Etc

Por que o brasileiro não entende as categorias de veículos e suas utilizações? Parte 2

kia-motors-apresenta-oficialmente-o-new-cerato-no-brasil-4 Por que o brasileiro não entende as categorias de veículos e suas utilizações? Parte 2

Estão cansados de ler e escutar as pessoas comparando seu Kia Cerato ou seu Fiat Linea com o seu Toyota Corolla? Você sabe que seu Ford Focus é superior do que os carros que seus amigos costumam perguntar a você se são opções viáveis? Eu também, e por isso estou tentando entender o comportamento do mercado Brasileiro, tido pelo mestre Carlos Ghosn como o mais difícil do mundo para se projetar um veículo.



Nada contra o Cerato ou Fiat Linea como produtos, deixo bem claro, mas sim contra o posicionamento da imprensa que acaba refletindo no comportamento dos proprietários e de maneira mais preocupante, no mercado. Vocês já viram a Kia tentando colocar os seus carros num patamar superior ao que eles pertencem?

Jamais. Creio que os executivos da Kia entenderam que o mercado está amadurecendo para entender que nem sempre preço significa categoria. Quando eles quiseram lançar o Kia Soul, criaram uma categoria nova para justificar o preço alto cobrado pelo estranho carro. A estratégia funcionou e o carro tem vendido bem nos mais variados mercados.

O consumidor que quer um carro como o Soul pouco se importa se o acabamento é simplório, ou se o motor é manco e que existe pelo mesmo preço carros interessantes com melhores atributos como acabamento, conforto, custos de manutenção e facilidade de revenda.

Esse modelo de posicionamento faz com que o Kia Soul seja até evitado em comparativos realizados pela imprensa internacional. Compara-lo com o que? Volkswagen New Bettle? Fiat 500? Smart Four Two? Chrysler PT cruiser? A única semelhança entre eles é o desenho marcante e o tipo de consumidor que busca algo diferenciado.

Já a indústria tradicional continua patinando ao tentar entender o comportamento do mercado brasileiro. A Fiat para mim é a melhor em compreender erroneamente os anseios dos consumidores que têm o direito de pensar em qual carro vai comprar, sem ligar muito para tamanho ou utilização, ou seja, o consumidor da Classe B+, disposto a gastar um pouco mais da sua renda com um produto que mostre ao mundo a sua personalidade.

(A faixa abaixo dos 45 mil reais usam outros critérios para fechar a compra do carro zero km, e nisso a Fiat continua imbatível com seus feirões e taxas incríveis para o temido financiamento de 1+60x de 599 reais.)

Esse consumidor é geralmente um jovem, tem ótima bagagem cultural, conhece outros países pessoalmente, ou já fez tantos planos de viagem que já entende como funcionam as outras culturas e busca reconhecimento em um mundo cada vez mais dominado pela padronização comportamental.

Alguns ainda moram com os país e por isso podem gastar mais do que sua renda supõe, o que cria ainda mais brechas para o investimento em modelos conceituais, sustentados pela capacidade cognitiva dos consumidores desse nicho, que costumam valorizar os detalhes diferenciados, estratégia até pouco tempo arriscada, reservada apenas para os modelos de alto luxo.

Porque um consumidor com este perfil compraria um sedan de uma marca que vende carros populares pelo mesmo preço praticado pelos concorrentes que oferecem mais status? Tecnologia, seria a resposta, correto?

Assim pensou, creio eu, a equipe da Fiat ao lançaro Fiat Linea dotado de itens interessantes para os mais jovens, quase sempre antenados no mundo digital e perfeitamente susceptíveis à decisões de compras movidas pela emoção.

Ledo engano amigos. O mais simples estudante de marketing sabe que o consumidor que dá valor a esse tipo de coisa tem uma ligação muito forte com a marca e seus valores. Vejam a Apple e seus i-gadgets, não duvido que em 10 anos tenhamos um i-car sendo vendidos nas Apples Stores da vida.

Ao olhar para o Fiat Linea, o jovem executivo de 32 anos que acabou de sair da casa dos pais e está em busca de algo tão interessante para se locomover quanto o seu I-Phone de último modelo, vai imaginar estar comprando algo como o celular da sua estagiária.

Aquele mesmo que você que é estagiário como eu, já pensou em comprar: capacidade para funcionar simultaneamente com 4 SIM cards, java, câmera, TV Digital, cortador de unha, massageador, estojo de ferramentas e HD portátil pelo módico preço de 200 reais e com a garantia tão confiável quanto a rentabilidade da bolsa de valores nos últimos dias.
O melhor dos atributos deste celular é parecer-se com o celular do seu chefe, no momento, seu modelo ideal de prosperidade e vitória pessoal. Muito legal para mostrar para os amigos, mas altamente risível numa roda de pessoas que costumam ver um iPhone como um acessório tão comum quanto uma escova de dente.

Ao pensar nisto, o jovem que estava folheando as páginas das sua revista semanal preferida encontra a propaganda da Hyundai. Nem preciso completar meu pensamento para faze-los imaginar a sequencia de sentimentos e desejos que irão ser despertados no jovem mancebo, que brevemente enfeitará sua garagem com mais um veículo produzido do outro lado do mundo, por um baixo custo, com mais tecnologia construtiva e mais segurança on board.

Eu falei sobre o Cerato no início do texto? Sim, ele é bonito, desde que equipado com rodas aro 17 e compete com o Fiat Linea com o Honda City e com o Ford New Fiesta Sedan. Entretanto, quando você compara friamente ele aos dois carros que cito no parágrafo anterior, sua vantagem acaba.

O Acabamento não é melhor, o motor não é melhor, o consumo não é melhor, o design não é melhor, a rede de concessionária não é melhor, seu valor de revenda não é melhor, seu espaço interno não é maior, sua segurança não é melhor.

Se ele não é o melhor em nada do que citei mais acima, porque vende tão bem? Porque a imprensa o compara em algumas oportunidades a carros mais caros, como Ford Focus, Nissan Sentra, Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, Honda Civic, Volkswagen Jetta.

Quando o consumidor olha o preço de tabela do Cerato, acha uma pechincha levar para casa um carro com cambio automático de 6 marchas e teto solar por módicos 60 mil reais. Eu também acharia barato um carro com esses opcionais se nunca tivesse andado no carro e visto que ele tem uma dinâmica veicular tão ruim quanto qualquer carro de 35 mil reais e seu conforto em ordem de marcha, principalmente com rodas aro 17 não condizem com a sensação esperada ao se pressionar o pedal que deveria desperta a sonolenta cavalaria do motor que não gosta muito do nosso combustível.

Por Focusman

  • Antes de mais nda, ao contrario do que o texto citou, o Sentra é mais barato que o Cerato. Quanto ao sr. Focusman (nick suspeito rs), eu tenho Focus Hatch e sem sombra de duvidas é muito superior aos seus concorrentes. A plataforma da Volvo C30, e por baixo do carro voce vê como foi muito bem projetado sem usar gambiarras. Agora se voce olhar a parte debaixo do Hyundai i30 voce vai ver que na verdade é um carro com projeto muito inferior ao do Focus.

    Quanto ao Cerato, ele é SIM mais espaçoso que o Fiat Linea. E tambem muito mais bunito, muito mais elegante, e muito mais gordo. rs. Quem tiver tempo, dá um pulo nas concessionarias, e entra no Linea, no New FIesta e no Cerato. Alias tem até avaliação do Eber com Cerato e City. Dê uma lida na avaliação do Eber sobre o Cerato. O carro é muito lindo, e passa imagem de carro caro pra desconhecidos. O texto fala sobre o motor 1.6, mas motor não é sinonimo pra subir um carro de categoria. Se fosse assim, Jetta com motor manco seria o que? Focus Sedan 1.6 seria o que? E em breve o Fluence 1,6 será o que? Para meu cerebro eu tenho que entender é o bjetivo de quem quer um sedan. E quando eu penso nisso, espaço interno é prioridade, depois vem beleza, depois porta malas. O motor é o de menos em sedans medios. Tanto que o Sentra com 2.0 e CVT vende nada. Unico CVT do mercado (até a chegada do fluence) de preço medio, e vende nada.

    • Gambixx

      Muito lúcido seu comentário, principalmente sobre o Focus e Cerato.

    • jttrainer

      concordo em partes… eu particulamente nao gostei do texto, todo carro tem seu forte e todo consumidor tem seu motivo para comprar tal carro..

      o cerato eh um otimo carro que em nada fica devendo e eu prefiro em questao de design aos seus concorrentes do mesmo jeito q eu prefiro mto mais o focus do q o i30..

      o texto “forcou“ mto os motivos, jovens querem algo bonito e “descolado“, caso do kia soul e o cerato eh para todas as idades..

  • Lauolling

    Solução? Sentra neles!
    Mais barato, mais equipado, mais exclusividade(para quem acha importante).

  • BlueGopher

    Será que o pessoal se importa tanto assim com o que a imprensa fala?
    Se fosse assim, carro que está para sair de linha parava de vender, e isso não acontece…
    Acho que o comprador compra o carro que o empolga e está com preço que ele pode pagar.
    Somos muito mais emocionais do que racionais!

    • silasrana

      Penso mais ou menos ao seu estilo.
      A minha comparação na hora de comprar um carro, é baseado somente naquilo que eu posso pagar. Se posso pagar até 50mil, todos carros até esse valor estarão em minha lista, independente de categoria (alias, acho esse lance de categoria a maior furada). Dentro das minhas opções e do que eu espero de um carro vou eliminando outros. E o fato de eu poder gastar 50 mil, não quer dizer que um carro desse valor possa me servir melhor do que um de 40. Não costumo comprar a categoria do carro. Compro somente um carro de qualquer categoria/montadora que me interessar.
      .
      Também acho justo comparar carros de categorias diferentes mas que tem preços próximos. Afinal, cada comprador deve pesar o que é mais adequado a suas utilidades. Nem sempre quem compra um Corola Altis por absurdos 90mil QUER um Fusion por 85, por melhor que este ultimo seja, portanto a comparação é válida sim.
      Da mesma forma, se eu pretende-se gastar 40mil num carro hoje, preferiria muito mais um Fiat 500 1.4 do que um Punto ou Polo 1.6, pois o 500 atenderia com folga e segurança o que eu espero de um automóvel.
      Enfim, é só a minha opinião!

    • rafa_marcao

      Na verdade o que acontece é que em quase toda sua história automobilistica, o brasil sempre foi carente de leque de opções de modelos. Tinhamos poucos modelos diferentes e isso forçou a sempre fazer comparações entre modelos diferentes (com poucas semelhanças). Agora o Brasil começa a entrar num ritmo nunca antes visto. Entre no site da Honda dos EUA. Eles tem uns 16 modelos de carros, fora o Civic Sedan e Coupe, Accord Sedan e Coupe e assim vai. Aqui temos Civic Sedan, Fit e City…

  • Gabrielbrandao

    Prevejo briga e comentários agressivos quanto a esta materia.

    • MeekeeB

      Não é por nada não, mas posso perguntar o motivo de vossa suspeita?

      • Gabrielbrandao

        Nossos amigos donos de cerato são um tanto agressivos, ao dizer que todos são burros por comprar outros carros.
        Vejo muito isso pela internet.

        • MeekeeB

          Independente dos donos do Cerato, acho os 2 textos do Focusman muito infudamentados e dominados por achismos e opiniões pessoais.

          • dudumarin

            concordo com o meekeeB, e pelo texto o Cerato só não é da categoria dos outro médios por ser 1.6? A Kia vende o Cerato/Forte 2.0 em outros mercados, e sempre concorrendo com a dupla japa Civic e Corolla, e com o Focus, com o primo Elantra, Jetta, entre outros… ou seja, a teoria do texto, está furada. Lembrando que o motor tem 126 cv, e no Soul, que o autor chama de manco (1.6 de 130 cv é manco?), potencia maior que o do Jetta, por exemplo.

            • MeekeeB

              Pois é Dudu, pro cara resolver escrever 2 baita textos críticos desses, ele deveria ter pelo menos dirigido os carros, coisa que, pelos comentários, ele nem chegou a fazer.
              E outra, nesse texto, ele deixou de lado a linha de pensamento inicial e se resumiu a lascar lenha em cima de certas marcas e modelos, novamente com opiniões cheias de achismo.

  • marcio_cr

    Porque brasileiro não entende as categorias de veículos? Pq existe pessoas que vão dar de entendido e falam merda, como colocar o Cerato na mesma categoria dos compactos "premiuns" em vez dos médios como ele é.

    Não caro escritor. A mídia em geral não está errada. Quem está errado é você. Cerato tem a mesma plataforma do Elantra e compete com Toyota e Civic.

    Azar se vc achou o carro uma bosta. Ele é um sedã médio e não é sua opinião que fará mudar de categoria.

    • vini_B

      eu tbm concordo com vc já disse varias vezes aki e ninguem me entende, o CERATO é um Sedan médio ñ é pq ele tem motor 1.6 q ele tem q estar em uma categoria inferior queria ver se ele viesse equipado com motor 2.0 16v de 156cv q o Koup tem alguem iria dizer "o CERATO compete com o City e New fiesta", eu tbm considero o Linea um Sedan médio mais é melhor eu nem comentar sobre isso se ñ vai dar um monte de gente comentando ao contrario de mim.

      • Robson Iecker

        Vini para Mim o Linea é medio tbm. Assim como como o C4 Pallas ta para Medio-Grande.

        So pq o carro é derivado do Punto que é um compacto ele tem que ser tbm.
        Ja fiz meus comparativos com diverços carros do segmento.

        Ambos tem tamanho e preço coerrente.
        Agora fica facil bajular Duas marcas que estão na moda.
        Qualquer coisa lançada não tem melhor.

        • fininhopublic

          A velha discussão! Sou contrário a sua opinião! Em ambos os carros. O Línea é e sempre será um sedã compacto premium! Ele não é simplesmente derivado do Punto! É o Punto por inteiro! A plataforma nesse caso é o ponto de vista mais importante a ser analisado e a plataforma do Línea é a plataforma de um compacto, a mesma do Punto. Por exemplo: Dirão no lançamento que o Cobalt será o sedã do Agile. Não considero dessa forma! O Agile é quase igual ao Cobalt em sua bolha, mas a plataforma é que indica que os dois são extremamente diferentes! Isso não acontece com a dupla Punto e Línea!

    • 7roll3r

      Exatamente. As pessoas comparam carros primeiro pela faixa de preço que estão dispostas a pagar e segundo pelo estilo e tipo de uso que pretendem dar. Ninguém escolhe carro por essas categorizações todas (que a cada parte dessa série ficam mais e mais confusas).

    • Sias

      Plagiando outro usuário: "Parei de ler quando li isto"

      "O Acabamento não é melhor, o motor não é melhor, o consumo não é melhor, o design não é melhor" sobre o Cerato.

      "carro com cambio automático de 6 marchas e teto solar". O Cerato não tem teto…

      • spok

        Dá para ver como ele entende sobre o carro… ao dizer que tem teto.

    • Kenny_

      Eu concordo que o autor errou feio em dizer que o Cerato é um compacto premium, ele é um médio, sendo maior que alguns dos outros modelos que ele mencionou. Porem concordo com esse paragrafo:

      "O Acabamento não é melhor, o motor não é melhor, o consumo não é melhor, o design não é melhor, a rede de concessionária não é melhor, seu valor de revenda não é melhor, seu espaço interno não é maior, sua segurança não é melhor."

      Se for analisar friamente esse paragrafo, ele está certo. O New Fiesta tem o melhor consumo, design (minha opinião pelo menos), segurança, acabamento. E o City tem a seu favor o motor, rede de concessionária (qualidade não quantidade) espaço interno e revenda. Porem o Cerato fica entre um meio termo em quase tudo, design, acabamento, espaço interno e equipamentos.

      Na minha opinião, põe o Sentra nesse meio e ele leva quase todos

  • HSFort

    Há quem diga, assim como o Soul o Cerato é um carro de entrada. No mundo, principalmente nos EUA, a Kia é um carro tido como veículo de baixa categoria. Tanto é que em alguns filmes, quando há uma pessoa empobrecendo, seus amigos dizem para ele vender seu Mercedes, Cadillacs ou BMWs e partir de baixo com um Kia.

    • MeekeeB

      Mas aqui o bacana tem um Kia, fica pobre, e compra um Celta ou um Mille! haha

      • Sias

        Mas daí o cara já está no fundo do poço…

        • MeekeeB

          É mais ou menos assim, julgando a capacidade de compra de ambos os povos.

          O Kia, aqui, é como se fosse um Cadillac dos yankees, mas lá nos EUA ele é um compacto barato.

    • Gambixx

      Que nada, essa marca é a Skoda, pelo menos na Europa.
      Na Alemanha para ver um coreano é difícil. Yaris e Yago aos montes, junto ao Colt…

  • MeekeeB

    Focusman,

    Escreveste uma porrada de baboseiras, de novo. Nem vou me preocupar em explicar muito como fiz na parte 1.

    Acho engraçado também o pessoal falando: "a plataforma de X é melhor que a plataforma de Y". Tá cheio de engenheiro automotivo por aqui.

  • Gambixx

    Eu tenho um Cerato. Sempre vi comparativos com Fiesta sedan, CIty e tal.
    NUNCA vi comparativos com Corolla e Civic, isso foi pura viagem. Nem a 4 patas faria essa bobagem.
    O acabamento é inferior, mas o espaço e comforto muito superior. E é ai que ele se encontra em posicionamento de preço.

    • MeekeeB

      O acabamento de um Civic também não é lá essas maravilhas, é apenas correto, sem luxos. Nada que justificasse a diferença de 12 ou 14 mil reais entre modelos básicos de Cerato e Civic.

    • Renanzito

      únicos defeitos do cerato são aquele posicionamento do volante sem ajuste de distancia… minha perna fica encostando no volante constantemente… aquele suporte pra placa ridículo na frente do carro que tira toda elegância da grade frontal… Curvatura sem justificativa na linha de cintura perto da janela do motora, e o acabamento interno que é bem Jing Ling… tirando isso é um ótimo carro… principalmente falando de Motor… o bichinho anda muito bem.

    • Rodrigo

      Nenhum lugar do mundo o Cerato está classificado em outra classe, sempre está posicionado com o Corolla Civic.

      • Kenny_

        Creio que em nenhum lugar do mundo o Cerato custe tão menos que os 2 ou tenha um motor tão mais fraco.

        Esse autor está se contra dizendo. Na noticia de ontem, diz que o Fit não concorre com Meriva e Ideia devido ao seu porte. Agora diz que o Cerato concorre com os compactos premium (tendo dimensões de médios), levando em consideração o preço ou o motor talvez.

  • TTropicthunder

    Se continuar a escrever assim vai tomar bomba no fim do ano! x(

  • Gambixx

    Continuando: tenho a versão intermediária porque é uma grande bobagem pagar 4, 5 mil a mais para ter somente luz no espelho de cortesia, cacarecos cromados, sensor de estacionamento e rodas 17 que deixam ainda pior o comportamento da suspensão do Cerato em ruas com calçamento irregular.
    Eu sou um cara que sabe muito bem do posicionamento do Cerato e seus problemas com acabamento, mas depois de elogiar tanto o Logan na primeira reportagem "esqueceu" do tamanho do Cerato nesta parte por pior que fosse.
    Trollagem na NA? Quem diria…

  • R5GT

    Nosso mercado é assim pela falta de concorrência, o consumidor não tem uma outra visão, não conhece outras marcas. No Brasil o carro é isso, o preço é esse e acabou, quem não quiser fica sem carro.

  • Pedro_Lourenco

    O Focus é superior aos outros em preço pois é mais caro que o benefício que se recebe em troca.

  • wagner_wrm

    Eu tambem vejo o Cerato na briga com o Fiat Linea, Honda City e o Ford New Fiesta Sedan. Mas com certeza ele está ganhando de braçadas na frente.

  • Renanzito

    lol cara.. vc falar que o acabamento do cerato é ruim.. tudo bem… mas falar que o Motor é ruim? e o design não é bom??? cara o Motor do cerato responde muito bem, ja peguei estrada com ele e não me decepcionou em momento algum! quanto ao design… vc acha mesmo que ele fica atrás de um corolla com cara de carro de vovô??
    pense nisso.

    • Pois é, mania pior é querer que todo carro ande como uma BMW… 1.6 não é ruim já que ele é direcionado a uso urbano, pode não ser dos mais rápidos mas oferece desempenho satisfatório.

      • Renanzito

        ja dirigiu ele no modo sequencial usando aquelas borboletas ao lado do volante? fica uma balinhaaa! rsrsrss anda bem mesmo..

    • mmedinas

      Verdade, design remete a beleza e está é subjetiva, qualquer nóticia/matéria de ser imparcial. Julgar design, acho q é só pra quem é especialista e conhece a proposta feita pelos designers para a família a qual o veículo participa.

    • Kenny_

      Não que o motor dele seja ruim, pra um 1.6 e o porte do carro ele é muito bom. Compare a aceleração do 1.6 do Focus ou do finado 307 sedan, o Cerato é mais rápido. Mas os outros sedans médios em sua maioria tem motores 1.8 pra cima o que complica a vida do Cerato (exceto o Jetta 120cv que só não é tão lerdo por causa do cambio). E como por preço o Cerato concorre com sedans compactos mais leves e com motorização similar o desempenho dele fica um pouco ofuscado. (e sim, o Cerato corre menos que o Corolla).

    • MeekeeB

      O acabamento do Cerato tá tão ruim assim ? O NA elogiou muito o acabamento dele, inclusive falando que é bem superior ao do Soul, por exemplo.

  • Robson Iecker

    Quando eu compro um carro é pq eu gosto não pq ele é o mais vendido do Brasil, Não pa ele ganhou todos os comparativos de revistas idiotas.

  • Wikle

    Texto bem escrito, mas no fim pareceu que a intenção foi unicamente malhar os carros da Kia. Humm

  • Rodrigo

    Vivo no Canadá e aqui o Cerato, Civic e Corola pertencem a mesma classe: compactos. Na realidade no mundo inteiro é este padrão, menos na cabeça do cara que escreve esta besteira de artigo que chega a citar característica como tamanho da roda. Até para classificar um veículo ele cita "Rede de concessionária não é melhor". Que parâmetro é esse de classificação de um automóvel.
    Motor que não gosta do combustível? como assim? porque? cade a explicação?

    Sinceramente nunca vi tanta coisa absurda escrita em um site tão sério como este. Onde está a responsabilidade com a informação repassada?
    Um site como o Notícias Automotivas, que já conquistou o prestígio de leitores, amantes do automobilismo, que usa seu carro não como uma ferramenta, mas como uma peça fundamental de sua vida, um site que conquistou com muito esforço a consideração e a confiança de grandes empresas e montadoras, que possui repercussão internacional na imprensa. Qual é a credibilidade de publicar um artigo infantil, sem embasamento como este?
    Publicando bizarrices como estas, estão esperando o que no fim das contas?

    • MeekeeB

      Tenho que concordar com você. Depois do fiasco da parte 1, o cara chega e fala mais um monte de baboseiras, criticas sem qualquer base, muito bla bla bla. Achei que nem iam publicar essa 2ª parte.

      A começar pelo nick do cara, "focusman", já dá pra imaginar que imparcialidade não está por vir.

  • Gabriel_Nint

    O Cerato é menor que o Civic, Corolla e outros sedãs médios, isso não tem o que falar.
    Também acho que ele concorre com o Linea, City e afins.

    • Rodrigo

      Civic Cerato
      Distância entre os eixos 2,70 2,65
      Comprimento 4,48 4,53
      Largura 1,75 1,77
      Altura 1,45 1,46

    • MeekeeB

      Complementando o Rodrigo, o entreeixos do Cerato é maior do que o "concorrente" City, e do concorrente Corolla.

  • marciors01

    Como foi colocado pelo Rodrigo, o cerato não é menor externamente ou internamente, ele é um médio legítimo e somente com este fato todo o texto cai por terra já que o próprio autor não sabe como classificar os carros que citou..
    O cerato nada tem a ver com city ou new fiesta, acredito eu que os comentários do texto tenham se baseado no achismo, o autor deve conhecer o carro apenas por fotos porque do contrário não teria escrito o que escreveu.
    O cerato na verdade possui espaço interno pouco inferior ao do civic e superior ao do corolla.

  • Xan_

    Eu acho que o Eber perdeu a noção, para estar sucateando o Notícias Automotivas desse jeito. Esse foi um dos piores textos que já vi em minha vida, aparentemente escrito por um adolescente fascinado com a Ford. Sonolenta cavalaria? O motor do Cerato é, sem dúvidas um dos melhores 1.6 aspirados do país, que em conjunto com o baixo peso do carro resultam num desempenho mais que suficiente. Cerato com teto solar? Comparar Linea com iPhone falsificado? Na boa Eber, eu voltaria atrás e apagaria tanto essa quanto a primeira "reportagem" do site. Tira completamente a credibilidade do site ler tamanha quantidade de baboseiras!

  • ThiagoFernandes

    Hoje eu fui dar uma olhada nos Fords, minha primeira "expedição" para conhecer os carros sozinho (ainda tenho 17 anos xD)
    Acabei ajudando uma mulher que queria trocar o Fiesta Rocam 1.6 2010 por um carro maior. Ela queria um carro alto e "imponente", na cabeça dela o ideal era um tucson, já que ela não gostava da Ecosport.
    Expliquei que o Tucson tá ultrapassado e vai ter provável atualização, então tive uma surpresa: ela trabalha viajando! Cerca de 200 km diários entre as cidades aqui do RN. Obviamente expliquei que o tucson não seria o carro mais indicado para o serviço, já que um veículo daquele porte não é necessariamente seguro para andar rápido nas estradas. Sugeri os New Fiesta e o Focus, os preços 51 e 54 mil, sendo que o Focus 1.6 já tinha airbag e abs, coisa que o Fiesta a esse preço não tinha. O Focus ainda tava em promoção com 50% de entrada e o resto em 24x sem juros o.O

    No fim, ela fez teste Drive no Focus, gostou e talvez leve ele mesmo.

    O que eu quis dizer com isso: A escolha do veículo tem que vir da maneira que ele será utilizado, aliado, claro ao gosto de quem vai comprar.
    Meu tio ia comprar um Corolla apenas para uso urbano, pesquisou, pesquisou e comprou um Cerato, porque será?

  • Almeidaplx

    Nunca vi tanta bobagem escrita em um texto só, parece que foi escrito por uma criança que o pai comprou um carro concorrente. Coisa de fanboy…

  • Bruno_Blu

    Texto altamente tendencioso e pobre de fundamentos nos argumentos.

    Os comentários acima já demonstraram algumas das séries de equívocos do texto.

    Pode-se agregar o fato do autor condicionar a beleza do Cerato à presença de rodas de 17", um comentário típico de apreciadores de "xuning". Aliás, e o "todo poderoso" Focus possui rodas de tal diâmetro em seu catálogo de opcionais?

  • Concurser

    O pessoal tem que parar de viajar, isso é discutir sexo dos anjos. Quando um carro é lançado nos EUA ou Europa ele já é posicionado sob uma categoria para competir com outros modelos já existentes. Bastava fazer essa comparação, demonstrando que certos modelos no exterior competem mas que aqui as vezes é feita uma diferenciação sem motivo algum.

  • Cezarskinner

    Um tanto polemico esse texto :D

  • blackSagaris

    Isso de categoria é complicado.
    O Azera por exemplo, é de categoria superior ao Sonata mas é mais barato(pelo menos aqui no Brasil).

  • lbs_poa

    Gosto de ver como todo mundo aqui se "ACHA ESPERTO".

    Pelo amor de deus, assim como os leitores deste blog gostam tanto de emitir sua opinião, o Focusman apenas emitiu a dele.
    Isto é saudável para ressaltar a questão a ser debatida. Ninguém é o dono da verdade.

    Não concordo com a visão do Focusman em alguns pontos, porém concordo em outros.
    Mas nem isso justifica o fato de ficarem aqui ofendendo o cara.

    Noto muito por "estes blogs automotivos" que quando alguém critica um carro, todos aqueles que gostam daquele determinado carro, ou que até o possuem, ao invés de conversar e expor sua opinião, suas idéias, expor as razões pelas quais acham que o carro "vale" a pena, chegam com pedras nas mãos para jogar contra os que não compartilham de sua opinião. O que é LAMENTÁVEL.

  • granrs78

    Não vou nem comentar o que o autor escreveu, pois mostra a total falta de informação que esse cidadão possui sobre automoveis, pois falar que o Cerato é concorrente de Polo sedan ou Novo Fiesta foi muito forçado e tendencioso.

  • fininhopublic

    Meu Deus! De onde saiu o autor desse texto??? Todos aqui vão concordar comigo, que o texto foi o mais tendencioso e amador possível. Uma análise dessa nem podia ser chamada de análise, visto que todos, ou quase todos aqui, discordamos plenamente dela!!!! Pelamor de Deoz!

  • ThiagoFernandes

    Acho bom o NA criar uma nova área, a de "Colunas" onde pode expressar as opiniões pessoais separadas das notícias e evitar esse bafafá todo. Pelo menos um aviso no título, alguma mudança de fonte, uma identificação que avise quando uma matéria é imparcial de um artigo de opinião.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend