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Por que alguns carros tem dois escapamentos?

Por que alguns carros tem dois escapamentos?

Você já deve ter visto sedã, hatch, perua ou mesmo SUV com duas saídas de escape. Alguns mais exclusivos chegam a ter quatro bocas no escapamento. Mas, por que alguns carros tem dois escapamentos? Realmente é uma pergunta que muita gente já deve ter feito ao se deparar com um carro assim. Basicamente, existem duas finalidades para as saídas separadas. Uma é estética, a fim de deixar o carro com visual mais agressivo. A outra é mais prática, sendo uma forma de se buscar mais potência e torque, geralmente em motores mais potentes.


Obviamente você deve lembrar do Fusca. Afinal, quem não se recorda dos dois canos cromados que saíam sob o para-choque laminado do icônico besouro? Pois é, os tempos do clássico da Volkswagen passaram e agora todo carro comum, que não tem muita potência e que é barato na maioria dos casos, utiliza somente um escapamento. O objetivo é apenas expulsar os gases da combustão, enquanto os mais potentes, esportivos e de grande performance fundamentalmente possuem dois.

Por que alguns carros tem dois escapamentos?

Um carro barato e fraco em termos de potência, que ousou ter duas saídas de escape em termos modernos, no mercado brasileiro e exterior, foi o Chery Cielo. Ambas eram funcionais, mas tinham mais função estética do que propriamente em virtude de um aumento de potência e torque, que até ele merecia no caso.


Mas, atualmente, com a pressão ambiental se tornando cada vez mais forte em diversos mercados, as saídas de escape com duplo efeito (tanto decorativo quanto em termos de performance) estão sendo ocultadas, mas continuam presentes. Sobraram apenas as molduras alusivas aos canos de descarga.

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Funcionamento do escape

Antes de tudo, precisamos saber: qual é a função do escape? O objetivo primordial do escapamento é dispensar na atmosfera os gases não aproveitados na combustão do motor, que é gerada pela mistura ar-combustível injetada na câmara, a fim de que a explosão empurre os pistões, dando assim movimento ao virabrequim. Dessa forma, através das válvulas e coletor, os gases são lançados para fora do veículo através de uma, duas ou mais saídas.

Mas, a funcionalidade do escapamento vai muito além. Ele também permite reduzir o ruído provocado pelo motor, a fim de atender as normas de emissão de ruído e também para dar mais conforto ao condutor e passageiros durante as viagens. Outro benefício do escape é a redução na emissão de poluentes com a presença do catalisador, que filtra a maior parte das partículas nocivas à saúde humana e também ajudam a reduzir o impacto da poluição sobre a atmosfera.

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Também, o dispositivo tem como função ajudar a preservar o motor por um longo tempo, característica já desenvolvida com o projeto do carro. Ou seja, escape modificado tem a tendência de alterar profundamente a vida útil original do carro. O sistema foi desenvolvido igualmente para reduzir o consumo de combustível, que é o objetivo primordial de muitos carros disponíveis no mercado.

Mas, alguns automóveis apresentam o escape chamado “esportivo”, que possui um ronco mais grave e até saída dupla no mesmo cano. Não é preciso ser um produto assim tão potente ou de alta performance para ter direito ao escape duplo ou mesmo duas bocas separadas, como já mencionamos, mas esteticamente funciona bem, dependendo do estilo do automóvel. No entanto, o escapamento também propicia ganho em termos de potência e torque quando possui duas saídas, mas somente quando o motor é dimensionado para isso. Alguns, quando equipados com motores V6, V8 ou maior, possuem sistemas separados.

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Em busca de potência e torque

Nos carros de alta performance ou naqueles em que o motor foi preparado, a busca por potência e torque resulta em um sistema de escape dimensionado para o que se espera em desempenho. Isso significa que duas saídas de escapamento serão necessárias para que a expulsão dos gases aconteça mais rapidamente. Assim, com entradas para captação de ar de admissão maiores, o motor vai produzir melhor mistura ar-combustível, podendo assim expelir mais rapidamente os componentes resultantes dessa combustão mais rica.

É por conta disso que os fabricantes de carros esportivos ou de alto desempenho, sempre adicionam duas saídas de escape para que o carro tem mais cavalos disponíveis e força extra em rotações mais baixas. E de quanto é esse ganho? Isso varia de acordo com marca, modelo ou mesmo ano de fabricação, inclusive dependendo do tipo de motor usado. Geralmente ele varia de 15% a 20%.

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Para melhorar o ronco, alguns escapamentos com duas saídas possuem dispositivos eletromecânicos ou ressonadores para ampliar o som ou mesmo deixa-lo mais grave. Um exemplo interessante é do Audi TT, que tem duas saídas, mas em marcha lenta ou em baixa rotação, apenas uma delas funciona.

Em alta, a outra é aberta e o ronco fica bem esportivo. No Ford Mustang, por exemplo, são quatro opções diferentes de som, inclusive um silencioso para não perturbar a vizinhança. No Fusca TSI, havia um ressonador para que o som reverberasse no porta-malas, como forma de lembrar o modelo clássico de motor traseiro.

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