Europa Finanças Governamental/Legal Porsche Volkswagen

Porsche consegue empréstimo de 10 bilhões de euros, para controlar o Grupo VW completamente

porsche-volkswagen Porsche consegue empréstimo de 10 bilhões de euros, para controlar o Grupo VW completamente

O domínio completo da Porsche sobre o Grupo VW está quase completo. Só falta a marca alemã usar um empréstimo que acaba de conseguir. A Porsche Automobil Holding SE conseguiu um empréstimo de 10 bilhões de euros, exatamente para comprar o resto das ações do Grupo VW necessárias para o controlar.

O dinheiro foi conseguido com um consórcio de 10 bancos, incluindo o banco suíço UBS Credit Suisse Group, também Deutsche Bank, BNP Paribas e Barclays Capital. Uma quantia adicional de 2,5 bilhões de euros, estará a disposição da Porsche, se ela precisar.

O esquema de compra de ações do Grupo VW pela Porsche vem acontecendo já pelos últimos quatro anos. A Porsche já tem 51% do grupo, mas de acordo com as leis alemães, é necessário 75% das ações para poder controlar completamente a outra empresa. Além disso, é necessário 80% dos votos de diretoria.

Com esse empréstimo, a Porsche vai conseguir tudo isso. Vai ser dona do maior grupo automotivo da Europa, em volume de vendas.

[Fonte: Detroit News]

  • Paullo

    Bom… Se isso resultar em carros com melhor qualidade. Otimo!
    Se nao… nao vai fazer a menor diferença.

  • Murilo

    Falam de Italianos, mas os alemães tbém são mafiosos, 10 bi em empréstimos nesta crise, só havendo muito interesse de alguns por trás mesmo…

  • JBAFilho

    Espero, ansiosa e fervorosamente, que sob as rédeas da Porsche, a VW Brasil nos veja com outros olhos. Olhos de respeito e com o reconhecimento de que merecemos produtos melhores e o máximo possível em sintonia com a matriz européia. Porque senão, tanto faz a VW pertencer à Porsche, à Microsoft, à Airbus, à Igreja Universal, …

  • washington

    Acho que agora a VW vai tratar o nosso mercado com mais respeito!!! Assim espero. Levando em conta que o Panamera foi mostrado pela primeira vez na China!!!
    :green:

  • 100nocao

    Olha,

    São poucas empresas restritas apenas ao mercado de esportivos, que conseguem este feito.
    Em controlar uma montadora Gigante na área de carros de passeios.

    A porsche fez um ótimo trabalho durante anos de produção e gerenciamento da Marca.

    Tão de parabéns

  • Leandro

    Vejam oq a crise não é capaz de fazer, até a poderosa VW tornou-se uma simples subsidiária da Porsche! :trowup: Deixou de ser comandante para ser comandada! :banana:

  • TOTO

    O GRUPO VW,AGORA JUNTO COM A PORSCHE.RUMO A LIDERANÇA MUNDIAL DE VEICULOS. :clapp: :banana: :cool:

  • ramazzotti

    Pq a Porsche tem uma imagem tão boa no mundo inteiro? Pq nunca se preocupou em ser líder, em desbancar as Toyotas e GM’s da vida.

  • ROMANUS

    A PORSCHE agora é dona da VW, AUDI, SEAT, LAMBORGHINI, BUGATTI, SKODA, MAN CAMINHÕES…deve ter cautela. Melhor controlar apenas VW, AUDI e SKODA. E se desfazer do resto.

    Abraço,

    Belém-Pa

  • mauricio

    Começei a gostar dos carros da VW após ler a máteria. Quem sabe assim agora dá pra comprar um VW.

  • Ciro

    Agora que vai ficar ruim mesmo. A Porsche vai acabar com projetos que não são lucrativos. Pode esquecer qualquer projeto da Bugatti, linha RS da Audi, Lamborghinis. Vai parar tudo isso aí. Até a Bentley vai dar uma maneirada.

  • Luquinha

    Bem que eu queria que meu fusquinha também fosse cuidado e desejado pela Porsche.

  • Pardal

    Pessoal, eu acredito que não mudará NADA na VW, nem na Europa e nem aqui. Há muito tempo a Porsche é uma das acionistas majoritários, nunca fez nada, e hoje eu não acredito que o fará. Pelo simples fato que a VW é a maior da Europa, e é lucrativa do jeito que está. Como essa compra, a Porsche leva de tabela grande marcas: Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, Aston Martin, sem falar na gigante de caminhões MAN.

  • macarrone

    [Comentario #153993 sera citado aqui]

    Caro JBA, acho que vai permanecer a mesma coisa….porém agora será Gol by Porsche….aliás elas nasceram no mesmo berço….o fusca foi um projeto do Ferdinand (?) Porsche, certo??? Dia destes vi uma palestra dum gringo que disse que a Porsche se tornou deste tamanho pq nunca baixou seus preços….chegou a diminuir a produção, mas preços nunca!! Enfim, ela valoriza sua marca. Agora os fãs da VW já podem dizer que tem como concorrer com as ferraris. :drinkk:

  • Eduardo

    Quem diria que a Volks acabaria vendida, se tornando subsidiária de outra empresa… Mesmo sendo a Porsche, é sem dúvida um dia de luto para os verdadeiros fãs da marca, cuja liberdade de administração acabou :water:

  • pablorocha

    Se acham que sob o comando da porsche as coisas irão mudar por aqui é ledo engano…continuaremos com a nossa politica de produtos simplórios e caros…

  • JBAFilho

    [Comentario #154110 sera citado aqui]

    Não entendi essa tal de “liberdade de administração”. Se eu vendo a minha empresa, ela deixa de ser minha. Ou será que estou enganado? Logo, se ela deixa de ser minha, eu não a administro mais, ok? Ou você compra uma empresa e deixa os antigos donos no comando sem a tal da “liberdade de administração”? NÃO. Se você compra, é VOCÊ quem vai administrá-la. Comprar para deixar os ex-donos no comando? Melhor, então, nem comprar.

    É cada uma!

  • Ciro

    [Comentario #154001 sera citado aqui]

    A verdade é que ela só conseguiu esse feito porque o Touareg é um ótimo carro e porque as pessoas estão dispostas a pagar US$40 mil a mais pela versão da Porsche.

  • Eduardo

    [Comentario #154155 sera citado aqui]

    JBA, qual seu ramo? Vejo que desconhece esse tipo de operação. Não se muda a direção de uma empresa da noite para o dia, ainda mais quando uma boa fração dos acionistas ainda pertence ao antigo grupo detentor do controle da marca. Na imprensa alemã é conhecido o descontentamento da atual diretoria da VW em relação à venda da empresa, considerada uma derrota para uma marca tão tradicional. Se você com seu Golzinho pensa diferente, talvez devesse bater um papo com os alemães.

  • Luquinha

    A Porsche já era a maior acionista da VW. Com isso só faz aumentar a participação.

    Melhorar ou piorar, por que não fez antes se já podia? Isso depende então mais de mercado e visão que só vontade. E eu creio que tenham essa visão de mercado.

  • Alceu

    [Comentario #153980 sera citado aqui]

    Esquece o Brasil. Pense no 1° mundo. Agora me diga, qual marca oferece qualidade? Chrysler? Chevrolet (fora o maravilhoso Corvette)? Peugeot (eu gosto)? Citroën (também gosto)? Assista Top Gear e veja q essas são motivo de piada. O queridinho dos brasileiros Renault Sandero, lançado na Europa com a marca Dacia (os baratos da Renault), foi motivo de chacota no Top Gear quase todos episódios da 11ª temporada e em um da 12ª. Engraçado que o mesmo não acontece com os Skoda (os baratos da VW). Veja-os falar que o Golf VI põe o BMW série 1 no chinelo, principalmente, e não sou eu quem diz isso, no que diz respeito ao acabamento interno e qualidade de materiais. Leia artigos ingleses espanhóis, americanos, portugueses, italianos e veja que a qualidade dos VW é semelhante à de BMW e Mercedes, e que acabamento interno de referência no mundo todo é Audi. Ah, mas isso é dizer que odeio a Fiat, né? Pq neste país medíocre a mente das pessoas só permite um pensamento de cada vez. E é admitir que “torço” para a VW? Torço é o pescoço de quem disser isto. Adoro a Fiat e adoro a VW, mas fico chateado por ter que comprar carros tão caros em relação ao resto do mundo. Se fosse mais fácil, importaria direto o carro que quisesse, e não compraria os depenadosa que são vendidos aqui.

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #154017 sera citado aqui]

    Viu? Agora o carro mais vendido do Brasil é fabricado pela Porsche! Huehueheuheuheueh (nossa, depois dessa vou ser negativado um milhão de vezes). :tong: :tong: :tong:

  • Rodrigo

    Em vez da vw usar plataformas porsche é a porsche que vai usar plataforma do golf para produzir um hatch …. hahahahaha …. e o pior é que vai ter aqueles que vão pagar bem mais caro e querer tirar palha de quem esta com golf ……… :teeth2: :hauhau:

    Uma empresa que não fatura 10bi de euros comprando a outra que fatura mais de 100bi de euros …. será que o brasil esta exportando politicos e afins??? :assob:

  • JBAFilho

    [Comentario #154234 sera citado aqui]

    Caro Eduardo,
    A questão não é essa. Evidentemente que não se troca todo o staff de uma empresa da noite para o dia. E eu não vejo nada demais no fato da VW passar a ser subsidiária da Porsche. Qual o problema? Por acaso a Porsche comprou a VW para afundá-la? No fundo, você deve estar se vangloriando com essa troca de comando da VW. Você deve estar adorando o fato dela ter se tornado subsidiária. Mas, lamento informar, que a sua frustração vai continuar, pois a VW não irá esmorecer. Seja nas mãos de quem ela estiver. Afinal, é tudo alemão, povo que sabe fazer carro “bão”. E qual o problema em ser subsidiária? O mundo está cheio automotivo está repleto de empresas subsidiárias: Land Rover, Hummer, Ferrari, a maravilhosa AUDI, e por aí vai…
    Ah! Se liga nas rodas do seu Stilo. De vez em quando é bom apertar os parafusos, viu?

  • JBAFilho

    [Comentario #154259 sera citado aqui]

    Você foi preciso. Gostei desta sua colocação.

  • JBAFilho

    [Comentario #153980 sera citado aqui]

    Também acho, Paullo. O problema é que tem um grupo de fanáticos que se importa até com o fato de uma montadora ser ou não subsidiária, ser ou não vendida, etc.. Até parece que alguém aqui pertence a uma destas famílias afortunadas que possuem ações de alguma montadora. Daqui a pouco vem alguém que odeia a Land Rover ou a Hummer ou a Volvo, falar que estão sendo vendidas para empresas indianas ou chinesas, como se isso fosse o fim do mundo.

    Que coisa mais tola!
    Senhor, tende piedade!

Send this to a friend