Carros Conceito Conversíveis Esportivos Porsche

Porsche 550ne: revelada proposta de antigo roadster pequeno

Porsche 550ne: revelada proposta de antigo roadster pequeno

A Porsche tem muitos segredos guardados e mais um deles foi revelado, mas não através dos canais tradicionais da marca. Isso aconteceu através de uma conta pessoal do Instagram, de ninguém menos que Walter De Silva, um dos mais renomados designers da Volkswagen.


No perfil, ele revelou a imagem de um conceito chamado Porsche 550ne, uma proposta de roadster pequeno e (acredita-se) barato, inspirado no clássico Porsche 550 Spyder, amplamente recriado em réplicas pelo mundo, em especial no Brasil.

De Silva se referiu ao carro como “The Little Bastard”, uma referência a ninguém menos que James Dean, icônico proprietário de um 550 de numeral 130 (que recebeu o nome de Little Bastard), que possui algumas histórias sinistras…

Assim, com duas lendas na mente, homem e máquina, Walter De Silva, Peter Wauda, Christian Felske e Romi Rost, projetaram o carro a pedido do falecido Ferdinand Piëch, herdeiro do grupo alemão e neto de Ferdinand Porsche.

Baseado no conceito Volkswagen BlueSport, o Porsche 550ne foi uma tentativa de colocar um roadster abaixo do Porsche 718 Boxster, sendo assim um carro mais simples, purista e barato.

Porsche 550ne: revelada proposta de antigo roadster pequeno

A ideia era buscar a essência de um carro esportivo sem toda a parafernália tecnológica atual, com modos de condução, suspensão adaptativa, etc. Com uma frente bem limpa, o 550ne tem um capô de linhas suaves e faróis ovalizados com projetores.

O para-choque chama atenção para as entradas de ar e elementos retilíneos, que contrastam com a parte superior. Pode-se ver ainda retrovisores com suporte em “V” e um arco de para-brisa pequeno, bem como entradas simples nas laterais.

Com dois lugares, o Porsche 550ne teria sido uma máquina interessante em guiar. Nascido em 2008, ele surgiu então antes do VW BlueSport, que só apareceu ao público em 2009, com 3,990 m de comprimento, 1,745 m de largura e 2,430 m de entre-eixos.

Pode-se imaginar que o 550one tenha as mesmas dimensões ao algo parecido, sendo sua base chamada Mimo ou 9X1, sendo o primeiro nome em referência ao termo Mittelmotor ou motor central.

O BlueSport tinha um 2.0 TDI de 180 cavalos, o mesmo usado na Amarok. No caso do Porsche, teria sido interessante o 2.0 TSI com 200 cavalos.

[Fonte: Walter De Silva]

 

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email