Carros Conceito Cupês Elétricos Esportivos Europa Porsche

Porsche Taycan será o primeiro esportivo elétrico da marca alemã

Porsche Taycan será o primeiro esportivo elétrico da marca alemã

O Mission E foi o primeiro conceito da marca de esportivos da Alemanha que direcionou os novos caminhos do fabricante para o futuro mercado de carros elétricos, mas ele não será chamado assim. Oficialmente, a empresa de Zuffenhausen anunciou hoje seu nome e este será Taycan. A designação lembra muito os recentes lançamentos da Volkswagen em termos de utilitários esportivos, mas o nome tem outra proposta.


De acordo com a Porsche, Taycan pode ser traduzido como “jovem cavalo vivaz”, numa referência ao símbolo de um cavalo de 1952. Oliver Blume, presidente do Comitê Executivo da Porsche AG, explica: “Nosso novo carro esportivo é forte e confiável; é um veículo que pode cobrir consistentemente longas distâncias e que privilegia a liberdade”. Com isso, o novo bólido entra para a lista de carros da marca com nomes próprios, tais como Macan, Cayenne e Panamera, além dos nomes aplicados ao 718: Boxster e Cayman, que antes eram designações principais dos menores esportivos da Porsche.

Porsche Taycan será o primeiro esportivo elétrico da marca alemã

A questão do nome é explicada pela Porsche, citando seus modelos atuais. No caso do Boxster, por exemplo, a ideia é ligar a concepção de motor traseiro boxer (chamado também flat no exterior) com uma carroceria de roadster. Em relação ao 718 com estilo cupê, o nome Cayman não tem relação com as ilhas ultramarinas do Reino Unido no Caribe e nem é referência ao jacaré das Américas Central e do Sul. Puro e simplesmente significa “incisivo e ágil”, de acordo com a marca.


No caso do SUV Cayenne, a fogosidade vem antes de qualquer pensamento sobre a capital da Guiana Francesa em sua língua nacional. Já o cupê de quatro portas Panamera é um Gran Turismo com alusividade à competição Carrera Panamericana. Por fim, o tigre da Indonésia inspirou a Porsche no batismo do Macan, que é como chamam esse animal naquele país, sendo para a marca alemã conotação de superioridade, poder, fascinação e dinamismo.

Porsche Taycan será o primeiro esportivo elétrico da marca alemã

Mas, qual será a “missão” do jovem cavalo vivaz? Como primeiro Porsche elétrico, o Taycan terá de mostrar mais do que deveria se fosse um carro comum, movido por motor boxer a gasolina. Ele terá de convencer mais do que em performance. Afinal, antes de tudo, deixará de oferecer a pegada bruta imposta por um poderoso boxer de seis cilindros com dois turbos empurrando da traseira. Também não terá um ronco vigoroso que além de ser música para os ouvidos, é um poderoso estimulante para conduzir cada vez mais rápido.

Para compensar, o Porsche Taycan terá dois motores elétricos síncronos que despejarão 608 cavalos, que farão o bólido ir de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos ou necessitar de 12 segundos para chegar a 200 km/h. Os números são bons, mas dado o que anda acontecendo com os carros elétricos de alta performance, podem ser melhores na vida real. A marca de Stuttgart promete acelerações múltiplas sem perda de força e autonomia de mais de 500 km. O lançamento ocorrerá em 2019.

 

Porsche Taycan será o primeiro esportivo elétrico da marca alemã
Nota média 5 de 6 votos

  • Gustavo Pimenta

    Chora Tesla…

    • Seven23

      É esse tipo de carro que as pessoas gostam, não um carrinho eletrico familiar.

      • Particularmente não vejo graça em nenhum Tesla; os Model S e X acho até bonitos, mas só. Muita gente acha o desempenho dos P100D impressionante e os usa pra dizer que “os carros a gasolina estão acabados”, mas se esquecem que as baterias dessa versão geram algo em torno dos 800cv, fora que despejam todo o torque (de mais de 100kgfm) nas quatro rodas de forma instantânea. Com esse poderio, qualquer carro tem obrigação de ser insanamente rápido, seja elétrico ou a combustível fóssil…

        • Seven23

          Eu quis dizer que é um porsche que as pessoas gostam e não um Tesla.

        • Leonardo

          Esse é o mérito da Tesla. Faz isso custando uma fração do preço de um super esportivo, só que com conforto e carregando uma família .

          • th!nk.t4nk

            É, mais ou menos né? O interior do Model S passa BEM longe de ter o conforto dos modelos de luxo nessa faixa de preço. Eu diria que ele se comporta basicamente como um esportivo espaçoso, e só (o torque instantâneo do motor elétrico é o grande chamariz sem dúvida).

            • Leonardo

              Por isso o comparei com os supetesportivos. Uma ferrati ou lamborghini são legais, mas são carros feitos para correr, não para ter conforto.
              Claro que se você comparar com uma MB classe S, esta será mais confortável, mas terá o desempenho civilizado.
              O mérito que vejo da Tesla é levar um super desempenho para os ricos americanos, não apenas os multimilionários.

              • th!nk.t4nk

                Verdade. E o Model S foi só o primeiro modelo. Foi importante pra dar um baque na indústria, pra acordarem pro fato de que o mundo mudou e precisam investir mais em inovaçao.

  • Rbs

    Perfeição sobre rodas . . Mas só se tiver cheiro de gasolina!

    • edgar__rj

      Fácil, coloca um spray com essência de gasolina dentro do carro kkkk
      Brincadeira a parte, esse design está um espetáculo…

      • Rbs

        kkkkk Sabiiiia que vinha bomba por ai!!

  • CanalhaRS

    Que nomezinho danado, dona Porsche…

  • Carlo Alberto Lenzi

    MAS ESSE CAVALO TÁ MAIS PARECENDO UMA FERRARI DA PORSCHE

    • José

      Também achei

    • th!nk.t4nk

      Esse não é o carro, é apenas o conceito Mission E.

  • zekinha71

    Um Porsche com desenho totalmente novo, mas que mantém toda a alma de um Porsche e facilmente reconhecido como um Porsche

  • Design futurista pra caramba! Lindo demais. Deve ter um número de torque sobrenatural.

  • Eduardo Zacchi

    Sem sombra de dúvidas o veículo elétrico mais belo do UNIVERSO!!! Mas vou defender a Tesla: muitos fantontos da VW falam mal, criticam a Tesla, mas se esquecem que mesmo o Model S P100D (o mais esportivo e caro dos model S) tem uma proposta diferente do Taycan, esse visando prazer ao dirigir, esportividade e dinamismo dignos de um Porsche.

    Além disso, mesmo o Model S P100D sendo um foguete, a tendência é de o Taycan ser mais rápido e esportivo, já que esse é o DNA de Zuffenhausen, moldado pelas pistas, muito diferente da Tesla, criada por um visionário do mundo da tecnologia (carro de nerd mesmo) e por consequência disto, obviamente será mais caro, melhor acabado, etc.

    Outro ponto: além de ter sido inovadora, de ter chegado primeiro aonde ninguém havia se lançado, a Tesla não está focada somente nos automóveis e sim na geração e armazenamento de energia limpa, minimizando os impactos ao meio ambiente (só olhar as soluções da Tesla para energia doméstica).

    Sim, energia elétrica hoje é complicada de se gerar, mas mesmo na Alemanha, é impressionante a quantidade de placas de energia fotovoltaicas de alto aproveitamento (geram energia com o mínimo de luminosidade) que estão instaladas em residências… Eu mesmo vi isso pessoalmente…

    Com a evolução das placas fotovoltaicas, esse caminho será muito aproveitado no futuro… É um caminho sem volta e ainda seremos testemunhas dessa revolução!!!

  • FocusMan

    Vixe… a Ford que lançar o Mustang Elétrico antes da Ford?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email