Por que o câmbio automático tem a Ré sempre entre as posições Neutro e Parking?

alavanca cambio automatico
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Quando usamos um carro automático, pode ser que nos venha à mente o questionamento sobre por que a marcha a ré fica entre o P, de Parking, e o N, de Neutro.

Afinal, sempre que vamos ligar ou desligar o carro, acabamos tendo de passar pela ré, seja para estacionar ou para sair com o carro.

Por que é assim?

Colocar a marcha a ré entre as posições P e D é uma medida que intensifica a prevenção de acidentes ao dificultar engates indesejados da marcha à ré durante a condução ou ao movimentar-se da posição de estacionamento.

carro automatico dirigir 2
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O motorista apenas engataria a ré com o carro em movimento se, propositalmente, tirasse o carro de Drive, colocasse em Neutro, e depois passasse para a ré (apesar de na maioria dos câmbios mais modernos, existir algum tipo de impedimento para que isso aconteça – veja o vídeo abaixo).

Mas vamos ao motivo regulatório de ser assim:

O padrão de alavancas de câmbio automático na sequência P-R-N-D-L foi adotado pela norma 571.102 da Federal Motor Carrier Safety Administration, dos EUA.

Essa agência do departamento de transportes do governo americano é responsável por regularizar o transporte rodoviário nos EUA, envolvendo caminhões e ônibus.

O padrão serve apenas para aquele país, mas acabou sendo adotado mundialmente.

Anteriormente, chegou a ser usada a ordem P-N-D-L-R em alguns veículos, mas essa ordem sem dúvida deve ter causado muitos acidentes, pela possibilidade de se engatar a ré sem querer, quando o motorista na verdade queria apenas usar uma marcha mais baixa, no caso a posição L, de Low.

A parte da sequência que é obrigatória é apenas a ordem P-R-N. O restante da ordem das marchas pode ser definido pelos fabricantes da maneira que quiserem.

Perguntas frequentes

Por que a marcha ré no câmbio automático está sempre entre as posições drive e parking?

Essa configuração foi adotada como um padrão de segurança para prevenir que o motorista engate a marcha ré acidentalmente enquanto dirige ou ao sair do modo estacionamento. O arranjo da marcha ré entre drive (D) e parking (P) requer uma ação deliberada para mudar as marchas, minimizando riscos de acidentes.

Por que é importante o uso do freio de estacionamento antes de mudar para a posição “P” no câmbio automático?

Utilizar o freio de estacionamento antes de selecionar a posição “P” ajuda a aliviar a pressão sobre a transmissão automática, reduzindo o desgaste e prolongando a vida útil do sistema. A posição “P” funciona como uma trava mecânica e não deve ser usada para suportar todo o peso do veículo ao estar estacionado.

Como funciona a sequência das marchas em um câmbio automático?

A sequência das marchas em um câmbio automático é projetada para proporcionar uma transição fluída e segura entre as diferentes funções. Começando pelo “P” (park), que fixa o veículo quando parado, seguido por “R” (reverse) para ré, “N” (neutral) que desengata o motor das rodas, e “D” (drive) que é a posição usada para dirigir normalmente. Em alguns veículos, existem posições adicionais como “L” (low) para aumentar o torque em declives ou modos manuais para uma experiência de condução personalizada.

Qual é a razão para as transmissões automáticas apresentarem opções de marcha como “L” (low) ou número “1”, “2”, “3”?

As opções de marcha como “L” (low) ou as numerações “1”, “2”, “3” oferecem mais controle sobre a transmissão em condições específicas. Por exemplo, a posição “L” (low) é útil para aumentar o torque e o controle em subidas íngremes ou ao rebocar, enquanto as numerações permitem controlar as trocas de marchas para melhor desempenho em declives ou em situações que exigem mais potência.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.