Carros Conceito Cupês Europa Híbridos Porsche

Porsche Unseen: 904 Living Legend tem motor V2 0.8 diesel do VW XL1

Porsche Unseen: 904 Living Legend tem motor V2 0.8 diesel do VW XL1

A Porsche agraciou o mundo automotivo com diversos conceitos não revelados até então, construídos entre 2005 e 2019 sob o projeto Unseen. Dentre as várias propostas de carros esportivos – tendo até uma van – o 904 Living Legend se destaca.


Para quem gosta de engenharia automotiva, o Porsche 904 Living Legend não é apenas um tributo a um clássico das pistas (Porsche 904 de 1960), mas uma interação técnica disruptiva, que se aproveitou de outro “conceito” igualmente interessante.

Porsche Unseen: 904 Living Legend tem motor V2 0.8 diesel do VW XL1

Com porte compacto e linhas bem fluídas, o Porsche 904 Living Legend parece um 718 Cayman encurtado, mas com elementos que caíram bem no Boxster e com portas asa-de-gaivota.

O design é atraente para um Porsche, tendo frente com faróis quádruplos de LED em lentes que lembram o Novo Panamera, além de aberturas nas extremidades. A cabine é avançada e estranhamente um dos lados não tem vigia e sim uma entrada de ar.

Atrás da cabine, o Porsche 904 Living Legend é aberto, como se fosse um roadster, tendo duas protuberâncias estilizadas com o nome Porsche em cada uma. Já a traseira longa tem lanternas em LED afiladas e para-choque pronunciado com dois escapes embutidos.

Porsche Unseen: 904 Living Legend tem motor V2 0.8 diesel do VW XL1

O interior não foi mostrado, infelizmente, mas deve ser igualmente fora da caixa. Mas, dentro dela, o Porsche 904 Living Legend reserva uma surpresa, a mecânica do limitado e exclusivo Volkswagen XL1, que teve 100 unidades fabricadas.

Sua construção foi feita sobre o monocoque de fibra de carbono do XL1 e da mesma forma, sua mecânica se baseou nele. Ou seja, o conjunto propulsor híbrido do VW passou para o 904 Living Legend.

Porsche Unseen: 904 Living Legend tem motor V2 0.8 diesel do VW XL1

No XL1, o conjunto era composto de um V2 0.8 turbo diesel, entregando 70 cavalos e 13,8 kgfm. Ele trabalhava com um elétrico e fazia o modelo de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tinha peso de 890 kg. O 904 pesava pouco mais de 900 kg.

Se fosse para a linha de produção, esse Porsche 904 Living Legend certamente teria um motor Ducati V2 Desmodrômico, visto que a ideia por trás do projeto era que o conceito se moveria a partir de motor V2 de moto.

Porsche 904 Living Legend – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email