Finanças Gadgets Governamental/Legal Veículos Comerciais

Porto Alegre vai substituir frota locada por aplicativo de táxi

app-taxi Porto Alegre vai substituir frota locada por aplicativo de táxi

Para reduzir os custos com carros locados, a prefeitura de Porto Alegre decidiu acabar com este tipo de serviço para o uso de funcionários públicos. Em seu lugar, a administração da capital gaúcha vai adotar um aplicativo de táxi.

A prefeitura espera reduzir os custos com locação de veículos, que anualmente consomem em torno de R$ 32 milhões. A administração municipal realizará uma licitação onde participarão somente aplicativos para chamada de táxis, sendo vetada a participação de serviços de transporte privado, tais como Uber e Cabify.

O serviço escolhido fará a operação e a gestão das chamadas de viagens. A vencedora terá de “prestar contas” à prefeitura através do fornecimento de dados das viagens realizadas. Essas informações serão prestadas à Secretaria de Fazenda do município para cruzamento de dados com a arrecadação do ISSQN sobre os serviços prestados.

Através de GPS, as viagens serão rastreadas para evitar mau uso do transporte e pagamento indevido de corridas. Origem e destino serão registrados para posterior verificação de sua necessidade ou não. Cada órgão da prefeitura de Porto Alegre terá responsáveis para fiscalizar o uso do aplicativo de táxi. A administração só pagará as viagens que forem realmente necessárias.

Ainda sem precisar a economia que será gerada pelo aplicativo de táxi, a prefeitura gaúcha espera reduzir bastante os custos com frotas locadas, mas ainda haverá veículos com contratos desse tipo para serviços específicos, que não podem ser atendidos por táxis. Além disso, a administração porto-alegrense terá um controle melhor sobre a logística de transporte do município, pois terá o perfil individual do uso do serviço, algo difícil com os carros alugados, coibindo assim abusos.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

[Fonte: Zero Hora]

Send this to a friend