Esportivos Europa Porsche

Porsche 914 pode influenciar um esportivo abaixo de Boxster e Cayman

Porsche 914 pode influenciar um esportivo abaixo de Boxster e Cayman

Hoje em dia, um Porsche custa bem mais de R$ 300 mil e conta com uma arquitetura sofisticada, que inclusive envolve uma transmissão de dupla embreagem PDK, além de outras tecnologias que o deixam cada vez mais rápido.


Para a marca alemã, Boxster e Cayman são as portas de entrada para seu reino de alta performance, com o 911 sendo seu símbolo máximo. Contudo, toda a tecnologia hoje empregada não anda satisfazendo o fabricante de Zuffenhausen.

Em tempos de Taycan e de rumores sobre possíveis 718 elétricos, a Porsche tem um olho voltado para o passado. Sua busca não é por uma releitura de algum clássico, como o belíssimo 356, mas uma proposta abaixo de Boxster e Cayman.

Ainda não há nada oficial, mas quando Michael Mauer, designer-chefe da Porsche, defende um esportivo barato, simples e purista, as chances de algo concreto acontecer são maiores.

VEJA TAMBÉM:

Porsche 914 pode influenciar um esportivo abaixo de Boxster e Cayman

Para Mauer, a decisão de fazer um carro assim é correta, já que visa buscar consumidores jovens. Dentro da montadora, o projeto de um esportivo simplificado, conecta a marca às suas raízes, ainda mais na iminência de seus dois menores esportivos se converterem em carros elétricos puros, como o Taycan.

Este seria um argumento muito forte para a Porsche voltar ao passado e buscar inspiração em um carro singular, o 914. A ideia é um carro com custo de desenvolvimento menor para ser mais acessível, tendo transmissão manual e motor mais fraco. Porém, com dinâmica de condução que seja emocionante, mesmo sem Sport Chrono da vida…

A Porsche não dá detalhes sobre o projeto, mas o boxer de quatro cilindros atual poderia fazer parte disso, diferente da proposta original do Porsche 914.

Este roadster lançado em 1970, era feito pela marca alemã, mas tinha motorização Volkswagen a ar de quatro cilindros (o de seis quase chegou ao mercado) e inclusive levava o logo VW junto com o nome Porsche na Europa. Não vendeu muito, mas tinha a proposta que a Porsche busca agora.

[Fonte: Diário Motor]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Lucasss

    Com sinceridade, eu não consigo imaginar nenhum produto abaixo do Cayman e Boxster, estes já conhecidos por um interior bem simplista além de um 4cc que divide opiniões, isso sem falar que seria um carro pro consumidor jovem, sendo que o jovem de hoje busca cada vez mais por tecnologia, assistências, mimos e etc.
    Sei não, mas se a Porsche vê um mercado, então…

    • Holandês Louco

      Seria bem legal um Porsche pequeno com motor de 4 cilindros e uns 2000 a 2300cc.

      • Lucasss

        Mas é ai que tá, os 718 já são bem compactos tanto no tamanho como na motorização, um Porsche abaixo disse tem que ter uma tocada fora do comum e muito superior aos irmãos ”maiores” pra compensar a falta de motor que ele eventualmente teria. “Ah mas seria mais barato”, então, não creio que ele seria tão inferior assim no preço, ou seja, abriria espaço pra que consumidores comprem um 718 usado com 1 ou 2 anos de uso somente, ao invés desse novo Porsche.

  • th!nk.t4nk

    O mini-Porsche já existe, é o 718. Difícil imaginar algo ainda menor do que ele hoje. Seria preciso muita criatividade pra fazer um carro tão nanico e que desperte interesse nesses tempos de veículos cada vez maiores. Enfim, duvido muitíssimo que levem isso adiante.

    • Gustavo Adriano

      2 a 3 anos atrás esses boatos rondaram a Porsche e logo depois foram descartados. Também acho difícil um veículo de menor porte do que o 718, no entanto devemos lembrar que o 718 só tende a acrescer, consequentemente um veículo menor poderia vir à tona, quem sabe até mesmo um com motor dianteiro (sempre achei bacana um possível novo 924).

  • Dudu Pimentel

    Vai usar o motor 1.8 TSI do penúltimo Polo GTI com 192 cv ou o 1.4 TSI de 180 cv que equipava o antepenúltimo Polo GTI?

  • Jad Bal Ja

    Desde que não seja tão feio quanto o 914, tá valendo. Oh carrinho feio.

  • Cromo

    Um Porsche mais barato seria interessante, mesmo os Cayman e Boxster são bem caros. Provavelmente usarão powertrain VW, como seus SUVs e o Panamera, isso se esse projeto vingar.

    • PEDAORM

      Acho que nem precisaria substituir o TT, seria o TT da Porsche, coexistindo.

  • Cromo

    Até onde a imagem de uma empresa como a Porsche se mantém? Para as novas gerações principalmente, a Porsche é mais reconhecida pelos seus SUVs ou pelo 911? É contraditório ganhar dinheiro com SUVs e manter a imagem de fabricante de superesportivos, até onde dura este glamour?

    • leitor

      É contraditório mas é o fato. Ganhou com SUVs principalmente com a imagem de fabricante de superesportivos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email