Europa Porsche Segredos-Flagras Super Carros

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

A Porsche registrou a patente de um novo hiperesportivo na Europa. As imagens foram descobertas pelo site holandês Autovisie, que sugere ser este um sucessor do 918 Spyder. O bólido alemão teve sua produção iniciada em 2013.


Se seguir o ciclo de vida dos supercarros da Porsche, sete anos antes, o Carrera GT saía de cena. Agora, pode ser que este novo carro apareça por volta de 2022, sete anos após o fim da produção do 918 Spyder, que permaneceu apenas dois anos em linha.

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

Muito mais próximo de um carro de competição, o novo bólido tem formas bem aerodinâmicas e robustas, chamando atenção para a cabine curta com para-brisa envolvente, que se mescla com as janelas das portas.

Nas imagens, dá para ver que existe uma barra transversal interna, supostamente sustentando o cluster e multimídia (se houver). Também é possível notar que os bancos não são simétricos, sendo que o do passageiro é mais recuado.

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

A frente é bem curta e ostenta um conjunto ótico com cinco luzes em LED, característica da Porsche, bem como uma carroceria bem volumosa, com bocal de abastecimento em estilo GT, além de supostamente dispor de portas asa-de-gaivota.

Sobre a parte traseira, o superesportivo da Porsche possui um captador de ar para o motor, que tem uma parte semiabertura e um rotor horizontal bem visível para forçar esse ar até os radiadores.

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

Saídas de ar sobre as rodas dianteiras e também no capô, ajudam na aerodinâmica do novo esportivo. Nas laterais, não existem entradas de ar aparentes.

Junto ao eixo dianteiro, a carroceria possui uma abertura que expõe parte das rodas. Isso deve gerar um efeito mais aerodinâmico, com fluxo de ar correndo por uma guia que serve de spoiler nas laterais. Duas saídas de ar discreto aparecem sobre o carro, próximas do aerofólio retrátil que molda a traseira.

A traseira possui dois escapes discretos e duas saídas de ar em forma de bumerangue. Há também um grande difusor de ar na parte inferior. Pelo que se nota do escapamento, seu tamanho pode indicar o que parece ser óbvio, o emprego de tecnologia híbrida.

Porsche registra patente de novo hiperesportivo

Sobre a mecânica, uma incógnita completa, pois nem se sabe exatamente que modelo é esse. Este a sugestão, oriunda de comentários de engenheiros da Porsche.

Se diz que um sucessor do 917 sempre está em questão e essa série de carros limitados e de alta performance são considerados como tal. Motor V6 ou V8 com dois, três ou quatro motores elétricos seriam opções.

[Fonte: Autovisie]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • 😎.

    Claramente um sucessor espiritual do 917 K , e tem cara de ser um concorrente para a nova classe Super GT do WEC .

  • th!nk.t4nk

    Estão testando bastante o conceito de 1 motor elétrico por roda, então aposto nisso. Devem combinar com um motor a combustao forte, seria receita de sucesso e agradaria a gregos e troianos. Mercado tem: nunca teve tanto bilionário no mundo como agora.

  • Raimundo A.

    Se não fosse por detalhes, poderia se passar por um Lambo. Mas é uma releitura de lendário Porsche de corrida.

  • Rubens Rogato

    Porsche sendo Porsche…. o resto corre atrás…

  • Rogério R.

    Cadê a Porsche na F1?

  • “… supostamente sustentando o cluster e multimídia (se houver).”

    Com certeza, um carro desse não possui firulas e supérfluos como “multimídia”.

  • Fabio Porto

    Apenas para jogar um pouco de água fria na galera, esse carro pode sequer ser oficialmente produzido. Trata-se da renovação de um projeto da Porsche para o videogame Gran Turismo Sport, seguindo uma joint-venture apresentada entre o fabricante e a produtora do jogo, a Polyphony Digital, durante o salão de Frankfurt em 2019. Naquele momento, a fabricante informou que disponibilizaria 3 modelos no jogo entre 2019 e 2020, começando pelo Porsche Taycan Turbo S, que já se encontra no jogo.

    O segundo modelo, mostrado na matéria, é baseado no conceito “917 Living Legend”, originalmente mostrado pela Porsche em 2013 e mecanicamente derivado do 918 Spyder, com seu powertrain híbrido. Esse novo conceito, ainda sem nome definido, deveria ser disponibilizado ainda neste primeiro semestre de 2020 para os gamers de GT Sport, mas a Polyphony Digital anunciou recentemente que um modelo conceitual desenvolvido pela Mazda e com motor de cilindros rotativos chamado RX-Vision GT3 deve ser disponibilizado em 25 de Maio, possivelmente atrasando o lançamento deste novo Porsche conceitual.

    Certamente, a fabricante de Stuttgart-Zuffenhausen registrou o design do modelo pois deve produzir algumas unidades para futuras exposições, mas não deve vir a produzir em quantidade para vendas, tendo em vista que, mecanicamente, apenas emprega o motor e sistema híbrido do 918 Spyder, que já saiu de linha.

    Também é interessante dizer que, além do conceito acima, também existe a informação de um terceiro carro a ser criado dentro da iniciativa Vision Gran Turismo, onde os fabricantes são convidados a deixar sua imaginação voar e criar modelos com design e características dinâmicas capazes de desafiar a realidade. Tal modelo também está anunciado para 2020, mas sem data definida.

  • CanalhaRS

    Está com cara de uma leitura moderna do 917, realmente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email