Ecologia Europa Governamental/Legal Nissan Renault Tecnologia

Portugal fecha com Renault-Nissan para ter carros elétricos

megane Portugal fecha com Renault-Nissan para ter carros elétricos







O governo de Portugal e o grupo franco-nipônico Renault-Nissan, assinaram um acordo para comercialização de carros elétricos e construção de uma rede de assistência aos mesmos em todo território português. O acordo prevê que a Renault entre com os carros elétricos a preços semelhantes aos de modelos movidos a gasolina e diesel. Em contra partida, o governo lusitano criará as condições para a construção de uma rede de abastecimento e troca de baterias dos modelos elétricos. Junto com o governo, entra no acordo a petrolífera Galp, que instalará postos de troca de baterias e carregamento das mesmas em sua rede de postos de combustível. Além dela, a companhia de energia elétrica EDP e duas redes de supermercados locais, também participarão do negócio. O governo português também cortará os impostos sobre os carros elétricos. Hoje, a taxa de impostos sobre automóveis referente a emissões de poluentes, chega a 70%!

Os novos carros da Renault-Nissan ainda estão em desenvolvimento e terão autonomia de 200km, sendo que para abastecê-los haverá três meios distintos: a troca da bateria que pode ser feita em cerca de 5 minutos, a carga direta na mesma em cerca de 25 minutos e a carga doméstica em até oito horas. Tudo isso deve ficar pronto até 2011, mas os carros já começarão a ser feitos a partir de 2010. A previsão é de produzir 13.000 unidades anualmente destes modelos elétricos. O Brasil teria condições de fazer um acordo semelhante, dado nossa capacidade de geração e distribuição de energia elétrica?

Fonte: O Estado São Paulo.



  • dallebu

    E depois dizem que Portugues è burro! :hauhau:

    Eles com projeto de fazer carro eletrico e nos com projeto de produzir motor 1.8 econo-flex que consegue rodar 6 km/l ao inves de 4 km/l…brincadeira

    Brasil sil sil

  • Luis.J.R.

    [Comentario #91257 sera citado aqui]

    É mesmo?KKKKKKKKK? :hauhau:

  • erom

    A Renault já fechou o mesmo acordo com Israel. Parece que agora o carro elétrico vai!

  • [Comentario #91264 sera citado aqui]

    Sim, com Israel e Dinamarca também.

  • Alexandre

    Se no Brasil carro pequeno nem pode ser a diesel…quanto mais elétrico, a hidrogenio, ou mesclando tecnologias. Um governo muito sem visão, acho que eles querem provar que como aqui tem o alcool não precisamos de mais nada! Quem sabe um dia!

  • Anderson Puff

    :clapp: :clapp: E depois falam que eles são burros, burros somos nós que ainda nem pensamos nisso.

    Show de bola, os portugueses estão de parabens pela iniciativa.

    só acho que devem melhorar a automomia e o tempo de reabastecimento 200km é muito pouco e 25 minutos é muito tempo

    Mas estão de parabens

  • Fafner

    Não tem nada a ver com o teor da matéria mas deixem explicar o que eu pesquisei sobre a origem das célebres piadas de português.
    Desde sempre os portugueses gostaram de contar piadas de si próprios principalmente de alentejanos. O Alentejo é uma província ao Sul do Rio Tejo e diz-se que os seus habitantes primam mais pela indolência física e psíquica do que pela sagacidade racional. Os antigos colonos então deliciavam-se com as novas piadas de alentejano que chegavam com os tripulantes das naus vindas do reino.
    Os antigos colonizados, brasileiros, ouviam-nas e achando graça queriam repassar, mas como piada de alentejano nada significava para a grande maioria, repassavavam como sendo a “piada do protuguês”.
    Por outro lado vemos que todas as antigas colônias, EEUU, Austrália, etc. adoram piadas em que se tira uma casquinha ou se sacaneia os antigos colonizadores.
    Mas voltando ao tópico em questão. Quando é que por estas terras tupiniquins se dá continuidade ao espírito do antigo Gurgel Itaipu? Já esqueceram? Sim, nós tambem já tivemos o nosso carro elétrico. E funcionava. Só não houve apoio oficial e deu no que deu…

  • R2

    Com a Petrobas tendo lucros astronomicos vc acha que o governo quer ouvir falar de carro eletrico?
    O brasil ainda vai queimar gasolina e alcool, por uns 10 anos…
    Pode ter certeza, e outra, essa de criar uma rede é bobabem. Basta instalar alguns dispositvos eletricos (transformador, redutor de corrente, bla bla) e praticamente qualquer tomada pode abastecer…

    Ou vcs nao lembram do carro eletrico da GM nos EUA que era abastecido na tomada de casa!?!?!?!?
    Bastava plugar um adaptador, um pouco maior que um livro grande, e deixar la noite toda.

    Isso foi meados dos anos 80/90 n lembro me bem.
    Mas acho que vale uma materia na NA!

  • Giovanni

    A Fiat tem uma parceria com a Itaipu para o desenvolvimento de tecnologia de carros elétricos, tanto que a Fiat começará a fornecer Palio elétrico para o governo. Ainda não dá pra vendê-los ao público porque o custo é proibitivo, mas não tenho dúvidas de que um acordo com o da Nissan possa surgir futuramente por aqui. Enquanto isso nosso foco é o álcool, não se esqueçam que este combustível tem uma vantagem tremenda no Brasil, é algo que em lugar nenhum no resto do mundo é tão favorável.

  • Lyla

    Uma amiga minha trabalha no aeroporto de Congonhas.
    Um dia ela pergunta a um portuga: “O senhor é estrangeiro?”
    E ele, bem sério: “Não, sou português.”


Send this to a friend