Matérias NA Segurança

Por que os carros cantam pneus quando se tenta arrancar muito rapidamente?

dodge-challenger-demon-rodas

Você provavelmente já deve ter se deparado com algum “engraçadinho” que gosta de se exibir em qualquer saída de semáforo arrancando de uma maneira mais brusca com o automóvel, o que faz com que os pneus “cantem“. Essa prática não é muito incomum nas ruas brasileiras e até você já pode ter cantado os pneus das rodas do seu carro de maneira involuntária ou até mesmo para “testar” toda a força entregue pelo conjunto motriz do veículo.


Porém, já vamos logo adiantar que esta é uma prática proibida na visão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso você seja flagrado cantando o pneu do seu carro, poderá ser multado. Mas você sabe por qual motivo os pneus de um carro podem cantar numa arrancada? Para responder esta pergunta, selecionamos alguns pontos e distribuímos em uma matéria para que você possa entender de maneira sucinta e descomplicada. Confira:

Por que os carros cantam pneus em arrancadas bruscas e rápidas?

Cantar pneu de um carro nada mais é que a pratica de sair com o carro de maneira mais brusca, fazendo com que a roda gire em falso no mesmo lugar devido ao desperdício de energia gerado pelo motor no momento da arrancada. Com isso, é provocado um atrito entre o asfalto e o pneu (menor que o atrito provocado quando o automóvel consegue arrancar normalmente), que resulta em um barulho mais agudo como se o pneu estivesse cantando.

Considerando a física para explicar tal ação, após acelerar um automóvel, o pneu deve “empurrar” o chão para trás e, conforme a ideia de “toda ação gera uma reação” proveniente da Terceira Lei de Newton, ele move o carro para frente, gerando o movimento necessário para iniciar a locomoção. Tudo isso é graças à força do motor, que garante a aceleração, sendo que esta é devido à força de atrito.


No caso do atrito, há o estático (atua sobre um objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento) e o cinético (também conhecido como dinâmico, que aparece em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo). A força de atrito estático é dotada de um valor máximo, e ao tentarmos arrancar com o veículo de uma maneira mais brusca, o resultado é uma força superior a este limite, fazendo com que o pneu não se mantenha firme no chão. Isso, obviamente, faz com que os pneus cantem, indo do atrito estático para o atrito cinético.

Em suma, os pneus giram em falso e “cantam” devido à ausência ou ao menos a diminuição da força de atrito.

Carro automático canta pneu?

Normalmente, um carro dotado de transmissão automática não costuma cantar pneu. Afinal, num carro com câmbio manual, você precisa fazer um jogo de pedal de acelerador, de freio e de embreagem para que ele emita aquele barulho numa arrancada. O mesmo não se pode fazer num modelo com caixa automática, visto que ele não é dotado de pedal de embreagem.

Porém, há algumas artimanhas usadas por diversos motoristas num modelo automático, fazendo com que ele cante pneu até que comece a ganhar velocidade ou até o câmbio compensar a perda de tração. Vale lembrar que essa prática não é possível em muitos modelos e o número de cavalos de potência disponibilizados pelo motor contribuem para tal procedimento.

Além disso, para a nossa felicidade, muitos carros já estão saindo de fábrica equipados com controle de tração, como é o caso do subcompacto Volkswagen up! em versões com motor 1.0 TSI (turbo), dotado de potência e torque extras. Trata-se de um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas. Ele atua juntamente com os freios ABS e reduz o torque na roda que está registrando perda de tração, tornando a condução mais segura.

alinhamento-carro

O meu carro está cantando pneu na curva. E agora?

Fazer curvas em altas velocidades pode fazer com que os pneus “cantem”. Isso é devido justamente à velocidade, que faz com que o veículo se arraste em direção ao lado contrário da curva. O importante é sempre entrar nas curvas numa velocidade adequada, para que você garanta a sua segurança e a dos demais ocupantes e ainda evite o desgaste dos pneus e também os acidentes, visto que nesses casos há maiores chances de você perder o controle da direção.

Caso esse não seja o motivo, é bastante provável que o seu veículo esteja “pedindo” uma ida até a oficina. Pneus cantando em curvas pode ser um indício de que o seu veículo está desalinhado. O importante é verificar o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros rodados ou até mesmo após o seu veículo ser submetido a uma colisão.

O alinhamento previne o desgaste irregular dos pneus (aumentando a sua vida útil), o aumento do atrito do pneu no solo (beneficiando a economia no consumo de combustível) e também que o seu carro “puxe” a direção para um dos lados durante a condução.

É normal o pneu do carro cantar em baixa velocidade?

Do mesmo modo que em curvas, o seu carro cantar pneu durante uma condução em baixa velocidade também pode ser sinal de que as rodas estão desalinhadas. Normalmente, as rodas do seu carro sofrem o desalinhamento devido às más condições das nossas ruas, que costumam ser lotadas de buracos e outros obstáculos, ou ainda pelo desgaste natural dos componentes da suspensão. Logo, verifique sempre o estado do alinhamento da direção a cada 10 mil km ou caso você repare que ele está puxando a direção para um dos lados.

Cantar os pneus do carro é infração de trânsito?

Conforme o artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro, “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus” pode ser motivo de infração gravíssima, com penalidade de multa com valor multiplicado por 10, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.

Ou seja, você terá sete pontos na carteira de habilitação e deverá pagar uma multa de nada mais, nada menos que R$ 2.934,70, além de dar início ao processo de suspensão do direito de dirigir e ter a CNH recolhida e o carro apreendido como medidas administrativas.

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email