this present crisis, government is not the solution to our problem; government is the problem.”
      Ronald Reagan – 1981
      Se mantivermos o status quo de politicos, nunca muda mesmo.

      • Qualquer legenda esquerdista tem que ir para vala, chega de esquerdismo, só lembrando que esquerdismo Fabiano do PSDB é até mais asqueroso que o esquerdismo do PT, pois tenta se camuflar do que não é para enganar

        • Exatamente, acertou na mosca. Libera importação de carro, gasolina etc. para você vê se os preços não começam a cair. Só que nenhum governo, pois estão todos de rabo preso, tem cul..ão para fazer isso.

            • É que do jeito q as coisas são colocadas, parece que inexiste esquerda liberal ou direita intervencionista. Eu particularmente acho esses rótulos muito reducionistas porque tudo isso é muito situacional. Roosevelt salvou os EUA da hecatombe na depressão com o New Deal, que foi claramente uma política Keynesiana, em contraste ao liberalismo de Herbert Hoover que estava “deixando” o mercado se equilibrar naturalmente mas a economia estava cada vez mais estagnada.

      • Que o conde drácula do inferno está melhor que a retardada ensacadora de vento, isso está, até porque não tinha como ninguém no lugar dela piorar, aliás como dizem : até um rato morto seria melhor que a doente mental, pois o rato morto somente não faria nada, e a mosquita não fazia nada e quando fazia era só merd# não acertava absolutamente nada.

        Pelo menos para memes aquela autista serve kkkkkkk

          • É que a “pioria” foi tão grande antes, principalmente no tempo da ensacadora de vento que não consegue concluir uma frase com nexo, que qualquer um que assumisse a presidência conseguiria fazer melhoria. Até eu, que não sou político, conseguiria fazer melhoria.

              • Claro, a população em sua maioria é ignorante, coisa que os petistas fizeram questão de manter: manter a massa ignorante. Tiveram a faca e o queijo na mão para transformar o país, e olha a porcaria que deixaram. Quem virou classe média voltou para trás já. O Temer é outra porcaria, não vai fazer nada e também está enrolado até o talo. Idem para Aécio e outras figurinhas políticas. Eu quero é toda essa corja presa e fora da política. Precisa de gente nova e comprometida, e o principal, sem ficha suja ou processos nas costas. Tá difícil.

              • 1) Onde eu disse que adoro aumento diário de combustível? Isso é conclusão sua.
                2) Menos pior deixar variando assim do que manter baixo artificialmente, pois uma hora a conta chega. Foi o que aconteceu. Aliás, aconteceu logo depois que a Dilma foi reeleita, e ela segurou os preços claramente para fins eleitoreiros, quando foi reeleita, os preços da gasolina começaram a subir sem parar.
                3) A Petrobrás foi tomada de assalto pelo vermelhinhos, agora, ela quer e precisa recompor o caixa, daí termos uma das gasolinas mais caras do mundo. Basta abrir o mercado que começa a ter concorrência, aí eu queria ver se a Petrobrás ia aguentar. Ela ia ter que se virar nos 30 para sobreviver.

        • Só lembrando, a mulher do ano é a Anita!! Que maravilha de País..Ainda bem que não temos o concurso”politico do ano”..Tenho até medo do que iam escolher!!!

          • A equipe de marketing dessa dançarina é fenomenal. Aparece em todos os meios de comunicação. Da minha parte não conheço nenhuma música desta senhora, pois meu ouvido não é privada de restaurante de BR.

            • Eu também não perco tempo, e nem machuco meus ouvidos, ouvindo essa lixaiada que a midia impõe para emburrecer o povo. Como vc diz, é baixo nível demais..

        • Isso é o que você le na cartilha elaborada pela shell e outras pra enganar você e justificar a entrega do petróleo aos estrangeiros como estão fazendo e escondendo isso de você que não sabia

          • Meu Deus, como sou ignorante! Bom mesmo é deixar uma fonte de dinheiro quase inesgotável na mão de políticos e fica repetindo para si mesmo que “o petróleo é nosso”.

            Diz aí campeão, quantas petroleiras existem nos EUA? Existe monopólio lá? Quanto eles pagam no litro de gasolina? O governo deles compra refinarias em estado de sucata e pagam caríssimo por isso?

          • QUE? Entrega do petróleo aos estrangeiros? Ah, aqueles que vendem baratinho essa commodity no mundo inteiro, pois são eficientes em todas as etapas de produção?

            Meu amigo, a matéria mostra que não temos nem capacidade de atender a nossa DEMANDA e estamos IMPORTANDO refinados DOS OUTROS…

            Cara, para e pensa… usa a cabeça um pouco…
            Leia a matéria denovo… deve ajudar.

      • O problema começou bem lá atrás e se aprofundou nos tempos do eneadáctilo e da ensacadora de vento, esses sim terminaram de destruir a coisa. O Temer mal teve tempo de destruir algo que já estava completamente destruído.

  • Hoje o barril de petróleo custa U$ 57,00. Já chegou a custar U$ 100,00 e a gasolina não custava R$ 3,00 o litro. E o dólar ainda era mais barato.
    Não tem lógica. A Petrobrás não segurava esse prejuízo todo.
    Some-se isso a ‘experteza’ dos donos de postos que aumentam o preço na bomba na mesma hora em que anunciam o aumento do preço na refinaria. Mas quando anunciam o decréscimo do preço, simplesmente o preço continua o mesmo…

    • Isso que mais me irrita. Quando o preço da gasolina SOBE, o reajuste nas bombas é imediato. Quando o preço cai, O VALOR NAS BOMBAS PERMANECE INALTERADO.

      • Meu amigo, eu já cansei de ouvir no jornal daqui.
        Quando os preços sobem, são repassados imediatamente ao consumidor pois “é estoque novo a preço superior”. Quando o preço baixa, o reajuste demora pois “ainda tem estoque a preço antigo”.

        Sério, toda vez é isso.

      • Posso responder por mim e minha empresa, que atua a mais de 20 anos nesse setor a gasolina sobe todo santo dia !
        Todo dia ela é reajustada para cima…em algum dos 5 dígitos que as companhias colocam após a vírgula
        Final de agosto início de setembro eu vendia gasolina a 3,69 hoje estou vendendo a 4,38 e sabe o que aconteceu com a minha porcentagem de lucro ? DIMINUIU !
        Acham mesmo que o preço diminuiu alguma vez nesse ano ? façamos o seguinte, quando sair uma notícia que o preço diminuiu eu posto aqui para você uma NF do dia anterior e do dia posterior… e vocês vão ver a mentira que é contada e vocês engolem, mentira maior que essa só mesmo gasolina aditivada

        • Amigo me tira uma dúvida. Vcs estão comprando o etanol mais caro, ou essa alta é somente para companhar o preço da gasolina e não deixar que o etanol fique mais vantajoso?

          • Isso ele não responde… Na verdade, é a mística que se instalou com a tecnologia flex no Brasil. O álcool tem 70% a menos de poder calorífico em comparação à gasolina, daí o preço se fixar em 70% da gasolina.

            O resto, é teatro. A venda de combustível é a atividade econômica mais cartelizada da Banânia.

            • Bem lembrado. Melhor que esse mito dos 70% só mesmo as propagandas que estão fazendo agora nas rádios, sugerindo mudar o abastecimento para o etanol e suas “””vantagens”””. “Seu carro pode render muito mais com etanol”. Ta $erto…

            • Meu caro amigo , hoje a grande maioria dos postos são bandeirados , sabe o que significa isso ? Que o preço que um posto shell (exemplo) paga na hora da compra o outro também irá pagar… se conseguir comprar em outra companhia o que não é permitido , uma vez que fica seu cadastro na ANP como posto bandeirado por tal fornecedora. Pode ter que pagar uma multa milionária por quebra irregular de contrato! Logo se eu compro ao mesmo preço à margem de lucro que é ínfima como eu vou trabalhar com preço diferenciado ?

              • A questão no momento, não é o preço diferenciado de outro posto, mas a relação 70% com o preço da gasolina. E sem essa que a margem de lucro é mínima. Nuca vi dono de posto pobre.

                • Meu amigo, para iniciar um posto do zero hoje , se gasta miseravelmente 1milhao de reais, quando o capital inicial investido é alto , como o dono vai ser pobre ? O que eu disse é que a porcentagem de lucro é baixa ! Você consegue entender o que eu digo ? Ou estou conversando com uma porta ?
                  Eu sou empresário, não tenho apenas posto de gasolina, tenho hotel , loja, parada de ônibus etc… posso lhe afirmar que a menor taxa de lucratividade é do posto de gasolina , são muitos encargos, gastos, sindicato , risco , segurança, salário bem acima do salário mínimo , exigido pelo sindicato , inmetro, ipem, inea… entre tantos outros encargos… o vilão meu caro não são os empresários , são os políticos !
                  E como eu disse , se eu compro o Etanol a um valor X , como eu vou vender abaixo desse valor ? Eu por acaso sou papai Noel ?!

          • Etanol nas companhias é caro ! A ANP não permite que eu vá até um produtor de etanol(usina) e compre direto , tem que ter um “atravessador” logo o preço aumenta, à margem de lucro é bem semelhante à da gasolina.
            Quando está na safra, o preço diminui, sim, e a demanda aumenta rápido, logo o preço aumenta…
            Eu assim como qualquer empresário no Brasil trabalha por lucro , você acha mesmo que se a margem de lucro é bem semelhante e o risco com etanol é menor eu vou ficar marjorando preço com a gasolina? Isso é falácia !

          • hehhehehe, Gasolina aditivada em modo geral, tirando PODIUM (BR) V-Power Nitro+ (Shell) e Octapro (Ipiranga).
            Tirando essas 3 específicas o resto é tudo enganação. sem exceção.

        • Amigo, a gasolina em postos Shell aqui no Abc Paulista chegou a R$2,89, mas tinha até mais barato. Ai depois o governo colocou acho que R$0,40 de imposto… mas chegou a baixar sim, ao menos por aqui. Tenho carro a gnv, e pago 2,29 com gasolina a 2,89, estava pouco vantajoso… agora no Shell a gasolina custa r$3,79

          • Em 6 meses para cá não ouve baixa no preço, só aumento.

            A propósito, alíquota de ICMS (imposto Estadual) em SP é a menor do País e a do RJ é a maior do país. Salvo engano se tem algum outro estado no país que trabalha semelhante, pois me concentro mais na região sudeste.
            Sei que a diferença gira em torno de 13%, e sim esse aumento de 6 meses para cá, não foi nada além de aumento de impostos !
            Pq o Dólar continua a mesma coisa, a mão de obra não recebeu aumento. Só imposto no lombo do contribuinte, afinal nossa carga tributária é baixa né

    • Pior que segurava o prejuízo sim. Na época que o barril custava U$ 100,00 o governo não deixou que aumentassem o preço do combustível. E agora estamos colhendo esses frutos

    • Uma coisa que nunca falam, é que quando se compra combustível a Petrobrás exige pagamento na hora, o caminhão tanque chegou no posto já tem que pagar, e o posto vai vender o combustível na maioria das vezes no cartão, recebendo só depois de 30 dias ou mais, ou antes com um belo desconto da administradora do cartão.
      Se o posto não aumentar logo o prejuízo é maior e a chance de quebrar é enorme, o lucro por litro de combustível é de poucos centavos.
      São raros os postos que conseguem alguns dias pra pagar a Petrobrás, até nisso essa empresa ferra com a gente.

  • Porque a gasolina tem aumentado tanto?

    Porque o governo é explorador e sanguessuga e acha que a única fonte de arrecadação existente é a gasolina. Não precisava de tanto imposto em cima dos combustíveis uma vez que, eles são essenciais para o dia dia do brasileiro e a alta do mesmo reflete imediatamente no preço de vários produtos, gerando efeito cascata e aumentando cada vez mais o custo de vida.

    • Esse é o principal motivo pelo qual eu espero ansiosamente pela popularização dos elétricos! E antes que venham me dizer que a energia está cara, etc, etc, planejo instalar placas foto-voltaicas em minha residência.

      • se não me engano, já foi feita reportagem dizendo a roubalheira foi tanta nessa refinaria que se mesmo que ela seja entregue e comece a produzir, nunca na vida útil dela seriam pagos os investimentos e os prejuízos causados.

        • Fora que foi feito tudo de qualquer jeito, e estão tendo que refazer muita coisa, pois o perigo de explodir é enorme, erro grosseiros de engenharia, parece que construíram pra nunca funcionar.

      • O governo sem voto que está entregando o país aos estrangeiros, com o apoio da imprensa que esconde o fato, agora está querendo privatizar até as refinarias. Se isso acontecer, o país ficará refém não somente do mercado externo em relação às cotações como também o mercado vai se apropriar do refino, atuar localmente e mexer mais ainda nos preços. Só nos resta torcer para esse governo fantoche do mercado acabar e a globo não eleger o próximo e nem fazer a cabeça das pessoas comuns para apoiarem outro golpe.

  • Na minha última abastecida (semana passada), paguei 2,69 aqui em Curitiba no etanol.

    Portanto, nada a reclamar.

    Estão dizendo que a produção de petróleo vai aumentar muito no Brasil nos próximos anos (finalmente vão tirar lucro do lendário — e quase folclórico — pré-sal)… A esperar.

    Uma coisa que estou sentindo falta é trabalhar com essa questão da produção de energia elétrica / investir em carros elétricos/híbridos a etanol.

    Um país reconhecido mundialmente pelas suas riquezas naturais e potencial hidráulico deveria trabalhar mais nessa área de geração de energia limpa (solar/eólica/hidroelétrica) e incentivar a produção local de carros híbridos (eletricidade/etanol)

        • Concordo no estado ser menor, não temos que nos apegar em estatais.
          Mas pensa bem, a energia elétrica se fosse vender tinha que ser para investidores do brasil, sou contra nesse caso vender pra fora.

          • Amigo, hoje o que dita as regras é informação e conhecimento. Você defende que a energia seja do estado, mas é só um hacker americano invadir o sistema do ONS e apagar o país todo. Não faz sentido, pois é uma ilusão achar que o Brasil controla algo por ser “dono”.

            • Acho que você ainda não entendeu.
              Falei que vendesse para investidores brasileiros.
              E o que tem a haver um hacker americano com essa história?
              Quer dizer que na mão dos chineses estará melhor protegida ? 😥

              • Você que parece não entender. Hoje em dia é tudo informatizado, sujeito a invasã . Não é mantendo na mão de brasileiro que estamos “seguros”. Nesse seu raciocínio deveríamos manter as telecomunicações todas com o governo, para evitar espionagem, rs.

        • Melhora essa conta, lá em 94/95 uma linha já estava perto disso, troquei meu celular por um Jeep, hj estaria por volta dos 100K.
          E nessa época uma linha fixa na no bairro da Cidade Tiradentes custava 30K pra ter ideia com 15K vc comprava um apto lá.

          • Me explica então por que o valor das linhas telefônicas baixou. Na verdade zerou, pois hoje não existe comércio de linha telefônica, enquanto que anos atrás era até declarada no imposto de rende e tinha gente que alugava.

  • Se o litro da gasolina fosse 2,50, todo mundo sai ganhando, até o governo com o seu roubo, a curva de laffer explica, quando mais “justo” o imposto, maior arrecadação tem.

    • Antes do Temmer subir ainda mais a alíquota de imposto da gasolina, a mesma era vendida aqui a R$ 3.39. Ele conseguiu piorar o que já estava ruim!

      Mas eu não culpo somente ele. TUDO que estamos passando hoje no Brasil é fruto da herança maldita dos 13 anos de DESGOVERNO dos Petralhas.

      MAIS imposto. MAIS empresas falindo. MAIS falta de óleo de Peroba pra passar na cara de Pau!

    • Se já vivemos o caos que vivemos, ruas entupidas e motoristas em carros gigantes com porta-malas gigantes pra carregar uma pessoa apenas, imagina se a gasolina fosse mais barata. O que tem que mudar é essa nossa mentalidade ridícula. Carro é a maior idiotice humana, sempre um trambolho gigante e pesado pra levar 1 pessoa em 90% do tempo. Hora de repensar isso. Por mim pode subir mais e muito pra ver se o povo acorda. No Brasil transporte coletivo é coisa de pobre, ao contrário dos países de primeiro mundo. Temos muito que aprender.

      • Frase típica da classe média paulistana:

        – “Fico 2h parado no trânsito, mas não ando de ônibus nem a pau”

        Não tô aqui querendo bancar a Marilena Chauí (mas já bancando…), que essa frase é típica, é.

      • Esses dia usei o carro no horário de pico cara me espantei, realmente não faz sentido algum usar carro pra 1 pessoa o futuro é transporte publico ou ate carro compartilhado ou mesmo uber. e de preferencia elétrico.

      • O grande problema é que carros no Brasil são caros para se ter e manter. Normalmente, a pessoa vai num que atende a todas as situações, embora apenas em raros casos seja o ideal.
        Quanto aos aumentos da gasolina, felizmente, troquei pela bike. Ainda vai um pouco de custo com eletricidade, mas em breve vou colocar um painelzinho solar e deixar de fazer minha “contribuição” para a indústria nacional.

    • Se juntar o sítio de Atibaia, com o Triplex do Guarujá, com os milhões e milhões das palestras, com o terreno para o Institulo Lul#, e com o dinheiro que foi pra CUBA, daria pra construir uma bela refinaria e reduzir o custo do combustível por aqui.

  • Pois e…..
    Sempre olhando os precos da gasolina e cada vez + subindo!
    Aqui a gasosa adv chegou aos 5 pratas, Podium 6 pratas! Comum 4,85!
    La em Petropolis a gasolina e pouco mais barata…. 4,60 a adv/ podium a 5,40!
    A taxa de ICMS aqui no rio e 31% para gasolina e 18% para diesel!
    SP o valor da gasolina = o do diesel! que e 18% ambos !

    Ta complicado!
    Tudo aumenta e o salario minimo esta pouco abaixo dos 1000 pratas!

    E agora povo?!

  • Excelente matéria, a solução para isso é acabamos com esses sistema ou a tomada do poder pelos militares. Essa republica ja acabou, e se alguém não erguer uma bandeira pelo nova Republica, vamos ficar eternamente fudid@s nesse pais.

    • E tem gente que ainda espera pela volta de Lulaladrão para melhorar para os ´pobres. A republica ja acabou, não existe uma instituição neste hospício que defenda o cidadão pagador de impostos no Brasil.

  • O pior nem é o preço, o pior é pagar caro e ter a gasolina adulterada, que com o tempo afeta seu carro, e aí se gasta mais dinheiro… roubaram muito a Petrobras, agora a conta chegou…

  • Não abasteço meu High UP! com gasolina a mais de 8 meses, com esses novos valores sai mais barato abastecer com etanol no meu caso, meu carro faz uma média de 14,2km/l de Etanol na cidade e 15,5 na estrada, gasolina nas mesmas condições minhas medições foram 16,8 na cidade e 18,9km/l na Estrada, no decorrer penso em colocar GNV, estou esperando apenas um KIT específico para o motor EA211 de 3 cilindros.
    Quem tem um Azera V6 mais antigo 2010 deve arrancar os cabelos ao ter que abastecer, inclusive esses carros estão desvalorizando e encalhando nas lojas, principalmente olhando a realidade dos proprietários que compram esses carros mais antigos, hoje comprar um carro deste é o maior erro que alguém pode fazer no Brasil, mico total.

      • Se for na estrada ou 70% de estrada e andando bem na maciota, faz sim. Já fiz 14 km/l com etanol com o Ka 1.0 3 cilindros que tenho, mas em estrada e andando a 100 km/h em média, ar desligado. Nas mesmas condições, com gasolina, já consegui 21 km/l.

      • Já fiz/faço 13km/L no meu voyage 1.0 tec. Só tem um segredo: Ar desligado e média de 80km/h, curtindo as músicas do app hehehe. Na gasola faz 18 na mesma situação. Detalhe: terreno plano e, obviamente, poucas ou nenhuma ultrapassagem.

      • Faz! Ar desligado e média de 90km/h com trânsito mediano, faz até mais, já cheguei a fazer 16,4km/l na cidade rodando a 70km/h, melhor dos mundos com o combustível aumentando sempre.

    • estou com meu Azera 2011 que tirei zero, aqui na garagem, uso ele todo dia pra trabalhar, e finais de semana é o Altima 13/14….. na minha empresa uso a Fielder 2005 AT pra trabalhar ou as duas kombis pickup , tenho empresa de moveis sob medida….. como assim vc vem falar que carros gastoes nao estao a procura, o pessoal manda whats pra mim perguntando se nao quero vender as barcas,,,,, as vezes na rua tambem…… a fielder realmente é mais economica faz 15,8km/l na estrada e motor 1.8 e 4AT,,,, a fielder ta com 700mil km…. as kombis ja viraram mais de 1 milhaos de km….. a kombi gasta mais que o Azera e o Altima junto, kkkk, mas só cobrar do cliente , assim funciona a vida.

      • Eu tenho sociedade numa agência de automóveis, este Azera só entra com uma margem de segurança muito alta, ainda assim nenhuma agência quer nos dias de hoje carros como este, é um carro que consome demais, as pessoas tem fugido e esquecido nas agências este tipo de automóvel, tente hoje vender seu carro numa agência de automóveis, vão jogar o valor bem abaixo do que seu carro realmente vale, faça o teste. Mesmo particular, a maioria que compra hoje não tem condições de arcar com a manutenção e combustível, vai comprar um azera para dar uma volta pelo bairro no Domingo e pagar prestação, já conheci todos os perfis de compradores, carros importados antigos é típico: “Olha eu tenho 5 mil para dar de entrada vc financia o restante em 60x ?”; isso o cara com uma renda de 2 mil Reais e com score 200 a 300.

    • Interessante que em 2014, depois da Dilmanta se eleger, a gasolina teve aumentos sucessivos… e a energia elétrica também, mas isso os pães com mortadela não se lembra né!?

        • Justamente, a pelegada tem que ficar calada!!! Passaram 13 anos no poder, deixaram inflação 2 digitos, 12 milhões de desempregos, fundos de pensão quebrados, Petrobras quase quebrada… petista devia ter era vergonha, pq acabaram com esse país. E agora, a conta somos nós que pagamos.

          • Essa é a desculpa do governo sem voto que você ajudou a colocar no poder. Tudo é culpa do PT, A compra de deputados pelo vampiro pra se manter no poder é culpa do PT, os ministros do PSDB no poder e culpa do PT, os aumentos diários do combustível é culpa do PT claro o seu governo atual só usa a caneta pra autorizar. Cara, o povo não é mais idiota pra engolir esse argumentos batidos, as pessoas já perceberam que foram emanadas, só não vê quem não quer ou quem trabalha pra esse governo

    • Se fosse uma privada sim. se fossem varias privadas seria banheiro publico.
      Serio, as pessoas acham que o capitalismo não é a solução baseando-se no governo Brasileiro que dificulta a vida do gerador de riquezas e do comprador com impostos. A maioria das pessoas ainda acredita que a solução do Brasil virá pelo decreto do presidente.

      • O problema é que brasileiro é doutrinado desde o jardim de infancia a considerar o governo o “dono” do país e a sempre se considerar o “cliente” do dono.

    • O que adianta ser pública? Só serve para se aparelhar ao governo, para servidores públicos serem corrompidos. Infelizmente, no Brasil a iniciativa privada é vista como vilã, mas é quem da emprego no Brasil.

    • Muito pelo contrário. Se fosse empresa privada o preço seria mais baixo, pois os custos seriam enxutos e o caixa da empresa não seria desfalcado com destino a alguns partidos políticos.

    • Pra mim o melhor exemplo de privatizaçao que deu certo é o setor de telecomunicação.

      Talvez vc nao se lembre, mas telefone fixo era considerado bem a ser declarado no IR. Linhas eram negociadas a 10 mil reais.

      Sem falar nos celulares, que tinham fila de espera pra linha. Privatizou, o preço subiu?

      • Raciocínio dos anos 90 pra justificar a privatização das refinarias que agora o governo sem voto quer empurrar, como se não bastasse entregar bilhões de barris de petróleo a menos da metade preço que vale. Volta lá pro seus chefes e pede melhores argumentos que esse não cola mais

        • Eu sou cidadão consumidor de gasolina. Meu carro não é flex, to me ferrando!

          Não ganho absolutamente nada com a Petrobrás sendo do governo.

          Me diga, você ganha o quê com a Petrobrás sendo estatal? orgulho de ser brasileiro “o petróleo é nosso”? Cabide de empregos?

          Podem enregar tudo pros gringos mesmos, é melhor do que ela ter o patrimônio dilapidado por quadrilhas de políticos.

          Quero mais é que privatize mesmo,

  • Essa dos 30 anos sem construir refinarias eu não sabia. Só pode ter caroço nesse angu por que o número de plataformas de petróleo construídos nesse período (não tenho os números) deve ter sido considerável. Melhor não tentar entender.

  • Por vários motivos:

    – O PT quebrou a Petrobrás, que agora precisa fazer caixa
    – Existe monopólio estatal no refino de gasolina. Independente do posto em que vc compra gasolina, ela foi refinada pela Petrobrás
    – Praticamente 50% do valor da gasolina é imposto
    – O comunista Aldo Rebelo conseguiu passar uma lei em que os postos são obrigados a ter frentistas. Um posto não pode ter sistema self-service (o que poderia tornar o preço do combustível mais barato)

    A solução é privatizar a Petrossauro, desregulamentar o setor e fechar a ANP.

              • Fiscaliza mesmo? Quantos fiscais seriam necessários para fiscalizar todos os postos do Brasil com certa frequencia? A ANP dispõe desses fiscais (já adianto que não possui)? Quanto custaria manter todos esses fiscais? Você estaria disposto a pagar mais imposto para manter esses fiscais? Qual a chance de um fiscal desses ser subornado?

                Você tem uma falsa sensação de estar protegido pela ANP. Aqui na minha cidade o IPEM cansou de lacrar postos que estavam adulterando a bomba para entregar menos combustível. Sabe o que aconteceu? Os donos pagaram as multas e reabriram os postos.

                A melhor coisa que vc pode fazer para se proteger de donos de postos inescrupulosos é trocar de posto.

    • Obrigação de ter frentista é o fim da picada mesmo, somente um assno pra apoiar uma coisa dessas. Em países sérios, os antigos frentistas se aprimoraram e hoje estão fazendo algo produtivo para o país, ajudando no desenvolvimento.

    • A Petrobras detém o monopólio no refino porque ninguém tem interesse em investir na construção de uma refinaria privada. A única que temos é a Refinaria de Manguinhos no Rio de Janeiro e mesmo assim porque ela já existia desde a década de 60.

      • Já parou para pensar pq ninguém quer investir? Será pq o governo tem o poder de estipular o preço dos derivados de petróleo e assim inviabilizar o investimento de terceiros?

        A Petrobrás não tem só a refinaria de Manguinhos, tanto que a maior é a Replan de Paulínia.

        • Eu disse que a única refinaria PRIVADA é a de Manguinhos no Rio de Janeiro. E por que o governo iria querer inviabilizar o investimento de terceiros no refino? Pra ter o monopólio do prejuízo na gasolina? Não faz sentido.

          • Não havia entendido que ela era privada. Já ouviu falar de dumping de mercado? Vc sendo maior e mais poderoso que seus concorrentes baixa o preço de modo que tanto vc quanto eles tenham prejuízo. A diferença é que vc suporta ter prejuízo por um tempo, os novos de mercado não. Eles fecham as portas, vc continua de pé. Uma vez que vc fique sem concorrentes, cobra o que quiser de volta.

  • Outro bom motivo foi a Petrobrás ter sido usada pelo governo petista para fazer política econômica, fazendo do preço de combustíveis instrumento de controle da inflação.
    Esse tipo de coisa não costuma durar muito tempo. Todo mundo acha maravilhoso pagar gasolina barata enquanto o “governo” banca a brincadeira com…….o nosso dinheiro!!!
    Outro motivo da nossa bendita gasolina ser cara são os elevados custos de extração, geralmente em alto mar e a grandes profundidades. Some a isso toda a logística de distribuição num país continental e teremos um produto caro. Apenas como exemplo, na maioria das cidades do interior do país os combustíveis ainda são transportados por caminhões, quando países desenvolvidos usam ferrovias ou mesmo dutos. É como vender querosene em lombo de burro em pleno século 21!
    Adicione os impostos altíssimos que os estados metem sem piedade, como se combustível fosse produto de luxo.
    E para abrilhantar a tragédia, pagamos no couro a verdadeira demolição que o PT e seus capangas do PMDB praticaram na economia.
    Brasileiro precisa largar dessa mania de achar que Petrobrás é “patrimônio nacional” ou que é “propriedade do povo”. É uma empresa que exerce um monopólio tenebroso e que fecha o mercado para a livre concorrência, concentrando todos os investimentos nas mãos de uma patota que só sabe mamar e encher os bolsos.
    E tenho dito!

  • Não tem como coloca etanol, ele,sempre sobe junto com a gasolina em minha cidade. Nunca fica vantajoso abastecer com ele, o cartel nunca deixa ele ficar barato em minha cidade(Feira de Santana – Bahia).

  • O que não foi falado na matéria, é que nossas refinarias são para petróleo leve que é importado, e o nosso petróleo é o pesado, que tem que ser refinado no exterior.
    O petróleo leve é mais caro que o pesado, logo nunca a conta vai fechar, até se construírem refinarias para petróleo pesado, pela rapidez dos governantes, elas só ficarão prontas quando não existir mais nenhum carro movido a suco de dino.

  • ALCOOL: Nos 2 postos que abasteço em BH o preço do alcool sempre beira os 70% da gasolina, ou seja, está sempre no limiar de não valer a pena. E como a autonomia do alcool é menor, ninguém abastece com alcool! Ou seja, pra que aquele investimento todo do governo Lula e cia em usinas de alcool (antes havia lavouras de batata, soja,etc, agora só cana em alguns lugares), $ de BNDES em cima, etc???? Pra que?
    O preço parace portanto que não é livre, isto é, existe é uma falsa concorrência entre gasolina e alcool.

    Como sempre digo: o Brasil não precisa de menos capitalismo, precisa é de mais!

    Quando os preços não seguem o mercado, alguém que não tem nada a ver com a história (ou com o consumo deles) paga o preço.

  • Gustavo Guedes, fica aqui os meus parabéns pelo excelente artigo. Sem adentrar em detalhes extremamente técnicos e ou “mais profundos”, entendo que deixou claro o que ocorre em nosso país. Basicamente: incompetência, populismo e corrupção. Combustível é apenas mais um reflexo dos três itens citados anteriormente, pois encontramos o mesmo na segurança, saúde, ensino e afins.

    Por fim, as coisas no Brasil são assim: há rombo porque ficam comprando votos, “apoio”, mordomias e afins para classe política e outras? Há! Vamos fazer uma limpa em cargos indicados, em estatais, ministérios, acabar com os super salários e afins? Não! Vamos aumentar os impostos….essa é a lógica maravilhosa adotada no Brasil. Pior é saber que há pessoas que apoiam essa corja.

  • Eu me abalo com esse cenário. Não sei o que fazer. Sinceramente. Deixar de andar de carro eu já tenho feito faz tempo. País maldito. Políticos vagabundos, gente corrupta. Voto nulo eternamente, cansei.

  • E o pior…. aqui no Brasil vc compra um litro de gasolina e só recebe 730 ml pois 270 ml é Etanol….seria o mesmo que vc comprar 1 litro de leite e 27% ser água….Ai os usineiros tem liberdade de escolher se querem produzir Etanol ou Açúcar…. logico que ele vão produzir o que for melhor para eles, não ha uma politica de regulamentação nesse mercado. Outro absurdo são os carros FLEX…. são carros que não aproveitam o bom do Etanol (Potencia x Taxa de compressão x Preço) e tão pouco da Gasolina…. Tenho um conhecido que mora na tríplice fronteira, ele vai na Argentina, paga R$2,57 na gasolina PURA …num posto da Petrobras !!!!

  • Participei de um evento com um economista no início de 2017 e na ocasião ele disse que com esta estratégia privada da Petrobrás e a privatização da BR Distribuidora a previsão é a gasolina chegar ao patamar de R$6 e de lá não baixar.

  • Tem que aumentar mais. Tem que aumentar o gás, aumentar a gasolina, aumentar a luz, aumentar tudo. Eu acho pouco, tomara que a gasolina chegue aos 6 reais o litro, tá demorando. A lava-jato tá consertando o país, estou gostando de ver. Está muito bom.
    Viva os Estados Unidos da América, viva Sérgio Moro, Viva Romero Jucá, viva eles tudo!

  • petralhagem à solta soltando suas pérolas do saber, à moda dilmandioqueira
    Lava jato causou os problemas da Petrobras…pfff
    A mesma coisa que dizer é melhor deixar um doente ser parasitado por vermes do que dar remédio para expelir tudo

    • Talvez eu tenha me expressado mal. A Lava a Jato, per se, náo causou os problemas, ela está ajudando a sanar muitos.

      Porém, tudo o que a Lava a jato expôs, como por exemplo corrupção endêmica, superfaturamento, Passadena etc esses sim são os problemas.

      Não é muito dificil de entender como a lava a jato “prejudicou” a BR e o sentido dela ter sido citada no artigo.
      Mas vamos, lá, eu desenho pra você:
      Após as investigações, as açoes despencaram, tiveram que vender ativos para cobrir dívidas etc.
      Perder $ nao é prejudicar?

  • Na minha opinião só teremos gasolina de boa qualidade e mais barata no dia em que abrirem o mercado para a exploração, refino e produção de gasolina, bastando para isso quebrar o monopólio da petrobras. Como assim? Privatizando-a ou extinguindo-a! Estatal sempre será o grande problema para um país corrupto e engessado como o brasil! Uma empresa que absorve péssimos gerenciadores e que sofre com o protecionismo ideológico jamais fará com que o preço do combustível seja justo para todos! E acaba sendo a Petrobras quem dirige a economia do país já que toda e qualquer demanda por logística é dependente de rodovias e caminhões e que estes são os principais dependentes do combustível por ela oferecido! Nos EUA o acesso ao combustível nunca esteve tão bom quanto agora! Isso explica a procura por veículos com motorização maior e de segmentos como SUVs e Pickups por lá! Vivemos no brasil um tempo de escassez forçada, não por falta de combustível e sim por conta das políticas implantadas por essa estatal pesada e ineficiente! Como se não bastassem os tributos do brasil estarem entre os mais altos do Mundo, acabamos pagando a gasolina percapta mais CARA DO MUNDO!

  • …sem falar que, o governo “reajusta” e o SINDICOM ( uma verdadeira mafia)…redobra esse reajuste, por conta….mantem os preços semelhantes em redes controlada por eles…ouvi na radio CBN, que o Procon exigiu ( POSTOS), que os preços do Etanol, voltassem aos patamares do mês de julho….popis não havia motivo pra tanto aumento no mesmo….?????ATÉ AGORA NADA!

  • “enfraquecer ainda mais as ***atuais combalidas finanças da empresa.*** ”
    Atuais eu não concordo:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1935160-petrobras-lucra-r-266-milhoes-no-terceiro-semestre.shtml
    “A Petrobrás teve lucro de R$ 266 milhões no terceiro trimestre…… Foi o quarto trimestre consecutivo com resultado positivo. No Acumulado do ano, a Petrobrás soma R$ 5 bilhões de lucro…”

    Por mais que eles estejam revertendo os prejuízos acumulados nos anos anteriores, o olho deles está muito grande. E se essa política de preços da gasolina tivesse esse impacto avassalador mesmo no resultado da empresa, o preço das ações dos caras não teria fechado hoje praticamente no mesmo valor de 05/09/2016. Lembrem que o controlador da empresa continua sendo o Governo Federal e eles utilizam o preço dos combustíveis como política monetária e fiscal. Gasolina super cara gera superávit fiscal e contenção de consumo.

      • O valor absoluto da dívida não interessa! Se vc vir na matéria os índices, vc vai ver q eles estão fazendo o dever de casa. Net Debt over Equity de 53%, ou seja, ela deve metade do valor de mercado dela. E o perfil da dívida dela é todo de longo prazo: devem ser financiamentos internacionais a juros muito baixos, debêntures, etc… Agora o pulo do gato está no Net Debt over Ebitda que foi reduzido em um ano somente, de 4,49 para 3,23, ela está consistentemente ganhando mais $$$ do que dívida. Fora q ela está com 81bi em caixa. Empresa sem dívida não cresce. O importante é que o retorno do investimento q ela faz com essa dívida seja mais rápido e maior q o custo e o prazo dela.

          • Depende do perfil da dívida, dos ativos que foram comprados com o dinheiro da dívida e o retorno que eles geram. Vc sabe qto $$$ e tempo uma empresa de petróleo gasta na frente para “achar” petróleo e depois produzir? Quem quer rir, tem q fazer rir. Senão vc vai ter q usar o seu próprio capital para investir, que normalmente não é suficiente. Empresa de petróleo não é quitanda. Se vc fosse acionista da Petrobrás, vc ia querer colocar do seu $$$ na empresa para poder explorar um poço no Pré-Sal e receber dividendos 5 anos depois, um pouquinho por ano?

    • Vc quer 40% de imposto de renda e 30% de imposto na herança?? Pq o povo aqui gosta de comentar os impostos americanos no consumo, mas esquece que na renda e herança eles cobram bem mais que o Brasil. E la ainda assim se paga por saúde, universidade publica nao e gratuita, r por ae vai…

      • amigo, lá se paga por mes uma valor muito abaixo do que se paga na UNIMED , é pago, mas funciona, ngm morre em Filas. Do que adiante ter um serviço gratuito que não funciona?A gasolina aqui , quase metade do seu valor é imposto, e ai? ta certo? Um carro top zero lá como civ custa na faixa de 20 mil dolares, e aqui? O mesmo carro custa quase 100 mil. Já morei fora e digo que aqui somos escravos do governo. Só quem ganha acima de 5 mil que tem uma vidinha um pouco mais suave.

        • Eu te expliquei amigo, aqui se paga alto no consumo pq o imposto e baixo na renda e herança. Quem tem mais grana aqui vai aceita paga 40% dela e 30% de sua herança pro governo sera? Pq se aceitassem, e ainda pagassem por Universidade pública e saúde etc.. com certeza o imposto nestes produtos que vc citou aqui seriam bem baixo. Entenda, uma coisa compensa a outra.

  • É um absurdo. Essa de incentivar a venda de veículos e aumentar o preço do combustível por falta de investimento em refinarias, é uma facada no jugular.. O pior que nós brasileiros ainda temos a ideia de sermos aquele povo pacato e “bonzinho”. Tá na hora da gente reverter essa situação e começar a tirar esses merdas do poder. Todos eles. Independe de partido. Vamos parar com essa idiotice de “direita” e “esquerda”, por que isso não leva a canto algum, exceto a mais e mais recessão. Agir agora e colher bons frutos é que deveria ser o lema e não ficar jogando com esse ou aquele partido. Obviamente que lugar de bandido é na cadeia.

  • Esse País realmente não tem jeito. Há sempre interesses escusos por de trás de cada medida. É incrível e o povo sempre refém de algum suposto salvador da Pátria. Por que não se investiu em refinarias para tornar o país auto suficiente nos derivados de Petróleo? E agora, com a economia em frangalhos, com índices de desempregos recordes é o povo brasileiro que tem que pagar esta conta? Acredito que seja impossível mudar algo com algum político desses que temos aí, se você elege um cara descente para governar ele terá que vender a alma para o capeta. A “doença” aqui é sistêmica e verte como água!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email