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Por que os carros ingleses tem o volante do lado direito?

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Veja a imagem acima e responda: o volante está do lado certo ou errado? Sua resposta obviamente depende do país onde você nasceu. A maioria dos leitores, que são brasileiros, provavelmente acharia bem difícil se acostumar a dirigir um carro com o volante do lado direito.



Dizer que o volante desse lado está certo ou errado é uma piada (às vezes até uma discussão) bem antiga entre britânicos e o resto do mundo. Afinal, quando pensamos em carros assim, e os imaginamos andando pelo lado esquerdo das ruas, logo nos lembramos do Reino Unido. Ou, se você assistia o ótimo Top Gear UK, provavelmente já viu Jeremy Clarkson se gabando de dirigir “do lado certo”.

Mas não são apenas os britânicos que contam com essa enorme diferença nos seus carros e no seu modo de dirigir. Veja abaixo a lista, separada por continentes, de todos os países que utilizam esse sentido de circulação:

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África: África do Sul, Comores, Malauí, Moçambique, Namíbia, Quênia, Suazilândia, Tanzânia, Zimbábue, Uganda e  Ilhas Maurício.

América: Bahamas, Barbados, Granada, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago, Guiana, Ilhas Malvinas e Suriname.

Ásia: Brunei, Butão, Singapura, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Tailândia e Timor-Leste.

Europa: Chipre, Irlanda, Malta e Reino Unido.

Oceania: Austrália, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.

Afinal, por que os ingleses e outros são diferentes?

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Cerca de 25% dos carros são dirigidos do lado esquerdo das ruas e estradas. Quando tudo isso começou? A maioria desses países são antigas colônias britânicas (com exceção de alguns, como o Japão), e adotam esse sistema por causa do método usado nesse império.

Até o final do século 18, era hábito para os cavaleiros e cocheiros viajarem pelo lado esquerdo das estradas. O motivo disso é bem simples: a maioria das pessoas era destra, usando sua espada com a mão direita. Para que ela ficasse livre e do lado certo para um eventual duelo (o que não era raro naquele tempo), era preciso andar desse lado. Se a pessoa viajasse do lado direito, seu lado esquerdo estaria totalmente exposto.

Existe ainda uma outra versão para explicar como surgiu a mão inglesa. Alguns dizem que se os cocheiros ficassem do lado direito das ruas e estradas, eles podiam acertar um pedestre na calçada quando açoitassem seus animais, o que geralmente também era feito com a mão direita. Mas a primeira versão é mais aceita (e tem mais sentido).

E como surgiu a “mão francesa”, usada na maioria dos países?

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A resposta a essa pergunta tem nome e sobrenome: Napoleão Bonaparte. Esse imperador era canhoto, por isso ele precisava ficar do lado direito duma via para estar preparado num duelo, já que empunhava sua espada com a mão esquerda.

Com isso, o imperador francês deu ordens para que todos se adequassem, passando a estabelecer o que chamamos de mão francesa, ou seja, andar pelo lado direito duma via (como fazemos aqui no Brasil). Mas como isso veio a influenciar tantas nações?

Isso foi acontecendo aos poucos. Na América, por exemplo, todos os colonizadores (além dos franceses, os holandeses, espanhóis e portugueses) foram dominados por Napoleão em algum período, não tendo outra opção a não ser adotar seu sistema. Quando dominaram outros países, o costume simplesmente foi passado adiante.

Outro fator que contribuiu fortemente para que a maioria tivesse carros com o volante do lado esquerdo, e trafegassem pelo lado direito, foi que a produção em massa de veículos começou nos Estados Unidos, um país que já havia adotado esse sistema. Qualquer outra nação que importava esses modelos acabava indo na mesma direção.

Não seria melhor se todos os países tivessem o mesmo sistema?

Toda vez que alguém viaja para um país com um sistema de circulação diferente, é uma aventura. Poucos conseguem se adaptar rapidamente, sendo que a maioria sente que está aprendendo a dirigir de novo. E se todos os países adotassem o mesmo sistema, não seria mais prático?

Pode até ser que sim, mas isso seria simplesmente inviável. É verdade que algumas nações já mudaram seu sistema, como Samoa, que em 2009 inverteu a circulação da direita para a esquerda. Mas isso é raro e bem complicado.

Consegue imaginar o custo e tempo envolvidos para que países como Inglaterra, Japão ou Austrália mudassem toda a sua sinalização de trânsito, adaptassem todos os carros (o que iria ocorrer lentamente com a entrada de novos modelos na frota) e, o mais difícil, educassem novamente todos os motoristas? Para desespero de quem viaja com frequência para esses países, essa diferença vai continuar existindo.

E o que acontece quando eu cruzo a fronteira entre dois países com sistemas diferentes? Isso pode ocorrer, por exemplo, na fronteira entre o Brasil (condução pela direita) e Guiana (condução pela esquerda).

Aí, em alguns casos, existe um sistema para que ninguém cause um acidente por dirigir na contramão sem perceber. É colocado um cruzamento em diagonal, para que o motorista seja obrigado a girar o volante 45º e mudar o sentido quando atravessa a fronteira. Parece confuso, mas é um sistema inteligente para evitar qualquer problema.

É permitido dirigir um veículo com o volante do lado inverso dos demais?

Na maioria dos países sim. Muitos acabam procurando esses veículos por serem mais baratos, afinal, poucas pessoas querem dirigir do lado “errado”, já que toda a sinalização e circulação é feita pensando num único sentido (seja mão inglesa ou francesa).

Por outro lado, existem vários países que colocam algumas restrições. Alguns, como Quênia e Índia, proíbem que a população em geral tenha veículos com o volante do lado esquerdo. A Nova Zelândia só permite se o modelo tiver mais de 20 anos, caracterizando um veículo de colecionador. Já nas Filipinas e no Camboja, que usam o sentido de circulação igual ao Brasil, veículos com volante na direita estão proibidos.

E o Brasil? Por aqui, uma resolução do Contran de 2015 proibiu o registro de licenciamento de veículos com o volante do lado direito. Essa regra só não afeta os modelos de colecionadores, que tenham mais de 30 anos e que sejam originais.

Em veículos com o volante do lado direito, a ordem dos pedais muda?

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Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem. O que muda num veículo com a direção do lado direito? Uma coisa importante, que talvez seja a primeira a causar dificuldades em quem não está acostumado, é que o câmbio agora precisará ser operado com a mão esquerda. Se o veículo for manual, não vai ser fácil no começo.

Outra diferença é a posição de alguns comandos, como o botão que liga os faróis e as alavancas de seta ou do limpador de para-brisa. Mas em relação aos pedais, nada muda. Você continuará usando o pé esquerdo para a embreagem e o direito para frear e acelerar.

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  • joao vicente da costa

    Muito esquisito…

    • th!nk.t4nk

      Por incrível que pareça não é tão difícil assim se acostumar com a mudança. Quando fiquei a trabalho por algumas semanas no UK achei que seria impossível dirigir lá, mas no segundo dia já estava me sentindo bem mais tranquilo. Lógico que vira e mexe dá um nó na cabeça (rotatórias principalmente), mas com o passar dos dias vai se tornando normal.

      • Chris

        Rapaz penso o mesmo, quando fui pra Malta, final do ano passado, me deparei com vários carros do lado “oposto ao nosso” logo na chegada da ilha, nem sabia que era mão inglesa, mas passado algumas horas a pessoa já começa meio que acostumar visualmente, mas para dirigir diria algumas semanas rs.

      • El Gato Negro

        E setas e comandos do limpador de pára-brisa? São espelhados? Ou permanecem nos mesmos locais?

        • th!nk.t4nk

          Isso, é invertido. Essa é uma das partes problemáticas, já que pra dar sinal você precisa se acostumar a usar a mao direita. O resto é tranquilo, porque a maioria dos carros europeus têm sensores pra chuva, luz, etc.

          • Henrique Figueirôa

            Na verdade depende do carro, já aluguei um corsa em Londres que a seta era do lado esquerdo, igual a nossa.. Enquanto vi que os VW possuíam a seta do lado direito..

          • Jackson

            Costumo ver muitos sites ingleses, e alguns carros na Inglaterra mantém o sistema igual ao nosso. Nem todos tem as alavancas invertidas.

          • Itamar

            Eu dirigi o carro de um amigo na austrália, era uma mercedes, mas bem antiga, nem me recordo o modelo.
            Seta e limpadores posicionados exatamente igual pra nós aqui no BR, estranho…

        • Caio Elisei

          A chave de ignição continua no mesmo lugar (à direita do volante) – mas as setas e limpadores variam (eu achava que não). Recentemente viajei para a África do Sul e aluguei um VW Polo – alavanca do limpador e seta estavam iguais à daqui, mas vi um Hyundai Accent onde estas estavam invertidas.

          No mais, pedais e posições das marchas, permanecem iguais tbm.

          • Luciano RC

            Ruim isso de alguns inverter e outros não.. deveria ser meio que padrão.

        • Thiago Ramos

          Na Austrália e NZ não tem regra. A Toyota emprega de um lado, a Holden de outro, a Ford depende do modelo… pra nós os bons são da Holden que mantem a seta do lado esquerdo e limpador do lado direito….

      • Wendel Cerutti

        Acompamho os videos de um caminhoneiro que mora na Italia e ele viaja para a Inglaterra com o caminhão com o volante do esquerdo na pista com mão inglesa . Tenso pacas !!!!

        • Thiago Ramos

          Tem muito disso lá. Muita gente atravessa o Canal da Mancha de carro. Quando fui pra Londres vi varios carros na mão francesa se virando na mão inglesa hahah

        • Itamar

          Wendell, eu vi um Mustang com volante do lado esquerdo na Nova Zelandia!!!
          O curioso é que só se chega la de navio ou avião rs

          • Wendel Cerutti

            eita !!!!!!!!

        • Armando_Perez

          Só por curiosidade qual canal é?

          • Wendel Cerutti

            Novelino na Estrada

      • Jackson

        A pessoa tem que ter em mente que o motorista precisa estar sempre próximo a linha que separa a pista. Se acontecer da linha estar bem distante do motorista, bah estás na contramão.

      • Charlis

        Foi o tempo que eu levei para acostumar também.
        Mas, no primeiro dia foi MUITO tempo pra mim… pensei que iria fazer M, diversas vezes.
        E por incrível que pareça, a minha dificuldade não foi com o transito (Australia – Brisbane) contrário, e sim com o carro em si.
        Mudar a chavinha do cérebro para ter a faixa direita como referência foi complicado…
        Quando percebia, estava comendo a faixa da esquerda…
        E a troca da seta com o limpador de parabrisa, era simplesmente todas as curvas! (bom sinal, pelo menos eu dou seta, rs)…

        Porém, é como você disse… no segundo dia já estava em casa, rs.

        []s

    • Pedro Henrique

      tem uma maneira fácil de se situar, o motorista sempre vai ta seguindo a faixa central…
      porque não é só a direção que muda é o sentido todo da via, então fica mais fácil você associar as coisas, o mais complicadinho fica pelo cambio manual e as alavancas no volante que são invertidas e como é um negócio automático você iria ter que perder essa mania de que tal mão aciona seta e tal mão limpador…

      • Thiago Ramos

        O cambio é exatamente igual, porém é trocado com a mão esquerda. Mas setado no lado direito, você engata a primeira pro lado esquerda e traz a quinta pro lado direito, nada muda.

  • Mateus

    Já loquei por algumas vezes este tipo de carro em viagens. Na primeira vez deu tudo errado, não lembrava da seta, comi faixa, subi em meio fio e em rotatorias. Mas depois vai se acostumando. É bom vc entrar e ficar uns 10 min mexendo em todas as funções, pra se habituar mais. Mas pra mim, a maior complicação é com relação as ruas mesmo.

  • Zé Mundico

    Por outro lado, as posições dos engates das marchas do câmbio são exatamente iguais aos carros daqui.

    • Marcelo Alves

      Eu estava pensando nisto, deve ser pior em carro manual, pois comparando com os carros aqui do BR, seria como se tivéssemos que engatar a 5ª e 6ª marcha toda hora (1ª e 2ª), eu pelo menos acharia desconfortável já que estou acostumado a puxar a alavanca para o meu lado pra poder engatar a 1ª e 2ª, já nos carros com o volante do lado direito teria que empurrar a alavanca para o lado do passageiro e ainda fazer isso com a mão esquerda (sou destro), seria bem mais desconfortável hein…

      • Thiago Ramos

        Cara, o mais estranho é usar a mão esquerda. E ao invés de relar a mão na perna do(a) carona pra engatar a quinta, será toda vez que engatar a primeira HAHAHAH

    • Rogério R.

      Exatamente. Na mão inglesa a 1a é do lado do passageiro e a 5a é do lado do motorista.

    • th!nk.t4nk

      Cara, por isso eu fiz questao de pedir por um automático na locadora. Já é chato demais ter que se preocupar com a mudança de lado na pista e com a maldita seta invertida :(

  • konnyaro

    Pior foi em Okinawa, que depois da ocupação pelos EUA após a segunda guerra mudou do lado direito para o esquerdo, e após ser devolvido para o Japão teve sua mão invertida novamente em apenas 8 horas entre as 22:00 hs do dia 29/07/1978 a 06:00 hs do dia 30/07/1978, sendo que neste período conseguiram trocar todas as placas e sinalizações de pista.

    • Janos Markus

      Acho que na Suécia teve algo parecido. Mas não reverteram.

  • Lacerda ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Q: “Por que os carros ingleses tem o volante do lado direito?”
    A: “Because it’s Right side!”

    • Hugo Victor

      Hahahaha
      É a cara dele!

  • edgar__rj

    Nao lembro se foi a Suecia ou Noruega que trocou a mao inglesa pra francesa… Foi um caos na capital do país… É isso foi no pela década de 60… Havia muitos acidentes devido aos paises vizinhos terem mão francesa, e atravessarem a fronteira rotineiramente…

    • VeeDub

      Foi na Suécia, e ao contrário do que disse, tudo ocorreu na mais perfeita ordem, uma caraterística de povos mais ao norte do hemisfério norte.

  • leandro

    Gosto muito de dirigir, mas nesses países eu preferiria usar transporte público

    • cepereira2006

      Idem
      Para quem, como eu, dirige a 30 anos pela direita, o risco de dar uma bobeira e provocar uma colisão frontal é enorme. Fui a Barbados e não tive coragem de alugar um carro para conhecer a ilha. O outro brasileiro que estava no hotel quase bateu 3 vezes no primeiro dia. No segundo estava um pouco melhor.

      • Luciano RC

        E claro… dependendo do País, o transporte público é tão bom que alugar carro é gastar dinheiro. Inglaterra é assim… tem metrô para todos os lados, da pra se virar sem alugar carro.

      • Itamar

        Cara, eu tinha exatamente esse receio, foi extremamente tranquilo. Os retrovisores te ajudam muito a se manter na faixa correta.

        Além disso nas rodovias e cidades há placas dizendo: Enter wide, exit tight, tipo curva pra direita aberta, curva pra esquerda fechada.
        Considere isso seu mantra e você não deverá ter problemas rs

  • Unknown

    90% dos países do mundo utilizam a mão francesa! Quem está certo? acredito que também uns 90% da população mundial é destra e, convenhamos, trocar as marchas com a mão esquerda para um destro, não é tão fácil assim… Se com a mão mais habilidosa às vezes já arranhamos nos engates, imagine fazer isso com a menor coordenação motora da mão esquerda…

    • Leandro

      Não existe certo ou errado nesse caso. Cada país segue o seu costume.

      • Unknown

        Pode até não existir certo ou errado, mas que se fosse tudo padronizado seria muito melhor, isso com certeza! E se fosse para padronizar, com certeza seria muito melhor alterar os 10% dos países do mundo que tem mão inglesa do que os outros 90%!

        • Leandro

          Padrão em tudo acaba com as particularidades de cada povo. Imagina se inventam de padronizar as línguas também? Questão cultural não se padroniza, na minha opinião, e o volante do lado direito, é sim uma questão cultural.

          • Unknown

            Acho meio exagerado esta comparação entre a língua e a mão de trânsito, mas ok, nem estou erguendo a bandeira de que deveria ser padronizado. Só quis dizer que se fosse para padronizar, que se tornasse tudo mão francesa, afinal de contas cerca de 90% dos países a utilizam!

            • Thiago Ramos

              Cara, não faz sentido. Não tem que mudar. Como se reeduca sei la quanto milhoes de motoristas só pra padronizar. É muito mais fácil as pessoas de cada uma que não se sentirem seguros não dirigirem nos países onde a mão é contrária.

        • Luciano RC

          Pessoal não padroniza nem a buzina e os comandos de farol, vai padronizar lado correto do volante? Pra mim, deixa como está e ponto final.

    • Eduardo Alves

      Tem um fator muito importante que nao foi abordado no texto. Essa questão de impor a mão seja ela inglesa o francesa, faz parte da imposição cultural do pais dominante. Uma forma de se impor perante aos dominados é tambem impondo sua cultura, idioma e costumes.

      • Unknown

        Sim, mas este site não é voltado para discussões de cunho histórico/analítico. Foi abordado superficialmente ao relatar que alguns países que são/foram colônias dos que possuem mão inglesa, seguiram a regra.

        • Eduardo Alves

          Mas eu nao estou questionando as informações e sim complementando a mesma.

    • Thiago Ramos

      Não existe certo. É o costume de cada país. E a coordenação motora não é tão ruim assim. Em 5 minutos vc ta mais que acostumado. Eu não errei engate por mão boba nenhuma vez. Mas peguei uma Hilux e aquele cambio horrendo me fez errar de segunda pra terceira e entrar a primeira umas 3x, e pra quinta umas duas… mas nada demais…. o engate da marcha que era ruim mesmo.

      • Unknown

        Só pelo seu relato já percebe-se que é desvantajoso para um destro ter que cambiar um carro manual com a mão esquerda…

  • leitor

    Imagino que uma pessoa passe um mês dirigindo na mão inglesa. Quando voltar sentirá estranho novamente.

    • Unknown

      Com certeza! Uma confusão só!

    • Thiago Ramos

      Cara, eu passei aperto. Fiquei bem uns 2 dias sem poder dirigir sozinho e sem poder andar na rua sem companhia. O pedestre sofre também! Lá temos que olhar pro lado contrário pra atravessar…

      • Luciano RC

        Tem a questão do pedestre que ninguém comentou até agora… isso sim é fundamental, porque uma distração e já era.

        • leitor

          Aqui também temos que olhar para os dois lados. Tem um certo índice de gente na contramão.

    • Itamar

      exato, parece que não, mas é pior quando voce volta pro brasil, demorei a acostumar

  • klaus

    NA é cultura

  • Rodrigo Ultramari

    aprende-se bem rápido…. no começo quase atropelei um ciclista, mas após 1h dirigindo, já estava ok, isso num carro de cambio manual. Atenção especial é de que não existe regra quanto à posição das alavancas de pisca e de limpador. O que percebi é que em carros de origem europeia, as alavancas continuam na mesma posição que nos carros com volante do lado esquerdo (mão direita pra limpador, mão esquerda pra pisca) e que em carros de origem asiática, as alavancas se invertem (pisca com mão direita, limpador com mão esquerda)

    • Janos Markus

      Deve ser complicado fazer uma ultrapassagem em pista simples.

      • Thiago Ramos

        É igual aqui. Mas ao invés de ir pra esquerda você vai pra direita e o carro no sentido oposto estará vindo pela sua direita… nao é nada que uns minutos não te acostumem. Negocio é usar a faixa lateral direita como ponto de guia. Se você estiver proximo a ela, estará no lugar certo…

        • Janos Markus

          É que me referi a visibilidade do fluxo contrário. Talvez dando uma distância maior com o veículo da frente ajudaria? Ou então levar um passageiro esperto e responsável para ser “olheiro”.

    • Caio Elisei

      Exato!! Recentemente viajei para a África do Sul e aluguei um VW Polo – alavanca do limpador e seta estavam iguais à daqui, mas vi um Hyundai Accent onde estas estavam invertidas…

      • leitor

        Deve ser uma beleza quando for dar o sinal e ligar o limpador. Ou dar sinal quando começar uma chuva.

      • leitor

        Alguns carros têm suas diferenças aqui também. Pra ligar o limpador em alguns carros coloca a alavanca pra cima, outros pra baixo, outros num botão do painel. E pra esguinchar água no para-brisas em uns se gira a ponta, outros aperta a ponta ou botão no painel também.

  • Gabriel M. Vieira

    Em setembro estive na China e desembarquei em Hong Kong. Curioso que lá em HK a mão é inglesa, mas alguns carros de lá podem circular na China (principalmente vans e táxis) então o trânsito mistura todo com carros com volantes dos dois lados. Achei bem curioso e na loucura de lá, eles parecem “se entender”.

  • Popdogue

    Ruim é dirigir nas Bahamas. Lá a direção é inglesa, mas a maioria dos carros são americanos, assim temos que dirigir com o volante do lado certo (brasileiro), mas no sentido contrário da via. Muito esquisito. Outro lugar ruim é qdo vamos da China continental para Hong Kong. China tudo normal, mas em Hong Kong a mão é invertida.

  • Luis Burro

    Interessante,nunca tinha pensado desta maneira! Até achava q era pra ser diferente do resto do mundo por capricho Inglês.
    Só não entendo no Japão,e nesta época teve a padronização europeia de medidas,tbm por isto a maioria é da direita.

  • Itamar

    dirigi na nova zelandia e posso dizer: foi bem mais dificil dirigir quando eu voltei pro brasil.
    A cabeça já pensava com a mão inglesa e até acostumar com a daqui de novo levou um tempo.

  • Ⓜ️arcelo

    Se você for para um país com volante no lado direito e com cambio manual, melhor ir de uber.

  • Douglas
    • MarcioMaster

      O cara conseguiu chegar com um Peugeot na Guiana?! livro dos recordes…kkkkk

  • Sasaki

    Na verdade e bem fácil se acostumar eu morei no Japão e a dica pra se acostumar é sempre o lado do motorista tem que está virado para o lado da faixa da pista assim como no Brasil se vc por isso na cabeça vc nunca erra!!!

  • Cromo

    Precisamos de boa vontade para o mundo adotar padrões mundiais. É possível, viável e inteligente q os países de mão inglesa mudem. Mas não só. Devemos também adotar o sistema internacional de medidas, acabando com polegadas, jardas, graus fahrenheit, libras, etc. Também seria interessante q todas as línguas adotassem o mesmo alfabeto, e no futuro distante a mesma língua. Tudo isso geraria absurdas economias globais. Mas não só: o mesmo sistema de leis, de legislações (de poluição, de produtos químicos aceitáveis,…). Há muitas padronizações a fazer, contribuindo para um futuro estado mundial.

  • Joel Silva dos Anjos

    “Não seria melhor se todos os países tivessem o mesmo sistema?” Sim, principalmente para quem fabrica e exporta carros para os dois tipos de mercado rsrsrs

  • Uma dúvida que eu tinha era se a Holden tinha utilizado o painel do Opel Omega nos Commodore exportados para o Brasil ou se tinha desenhado um painel para nós, mas logo depois descobri que o volume de Commodores exportados com mão francesa para o Oriente Médio como Chevrolet Lumina era muito maior e eles já faziam isso antes de exportar para cá.

    • Vinicius LMS

      A maioria dos Commodores eram projetados com painéis simétricos, para facilitar a conversão, era também uma forma de economizar custos.

      • Samluzbh

        Tipo a Tayota com o painel esquisito do Etios!

  • Ricardo

    Não é só isso que incomoda, medidas de temperatura, distâncias, etc com unidades diferentes, também é um saco!

    • th!nk.t4nk

      Felizmente no UK eles usam os 2 sistemas. Já nos EUA é só o sistema imperial, aí o bicho pega…

    • Thiago Ramos

      Sério que isso é incomodo?

      • Ricardo

        Muito! Ou vc tem um conversor automático na cabeça?

  • Antonio Sergio

    Só se me escapou, mas foi dito alguma coisa sobre os pedais? Eu não encontrei no texto nem nos cometários.

    • Henrique Figueirôa

      Última frase:
      “Mas em relação aos pedais, nada muda. Você continuará usando o pé esquerdo para a embreagem e o direito para frear e acelerar.”

  • Wendel Cerutti

    No caso do Napoleão , acho que ele fez por pirraça com os ingleses .

    • Samluzbh

      Obrigado Napoleão!

  • kravmaga

    Ingleses têm a mania de serem diferentes, isolados do mundo como uma ilha que é o país. Até hoje não mudaram as unidades para o sistema internacional de medidas (sistema métrico) e insistem na mão inglesa alegando uso de espadas ou chicotes.

    Toda mudança incomoda, mas manter-se diferente da maioria o tempo todo é bem pior.

    • Thiago Ramos

      No meu ponto de vista não tem diferença nenhuma. No Japão eles comem com palito e se viram muito bem assim. Na Australia tem canguru, cobra e altos bixos mortais no meio da rua, e eles se viram muito bem com isso. Sistema de medidas é algo que da demais pra se virar e eles aprenderam assim, não tem como mudar agora.

  • Daniel dos Santos

    Suécia até os anos 70-80 era mão inglesa….na época o governo suéco fez uma campanha nacional para a troca do sentido, onde o grupo ABBA iniciou uma turnê para capilarizar a notícia.

  • Mr. On The Road 77

    Na verdade, isso que foi falado de que eram colônias inglesas não faz muito sentido pois muitos países europeus usavam a mão inglesa. A Alemanha, a Holanda, a Suécia… A Suécia decidiu mudar a sua mão numa quarta-feira ao meio dia. Pensa numa confusão…

  • Christian Balzano

    O lado asiático da Rússia e a Mongólia também tem volantes ao lado direito, não há regras, é comum ver carros com volantes de ambos os lados. Deve-se ao fato da importação de carros proveniente do Japão e não há legislação no mercado. Marcas como Volkswagem, Audi e BMW tem volante no lado esquerdo e são muito presentes em Moscou e São Petersburgo. Já a Toyota vende bastante para Vladivostok, Ulan Ude e Ulan Bator (capital da Mongólia) e regiões com volante do lado direito.

    • Jackson

      Já vi muitos videos no car.crash.compilation onde os caras se batem e de repente um dos motoristas sai pelo lado do carona.

  • Thiago Ramos

    Dirigir na mão inglesa é bem estranho de começo. A gente acaba comendo faixa o tempo inteiro e a terceira, teima em entrar onde é a primeira pq não estamos acostumados a usar a mão esquerda para as trocas e as posiçoes de marcha, são exatamente as mesmas (nesse caso, pra engatar a primeira, jogamos a alavanca contrária ao corpo e trazemos a quinta em direçao a coxa da perna esquerda). Na Austrália e na Nova Zelândia, que foi onde dirigi ainda tinha outro problema: os acionadores de seta e limpador não tinham um padrão. Os carros da Holden (chevrolet aqui) utilizavam do lado contrário dos outros carros, e a Ford tinha tanto de um lado quanto do outro, variando de acordo com o modelo. A maior vantagem que percebi é que como os pedais são na mesma ordem daqui, há apoios generosos pro pé esquerdo na maioria dos carros, já que não há necessidade de aproveitar as caixas de roda pro mesmo. Mas o costume vem em uns 20 min dirigindo. Nada que nenhum motorista habilidoso ou consciente não pegue rápido. E de todos os problemas, esse é menor. Cada país tem sua lei de transito e quando se viaja pros EUA por exemplo, vemos o tanto que o Brasileiro em geral é sem educação e como o nosso código de transito é falho. Sempre tem preferência quem já está na rotatória, e NUNCA a preferência é de quem está na direita em cruzamentos e sim de quem chegou primeiro e isso é MUITO respeitado nesses países. Aqui seria um caos. Perdi as contas de quantas vezes fui parado nos EUA por fazer barbeiragens bobas como ficar mudando de faixa, não utilizar os faróis acesos ou não seguir o fluxo dos outros carros na estrada – SIM, o limite de velocidade é estabelecido pela velocidade média geral. Se todos andarem a 180, multado será quem estiver a menos de 90.

  • Danilo

    eu ja dirigi um WRX Sti e a primeira vez foi beeem estranho, ja que o cambio manual continua com a mesma escalonação, so que a primeira e a segunda eh uma leve empurrada pra esquerda ao invés de puxar. Em carro automatico eh mais suave, mas mesmo assim as primeiras vezes da uma impressao muito estranha. Acho que eh questao de costume, mas as poucas vezes que dirigi e intervalos longos de tempo entre uma e outra, foi bem engraçado.

  • Clayton Lus

    Interessante é a conversão quando tem a fronteira de países com as formas diferentes igual no link abaixo na fronteira entre o Brasil, no estado de Roraima, e a Guiana:

    https://www.google.com.br/maps/@3.3811785,-59.808663,510m/data=!3m1!1e3

  • Emanuel Schott

    Ai vem a Toyota e mete uma balança Filizola no Etios pra ficar fácil adaptar o lado do volante..kkkkk

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