Cupês Esportivos Porsche

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O Porsche Cayman é um carro esportivo de motor central com apenas dois lugares.

Ele é um cupê derivado da segunda geração do roadster Porsche Boxster. Apareceu pela primeira vez em 2006.


O Porsche Cayman sem dúvida carrega muitos traços e tecnologias do seu irmão Boxster, e vamos falar a fundo sobre o Cayman neste texto.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

Vamos falar inicialmente sobre o Porsche Cayman, depois sobre o atual Porsche 718, que é a atual nomenclatura única para tanto Cayman quanto Boxster. E no final vamos fazer um resumo sobre o Boxster, como ele nasceu e depois deu origem ao Porsche Cayman.


Porsche Cayman 2005 – 2014

A segunda geração do Porsche Boxster ganhou um novo design e uma nova plataforma e também uma nova variante que basicamente trilha um caminho separado do modelo conversível, o Porsche Cayman.

A derivação cupê apareceu pela primeira vez no final de 2005 como linha 2006.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O design da segunda geração do Boxster caiu como uma luva para o cupê Porsche Cayman, que agora perdia os faróis tristes em prol de um novo conjunto ótico mais arredondado e vertical do que o modelo anterior que era mais vertical.

Porsche Cayman e Boxster compartilhavam basicamente tudo, exceto pelo design externo, que era o maior divisor entre ambos.

Para poder se distanciar um pouco mais do Boxster o Porsche Cayman usava um para choque com desenho levemente alterado, assim como novas lanternas traseiras para ter mais personalidade própria.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O design geral do Porsche Cayman era inspirado em outros modelos icônicos da marca como o 356, 550 e o 904 cupê.

Outro ponto que diferencia os modelos era o fato que o Porsche Cayman tinha mais espaço para bagagens no porta malas traseiro que o Boxster que tinha um espaço reduzido graças a capota que ficava recolhida dentro do compartimento.

As opções de motor eram as mesmas da segunda geração do Boxster, e de início o Porsche Cayman vinha com um 3.4 litros de seis cilindros acoplado com uma caixa de câmbio de 6 velocidades manual, o que deixava o carro ainda mais esportivo e confortável para o motorista.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O interior era semelhante também nos dois modelos, com apenas pequenas diferenças de acabamento para não confundir os consumidores.

O Porsche Cayman recebeu um facelift em meados de 2009, assim como seu irmão.

O Cayman ganhava um novo conjunto ótico e um para choque mais envolvente com um redesenho nas entradas de ar e nas luzes de neblina e no LED de iluminação diurna.

Na traseira o modelo recebe uma discreta alteração no desenho interno das lanternas que ficavam mais modernas e ganhavam luzes de LED.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O para choque traseiro do Porsche Cayman também ganhava um novo desenho, com um novo porta placas que perdia as “bochechas” ao redor da placa.

O Porsche Cayman também ganhou um novo motor 2.9 litros para acompanhar as novidades recebidas em 2009.

O modelo ficou com estas atualizações de estilo até meados de 2012 quando seria apresentada sua segunda geração, que teria suas vendas iniciadas no final de 2013.

Porsche Cayman 2013 – 2016

A segunda geração do Porsche Cayman apareceu pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Genebra na Suíça em 2012, tendo suas vendas apenas disponíveis na primavera de 2013 entrando como linha 2014.

O novo Porsche Cayman apostava em um desenho novo para os faróis que ficavam mais verticais e um novo para choque que o distanciava ainda mais do Boxster.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

As versões iniciais do Porsche Cayman de segunda geração vinham com um motor 2.7 litros ou 3.4 litros nas versões mais caras.

O modelo ainda poderia vir com o câmbio manual de 6 velocidades ou automático do tipo PDK de 7 velocidades com dupla embreagem, o que garantia trocas de marcha mais rápidas e consequentemente uma economia de combustível a mais.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

A traseira do Porsche Cayman ganhava novas lanternas traseiras e um novo aerofólio acoplado na tampa do porta malas.

A base do para choque também ganhava um novo desenho mais moderno e esportivo.

Já no interior, a segunda geração do Porsche Cayman tinha um novo painel com materiais mais nobres e acabamento mais refinado que da primeira geração apresentada em 2005.

Entre os destaques estavam uma nova central multimídia com novas funções e um novo volante, fora o redesenho completo do painel que ficara mais elegante e esportivo.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O Porsche Cayman de segunda geração ainda recebeu um discreto facelift em 2015, com direito a um novo para choque e outros pequenos detalhes estéticos que o mantiveram em linha com a identidade da Porsche até 2016, quando a terceira geração do modelo seria apresentada.

Porsche Cayman 2016 – presente

Enquanto que o novo Boxster chegava a sua quarta geração em 2016, o Porsche Cayman chegava na sua terceira no mesmo período.

Além da nova geração tanto o Boxster quanto o Porsche Cayman ganharam uma nova nomenclatura – 718 – uma clara homenagem da marca ao prêmio que ela ganhou em 1959 e 1960 quando venceu a Targa Florio, uma corrida que se passava nas montanhas da Sicília, na Itália.

Outro ponto também se deve que agora os novos Porsche 718 Boxster e 718 Cayman perderam dois cilindros e passam a utilizam apenas quatro cilindros de série, e trocando também o motor aspirado de 6 cilindros pelo de quatro cilindros turbo, algo que não agradou a todos.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O Porsche Cayman, agora chamado 718 Cayman, utiliza dois motores nas versões de entrada, sendo o primeiro deles o 2.0 litros e também um 2.5 litros.

Ambos trazem mais torque em baixas rotações e maior economia de combustível, algo que hoje em dia é muito valorizado.

Em 2017 a versão GTS do Porsche Cayman ganhou o motor 2.5 litros que agora rende 361 cavalos de potência e ainda pode levar o modelo no 0a100 em menos de 4 segundos.

O novo visual da linha 718 ganhou novos faróis com quatro projetores de LED que muito se assemelham, aos que são encontrados no Panamera e Cayenne de nova geração, bem como o precursor de todos os Porsche atuais, o mítico Porsche 911.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

A traseira também ganhou novas lanternas traseiras em LED com acabamento externo escurecido.

O modelo ainda recebeu novas rodas de liga leve com novos desenhos e um novo interior mais moderno, com novos materiais no acabamento e muito mais conforto para o motorista e passageiro.

O Porsche 718 Cayman S possui um motor 2.5 litros turbo com 16 válvulas que desenvolve 350 cavalos e 42,8 kgfm de torque a 4500 rpm.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O visual do Porsche Cayman (718) se difere das demais versões por conta do seu para choque com desenho mais esportivo e suas tradicionais três entradas de ar, que agora contam com um discreto filete diurno de LED.

Se comparado com as gerações anteriores, o novo 718 Cayman está mais musculoso e com formas muito mais bem delineadas do que sua primeira geração de 2005.

Muitos dos fãs da linha Boxster/Cayman lamentaram a perda dos dois cilindros extras com a nova geração.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

Alguns chegam a chamar de heresia um Porsche com motor de quatro cilindros com turbo, mas olhando do ponto de vista econômico e social, a marca aliou a potencia adequada com a baixa emissão de poluentes que cada dia está cada vez mais rigorosa, oferecendo assim o melhor de dois mundos.

Porsche Cayman no Brasil

Assim como as demais gerações tanto do Boxster quanto do Porsche Cayman, o 718 sempre teve uma presença um tanto quanto tímida no mercado nacional.

Apresentado por aqui sempre com algum tempo de diferença em relação ao mercado norte americano ou europeu, as versões vendidas por aqui das demais gerações podem ser encontradas facilmente no mercado de seminovos.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

A versão mais encontrada é do ano de 2008 com preços que podem ser encontrados a partir de 159 mil reais pelo modelo com motor 3.4 litros na versão S, e podem chegar até cerca de 599 mil reais pela versão 2016 com motor 3.8 litros na versão GT4, com pouco mais de 7 mil km rodados.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

Um detalhe curioso sobre o Porsche Cayman é que o nome dele não é uma referencia às famosas ilhas do Pacífico, e sim a um jacaré Caimaninae, uma espécie típica da América Central e do Sul que tem hábitos noturnos e que podem chegar até 2,5 metros de comprimento.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O preço de um Porsche Cayman zero km no mercado nacional começa em cerca de 352 mil reais e podem chegar até a 493 mil reais pelo Porsche 718 Cayman GTS.

Já no mercado norte americano por exemplo é possível encontrar valores que se iniciam em cerca de US$ 56.900 pela versão de entrada do modelo.

O início de tudo com o Porsche Boxster

Antes de gerar o Porsche Cayman em 2006, o Boxster nasceu com a proposta de colocar de volta a Porsche de volta nos trilhos financeiros, pois a marca passava por alguns apertos e precisava de um novo modelo para gerar caixa.

A marca queria fazer isso sem quebrar suas tradições, o que de certa forma aconteceria depois com o Porsche Cayenne e o Porsche Panamera.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

Com base no modelo de compartilhamento de peças entre modelos, a Porsche começou a repensar em como fazia os seus modelos para reduzir o custo de produção e assim aumentar a escala de carros produzidos.

Em 1991 a Porsche começou a estudar um substituto para os 928 e 968, que já estavam ficando ultrapassados.

Para o ano seguinte a marca encomendou propostas aos seus designers para gerar um novo substituto para o 928.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O modelo escolhido foi construído como conceito para o Salão do Automóvel de Detroit que aconteceria em janeiro de 1993.

Ele era chamado Boxster Studie, era um conversível de dois lugares que basicamente estava pronto para ser lançado, salvo algumas pequenas alterações na carroceria.

O modelo conseguiu ser aceito pelo público e pela crítica que aclamaram para que a marca fizesse o modelo o quanto antes possível.

Porém como a marca passava por alguns problemas financeiros o Boxster só teve a luz verde para a produção oficial no segundo trimestre de 1995.

Apesar das dificuldades iniciais a Porsche conseguiu lançar ele a tempo e impressionar a todos com seu novo modelo.

O Boxster tinha o visual bem semelhante ao Porsche 996 – que é o Porsche 911 de 1997 a 2004 – com seus famosos faróis que pareciam que estavam sempre tristes e chorando, mas com pequenas alterações estéticas que davam ao modelo um charme próprio.

O modelo usava um motor de seis cilindros refrigerado a água montado no centro do carro, ajudando assim a melhorar a relação peso/potência.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O Boxster tinha um design característico e único.

Apesar de alguns problemas iniciais com o motor, a Porsche fez ajustes para dar ao modelo a segurança e a estabilidade que um bom Porsche dava aos seus consumidores.

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)

O modelo ganhou um facelift em 2002, onde ganhava um novo desenho no para choque dianteiro e pequenas alterações também nas lanternas traseiras e no interior com novas cores e padrões de tecido disponíveis.

O Boxster ficou mais esportivo e com aspecto mais agressivo com esse pequeno Facelift que perdurou até 2005, quando o modelo ganhou uma segunda geração e uma nova opção de carroceria, a Cupê que atenderia pelo nome de Porsche Cayman.

Ficha Técnica

Porsche 718 Cayman S 2017

Motor: gasolina, traseiro. 4 cilindros opostos, 16V, 9,5:1; 2.497 cm3; turbo;
injeção indireta; 350 cavalos a 6.500 rpm, 42,8 kgfm de 1.900 a 4.500 rpm

Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração traseira

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (dianteiro e traseiro)

Freios: discos ventilados (dianteiro e traseiro)

Pneus: 235/40 R19 (dianteiros) 265/40 R19 (traseiros)

Dimensões: comprimento, 437,9 cm; altura, 129,5 cm;
largura, 180,1 cm; entre eixos, 247,5 cm; peso, 1.460 kg

Porta-malas: 150 + 275 l

Tanque de combustível: 64 l

Desempenho: 0 a 100 km/h, 4,6 s; velocidade máxima, 285 km/h

Preço: 389 mil

Porsche 718 Cayman GTS 2018

Motor: Central-traseiro, longitudinal, quatro cilindros, boxer, 16V, comando duplo, injeção direta de gasolina, turbo compressor, intercooler.

Cilindrada: 2.497 cm³

Potência: 370 cavalos a 6.500 rpm

Torque: 43,8 kgfm entre 1.900 rpm e 5.000 rpm

Câmbio: Automático de dupla embreagem e sete velocidades, tração traseira

Direção: Elétrica

Suspensão: Independente McPherson

Freios: Discos ventilados

Pneus: 235/35 R20 (dianteiro) e 265/35 R20 (traseiro)

Comprimento: 4,37 metros

Largura: 1,80 metro

Altura: 1,27 metro

Entre eixos: 2,47 metros

Tanque: 64 litros

Porta-malas: 150 litros (dianteiro) e 125 litros (traseiro)

Peso: 1.405 kg

Preço: 493 mil

Porsche Cayman: história, detalhes, motores (e versões)
Nota média 5 de 3 votos

Avatar

Kleber Silva

  • Ricardo

    Eu acho a Cayman o Porsche mais bonito de todos.

    • Augusto

      Cara, o 2018 tá sensacional! Tem um azul “calcinha”, rsssss, q vou te contar…

    • Gustavo Melo

      Sonho de consumo, pena as ruas e estradas brasileiras não colaborarem com essa ótima máquina.

  • Phantasma

    O que eu mais admiro nos Porsches é sua engenharia, é uma empresa tão boa nisso que seus projetos para terceiros marcam época, como o ótimo sistema de bancos da Zafira

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email