Etc

Por que não temos automóveis movidos a diesel no Brasil?

carros-italia-roma-florenca-veneza-pisa-156-620x412 Por que não temos automóveis movidos a diesel no Brasil?

Especialista explica por que o consumidor não tem essa opção e quais são as vantagens do Ciclo Diesel



Sueli Osório

Muitos leitores questionam por que não temos automóveis movidos a diesel no mercado brasileiro. Na verdade, isso ocorre porque esses veículos foram proibidos no País na década de 1970.

A portaria MIC nº. 346, de 19 de novembro de 1976, é a que proíbe a comercialização de veículos de passageiros a diesel. O Brasil tornou-se o único país do mundo a proibir o carro de passageiros a diesel. Há outras resoluções complementares à proibição:

– Portaria 140 de 90 – inclui caminhonetes de uso misto na proibição;
– Portaria 23 de 94 – proíbe o consumo de diesel como combustível;
– Resolução 25 de 98 – proíbe o licenciamento de veículos a diesel.

Segundo Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Motores Diesel da SAE Brasil, à época da proibição do carro a diesel no Brasil, o cenário macroeconômico era de importação de 78% do petróleo consumido, condição agravada pelas duas crises do petróleo. “O custo com importação de petróleo cresceu de US$ 600 milhões, em 1973, para US$ 2,6 bilhões em 1974, e para US$ 10,6 bilhões em 1981”, explica Avanzini.

Na época, a participação do custo do petróleo importado nos pagamentos externos brasileiros passou de 9,7% para 52,7% de 1973 a 1980, período em que a dívida externa brasileira pulou de US$ 6 bilhões para US$ 54 bilhões.

A tecnologia diesel disponível não previa controle de emissões; os motores eram ruidosos e de baixo desempenho. Além disso, segundo Avanzini, o combustível tinha elevadíssimo teor de enxofre. Os meios produtivos precisavam de diesel para o transporte de carga, geradores, máquinas de construção e agrícolas. “A crise do petróleo elevou o custo do desenvolvimento do País e decidiu-se subsidiar o preço do diesel e limitar sua utilização apenas aos meios produtivos. Assim, seu uso foi proibido para carros de passeio. Mas hoje este subsídio não existe mais.”, lembra Avanzini.

Quais as vantagens do diesel?

Atualmente, os motores a diesel são 30% mais econômicos que os movidos a gasolina aspirados e aproximadamente 25% mais econômicos que motores de injeção direta a gasolina (Fonte: Kraftfahrt-Bundesamt (KBA) 05.2008, Fuel consumption in MNEDS, at least EU4 certification). Além disso, apresentam torque 50% maior que propulsores similares do ciclo Otto. “Isso proporciona maior prazer ao dirigir, pois a resposta em acelerações (ultrapassagens) é muito grande”, opina Avanzini.

A economia de combustível do ciclo Diesel em relação ao ciclo Otto deve-se às características da combustão em cada tipo de ciclo, sendo que o diesel proporciona melhor aproveitamento energético do combustível.

“É muito comum confundir-se a tecnologia do ciclo Diesel com o combustível diesel. A Tecnologia Diesel permite a queima de combustível com maior eficiência energética através da compressão de ar antes da injeção de combustível. Assim, as taxas de compressão do ciclo Diesel são maiores e a queima acontece em uma frente de chama, gerando maior eficiência na queima. Já no ciclo Otto isso não é possível, pois o combustível é comprimido já misturado ao ar e a queima acontece de forma mais rápida”, explica.

Todos os veículos com motores de combustão interna atendem a exigências legais de limites de emissões de escape, independentemente do combustível utilizado. Em 2013, com a entrada em vigor do Proconve Leves Fase 6, os limites estabelecidos asseguram que este veículos emitirão níveis praticamente equivalentes de poluentes. “Assim, a partir deste nível de limites de emissões, torna-se mais adequado buscar maior performance na conversão da energia do combustível em trabalho para minimizar a emissão de CO2. Como o ciclo Diesel consome menos combustível, isso se traduz em menor emissão de CO2”, explica.

O motor diesel, por suas características operacionais e construtivas, tem vida útil média mais elevada que um motor a gasolina de mesmo tamanho. Esta diferença é de pelo menos o dobro em relação ao motor a gasolina, segundo o especialista.

A única desvantagem apontada por Avanzini em relação aos veículos movidos a diesel é o fato de serem mais caros.

Segundo ele, os automóveis movidos a diesel poderiam complementar a frota brasileira de maneira sustentável. “Atualmente, no Brasil o consumidor não tem a opção de escolher entre um carro Flex Fuel e um carro a diesel. Diante da liberação do carro diesel os consumidores teriam a oportunidade de fazer as contas e escolher o que valesse mais a pena, um carro a diesel ou Flex Fuel, de acordo com seu tipo de utilização do veículo.” Segundo ele, os consumidores que rodam muitos quilômetros por ano, como taxistas e frotistas, encontrariam vantagens econômicas nos carros a diesel. Além disso, seria mais um motivo para continuar a desenvolver combustíveis alternativos para o ciclo Diesel. Testes garantem o uso de Biodiesel misturado ao diesel fóssil (semelhante ao etanol misturado à gasolina), conforme já estabelecido por lei.

*Informações adicionadas posteriormente:

Respostas por Sidney Oliveira, vice-presidente da AEA

E suas desvantagens?

Com este combustível as pressões de trabalho são muito mais altas (hoje temos 5 bar num motor ciclo Otto com injeção no coletor enquanto no diesel aproximadamente 1800bar) e a durabilidade exigida é muito maior o que torna o sistema mais robusto e consequentemente mais caro.

Os automóveis movidos a diesel poderiam complementar de maneira sustentável a frota brasileira, juntamente com os modelos flex?

Sem dúvida. Eles poderiam substituir uma fração daqueles veículos que rodam mais do que 35.000km ao ano pois se colocarmos na ponta do lápis os custos envolvidos veremos uma vantagem econômica significativa. Essa quilometragem pode variar em função do preço dos combustíveis.

Havia um projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB – ES) para permitir a venda de automóveis a diesel. Como está esta questão?

Pela informação que temos o projeto foi arquivado, o que achamos uma perda de oportunidade para a sociedade em geral, que poderia ter mais uma opção de escolha além de estarmos terminando com a última proibição que vem desde a época da ditadura, além dos motivos já citados em relação ao benefício de consumo e emissão de CO2.

  • AugustoSeide

    Seria uma ótima opção para o nosso mercado, ao invés dos pouco eficientes motores flex.

    Ou pelo menos voltar a disponibilizar motores mono combustível.

    • PONCIO PILATOS

      tenho medo é do nosso diesel com o maior percentual de chumbo e enxofre do mundo…
      muita fumaça mesmo…
      basta olhar as pickups novas… tudo soltando muita fumaça…
      sei não, é bom para países que levam a poluição a serio…

      • LucasBaldo

        Diesel S50: padrão no resto do mundo, raridade no brasil.

        • O_Corsario

          Aì vem a dúvida, é raro porque ninguém usa ou ninguém usa pq é raro?
          Pode trocar também o "raro" por "caro" que dá no mesmo! rs

        • acorreia

          Hoje é raridade pois não existe mais o Diesel S509 no Brasil. Ele foi substituído pelo Diesel S10 (10 ppm de enxofre) e está disponível em todo o território nacional para atender aos veículos que atendem aos limites de emissões do Proconve L6 e P7 (Euro V na Europa). Esses veículos são todos os veículos a diesel produzidos e/ou comercializados no Brasil a partir de janeiro de 2012.

      • caique313131

        Partindo da sua premissa, carros que são movidos à gasolina/álcool, então, não geram nenhuma poluição por não emitirem "fumaça"? E mais: o Brasil é referência mundial em termos de preocupação ambiental/poluição. Definitivamente poluição não passa nem perto de ser um dos motivos de não permitirem a utilização de diesel em carros de passeio, até porque, mesmo o diesel comercializado internamente sendo de baixa qualidade, a poluição que ele gera em relação à gasolina é menor. A proibição seria, talvez, por conta da redução de ganhos com impostos e outros tributos, diretos ou indiretamente ligados a outros combustíveis?

        • rgrau

          Vale destacar que o Brasil é referência sim em legislação ambiental, contudo, como sempre, o cumprimento dessa legislação é outra história…

        • icarothomas

          "o Brasil é referência mundial em termos de preocupação ambiental/poluição"?
          Blairo Maggi discorda.

          • o que tem a ver blairo maggi com carros a diesel? fica acreditando no que a globo mostra e nao vai pra roça pra ver como funcionam as coisas…poluição e destruição tem nas cidades…isso vcs não veem..

            e já que é pra fugir do topico…

            acham que em são paulo não tinha mato..no rio de janeiro num tinha floresta…nao tinha indio…pimenta no dos outros é beleza…quero ver o dia que a funai e o ibama mandar reflorestar tudo sao paulo e rio de janeiro…ai sim vcs vão ver…

            • icarothomas

              Eu moro no Mato Grosso. Eu sei do que eu tô falando.

        • PONCIO PILATOS

          Caique, vc partiu da premissa errada… eu nao disse nada do que vc concluiu… me desculpe, nao ee nada disso.

      • xxxxxx

        Engano. Os carros diesel ja com injeçao eletronica, praticamente nao saem mais aquela fumaça preta. É so observar os carros novos, inclusive ate os onibus e caminhoes novos ja nao fumaçam de cor…

        • PONCIO PILATOS

          isso quando estão regulados né?
          basta desregular um pouquinho pra vc ver a fumaceira, sem contar os manolo que mandam abrir os bios das picks para dizerem que elas são esportivas e andam juntas com qq camaro.

      • Polaco

        Amigo, a fumaça preta que sai dessas picapes que vc comentou, ocorre devido ao escape direto (sem catalisador e abafadores), e também pela regulagem da bomba injetora ou remapeamento da central eletrônica.

    • doidim2011

      CARRO A DIESEL, NÃO PRESTA!
      São lentos, beberróes
      A AUDI, com o R10, provou disso em LEMANS 2006. Motor bom é frex
      [mode ironic]. http://www.youtube.com/watch?v=r1r1uuKBLJA

      • Cesar Vilanova-Costa

        Ahahahahahhaha, é isso mesmo!
        Lembremos que o atual Audi R18 com motor híbrido a diesel, nunca conseguiu vencer as 24 Horas de Le Mans! :( [Ironic mode = ON}

    • DougSampaNA

      Graças a Deus que NÃO TEMOS…com o tipo de consumidor que POUCO, OU NÃO FAZ manutenção nos seus carros, teriamos milhões de bombas sujas com 4 ou 5 ou mais anos sem nunca ter feito uma regulagem, alem do delicioso cheiro de fumaça (alguem aqui já foi a Buenos aires?) e particulas pretas no ar; aí vão dizer que existe diesel S50…a que preço?
      E o IPVA de carro diesel se não me engano é de 6%, ou já baixaram pra 4%?

      Alem de que o carro trepida mais, tem desempenho mais lento apesar do torque, e se não for turbo…aí aí..
      Seus defensores hão de crucificar-me, mas pra quem trabalha na rua, dirige de 4 a 6 horas dia..é pena de morte velada.
      Já bastam os caminhões podres, sermos conhecidos pelo páis dos carros diesel podres por falta de manutenção..não obrigado. Que continue proibido; mas que a `Petrobrás faça uma gasolina que preste, a atual é um lixo!

    • Leandro1978

      Olha, se bobear, iam querer um flex a diesel…rs…

  • Gaf1991

    Me lembro quando era criança de algumas mercedes a diesel que vieram para cá . Seria excelente se liberassem novamente essa opção ao consumidor comum , desde as drogas dos militares e seus protecionismos idiotas é que paramos de poder ter essa opção , fora que na mesma época haviam proibido a importação de automoveis , coisa que só em 1990 voltou a ser possivel . Um carro a diesel em tempos de gasolina a quase 4,00 reais em certos locais seria excelente .

    • Evil_Kelevra

      Cara, vc leu a matéria inteira? Como a proibição foi um "protecionismo idiota"?

      "Na época, a participação do custo do petróleo importado nos pagamentos externos brasileiros passou de 9,7% para 52,7% de 1973 a 1980, período em que a dívida externa brasileira pulou de US$ 6 bilhões para US$ 54 bilhões."

      Além de restringir o consumo eles deram subsídios, ou seja arcaram com parte do preço, justamente para diminuir o preço final na cadeia produtiva, diminuindo a inflação e a dívida externa.

      O erro ocorreu quando as condições do Brasil (se tornou produtor de petróleo, mesmo que não autossuficiente como dizem) e do mundo(fim das crises, estabilização do preço) mudaram e os atuais governantes não reviram a medida. Na época dos fatos, foi uma decisão acertada, na atualidade manter tal restrição eh uma estupidez sem tamanho…

  • rogam2010

    Tomara que façam logo uma lei que revogue esse monstrengo.

    • Andrex2501

      Apoiado, essa é uma lei da época da ditadura, tá na hora do Brasil mostrar que é moderno e modificá-la, legalizando veículos leves queimarem esse combustível.

  • gerente

    É, não existe nenhum motivo atualmente para a proibição dos veículos de passageiros à diesel. Apenas político.
    Basta ir ao vizinho Paraguai e ver até Mercedes Benz diesel.
    Os motores diesel atuais são silenciosos, potentes, vibram pouco, são econômicos, e tem vida útil enorme.

    • Hbolivar

      Acho q estão esperando mais produção do diesel s10 para liberar.

      • acorreia

        O Diesel S10 já é produzido desde o final do ano passado e substituiu integralmente o diesel S50 no Brasil desde janeiro de 2013.

  • Rodrigo Lima

    Ridículo, apenas.

  • zemarreta

    Dilma, libera o diesel pra gente!

    • Leandro1978

      Antes ela precisaria fazer um plebiscito ou fazer uma constituinte ou algo do gênero sobre esta matéria…rs…

      • LucasBaldo

        Se depender dela será um plebiscito, ai o povo aceitará e ela liberará o diesel,o seu preço dobrará,o da gasolina tb aumenta e a coisa fica ainda pior.
        Plebiscito só serve como aprovação pra maracutaia.

    • yagogabriell

      Aí ela libera, o preço do Diesel sobe e o pacote 1Kg de arroz vai para $6.

      • DougSampaNA

        Yago, vai plantar arroz pra ver se voce sobrevive com o lucro apurado; vai lá! Depois que voce tiver tomado uma bela bota do Governo que não corrige o preço mínimo do saco nem a cada 3 anos, com adubo subindo 1.200% em 3 anos, diesel caro, NOVOS IMPOSTOS QUE VC NEM DEVE SABER QUE EXISTEM, e o Mercosul plantando com custo 30% menor que o do produtor nacional( por causa da nossa cesta de impostos matando o produtor brasileiro ante a concorrencia)…

        Tinha que custar pelo menos 1,00 na roça o kilo pra "compensar ser plantado", mal chega a 0,79 ctvs o kilo..é merda!
        1/3 dos produtores já perderam suas terras nos ultimos anos…BANCO!
        O Restante deve junto com os demais agricultores..130 BILHÕES DE REAIS, mal pagam 2 bilhões em juros ao ano…nivel brasil.
        E dá só 1 SAFRA POR ANO, deu deu, senão, o brasileiro come macarrão, com o trigo no preço que tá, fica a vontade.
        Cara, vc pode zuar com o que quiser, mas não da cara do coitado que planta tomando naquele lugar porque não sabe fazer outra coisa, enquanto nós estamos aqui na cidade, que perto da situação deles, estamos no bem bom. http://www.planetaarroz.com.br

        entra no site acima e aprende um pouco antes de "tirar uma" da desgraça dos outros.

      • DougSampaNA

        Yago, vai plantar arroz pra ver se voce sobrevive com o lucro apurado; vai lá! Depois que voce tiver tomado uma bela bota do Governo que não corrige o preço mínimo do saco nem a cada 3 anos, com adubo subindo 1.200% em 3 anos, diesel caro, NOVOS IMPOSTOS QUE VC NEM DEVE SABER QUE EXISTEM, e o Mercosul plantando com custo 30% menor que o do produtor nacional( por causa da nossa cesta de impostos matando o produtor brasileiro ante a concorrencia)…

        Tinha que custar pelo menos 1,00 na roça o kilo pra "compensar ser plantado", mal chega a 0,79 ctvs o kilo..é merda!
        1/3 dos produtores já perderam suas terras nos ultimos anos…BANCO!
        O Restante deve junto com os demais agricultores..130 BILHÕES DE REAIS, mal pagam 2 bilhões em juros ao ano…nivel brasil.
        E dá só 1 SAFRA POR ANO, deu deu, senão, o brasileiro come macarrão, com o trigo no preço que tá, fica a vontade.
        Cara, vc pode zuar com o que quiser, mas não da cara do coitado que planta tomando naquele lugar porque não sabe fazer outra coisa, enquanto nós estamos aqui na cidade, que perto da situação deles, estamos no bem bom. http://www.planetaarroz.com.br

        entra no site acima e aprende um pouco antes de "tirar uma" da desgraça dos outros.

      • DougSampaNA

        Yago, vai plantar arroz pra ver se voce sobrevive com o lucro apurado; vai lá! Depois que voce tiver tomado uma bela bota do Governo que não corrige o preço mínimo do saco nem a cada 3 anos, com adubo subindo 1.200% em 3 anos, diesel caro, NOVOS IMPOSTOS QUE VC NEM DEVE SABER QUE EXISTEM, e o Mercosul plantando com custo 30% menor que o do produtor nacional( por causa da nossa cesta de impostos matando o produtor brasileiro ante a concorrencia)…

        Tinha que custar pelo menos 1,00 na roça o kilo pra "compensar ser plantado", mal chega a 0,79 ctvs o kilo..é merda!
        1/3 dos produtores já perderam suas terras nos ultimos anos…BANCO!
        O Restante deve junto com os demais agricultores..130 BILHÕES DE REAIS, mal pagam 2 bilhões em juros ao ano…nivel brasil.
        E dá só 1 SAFRA POR ANO, deu deu, senão, o brasileiro come macarrão, com o trigo no preço que tá, fica a vontade.
        Cara, vc pode zuar com o que quiser, mas não da cara do coitado que planta tomando naquele lugar porque não sabe fazer outra coisa, enquanto nós estamos aqui na cidade, que perto da situação deles, estamos no bem bom. http://www.planetaarroz.com.br

        entra no site acima e aprende um pouco antes de "tirar uma" da desgraça dos outros.

  • klpp

    "continuaremos reféns do petróleo"
    você acha que diesel é derivado do que? xD

    • thales_sr

      É do dendê ué, olha o biodiesel aí! :P
      (Só me adiantando, foi uma ironia)

      • DougSampaNA

        3% de biodiesel misturado no diesel..bem significante né?

        • thales_sr

          Eita caramba… Nem explicando que é ironia a gente se livra dos trolls… Trolls, afaste-se!!! rsrsrs

      • marcio233

        O biodiesel pode levar sebo bovino, pinhão manso, dendê e outras coisas mais…

        • thales_sr

          Você tem razão, o biodiesel pode ser produzido de muita coisa. Porém, o dendê é atualmente a principal fonte. Rende mais biodiesel por área plantada e é menos agressivo ao maquinário.

          • acorreia

            Negativo. A principal matéria prima para a produção de biodiesel atualmente, por incrível que pareça, é a soja. É a oleaginosa em maior quantidade para a produção de biodiesel.

    • Rodrigo_alr

      Me expressei errado, seria da gasolina propriamente dita… Desculpa professor…

    • jcamazano

      MAMONA!!! rs

  • vicegag

    Por livre e espontânea vontade o governo não deve mudar esta situação, pois alegam que o Diesel é subsidiado pelo governo, e com certeza não desejarão ter um aumento de consumo com a inclusão dos automóveis.

    • hsmacedo2012

      Segundo a reportagem não há mais subsídio para o diesel. Então o que falta? Algum político levar o assunto ao plenário

      • LucasBaldo

        O que falta é substituir os políticos, só que os honestos estão em falta.

        • yagogabriell

          Os honestos existem, mas são colocados para fora dos partidos pois os partidos pedem "outra coisa", os quais eles são contra. (Desculpem a confusão de palavras)

          • LucasBaldo

            Partidos políticos são instituições meramente e altamente lucrativas, além de cobrir as despesas de campanha conseguem uma margem de lucro exorbitante através da corrupção. Por isso os honestos não servem e eu sou completamente contra esse tipo de instituição. As coisas só vão mudar quando as pessoas se derem conta disso.

            • yagogabriell

              Agora que serão crucificados mesmo depois da retirada do voto secreto (A parte boa é que agora saberemos quem votou nos projetos contra a população). E quando eles descobrirem quem não votou no seus projetos corruptos…

      • vicegag

        Segundo o ministro dos Transportes Cesar Borges deve existir subsidio, pois ele é um dos motivos para não haver a redução do preço do diesel pleiteada pelos caminhoneiros: " Para Borges, dentre as medidas consideradas impossíveis de serem atendidas estão o corte no preço do diesel e a redução da tarifa do pedágio. "O óleo diesel já é um combustível subsidiado.""
        http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-07-02/
        Afinal tem ou não tem???

      • thales_sr

        Na verdade, o que acontece é que se aumentarmos a demanda de diesel, vamos passar a importar mais desse combustível, e ficaremos com excedente de gasolina (essa é aquela gasolina que a gente vende a preços de banana, sabe?). Nossa balança comercial não iria gostar…

        • cepereira2006

          Se vendemos gasolina a preço de banana, porque o preço dela não baixa, então?

      • Castle_Bravo

        A maioria dos estados cobra ICMS menor no diesel (em alguns casos, muito menor), em muitos já há sugestões de isenção do ICMS para o diesel, o que deixará cada vez mais discrepantes os preços, e mais distante um dia de haver veículos particulares usando-o.

      • ahsoliveira

        Subsídios não sei, mas o Diesel possui alíquotas de impostos reduzidos.

  • spok

    enquanto estiverem os agroboys no lobby do poder, pode esquecer… nunca que os usineiros deixaram entrar o diesel e combater a maravilhosa tecnologia flex no mercado, a nao ser que o biodiesel se torne muito rentavel, ai vcs vao ver a magica de liberar veiculos a diesel acontecer rapidinho

  • Brasil

    O mais irônico é que as montadoras aqui já produzem carros a diesel e mandam para exportação.
    Li numa outra reportagem o seguinte, "Segundo as previsões, a época ideal para a liberação desse tipo de veículo seria em 2014, época em que a Petrobras conseguiria atender a demanda com um diesel mais limpo (com menos enxofre) e sem a necessidade de importação. " Mas a reportagem era de 2011 e até agora nenhuma noticia confirmando isto.

  • FernandoVW

    Pra que deputados a gente tem que escrever mesmo?

    • cepereira2006

      Nem adianta escrever, eles são todos capachos do governo. Ninguém manda nada lá, o legislativo não faz nada que o executivo não queira. É só mais um mecanismo de legalizar a corrupção e distribuir o produto do roubo.

  • hsmacedo2012

    O que torno o diesel inviável no Brasil é o lucro Brasil. Se fizermos a conta com a diferença atual do preço do carro a diesel e o mesmo modelo a gasolina, Beira os 40k considerando o consumo de ambos, custos de manutenção e seguro, o investimento a mais só compensa após 180 mil km rodados. Até chegar aí a maioria já vendeu o carro. Já cheguei a abastecer com S10 ao preço de 2,43 o litro.

  • JPaulo10

    Acho que o texto, técnico, faltou refletir sobre itens:
    1. Custo de produção/importação de diesel frente à gasolina;
    2. Saúde financeira da Petrobrás (gasolina gera mais lucro do que diesel?);
    3. A política do álcool e suas consequências/interesses na Economia.

    Para mim, diesel em carro de passeio, "Mai Piú"

    • _rc_

      Nunca mais pq?

      • JPaulo10

        Graças aos itens que enumerei acima.
        Seria bom para a saúde financieira das usinas de álcool a queda no consumo do etanol (ainda que a produção possa ser convertida para o açucar)?
        O Brasil consegue (ou deseja) o aumento de consumo de diesel, além do já usado no transporte? Esse aumento causaria qual impacto na formação de preços?
        Quanto à Petrobrás, diesel daria mais lucro do que gasolina?

        Não sou químico, nem economista, mas entendo que qualquer "status quo" é muito difícil de ser quebrado. Quem ganha hoje com o flex não vai querer perder (ou ganhar menos) com o diesel.

        • radiobrasilcombr

          Infelizmente aqui o governo vai defender uns poucos que ganham muito com a atual situação (usineiros)

    • thales_sr

      Diesel dá mais lucro à petrobras do que a gasolina. Porém, assim como não existe um boi feito apenas de picanha, não existe petróleo que só gere diesel. E se aumentarmos a demanda de diesel, diminuindo a de gasolina, vamos passar a ter que vender o excedente de gasolina, a preços que não são interessantes (lembra daquela gasolina BR barata lá no uruguai?)

    • Castle_Bravo

      ICMS, acho que é o principal ponto. Estados não irão querer prejuízos em razão de alíquotas mais baixas, e utilizadores do diesel hoje, não irão querer pagar 25% de imposto que hoje é cobrado na gasolina.

  • expresso222

    Embora não goste da vibração, do barulho e do cheiro dos carros à diesel (embora bastante atenuados nos novos motores eletrônicos) poderia ser mais uma opção para os consumidores. Não sei como anda o polêmico projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB – ES), que foi aprovado na CCJ do Senado em agosto de 2009, sobre a liberação da venda de carros de passeio à diesel no Brasil. O que eu sei é que os ambientalista não o aprovam por ser combustível fóssil, mesmo reduzindo o seu teor de enxofre para 50 ppm (na Europa é de 10 ppm) e o governo alega que ainda importa diesel e há excedente de gasolina, e ainda existe pressão da turma do setor sacoleiro para não ter mais esta concorrência.

    • eokn

      Aqui também já é 10 ppm. O de 50 ppm foi só por um curto periodo.

    • expresso222

      Ops! sucroalcooleiro e não sacoleiro.

    • yagogabriell

      Desculpa cara, eu gosto do cheiro de Diesel..rs dorgas
      E aqui é 10ppm.

    • Thiago Campos

      Engraçado como o governo responde a essa questão, se há um excedente de gasolina , o por que de tanto etanol na nossa gasolina??? Se existe o excedente a gasolina, a mesma deveria ter um maior grau de pureza! e por consequência iria sobrar etanol no mercado (valor do mesmo reduzido) compensando o veiculo flex!! Moro eu um estado produtor de etanol (PE), mas aqui a relação de preço do etanol em relação a gasolina é maior do que 70%, logo o uso deste combustivel não é financeiramente viável!!!(uma vez por mês encho o tanque com etanol para limpar o sistema, meu carro tá com 50.000 rodado e não tem borra de óleo nem sujeira aparente) Um dos poucos estados que conseguem manter essa relação favorável é SP (grande produtor)!
      Em relação ao diesel, hoje ele polui menos que os veículos a gasolina, pois possuem filtros especiais que retêm a maior parte das partículas provenientes da queima do diesel (isso em 2002 quando eu voltei da Europa, já existia veículos com esses filtros) então poluição não é a justificativa para não adoção destes veículos, o maior motivo mesmo é o economico, visto que a maior parte do transporte de cargas no Brasil é feito por veículos a diesel, e o aumento da demanda por este combustível faria com que seu preço disparasse e as reservas diminuíssem, tendo que importar o mesmo!!!

  • jorfginho

    Tomara que seja logo …..eu moro aqui no Chile …..tenho uma Captiva LTZ 2.2 turbo AWD 6AT …. ela na cidade faz entre 9,5 a 10,5 km x lt , misto cidade + estrada 12 a 13 km e estrada so media 14,5 a 15 km x lt , ja cheguiei a fazer 16,8 mais a estrada tava cuase vazia … e olha que ela e um carro de 2352 kg …mais eu gostaria que fose derrubada essa lei ….isso ai ja nao da pra mais ……ja tem carro ai fazendo 22 ate cuase 30 km x lt …..mais o negocio e politico …. Brasil temos que acordar .. ja estamos no seculo XXI ….o acompanhamos a tecnologia pra um bom futuro ….o continuamos andando de carroças com a gasolina ja chegando aos R$ 4,00…..Dilma acorda ….o povo nao burro…..

    • thales_sr

      Qual o preço de compra da captiva a diesel aí? E a similar a gasolina?

      • jorfginho

        preço da captiva depende do modelo valor real x peso chileno real R$ 1= 224,48 CAMBIO 06/07
        CAPTIVA LS 2.2D 6MT $ 13.590.000 = R$ 60538,2946 (essa e a mais simple ) e FWD
        CAPTIVA LT 2.2D AWD 6MT $ 14.990.000 = R$ 66774,7635 essa e top de linha mais com cambio manual
        CAPTIVA LT FULL 2.2D AWD 6AT $ 16.990.000 = R$ 75684,0048 top de linha automatica com teto solar

        preço modelos a gasolina

        CAPTIVA LS 2.4L 6MT $ 11.990.000 = R$ 53410,9016 essa e a mais simple
        CAPTIVA LT SA 2.4L 6AT $ 13.240.000 = R$ 58979,1774
        CAPTIVA LT 2.4L 6MT AWD $ 13.540.000 = R$ 60315,5636 essa aqui e cambio manual
        CAPTIVA LT FULL 2.4L 6AT AWD $ 14.790.000 = R$ 65883,8394 top de linha com teto solar
        Todos os modelos tem desconto cuando vc vai comprar alem de presente dao IPVA , SEGURO, E MAIS ALGUMAS COISINHAS .
        Espero ter ajudado vc , um abraço

    • radiobrasilcombr

      O Captiva no Chile é diferente do vendido no Brasil, não? Pois o meu pesa uns 1700 kg e não 2300.

      • PEDRO_HAWK

        Seriam as soldas a menos que o nacional tem frente ao importado?

        • jorfginho

          Hola PEDRO….nao sei ….a unica coisa e que eu nao gosto de carro mexicano ….ja tive uma ma experiencia ….e falei nunca mais …..

      • jorfginho

        hola meu amigo e sim diferente, a que vende aqui e a que vem da Coreia com aquela frente grande olha esse link http://www.chevrolet.cl/vehiculos/modelos-showroo
        Ela tem sim peso de 2452kg a top de linha modelo diesel , os outros modelos tem 2352kg
        Espero ter ajudado vc
        Nesse link vc pode ver ela completa http://www.chevrolet.cl/vehiculos/modelos-showroo
        abraço

  • shemhazai

    Resposta à manchete da reportagem:

    — Porque nosso governo é ridículo!

  • jackson_sch

    Engraçado é que a lei permite muitas Rover, Mercedes e outras marcas serem movidas a diesel. Em suma, novamente aqueles que tem melhores condições para adquirir um veículo desses leva vantagem. Brasil e suas leis sempre beneficiando as classes mais abastadas. O diesel poderia ser liberado para os taxis, beneficiando assim, o dono e o usuário.

    • LTD1976

      Mesmo se fosse totalmente liberado o carro à Diesel, continuaria sendo assim.
      Um carrinho de preço por volta de 30 mil reais, que hoje é a faixa que mais vende no Brasil iria para uns 50 mil se fosse à Diesel, ou seja, inviabilizaria para a maioria das pessoas. A maioria do carros seria mesmo os utilitários e carros importados de luxo, táxis e carros de frota que rodam muito. Mas não acho que a participação dos Diesel no total de carros vendidos seria grande.
      Já que não se libera, pelo menos as condições de uso poderiam ser "afrouxadas", permitindo o uso para todos os utilitários, não só os 4×4 com reduzida e também para picapes abaixo de 1 ton.

  • tudo aisim

    Diesel pra que? Aí mesmo que a Petrobrás vão ficar sem os cargos comissionados. Nego acha bom carro 1.0 fazendo 12km/l na cidade, imagina la fora, com mercedes diesel 400cv conseguem fazer mais que isso.

  • Eu gostos desses perguntas de matéria porque as respostas são simples e sempre as mesmas: "Porque não queremos!"

    • yagogabriell

      Ou "Porque não conhecemos." "Porque achamos que o Diesel polui mais ou igual aquele caminhões dos anos 80."

  • CharlesAle

    Alguns fatos a considerar :o motor diesel é bem mais caro que o gasolina/flex,ou seja,o carro teria um substancial aumento de preço na versão diesel,no Brasil as pessoas ficam pouco tempo com o carro,na média de 3 anos,não compensando a diferença de preço paga a mais pelo versão Diesel.O Brasil passou a importar muito petróleo,devido ao aumento substancial da frota sem a contra partida na produção de combustível,erro estratégico grave movido por um governo populista,o resultado é nossa dívida externa engordando cada vez mais para manter essa frota rodando,ouseja,devido ao cenário da economia e do hábito do Brasileiro de não ficar longo tempo com o carro poderia até fazer a versão a Diesel(já que é bem mais cara)acabar micando nas CSSs,sem contar a frágil politica energética do Brasil,que derrepente pode fazer o Diesel ter um baita aumento,assim como ocorreu com o álcool…….

  • mgbalbo

    Assinale a resposta correta para a pergunta: Por que não temos automóveis movidos a diesel no Brasil?

    a) Existência de lobbies
    b) Consumidor pouco exigente
    c) Falta de interesse por parte da Petrobras
    d) Mercado fechado
    e) Todas as alternativas anteriores

    Gabarito: E

  • fse

    Tenho uma picape diesel e enquanto eu puder vai ter sempre um veiculo a diesel. Moro no interior do Pará e por aqui não existe combustível de qualidade, seja gasolina, álcool ou diesel. Aqui a gasolina e álcool são caríssimos, usar carro a gasolina com injeção direta nem pensar. Por isso acabei optando por ter uma picape. Além das estradas ruins aqui na região o preço mais baixo do diesel e sua autonomia, ja pagaram a diferença se eu tivesse optado por uma picape semelhante flex. E se tivesse opções de automóveis movidos a diesel aqui no Brasil, certamente eu seria um comprador.

  • LucasBaldo

    Essa é fácil fessor, é pro play ir passear com seu "veículo de carga" no shopping…

  • anderson_sp

    É uma pena, pois estes motores menores iriam ficar com mais dirigibilidade devido o torque maior dos carros a diesel.

  • Lorenzo Frigerio

    O ideal mesmo seriam motores a gás natural. Não teriam o custo e o ruído absurdo dos diesel; aliás, muitos veículos a diesel podem ser convertidos para o gás, como de fato acontece com os ônibus urbanos. O diesel deveria ficar, mesmo, para maquinário que exige eficiência energética alta, como geradores, máquinas agrícolas e caminhões pesados. Não é razão para ser proibido para os carros, porém. Embora o petróleo brasileiro renda pouco diesel, não vejo, nos dias de hoje, um desequilíbrio surgindo por causa disso. Mas o Brasil precisa abrir o olho para os carros elétricos e híbridos, pois o futuro é esse.

  • yagogabriell

    Existe um invento brasileiro que transforma o álcool líguido em vapor sendo injetado nas camaras de combustão, trazendo mais autonomia. Fiquei imaginando, se os motores a diesel poderiam utilizar esse sistema em conjunto, já que é injetado assim como o invento. Poderia existir um Flex Diesel bem mais eficiente, quem sabe..

    • LucasBaldo

      Nem precisa devido ao próprio funcionamento dos motores diesel.Como ele é injetado na compressão,a temperatura é tão alta devido à elevada pressão que ele entra em combustão instantaneamente,sem ser necessário ate mesmo vela de ignição.Por outro lado,por ter funcionamento completamente diferente a motores a álcool(ciclo de otto, em que a injeção ocorre na aspiração e a ignição por centelha) acredito que seja bem difícil um motor Flex Diesel.
      Um sistema de injeção utilizada em praticamente todos o motores diesel atuais que aumenta a eficiência é o cammon-rail, que trabalha sob alta pressão,pulverizando o combustível na câmara de combustão.

    • Edinho

      Motores diesel modernos, ao menos os utilizados em caminhões e ônibus, já usam sistemas de injeção Common Rail de alta pressão, com 2000 bar ou mais.

  • caique313131

    O maior impedimento para a liberação do diesel para carros comuns é a ganância fiscal do governo.

    Nas manifestações recentes, pode-se perceber a falta de conhecimento do povo com relação aos cargos políticos. As reinvidicações políticas estavam divididas entre aquelas que criticavam a "classe" polìtica, de um modo geral, e aquelas que criticavam determinados políticos. O que não vi ao menos uma vez foi alguma crítica ao principal responsável pela situação tributária do nosso país, o Ministro da Fazenda.

    Uma das mentes mais inúteis do alto escalão do governo é o nosso "amado" Guido Mantega. Uma coisa é certa, o dia que tirarem esse caduco incompetente, criticado inclusive internacionalmente, e botarem alguém com competência, o Brasil tomará outros rumos.

  • yagogabriell

    O governo tem que dá um jeito de desafogar a Petrobrás e abrir refinarias. Tá tudo muito lento, pelo amor de Deus! Será que eles querem que a gente morra pobre e emergente?!

    • LTD1976

      Pobre e emergente e continuando a votar neles para perpetuá-los no poder.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • Lzp

    Como tem comentário sem noção por aqui. O diesel no brasil é mais barato que nos EUA, que é referência de tudo que é barato aqui no NA. Duvida? É só pesquisar no http://www.fueleconomy.gov. Pode-se criticar o governo por tudo, menos pelo preço do diesel, que é muito mais barato que na Europa também.
    Agora, ver dono de golzinho ou celtinha criticar quem tem picape eu acho ridículo. Tenho uma diesel. É extremamente confortável, silenciosa, ótimo desempenho e muito econômica. Paga IPVA proporcionalmente menor que um carro de passeio e o seguro não fica muito caro (do preço de gol) se o perfil ajuda. É fácil de revender e desvaloriza pouco. Paga-se mais na compra mas vende-se muito mais cara, comparando com modelos flex.
    Sem contar que tem espaço de sobra pra carregar o que quiser e anda fácil em muita estrada que carro de passeio não encara. Só troco a minha por outra.

  • wesley

    concordo , brasileiro reclama das condições que vive , mais não faz por merecer uma condição melhor .

  • rgrau

    Acredito que o colega está se referindo ao fato de que se houver aumento da demandar por diesel, mantendo-se o nível da oferta, isso fará com que o preço desse combustível aumente. Logo, considerando que o transporte de cargas no Brasil, com exceção do minério, é todo por transporte rodoviário, tal medida provavelmente elevaria o preço do produto no mercado, pois o frete é item de composição do preço de venda.

  • LucasBaldo

    Só tem um pequeno problema: nem todos podem comprar uma.

    • Focusman

      E se seu carro grande bate num pequeno faz um estrago.

      Carro de carga para mim fazendo vez de carro de luxo na cidade deveria ser banido.

      • fschulz84

        Exatamente… Carro de carga foi feito para transportar carga e não pessoas…

        No máximo, pra aqueles que possuem sítios ou outras propriedades em regiões de acesso difícil onde um veículo de passeio acabe se desgastando ou não conseguindo para chegar ao destino.

        O resto, para mim, é Cowboy de posto.

        • radiobrasilcombr

          Cowboy de posto… huahuahua

        • Lzp

          Pergunta para um "cowboy de posto" se ele vai querer trocar a picape pelo seu "golzinho" ou pelo seu "peugeozinho". No máximo vai rir na sua cara…

          • RodWH

            Pelo preço de uma pick up você anda em um sedan, hatch ou perua inifinitamente mais potente e bem equipada

          • fschulz84

            Bom, primeiro que não tenho nenhum Golzinho ou Peugeozinho…

            Prefiro meu Méganinho mesmo, que pode ir embora essa semana por uma boa causa…

            Ao invés de comprar carro de trabalho pra rodar no supermercado, preferi investir meu suado capital em um apartamento para eu e minha futura esposa morarmos com mais conforto… Então vou ficar com meu "carrinho" usado de 40k, pagando meu "casamentinho" e comprando meu "apartamentozinho".

      • Sias

        E alguém vai deixar de comprar o carro que quer só porque se em um acidente vai "fazer estrago" maior em outro? Então vamos proibir caminhões…ônibus…

  • Edinho

    Quer dizer: não tem porque o governo não permite, à indústria não interessa e o setor sucroalcoleiro não quer… Oba nóis! O negócio é continuar pagando (caro) pelos gambiarraflex com "selinho" do Inmetro…

  • Bispo Filho

    Tem outra, se liberassem carro a diesel, com certeza o governo ia crescer o olho querendo ganhar mais dinheiro, ia aumentar o preço do diesel e todo o restante da economia em cascata, visto que grande parte das cargas no Brasil são deslocadas por caminhão.

  • yagogabriell

    Minha intenção era em relação ao frete do transporte. Mas obrigado pelo comentário e o link. Tenho conhecidos que em boa parte vivem de plantações, sei de perto como é a situação.

  • bbrasil2

    Tem certeza que não tem subsidio do governo ? Esses dias vi na TV falando sobre os protestos que os caminhoneiros queriam a redução no custo do diesel e um dos motivos de não se dar mais desconto é pq o combustível é subsidiado !

    Eu estive na alemanha e aluguei uma BMW 320D Twin Turbo a diesel, q carro fantastico, muito forte e muito economica, amei o carro ! E andando por la percebi muitos carros a diesel, só de reparar no barulho do motor.

    E essas leis é um bom retrato de como são as leias no Brasil, antiquadas e totalmente fora da realidade atual, é um bom exemplo da falta de políticos de vdd realmente trabalhado.

    • Sias

      O subsídio que eles falam que tem é o imposto que o desgoverno deixa de arrecadar. Pra mim isto não é subsídio. Seria se o governo gastasse algum dinheiro…,não deixando de arrecadar.

      • bbrasil2

        Entendi, bom, eles encaram como subsidio, rsrs, mas valeu !

  • hernanargentino

    Aqui na Argentina onde ha carros diesel, o mercado de eles vem sendo menor cada ano. Hoje o preço de diesel de boa qualidade e o mesmo da gasolina 95 , e por isso so o consumo menor pode jogar a favor na compra, mais o costos de post venda sao mais altos e os servicios devem ser feitos a menos Km. Antes tinhamos Gol, corsa, Palio, fiesta, etc a diesel e hoje nao existem. Perdon por meu portugues

  • 4lex

    o lobby do setor sucroalcooleiro é (alias sempre foi, desde 1500) muito forte no nosso país.

    a bancada federal de alguns estados e representada direta ou indiretamente por usineiros..

    e com a crise internacional do petróleo em 73-74 , o cenário para o proalcool veio a calhar..

    mesmo reconhecendo que a petrobras produz um óleo de qualidade inferior ao ofertado na maioria dos países, como a Venezuela e argentina..

  • Jessé

    Devemos entender que as montadoras dão ao povo, o que o povo quer!! todo e qualquer projeto é feito a partir de pesquisa de publico-alvo e concorrentes, eles conhecem o que o brasileiro gosta, e sabe que o povo gosta de status!, não precisa ter um carro com segurança e boa construção, precisa so ter um carro com friso cromado, chave canivete e uma roda grande e pronto! e alem disso, ser caro pra dizer pro vizinho que comprou um carro de 50.000 reais. Alem disso, pra que trazem motores novos ? sabe o que vão dizer ?: "Esse motor cheio de firula, tem a manutenção muito cara, é bom o velho motor do gol que tem peça em todo canto e a manutenção é barata". Pra que coisa melhor ? as pessoas escolhem aparência em detrimento a conforto, mecânica, suspensão e segurança! Por isso que a volkswagen nada de braçadas aqui com o gol e voyage, coloca um sedanzinho com acabamento xexelento, sem protetor de carter, apertado com motor 1.0 AP retrabalhado por 38.000 reais. Santa paciência!

  • azardo

    Baixa o imposto do Alcool + Libera o Diesel = Economia pro bolso do brasileiro.

    • thales_sr

      Baixaram o imposto do alcool já, você viu o preço diminuir? Nem eu.

      • mho

        Diminuir eu não ví, mas eu ví propagandas de incentivo ao consumo deste combustível. kkkk

    • Castle_Bravo

      Baixar qualquer imposto já é economia para o bolso do brasileiro…

      • EduP

        Quando chega no bolso do brasileiro…

  • Jefferson Sousa

    Hoje no estrangeiro tenho carro a diesel e por experiência própria acho mais vantajosos em algumas partes, como exemplo é muito mais econômico e para quem compra um carro para ficar bastante tempo ou porque anda muito, vale a pena porque o preço mais alto por ser diesel compensa depois com o tempo. Mas para quem usa pouco o carro já não recomendo já que a manutenção custa um pouco mais. Sobre a poluição não acho que seja culpa da mecânica e sim dos combustives de mal qualidade vendida no Brasil, porque hoje os carros novos tem diminuído bastante os níveis de poluição.

  • jonasperola

    O que tem é politicos fazendo leis pra beneficio proprio dos mesmos, além de enriquecer ainda mais a receita Federal com impostos absurdos onerando o contribuinte, ou seja eles enriquecem meia-dúzia de grandes empresários e o povo que paga a conta. Existe é falta de interesse pra beneficiar o brasileiro essa lei é antiquadra aos dias atuais passou da hora de liberar os automóveis movidos a diesel.

    Vamos fazer pressão e derrubar essa lei ridicula.

  • rogerrosato

    Considerando os habitos de manutenção do nosso povo, prefiro que continue como está. Motores diesel negligenciados emitem muito mais material particulado, monóxidos e óxidos de nitrogênio, ou seja, tem maior potencial poluidor, sim (REPITO: quando negligenciados. Se bem mantidos, poluem igual ou menos que motores a gasolina).
    A verdadeira vantagem dos diesel é a economia. A estória do torque e do prazer em dirigir é uma meia verdade. Quem segue análises de automóveis na Europa sabe que motores diesel têm bom arranque, mas quase sempre perdem em desempenho para os motores a gasolina, uma vez que não se dão tão bem em rotações mais altas. Os motores são geralmente mais ruidosos, também, e requerem maior isolamento do cofre do motor. Vibram mais, são mais caros… enfim, não são as mil maravilhas. São econômicos para quem usa muito o carro, ponto. Isso é o que é repetido incansavelmente em análises europeias. Se quer suavidade, bom desempenho e dirigibilidade, a dica é quase sempre a mesma: vá de motor a gasolina, salvo raras excessões.

  • rogerrosato

    Considerando os habitos de manutenção do nosso povo, prefiro que continue como está. Motores diesel negligenciados emitem muito mais material particulado, monóxidos e óxidos de nitrogênio, ou seja, tem maior potencial poluidor, sim (REPITO: quando negligenciados. Se bem mantidos, poluem igual ou menos que motores a gasolina).
    A verdadeira vantagem dos diesel é a economia. A estória do torque e do prazer em dirigir é uma meia verdade. Quem segue análises de automóveis na Europa sabe que motores diesel têm bom arranque, mas quase sempre perdem em desempenho para os motores a gasolina, uma vez que não se dão tão bem em rotações mais altas. Os motores são geralmente mais ruidosos, também, e requerem maior isolamento do cofre do motor. Vibram mais, são mais caros… enfim, não são as mil maravilhas. São econômicos para quem usa muito o carro, ponto. Isso é o que é repetido incansavelmente em análises europeias. Se quer suavidade, bom desempenho e dirigibilidade, a dica é quase sempre a mesma: vá de motor a gasolina, salvo raras exceções.

  • pumagtb

    Difícil sairmos desse patamar enquanto o governo for incompetente esqueçam, creio que se liberar o diesel todos os preços dos produtos aumentarão o que poderá ter inflação, esse seja um dos motivos da proibição. Pessoal Trabalhando com determinação e seriedade todos podem ter uma pick-up ou algum outro tipo de veiculo na minha opinião esse é o melhor tipo de veiculo para se ter no Brasil já que é um veiculo multiuso e resistente, só lembrando que o carro mais vendido dos EUA há décadas é a pick-up F150 sem falar nos SUVs, já no Brasil o líder de vendas há décadas é o Gol. Seria bom o NA colocar o Ranking de vendas mensal dos mercados americano e o brasileiro só para se ter uma ideia do abismo.

  • Daniel

    Realmente, o Brasil está correto e o resto do mundo errado!!! Por favor né!!!

  • Fer.P

    detesto carros a diesel, são barulhentos, vibram muito e soltam fumaça fedida, meu pai tem uma s10 a diesel, o fato de ela ser a diesel a estraga

  • Hélio Vates

    Interessante e uma boa ideia.
    Mas acho que primeiramente deveria existir um controle muito maior nos carteis feitos pelos donos de postos de combustíveis e também haver uma melhor fiscalização na qualidade dos combustíveis dos postos.
    Depois aí sim seria uma hora pra se tentar utilizar outros tipos de combustíveis.
    A tecnologia de veículos híbridos também está abrindo, de forma lenta, uma opção mais cara, porém mais ecológica de se utilizar como forma de combustível.

  • systechx

    Se liberar carro a Diesel aqui o preço do combustível vai subir… Vai adiantar o quê? Nada! Tu vai pagar a mais pelo carro a Diesel, e no final das contas vai sair a mesma coisa de um carro a Gasolina… Aqui não é um país sério…

    • Moy

      O preço do litro de diesel subiria para R$ 4,00 … e seria acrescido de 40% de alcool pra ajudar os usineiros

  • Roberto

    primeiro minha analise sobre carro a diesel, depois o pq nao liberam no brasil

    1) moro na alemanha eu tenho um audi TT a diesel, TDI 170 cv, com 36kgmf de torque. faco na cidade media de 13/l e na estrada 18-19/l. (considerando velocidade media de 150km/h). eh um motor excelente, com muito mais torque que o mesmo de gasolina 200cv (26kgmf), bebe pouco, e o ronco do motor eh lindo :)
    aqui 80% das pessoas preferem carros a diesel, pq 1) bebe menos 2) polui menos 3) alemao nao fica trocando de carro de 2 ou 3 anos pra se mostrar pra vizinhanca. na media, ficam com o carro 5-6 anos. se um dia eu voltar pro brasil, compro uma caminhonete a diesel.

    2) existem varios fatores como Petrobras, Montadoras e mindset
    o maior problema eh do proprio governo, via Petrobras. Consiste que todas as refinarias foram montadas nos moldes americanos, pra refino de gasolina. existem poucas refinarias de diesel e a construcao de novas segue a velocidade de jumento… o revoltante eh que o petroleo brasileiro eh um dos melhores do mundo pra se fazer diesel, ja vem "quase" pronto do fundo do mar. transformar nosso petroleo em gasolina eh caro, demora e eh um pesadelo de processamento

    as montadoras nao tem um consenso. enquanto algumas ja fabricam motores aqui, outras nao e nao tem interesse

    e por fim o mindset da populacao, que pensa em diesel e ja pensa num scania velho cuspindo muita fumaca preta, e pra quebrar isso, vao anos de investimento em marketing, por montadoras que nao tem certeza se eh uma boa ideia

    aos que nao conhecem carros a diesel, quando vierem pra europa, aluguem um. sua opiniao nunca mais sera a mesma

  • carlos

    Vc já andou em um carro de passeio a diesel? pois é faça isso, estive na França ano passado e andei mais de 500 km em um C4 1.6 a diesel. Vc não sente a menor diferença para um a gasolina, o carro desenvolve bem , não tem vibração e quando enchi o tanque ele mostrou no computador de bordo uma autonomia da 1050 kms acredita?

    Carlos F.

  • Felipe

    O problema seria o governo federal estragar o diesel, seguindo exemplo da mijolina.

  • msbiel13

    ja fui sim e não é tão ruim assim , eu sou a favor de liberarem

  • TMZ

    Já que não existe mais o subsídio, bem que poderiam liberar.
    E fazer aquele programa de inspeção veicular.
    Tenho um citroen c3 diesel 2009, e falo pra vcs, é um excelente carro.
    Esse negócio de vibrar, não existe, anda muito bem, e faz 20/22 na estrada e na cidade 16/17.
    Ele tem um motor 1.4 de 70 cv, e andava como um 1.0, mas depois que foi chipado, foi pra 101 cv e ainda por cima ficou mais econômico.
    Anda muito bem e bebe bem pouco.
    Só pra medida de comparação, ele anda pouquinha coisa a mais que um gol 1.6 2012.
    E outra, bem reguladinho, ele polui bem pouco, pois só ando com diesel podium e quando vou ao brasil só uso o diesel s10.
    Semana passada andei num cruze 2013, que além da frente nova, tem motor diesel 2.0 de 163cv.
    Nossa esse carro anda muito e o consumo dele é pouco.
    Se eu puder, vou continuar no Diesel por muito tempo.
    Aqui na fronteira, o preço do S10 e o S500 é o mesmo, então não compensa o S500.
    Ou seja, se tiver regras para não deixar carros andarem sem condições, é uma excelente opção.
    Porque tem carros no Brasil que não tem condições de rodar e poluem muito, e também tem o fato de ter gasolina adulterada e isso também contribui.
    Eu sou a favor de liberar.

  • LucianoRN

    Já pararam de criticá-lo, pois os juros já subiram. O governo "economizará" 15 bilhões para repassar aos bancos, os financiadores dos "Críticos".

  • Castle_Bravo

    Já temos aqueles jipinhos da Suzuki, os VItara, emporcalhando nossas cidades, e não são tão velhos assim, fora que, dizer que não há incentivo ao Diesel é uma meia-verdade, já que na maioria dos estados o ICMS é mais barato para o diesel em comparação à gasolina.

    • EduP

      Porque só os jipinhos da Suzuki. E as picapes?!?

      • mho

        Viche, um colega de trabalho tem uma Ranger 2005 que sempre está com a tampa traseira preta de carbono.

  • Castle_Bravo

    O diesel normalmente é mais caro que a gasolina, ou a diferença de preços é mínima para não dizer inexistente onde não há benefícios fiscais, sendo que os carros são mais caros quando da compra, mais lentos e barulhentos.

    Acho que sim, deveria ser liberado seu consumo para veículos particulares, mas há muita empolgação em razão da ilusão de haver um combustível artificialmente mais barato nos postos que garantiria mais autonomia ao veículo. Diesel só "se paga" em carros com alta quilometragem ou com idade alta, quem comprar carro para rodar pouco, e vender ele com poucos anos de uso, não há vantagem alguma.

    • O_Corsario

      Aqui no NA tudo que não pode ou não tem é desejado, e o diesel não é exceção. O sujeito é fã de carro esporte mas diz que quer um diesel, é mais ou menos como o CVT que todo mundo sabe que é um câmbio voltado para economia e conforto e como é raro todo mundo fala que quer.
      Penso como vc, seria uma ótima opção para quem roda muito ou fica muitos anos com o carro.

  • Marquinhos

    A Resposta é Simples, se entrar o Diesel para veículos leves afunda de vez o Etanol. Ninguem vai querer o derivado de cana de Açucar e isso envolve um lobby gigantesco de usineiros e políticos.

  • fulvio

    É né ? Se fosse comomvc diz como entao explique o porquê aqui na Europa carros de luxo como Audi , BMW, Mercedes e Volvo sao vendidos na grande maioria a Diesel ? Quem pode gastar 100.000 € para um carro acha que se preocupa de economizar no combustível? A realidade é que o Diesel é melhor para dirigir em relação a desempenho, arranque, ruido na velocidade de cruzeiro, economia em geral. Me diga como é que no Brasil se troca oleo cada 10.000 km e aqui até os carrinhos agora precisam de manutenção cada 30 ou 35.000 km ? Eu possuo um Volvo v60 a Diesel….tem 163 cv e lhe garanto que so os carros mais esportivos a gasolina podem ficar na frente como aceleração porquê como velocidade máxima nao tem medo chegando até 225 km/h (bem que além que na Alemanha nao se pode atingir essa velocidade nas estradas). Bem, a manutenção eu faço a cada 35.000 km e nao sai tao cara. Alem disso nao precisa de muito cuidado. Quer comparar com os carros vendidos no Brasil? Até un Golf ou Bravo a Diesel nao tem nada a comparar com os carros brasileiros. E nao falo porquê alguem me contou. Falo por experiência pessoal

  • Júlio César

    Não posso acreditar que a matéria não fala que o preço diesel é subsidiado e por isso relativamente barato.
    Se fosse liberar para automóveis pequenos o subsídio acabaria.

  • Sigma7

    Ah, essa pergunta deixa que eu respondo: é para sobrar diesel para exportar aos países desenvolvidos. Somos proibidos de utilizar diesel assim como somos proibidos de construir a bomba atômica. Todos os produtos de qualidade A que produzidos na área agrícola e pecuária também são exportados e consumimos os de categoria B. Acorda Brasil!

    • EduP

      Engano seu, o Brasil é importador de diesel e gasolina.

      • Sigma7

        Ok, ele exporta o petróleo mais barato e importa o mais caro (diesel).

  • Magnus

    Esse Brasil é uma bosta mesmo!!!!

  • gustavo duarte

    Eu já dirigi uma strada jtd dentro da fábrica de betim.
    Achei muito bacana, um carro pequeno com um "motorzinho" de caminhão.
    Digo motorzinho por causa do barulho, que não é alto.
    Achei o carro beeeeem esperto, e a vibração do motor não era algo que incomodasse.
    Pelos números que já vi por aí, acho que é válido sim um carro a diesel.
    Sou de falar que seria algo muito vendido por aqui.

  • marciors01

    Charles, é muito mais caro aqui, na Europa a diferença é pequena, o dificl é acreditar que isos mudaria.

    • epicentro01

      Só que na Europa (Pelo menos na Itália e Suíça) o Diesel é mais caro do que a gasolina.

  • Não vejo a menor necessidade para isso. Temos o álcool que é um excelente substituto a gasolina e somos pioneiros nessa tecnologia. O Diesel, mesmo nos motores modernos, requer manutenção constante para evitar emissão de fumaça excessiva, vibração e aquele típico barulho de gerador de energia. Na minha opinião que o resto do mundo fique com o Diesel que nós ficamos com o Álcool.

  • Readgis

    Hora de nos juntarmos à multidão e manifestarmos nosso descontentamento para com um governo tão leniente com o atraso, tacanho e corrupto como este.

  • andre

    sempre falam que é por causa do aquecimento global bla blabla bla blabla neh, mas vejamos hoje os ônibus a diesel nem soltam fumaça, mas pra falar a verdade se o motivo fosse o aquecimento carro a cambustao não iria mais fabricar e a GM nunca teria comprado um lote de carros elétricos de um senhor que os construiu pra destruilos

  • jorfginho

    comcordo com vc ….brasileiro pensa que e como o scania ….aquela fumaça preta …..

  • tasatanazio

    permitindo hj causaria um problema de distribuicao do combustivel, inflacionando o preço e consequentemente puxando os preços de todo tipo de mercadoria para cima, pois para o transporte de mercadorias dependemos quase que exclusivamente do transporte rodoviario, quebra o brasil

  • Envemo

    Posicionamento "CHAPA BRANCA", o que é perfeitamente aceitável vindo da SAE, porém não cabe mais a comparação do consumo do ciclo diesel com a gasolina (inexistente no nosso país), comparando com o E85, a economia chega a 50%, é um erro absurdo, a não ser que o nobre Avanzini acredite que o carro felx tenha o mesmo consumo de um carro movido a Gasolina. A Petrobras, que nunca foi capaz de produzir óleo diesel suficiente para abastecer o mercado interno, é uma das culpadas, falar dos usineiros e interesses políticos diferentes do interesse da nação não adiciona nada de novo ao debate…

  • W_Costa

    Os carros Europeus não usam diesel e já bebem até 50% menos que os nossos carros (podemos ver isso em modelos identicos la fora e aqui,como: Focus, Fiesta, Polo, 500, Punto, etc..), mesmos carros economizando até 50% ainda usando galosina, mas nosso governo nem permite uso de diesel nem tampouco melhora os motores dos nossos carros, com certeza essa teimosia resulta em lucros extratosfericos para o prórprio…

  • Sérgio

    Diesel – o processo de refino da Petrobrás foi desenvolvido para um determinado % de Diesel, outro % de gasolina de baixa octanagem e o restante em demais derivados.

    A alteração nesta proporção requer modificação da torre de craqueamento do petróleo (não me recordo do termo correto).

    E também durante muitos anos o diesel foi mantido com subsídios, com valor muito abaixo do real, por conta que tudo no Brasil é transportado utilizando-se este combustível.

    Estes 2 são os principais motivos porque o diesel não é permitido para veículos de passeio.

    Há uma lei que diz que veículos com capacidade de carga de 1000 Kg podem ser diesel, lei esta quer permite SUV e pick-up´s serem diesel, inclusive a antiga Kombi diesel.

    Hoje a situação mudou. Diesel já não é tão barato e a Petrobrás terá novas refinarias em breve, isto se os PTralhas não acabarem com ela antes disso.

    O resto é estória. Não outros fatos além destes.

  • FHILIPY

    E a saveiro cabine dupla diesel? Alguém sabe algo a respeito?

  • Cesare

    Não ta liberado Diesel no Brasil, porque nossos políticos são ignorantes, desinformados, mal preparados, baixa escolaridade etc, etc, respondida a pergunta.

  • José A.S. Abi-Zaid

    Por tudo isso e muitas outras aberrações, que nós povo estamos nas ruas. Essa turma no poder nada entende de patriotismo e nós ainda os elegemos. Chegou a hora de acabarmos com esses palhaços corruptos.
    A mesma coisa, aconteceu na década de 70 com o Programa Nacional do Àlcool!. Deixararam uma energia tirada da fotossíntese e renovável, em ciclos, em um País que com 1% de área não produiva, poderia produzir 15 bilhões de litros de álcool. Sendo, então, possuidora de uma tecnologia ímpar no mundo e passar a ter uma Política Nacional de Energia, que não existe até hoje!. Ligado à Petrobrás, o programa Nacional do Àlcool, não podia, sendo mais barato que a gasolina importada(U$$$$$), ter um sucesso como se esperava. No Brasil, tudo acontece deste modo!. Portanto, o povo precisa tomar as redeas da mãos desses anti – patriotas, que nós elegemos. O caminho está certíssimo, porque a única coisa que essa "corja" teme é "A Revolta do Povo".

    • gustavo garcez

      muinto bom . ocusto de producao do alcool e muinto baixo para o alcool ter um preco tao alto temos tanta terra parrada. porque nao temos todas as usinas de alcool controladas pela petrobras limpa com custo baixo de producao sem risco ao ambiente seriamos os maiores produtores de alcool do mundo. os altos salarios da petrobras perderiam muinto como justificar tanto gasto com perfuracoes tam caras. vamos pensar muinto no custo de producao de cada combustivel.

  • Mauricio Ribeiro

    Isso é mais uma politica desses nossos politicos imcompetentes, ladrões, que não fazem nada, o povo precisa aprender a escolher melhor seus representantes e que esses tenham bom senso, e mudem essa lei ridicula e assim tenhamos veiculos a diesel

  • Paulo

    Sempre tive sedans e optei em ter um veículo diesel. A solução que encontrei foi adquirir uma cabine dupla Mitsubishi HPE top de linha com caçamba reduzida (versão urbana do veículo). Foi a minha melhor compra em relação aos veículos que já tive. Confortável, prazer em dirigir, torque e retomada, tem força e sobe em estrada de asfalto com desempenho (imbatível na subida), espaço excelente, macia como automóvel, silenciosa, segurança no asfalto e estrada de chão, é 4×4, 16 V e turbo. Moro no interior de Minas e o veículo faz 9.7 km/l na cidade e 14 Km/l no asfalto à 120 km no diesel, com ar ligado e cheio de malas na caçamba. É imponente, alta, segura, reforçada, excelente estabilidade. Pesa em torno de 2 toneladas. Tem presença onde passa. Estou muito satisfeito e não volto mais para motor flex e sedans (um lixo). A caminhonete é carro pra tudo; asfalto, barro, buraco, chuva, etc… é conforto e segurança pra família, e com estilo e praticidade!!!!

  • gustavo garcez

    a pergunta nao e a liberacao do carro adisel mas sim o preco tao alto do nosso alcool que a producao e arar a terra plantar a cana colher espremer e refinar. gasolina sondar perfurar em alta profundidade teknologia de ponta alto risco eo alcool tao caro tendo em vista tao simples a sua producao e pode ser feito em casa para abastecer seu carro e a gasolina nao.

  • galonga

    Pra quem não sabe, Londres está PAGANDO pras pessoas se livrarem dos seus carros a diesel. Isso porque descobriram que estes poluem muito mais do que se imaginava. Não acredita em mim? Vai então a http://www.dailymail.co.uk/news/article-2751365/Junk-diesel-cars-They-health-hazard-scrap-pay-owners-2-000-Boris-tells-MPs.html e veja por voce mesmo!

    Mas no Brasil somos otários e achamos que porque nas europa ou esteitis fazem então é porque é bom. Ao final ficamos sempre 10 anos atrasados e implementando coisas que esses mesmos não mais fazem.

  • Wilian Borg

    Tenho uma Ranger XLT 4X4 2001, ando com ar ligado o tempo todo, faz 15 km por litro de diesel, tenho uma economia de R$800,00 por mês só de combustível, ando em média 6 mil km/mês.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend