*Destaque Cupês Esportivos Porsche Salões do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche-Panamera-Turbo-2017-27 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

A segunda geração do Porsche Panamera Turbo, que foi revelada mundialmente em junho deste ano, será a principal atração da montadora alemã no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo. O cupê de quatro portas foi totalmente renovado, com direito a um visual mais moderno, interior redesenhado com novas tecnologias, dimensões maiores e um novo conjunto mecânico.



“Nós entramos no segmento dos sedãs esportivos de luxo com o Panamera. Desde que ele foi lançado, em 2009, mais de 150 mil unidades foram vendidas. No novo modelo, vocês estão vendo um automóvel com um desenvolvimento completamente novo, com novos motores, novo design e novas tecnologias. Uma novidade também é que agora estamos fabricando o veículo da segunda geração inteiramente em nossas instalações de produção em Leipzig. Nós investimos a soma de 500 milhões de euros, o que inclui uma área completamente nova de fabricação de carrocerias”, ressaltou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, durante o evento de lançamento do modelo.

Além da nova geração do Panamera Turbo, a Porsche vai exibir o restante da sua linha nacional, com destaque para os novos 718 Boxster, Macan GTS, 911 Carrera Turbo S e 718 Cayman. Haverá ainda veículos de competição, como o 919 Hybrid número 17, veículo que o trio Mark Weber, Brendon Hartley e Timo Bernhard conquistou o título de pilotos, na temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Ao todo, serão 12 modelos distribuídos em um espaço de 966 m².

Porsche-Panamera-Turbo-2017-22 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 – visual e interior

De acordo com a própria Porsche, o novo Panamera Turbo teve seu visual inspirado no superesportivo 911. Na parte dianteira, o carro manteve a mesma essência da geração atual, mas com direito a faróis com formas mais retas (com sistema matriz LED com 84 pontos de imagens como opcional), capô com vincos marcantes e para-choque com formato mais moderno, com amplas entradas de ar. Nas laterais, há linha de cintura mais elevada e um expressivo vinco na extremidade das maçanetas.

A traseira, um dos pontos mais criticados da linha anterior, foi totalmente redesenhada, com novas lanternas de LED em formato mais afilado, que formam conjunto por meio de um filete, além de uma barra em preto piano que ostenta o nome da montadora. O para-choque também é novo, com duas ponteiras duplas de escape, com acabamento cromado. Ainda segundo a fabricante, a linha de teto é 20 milímetros mais baixa na parte de trás da carroceria.

O interior, por sua vez, traz formas mais limpas. Os comandos por interruptores e instrumentos convencionais foram reduzidos e, no lugar deles, há displays sensíveis ao toque e mostradores individualmente configuráveis. Trata-se do “Porsche Advanced Cockpit”, que “transforma o mundo analógico na atualidade digital da mobilidade, deixando ao mesmo tempo espaço para a emoção”.

O painel de instrumentos do novo Panamera Turbo traz dois mostradores digitais de sete polegadas, divididos pelo conta-giros, que permanece sendo um instrumento analógico. Há também um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, que integra recursos como o sistema de navegação online, funções do Porsche Connect, integração de smartphones pelo Apple CarPlay e sistema de controle por voz.

No banco de trás, há um sistema de entretenimento, que permite aos passageiros controlar o ar-condicionado de quatro zonas de climatização.

Nas medidas, são 5.094 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.950 mm. Isso representa um aumento de 34 mm, 6 mm, 5 mm e 20 mm, respectivamente. Já o porta-malas tem capacidade para levar até 495 litros, podendo chegar a 1.304 litros com o encosto do banco traseiro (com divisão 40:20:40) rebatido.

Porsche-Panamera-Turbo-2017-21 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 – equipamentos

Entre os itens, o novo Panamera Turbo oferece faróis em LED com sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS), que inclui regulação dinâmica do feixe luminoso, luz de curva dinâmica e regulação dos faróis em função da velocidade, faróis em LED Matrix com PDLS (com 84 LED acionados individualmente adaptam os faróis à situação, desativando-os ou reduzindo a intensidade), freios de carbono-cerâmica perfurados de 420 mm na frente e 390 mm atrás, controle de cruzeiro, assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção, assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito e aviso de curva e assistente de estacionamento com Surround View.

Há ainda sistema de som Bose (com 14 alto-falantes, 710 watts de potência total e subwoofer de 160 watts) ou Burmester 3D (com 21 alto-falantes, 1.455 watts de potência total e subwoofer de 400 watts), sistema de entretenimento Porsche Communication Management (PCM), painel de instrumentos analógico e digital, bancos Comfort com ajuste elétrico em 14 posições e apoio lombar ajustável em 4 posições ou bancos esportivos adaptativos com 18 posições (opcional), bancos traseiros Comfort com regulagem elétrica de inclinação dos encostos, da profundidade dos assentos e dos apoios lombares (opcional), sistema de aquecimento e ventilação dos bancos, ar-condicionado automático de quatro zonas com tela sensível ao toque adicional na parte traseira, entre outros.

Porsche-Panamera-Turbo-2017-20 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 – motorização

O motor que equipa o Porsche Panamera Turbo 2017 é um 4.0 litros V8 biturbo, com os turbocompressores instalados no centro do “V” formado pelas bancadas do cilindro, tornando o propulsor mais compacto, o que permite uma montagem mais baixa, além de proporcionar um menor centro de gravidade ao veículo e menores distâncias entre os dois turbocompressores e as câmaras de combustão (proporcionando uma resposta ao acelerador mais espontânea).

Os turbocompressores utilizam turbina de rotor duplo (twin-scroll), para enviar ar comprimido para as câmaras de combustão do motor. O novo Panamera Turbo é ainda o primeiro Porsche a usar o novo controle adaptativo de cilindros que, em operação sob carga parcial, transforma temporariamente o motor de oito cilindros num quatro cilindros, de forma imperceptível. Isto reduz o consumo de combustível em até 30 por cento, dependendo da necessidade de força.

Este propulsor consegue entregar 550 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 78,5 kgfm de torque, entre 1.960 e 4.500 rpm. Em comparação com a unidade da geração anterior, o novo modelo tem 35 cv a mais na potência e 7,1 kgfm a mais no torque.

Junto a ele está uma transmissão automatizada PDK de sete velocidades e dupla embreagem, além de sistema de tração nas quatro rodas. Há também, como opcional, o Seletor de Modos com o botão Sport Response, que libera o máximo potencial de força do Panamera ao toque de uma tecla.

Segundo dados da Porsche, o novo Panamera Turbo 2017 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, ou 3,6 segundos com o pacote Sport Chrono. Já a velocidade máxima é de 306 km/h. Quanto ao consumo, o carro apresenta média de 7,75 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, ou 10,7 km/l no ciclo combinado, com emissões de CO2 de 212 g/km.

Porsche-Panamera-Turbo-2017-17 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 – preços

Os preços da nova geração do Porsche Panamera Turbo, todavia, ainda não foram divulgados para o mercado brasileiro. Confira abaixo os preços da antiga geração do carro:

Porsche Panamera Edition 2016: R$ 473.000
Porsche Panamera 2016: R$ 507.000

Segundo o configurador da marca no País, o novo modelo estará disponível em cores como preto, branco, prata, cinza, azul, marrom, vermelho e vinho, com oito opções de rodas de 20 ou 21 polegadas e dez opções para o acabamento interno, além de uma série de equipamentos opcionais.

A chegada do novo Panamera às concessionárias está prevista para o final deste ano ou o início de 2017.

Porsche-Panamera-Turbo-2017-16 Porsche Panamera Turbo 2017 será atração no Salão do Automóvel

Porsche Panamera Turbo 2017 – ficha técnica

Porsche Panamera Turbo 2017
Motorização
TipoV8 biturbo
Número de cilindros8
Válvulas por cilindro4
Deslocamento3.996 cm³
Potência máxima550 cv / 5.750 a 6.000 rpm
Torque máximo78,5 kgfm / 1.960 a 4.500 rpm
Taxa de compressão10.1:1
Rotação máxima do motor6.800 rpm
Sistema de refrigeraçãoÁgua, gestão térmica com controle por termostato e bomba d’água
Controle de válvulasVarioCamPlus com controle de cilindro adaptativo
Transmissão
Sistema de traçãoPorsche Traction Management (PTM) com tração integral ativa
TransmissãoPorsche Doppelkupplung de 8 marchas (PDK)
Relações
1ª marcha5.97
2ª marcha3.24
3ª marcha2.08
4ª marcha1.42
5ª marcha1.05
6ª marcha0.84
7ª marcha0.68
8ª marcha0.53
Marcha ré5.22
Chassi
Sistema de suspensãoSuspensão a ar adaptativa com três molas pneumáticas e Porsche Active Suspension Management (PASM)
Eixo dianteiroAlumínio double wishbone, independente
Eixo traseiroAlumínio multilink com subchassi, independente
DireçãoEletromecânica; eixo traseiro direcional (HAL) opcional
Relação de direção15,5:1 (posição central) até 9,3:1; com direção do eixo traseiro (HAL) 14,2:1 (posição central) até 9,3:1
Diâmetro de direção375 mm
Diâmetro de viragem11.9 m, com eixo traseiro direcional (HAL) 11.4 m
Sistema de estabilidade de conduçãoPorsche Stability Management (PSM), ABS com função de freios estendidos
Freios
Sistema de freiosPinças de seis pistões na frente e quatro pistões atrás
Discos de freio frontaisFerro fundido, com ventilação interna
Diâmetro410 mm
Espessura38 mm
Disco de freio traseirosThickness
Diâmetro380 mm
Espessura30 m
Rodas e pneus
Frontais9.5 J x 20 ET 71 e pneus 275/40
ZR 20
Traseiros11.5 J x 20 ET 68 com pneus 315/35 ZR 20
Dimensões
Comprimento5.049 mm
Largura1.937 mm
Altura1.427 mm
Entre-eixos 2.950 mm
Volumes e pesos
Porta-malas495 – 1.304 litros
Peso seco1.995 kg
Peso máximo admissível2.585 kg
Relação peso/potência3,6 kg/cv
Desempenho
Velocidade máxima306 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h3,8 s (3,6 s com o Sport Chrono)
Aceleração 0 a 160 km/h8,4 s (8,1 s com o Sport Chrono)
Aceleração 0 a 200 km/h13 s (12,7 s com o Sport Chrono)
Consumo e emissões
PadrãoEuro 6
Tipo de combustívelSuper Plus (98 RON)
Consumo de combustível (cidade)7,75 km/l
Consumo de combustível (estrada)13,8 km/l
Consumo de combustível (combinado)10,7 km/l
Emissões de CO2 (combinado)212 g/km
Capacidade do tanque de combustível90 litros

Galeria de fotos do Porsche Panamera Turbo 2017

COMPARTILHAR:
  • Luís Paulo

    essa nova versão ficou maravilhosa!!!

  • Ricardo Blume

    Confesso que quando lançaram o modelo eu torci o nariz. Dou a mão a palmatória por que a cada geração está mais bela.

  • Paulo Albuquerque
    • Khusller

      Quando o Giulia crescer 40cm e começar a “luxar”…

      • Paulo Albuquerque

        Sabia que precisava “crescer” e luxar pra ser o sedã mais rapido do inferno verde não,melhor colocar o metro de sp pra competir tmb,detalhe fez melhor tempo custando 70k a menos,e algo incrivel.

        • Khusller

          Joinha

          • Paulo Albuquerque

            pra vc tmb.

    • thi

      sou mais um jetta tsi

      • Paulo Albuquerque

        Anotado.

  • Ricardo

    Q azul fenomenal! Acho jacú essas telas gigantes no painel!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email