Etc Matérias NA Segurança

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?

Dirigir em dias chuvosos não é o cenário ideal para nenhum motorista. Além do trânsito mais carregado, pois todos tiram seus carros da garagem, existem alguns perigos, como a possibilidade de aquaplanagem, enchentes e a falta de visibilidade.


Dependendo da cidade onde você mora, isso pode ser bem comum. Algumas capitais, como Belém, Manaus e Rio Branco, chegam a registrar mais de 600 mm de chuva em um mês. É claro que a grande maioria não pode simplesmente deixar seus compromissos de lado por causa de qualquer chuvinha, então é preciso saber como enfrentar as dificuldades decorrentes de um dia molhado.

Uma das principais, como citamos, é a falta de visibilidade. É aquela famosa situação onde o motorista precisa dividir sua atenção entre dirigir e ficar limpando o vidro, que insiste em embaçar. Especialmente em veículos sem ar-condicionado isso pode ser um verdadeiro teste de paciência e, o mais importante, pode comprometer a segurança dos ocupantes.

Mas, afinal, por que os vidros do carro ficam embaçados em dias com chuva? Como evitar esse problema antes de um dia chuvoso? Quais são as melhores técnicas que podemos usar?


Por que os vidros embaçam em dias chuvosos?

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?

A razão por trás disso é bem simples: os vidros embaçam quando o ambiente interno tem uma temperatura mais alta que o externo. Em dias chuvosos a temperatura externa obviamente vai cair e, enquanto isso, o interior do veículo fica mais quente por conta do calor do nosso corpo e da respiração. Quanto mais pessoas dentro do carro, mais rápido esse processo vai acontecer.

Quando esse ar mais quente entra em contato com o vidro, que está mais frio devido à chuva, ele é resfriado e se condensa, formando minúsculas gotinhas. Isso vai se acumulando e aí o vidro fica embaçado.

Se o carro tem ar-condicionado, a solução pra isso é fácil. Basta ligá-lo direto no para-brisa, numa temperatura mais baixa, e o problema da diferença de temperatura interna vs externa vai acabar. Mas e se o carro não tem esse equipamento? O que fazer para diminuir ou resolver o problema?

Como evitar que os vidros embacem antes de chover

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?

Normalmente nós só pensamos nisso quando já está chovendo e você já está sofrendo para limpar o para-brisa. Mas o ideal é se antecipar e buscar alternativas para resolver esse problema antes de um dia chuvoso, especialmente se o seu carro não tem ar-condicionado.

Existem inúmeros produtos no mercado que prometem acabar com o embaçamento dos vidros, além de várias técnicas caseiras que também podem ser usadas. No final da lista, entre as menos efetivas, estão a ajuda de um pano ou jornal para limpar o vidro.

Em último caso isso pode até ajudar, mas poucos minutos depois os vidros estarão embaçados novamente, e você precisará fazer tudo de novo. Pior ainda é limpar com as mãos, pois a gordura natural da pele piora a situação.

Um artifício que muitos usam é passar uma leve camada de detergente na parte interna dos vidros, espalhando bem para que ele não atrapalhe a visão do motorista. Existem até vídeos que comparam a diferença ao usar esse método, prometendo que isso funciona melhor que alguns produtos específicos. Mas é claro que existe a chance desse processo manchar o vidro, já que o produto não é próprio para isso.

Outra maneira de resolver esse problema é usando areia sanitária de sílica, aquela areia higiênica que você compra para o seu gato. Sim, pode acreditar: como o objetivo dela é absorver a umidade, deixar um ou mais saquinhos com ela dentro do carro pode resolver o problema. O ponto negativo é que esse é um processo que demora alguns dias, pois a absorção da umidade é lenta.

Finalmente, existem produtos feitos especialmente para evitar que o vidro fique embaçado. Alguns ainda contam com um repelente de água, ao formar uma camada protetora sobre a parte externa dos vidros. Além de melhorar a visibilidade, isso ainda ajuda a aumentar a vida útil das palhetas.

E existem opções para todos os bolsos, desde os mais baratos (na casa dos R$ 15, exigindo aplicações constantes) até os mais caros (quase R$ 90, mas que duram até 1 ano).

Como evitar vidros embaçados se já estiver chovendo

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?

É claro que todas as ajudas acima precisam ser aplicadas antes que chegue o período dos dias chuvosos. Mas o fato é que a maioria não vai lembrar disso antes, mas apenas quando já estiver naquele congestionamento e sem enxergar quase nada. E aí, o que fazer?

Mesmo sem o ar-condicionado, ainda vale a pena ligar o ventilador do carro direto no para-brisa. O processo demora mais, mas o efeito é quase o mesmo. O que também ajuda nessa hora é diminuir a temperatura interna do veículo, por abrir um pouco as janelas. Mesmo uns poucos centímetros já ajuda, especialmente se o carro tiver uma calha de chuva instalada, o que evita molhar seu interior.

Uma outra opção é ligar o ar-quente direcionado para o vidro dianteiro, para evaporar as gotículas que se formaram, e depois ligar o ar frio de novo. Mas esse é um processo que precisará ser feitos várias e várias vezes durante a viagem.

Especialmente quando o carro fica estacionado por algum tempo, os vidros podem embaçar ainda mais. Tente acabar com o embaçamento o máximo possível antes de sair dirigindo, pois fazer isso enquanto dirige pode ser bem perigoso.

E lembre-se de que não é apenas o vidro dianteiro que precisa estar em boas condições de visibilidade. É importante se concentrar também nas janelas dianteiras, pois é através delas que você vai olhar para os retrovisores externos ao fazer qualquer manobra. O vidro traseiro, obviamente, também entra na lista.

De qualquer maneira, a principal preocupação nessa hora deve sempre ser a segurança. Em algumas situações o vidro pode embaçar rapidamente, e se o motorista não tomar logo alguma ação, vai demorar para que a visibilidade volte ao normal. Nesse caso, apele para uma limpeza rápida com as mãos e pare o carro num lugar seguro para resolver o problema com calma.

Por que os vidros do carro ficam embaçados em dias chuvosos?
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email