Combustíveis Segurança

Por que carros com GNV explodem?

gnv-explosao Por que carros com GNV explodem?

Um carro explode em um posto de combustíveis e ele usava GNV. A pergunta do título é importante, visto que casos como este vez ou outra ocorrem e assustam! Na internet, vídeos nas redes sociais chamam a atenção e muitas pessoas acabam se questionando se é ou não seguro ter um carro com GNV.



Riscos existem em diversas áreas e mesmo os combustíveis mais comuns, como gasolina, etanol ou diesel, também oferecem perigo se não forem manipulados da forma correta ou se algum problema ocorrer com o sistema de alimentação do veículo, por exemplo. No caso do gás, especialistas dizem que uma explosão só ocorre se houver um defeito no kit instalado no veículo ou se o equipamento de abastecimento no posto estiver com pressão fora do padrão.

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Como é o GNV?

O GNV (Gás Natural Veicular) é um combustível bastante eficiente em termos econômicos, sendo o impulsionador de muitos veículos no país, especialmente táxis e motoristas particulares ou de serviços de transporte por aplicativo. No estado do Rio de Janeiro, a concentração de carros com o chamado “kit gás” é enorme.



Muito difundido em outros países, especialmente na vizinha Argentina e na Europa, o GNV é o Gás Natural Veicular, que é uma mistura de hidrocarbonetos leves. Em alguns países, ele é chamado de Metano, mas não por acaso. O gás incolor (CH4) mencionado é o principal componente do GNV, cuja concentração mínima é de 87%.

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Extraído de rochas porosas no subsolo, este combustível geralmente é obtido junto com o petróleo. A Bolívia é, por exemplo, um grande exportador desse tipo de gás. A forma gasosa conhecida existe em temperatura ambiente e ao ar livre, mas precisa ser pressurizada para armazenamento e uso. Vendido por metro cúbico, o GNV neste caso equivale a 1,22 litro de gasolina.

Como tem uma queima mais lenta que a gasolina, por exemplo, o GNV possui uma mistura ar-gás mais fraca e isso resulta em mais tempo para ignição. Um atraso no sistema de ignição do motor permite dar tempo ao gás para inflamar-se. Alguns kits utilizam injeção de gasolina para acelerar a ignição da mistura.

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Em sistemas mais modernos, como o de quinta geração, possuem um gerenciamento eletrônico que permite baixar a pressão do gás do cilindro para que o combustível seja injetado nas câmaras de combustão por meio de bicos injetores semelhantes aos da gasolina/etanol. O módulo lê a razão de injeção dos bicos originais do carro e a converte para injeção de gás.

Como os demais parâmetros para injeção de gasolina e etanol não são alterados, o motor rende normalmente quando funciona com eles. Porém, por conta da queima mais lenta, o uso de GNV reduz a potência do motor. Como exemplo, o Grand Siena Tetrafuel (foto abaixo) tinha até 88 cv no motor 1.4 Fire, enquanto com GNV, a potência cai para 75 cv.

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Vantagens

O motivo para que muitos proprietários de veículo troquem etanol, gasolina ou diesel pelo GNV é o custo desse combustível, cujo metro cúbico é mais barato que as demais opções. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o m3 de GNV tem preço médio de R$ 2,27, enquanto o litro da gasolina custa em média R$ 4,65. O etanol fica em R$3,61. Atualmente o preço do gás natural está atrelado à cotação do mercado internacional.

Mas não é somente isso, existem incentivos fiscais e tributários, dependendo de estado e município, que tornam essa opção mais atraente. No estado do Rio, o IPVA para veículos movidos pelo gás natural veicular tinha alíquota de 1% até 2015, quando houve um aumento para 1,5%, servindo como um incentivo enorme para os motoristas. O estado concentra quase metade da frota brasileira movida por GNV, estimada em cerca de 2 milhões.

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A vantagem econômica para quem abastece varia de 52% a  66% dependendo do valor pago pelo m3 de GNV e o consumo médio fica em torno de 13,2 km/m3. Há uns cinco anos atrás, quando o Brasil vivia um período de expansão na oferta de gás, especialmente por conta da importação boliviana, que abastecia até um conjunto de termelétricas em algumas regiões do país, chegou-se a lançar no mercado automotivo versões de modelos abastecidos também por GNV, tais como Fiat Siena Tetrafuel e Chevrolet Astra Multipower, por exemplo. A importadora CN Auto, por exemplo, vendia a van Topic já com o kit gás instalado.

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Porém, a crise política na Bolívia reduziu enormemente a oferta de GNV no mercado e regiões onde o combustível acabara de chegar e não era tradicionalmente utilizado, acabaram vendo o gás desaparecer de seus postos, que acabaram deixando o negócio de lado. Para quem roda mais de mil quilômetros por mês, o gás natural veicular é indicado para reduzir os gastos com combustíveis.

Isso acontece por conta do custo de instalação de um kit gás, que varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil em oficinas credenciadas. Assim, a única forma de amortizar o investimento é rodando muito, por isso taxistas e motoristas de aplicativos são os que mais usam. Alguns estados buscam ampliar a oferta de GNV, tais como Minas Gerais, onde já existe a proposta de isenção de IPVA para carros com este combustível e até um bônus de R$ 2.000 para quem fizer a conversão.

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Segurança

Usado para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera, chegando a 70% em comparação com a gasolina, o GNV move qualquer tipo de veículo, incluindo até moto, por incrível que pareça. Mas, para ter acesso ao combustível é necessário a instalação de um kit gás, pois no momento, nenhum fabricante produz carros com o equipamento de fábrica.

Considerado mais seguro que diesel, gasolina ou etanol, segundo entidades do setor, o GNV é de uso seguro, ainda mais em sua forma gasosa, já que em caso de um vazamento, o gás sobe para a atmosfera por ser mais leve e não fica concentrado em um local. Para que seu uso seja feito com segurança, o recomenda-se uma oficina credenciada pelo Inmetro, que certifica desde a instalação até a qualidade do equipamento que irá no veículo.

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A instalação do kit gás é recomendada para veículos com motor maior que 1.0 litro. O motivo é a perda de rendimento energético com o uso do GNV, por isso motores maiores para compensar a perda. Também é recomendável a instalação de um kit de quinta geração, pois o de terceira requer habilidade do mecânico para ajustar o motor de forma manual, enquanto o mais moderno utiliza um software para fazer isso.

Para carros com espaço no porta-malas, um cilindro de 16 m3 é bom para ampliar a autonomia e reduzir as paradas para abastecimento. Na Europa, por exemplo, os carros que saem de fábrica para abastecimento com GNV ou GLP, utilizam um cilindro no formato de um estepe, ocupando o lugar deste e liberando o porta-malas. Alguns modelos de carros podem receber os cilindros sob o assoalho do bagageiro.

As oficinas credenciadas também utilizam materiais seguros, sendo que o tanque pressurizado em forma de cilindro é feito em peça única, sem partes soldadas para se unir duas ou mais partes. Além disso, utiliza aços especiais de alta resistência à pressão, tanto que suportam projeteis disparados por armas de fogo de baixo calibre, por exemplo. Todo o sistema de alimentação, injeção e controle é certificado pelo Inmetro, garantindo assim a segurança do equipamento. Os postos também possuem equipamentos de abastecimento com pressão controlada e inspeção regular para manter a segurança.

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Mas, de volta à pergunta. O motivo das explosões em grande parte é devido à erro de instalação ou equipamento de má qualidade, feitos por oficinas que não são credenciadas pelo Inmetro. Medidas caseiras como uso de botijão de gás com GLP, até mesmo visto em motos e triciclos, provocam acidentes terríveis devido à instalação.

É proibido por lei o porte de botijão de gás para alimentação do motor. Muitos fazem esse tipo de transformação por conta do custo menor, mas o risco à segurança pessoal e de terceiros é enorme. Diante disso, o melhor é instalar o kit gás credenciado e fazer a vistoria obrigatória regularmente. Tem custos a mais, é claro, mas é melhor do que perder a própria vida e a de outras pessoas.

 

 

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  • marcosCAR

    Reportagem gigante que não respondeu a pergunta do título da matéria… Aff!
    Quem disse que todos aqueles que explodiram eram realmente gambiarras?
    Faltou critério e coerência no que foi escrito.

    • Daniel

      Faltou o aviso de “artigo patrocinado”….

      O único carro a gnv que eu teria seria o siena tetrafuel (pelo gnv)… Como o siena não me atende nos outros quesitos, então não vou arriscar minha vida (e meu dinheiro) com gambiarras de fundo de quintal homologado pelo inmetro….

      • Racer

        Já pensei em ter um carro com GNV, mas teria que ser um com bom porta malas e motor com potência de sobra. O número de ocorrências com o GNV é muito pequeno. Basta ver o que tem de taxi usando e que nunca tiveram problema. E mais “gambiarrento” que taxista, estou pra ver.

  • sigma7777777

    Carro com GNV só confio se já sair de fábrica com ele. A VW tem um Golf movido a GNV, quem sabe um dia o lance no mercado.
    Eu vejo o GNV como uma boa ideia para gerar energia elétrica nos postos e utilizá-la para recarregar as baterias de veículos elétricos. Penso que esta solução seria a mais seguro para o consumidor.

  • Ricardo Blume

    Confesso que não escuto muita notícia de carro movido a GNV tendo problemas. Quanto ao gás de cozinha, isso sim era moda a uns 30 anos atrás e dava muito acidente.

  • marcosCAR

    Reportagem gigante que não respondeu a pergunta do título da matéria… Aff!
    Quem disse que todos aqueles que explodiram eram realmente gambiarras?
    Faltou critério e coerência no que foi escrito.

  • cerberos

    Tinha também a Ranger com o kit original de fabrica

  • Falta de normatização técnica para instalação dos sistemas. Permissão ainda dá instalação do sistema de 3a geração (pior). Falta de fiscalização das convertedores, técnicos sem qualificação, apenas aprendizado prático. Etc…

    Eu não uso. Só usaria se fosse um sistema vindo de fabrica com garantia total.

    Como os TGI da VW Europa. Audi idem.

    • Rodrigo

      Acho que isso é verdade, aqui no RJ, pra qualquer lugar que você vá, você encontrara uma carroça com GNV enguiçada.

  • Danilo M.

    Utilizo o gnv a 4 anos em três veiculos aqui de casa, todos 5° geração, sendo eles um fiesta rocam 1.6 , uma doblo 1.8 etorq e uma sorento 2.4, meu amigo que nos apresentou o gnv, hoje tem um Ford Edge no gnv, ele esta muito feliz, com um carro de mais de 280 cavalos, 34 kg de torq e rodando 10 km gastando R$ 2.39 no m3 de gnv.
    Sobre o uso de gnv, só tem dois problemas. O primeiro a perda do espaço do porta malas e o segundo a vistoria anual( que é um sacoe custoso R$ 240,00), mas segurança é sempre importante, ainda mais para evitar acidentes como esse citado na matéria, Do resto é só economia.

    Continuem com o pensamento abitolado, pagando R$ 4.39 no litro de gasolina, BOA SORTE.

    • Sorento e Edge no GNV… rpz até eu faria isso para ter um carro de categoria superior e rodar no dia dia. Esses 4 e tanto na gazoza ta foda.

    • Rodrigo

      99% das carroças enguiçadas nas ruas do RJ são carros com GNV, eu prefiro pagar a gasosa.

      • Vinício Villar

        Sua conta está errada hein, conheço muita gente que tem GNV (eu inclusive) que carro nunca enguiçou. E ah, se você gastasse mais de R$1500,00 por mês só de gasolina mudaria de opinião muito rápido ;)

        • Rodrigo

          Ostentador de gasosa, kkkkk… se você gasta 1500 (só de gasolina). Suponho que gaste bem mais com o GNV (combustível principal) né? Quem sabe uns 3 mil no GNV?
          Aí fiquei na dúvida, ou o seu RENOULT MEGANE tem um V12 debaixo do capô ou a Uber já tem viagem a LUA?

          • Vinício Villar

            Totalmente equivocado. Vamos lá, gastava R$1500,00 em um carro 1.0 fazendo 17km/l (Picanto) pra ir a faculdade e trabalho, devido a distância.

            Instalei GNV no Megane e agora gasto R$600,00 para o mesmo trajeto :)

            • Rodrigo

              hahahaha…. AINDA BEM QUE MODIFICOU A RESPOSTA ANTERIOR estáva meio inveridico, uma cara que gasta 1500 só de gasosa (fora o GNV) POR MÊS, ainda bem que isso sumiu da resposta.

              Cheguei a achar que era UBER e fazia viagens A LUA, no RENOULT MEGANE que informa ter.

              O bom da Internet e que tudo se resolve com o botão delete. hahaha…

  • Leandro

    Perigosos todos os combustíveis são, pois todos são inflamáveis. A questão está na forma de armazenamento e abastecimento, já que o gnv fica sob pressão, sendo assim, mais perigoso. Se não fosse mais periogoso nao seria norma sair do carro ao abastecer. Não preciso sair do carro ao abastecer combustível líquido.. Além disso eh uma adaptação feita no carro, existem oficinas boas e kits bons e também oficinas ruins e kits ruins. Na dúvida eu prefiro não arriscar.

  • thi

    essa foto ai do toyota explodindo ? ta errado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pedro Cunha

    Explode porque GÁS É PRA SE USAR EM FOGÃO.
    É ISSO.

  • Alvarenga

    Olha nunca vi carro a gasolina, alcool, ou diesel, explodir assim sem uma centelha, impacto, ou evento iniciador. Carro a GNV eu ja vi varios, em filmes ou fotos desde que acompanho a internet. Conclusão: Tô fora !

    • VaeVictis

      Se você usa cilindros de aço, não há problemas de segurança. O problema é os cilindros de fibra de carbono.

  • Victor Hugo

    Eu tenho um santana 2.0 com kit gás, abasteço com 34 reais, e ando quase 180 km. Sinceramente, não tem comparação. É ótimo!

  • Luis Burro

    Muito pertinente este assunto,sempre penso no gnv,mas pelo número de explosões não sei se é tão seguro.Alem disso,como garantir q o kit realmente é confiável?
    No Brasil temos vários exemplos q msmo em fontes ditas oficiais e confiáveis não se pode crer integralmente.
    E o fato de ser gás não garante segurança,acho q é justamente o contrário,qlqr faísca pode acarretar uma explosão muito maior do q qlqr líquido.

  • ####Carlao GTS

    “Carro com gnv explode. não compre.” MENTIRA GRANDE.

  • FearWRX

    GNV em carro popular até vai. Mas de 2.0 pra cima já é de pobreta metido a gatão que quer ostentar as nave pras novinha mas não aguenta bancar o posto de gasolina.
    Ridículo.

    • Vinício Villar

      Que soberba hein.

    • Rodrigo

      Concordo 100%

    • afonso200

      vizinho meu aqui no RS, camaro ZERO KM, e GNV, ele tem Edge tambem ja o modelo new 2018 e ta com GNV,,,,,camaro anda o dia todo mais de 100km dia

  • Negociasom Instrumentos

    Palio Weekend 1.4 2006 com GNV 3ª geração rodando 220km com R$50,00 aqui no RJ. Como gastar isso com gasolina?

    Uma dica é já comprar o carro com o kit e manter a manutenção em dia

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