Manutenção Mercado

Pós-venda: Toyota lidera em qualidade e Peugeot fica em último

toyota-etios-2015-7-700x466 Pós-venda: Toyota lidera em qualidade e Peugeot fica em último

O estudo Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2015, que avalia a satisfação do cliente das redes de concessionários quanto à qualidade nos serviços de pós-venda, divulgada pela JD Power, indicou que a Toyota foi a melhor colocada.



A marca japonesa conseguiu 789 pontos de um total de 1.000, enquanto a Hyundai-HMB ficou com 740. Mitsubishi, Chevrolet e Honda aparecem em seguida com 739, 737 e 732 pontos, respectivamente. Na lanterna, ficaram as francesas Renault e Peugeot com 699 e 698 pontos. A média do estudo foi de 719 pontos.

Para os clientes, os fatores mais importantes no pós-venda são: Consultor técnico (22%); Iniciação do serviço (22%); Qualidade do serviço (22%); Instalações da concessionária (18%); e Retirada do veículo (17%). Um melhor atendimento gera fidelidade dos clientes ao concessionário.

peugeot-4082-700x525 Pós-venda: Toyota lidera em qualidade e Peugeot fica em último

Na pesquisa, 75% disseram que definitivamente recomendarão o concessionário a amigos, enquanto 74% comprarão o próximo carro na mesma loja. Apenas 17% estão totalmente satisfeitos com a concessionária. Entre os menos satisfeitos, 33% indicaram intenção de compra de um novo carro no mesmo lugar, enquanto 31% recomendariam a revenda.

Descobriu-se que 70% dos clientes usam os serviços de pós-venda dos concessionários entre 12 e 36 meses de uso no Brasil. Nos EUA e Reino Unido, os índices são de 81% e 78%, respectivamente. O motivo de escolha de um concessionário é a localização (44% do total), serviços disponíveis (24%) e experiência em serviços (24%). Menos de 5% escolhem por causa de publicidade.

Na hora de ir à loja, apenas 7% agendam serviços, sendo que 42% destes o fazem através da internet. Nas revendas, 68% dos consultores técnicos dão conselhos úteis aos clientes, enquanto 63% mantém os clientes informados sobre o status do veículo durante a manutenção.

Confira abaixo as marcas em relação à satisfação do cliente no pós-venda:

1) Toyota – 789 pontos
2) Hyundai-HMB – 740
3) Mitsubishi – 739
4) Chevrolet – 737
5) Honda – 732
6) Hyundai-CAOA – 727
7) Citroën – 723
8) Nissan – 720
9) Ford – 718
10) Fiat – 709
11) Volkswagen – 701
12) Renault – 699
13) Peugeot – 698

[Fonte: JD Power]

Agradecimentos ao Lucro Brasil.

  • Jonathan

    Ainda hoje havia comentado numa notícia, que tenho um HB20 e acho o Pós venda da concessionária que comprei o carro excelente, comparando com a experiência com outras marcas, o da Hyundai é de longe o melhor (nunca tivemos um Toyota na família).

    • Raul Cotrim de Mattos

      E a Peugeot, sempre falo que carro francês é design e só.

      • Khusller

        Quando ainda tinha concessionária aqui na cidade, o atendimento era bom. Horrível aqui só a Volks mesmo.

        • Toyota nota maxima, já a Renault e Peugeot apenas 2 estrelas. Tirem as proprias conclusoes.

          https://uploads.disquscdn.com/images/369c4e9d91fd5389c598d6e1279b2a1569b74b32560a519734b3f6a7eeff1f52.jpg

          • Rodrigo Pasini

            Pelo que cobram pelo simples fato de “ser um toyota”, deveria ter um nível toyota de estrela, acima dos 5 pontos.

            • Em outras palavras, se cobram menos, tem que ter nivel de pos venda baixo? Então é melhor pagar a mais mesmo, e ter menos problemas. Alias, é isso que eu fazia com a minha bike. Eu ia na loja especializada (patrocinada pela Caloi) que custava um pouco mais caro a manutnção da bike, mas pelo menos o serviço era nota dez, e sem empurroterapia. Já nessas lojinhas de bike baratinhas, o serviço é porco, mas custam menos.

              • Junoba

                Nossa cara, valeu por lembrar. Comprei uma bike da Caloi, e ganhei duas revisões de graça, e até agora não levei pra fazerem o serviço. To enrolado…

                • Duas? Eu paguei 100 reais na epoca numa unica revisao com lavagem e lubrificacao, e com muito choro. kkkkkk. Falaram pra eu trocar os cabos de aço, mas recusei, pois eu nao ia andar mesmo. Isso foi a quase 10 anos atras. Nao quero nem imaginar quanto vao me cobrar hoje.

                  • Junoba

                    To pegando boi então…kkk.

                    Amanhã eu talvez ligo pra lá, e pergunto se eu ainda posso fazer a revisão… Valeu por me lembrar.

          • Rodrigo Pasini

            E puta gráfico engana troxa, uma rápida olhada nele e ele leva a crer que a toyota atingiu uns 40% a mais de pontos do que o segundo colocado.

            • Sim, o grafico é engana trouxas. Já já aparece alguem citando a experiencia propria, como fosse o porta-voz de todas as estatisticas. Pena que na eleição a opinião unica de uma pessoa nao elege o candidato.

            • Guilherme Batista

              Concordo, a escala ficou bem tendenciosa mesmo

              • Fábio

                Não ficou tendencioso, é a realidade e é o critério e sistema da JD Power. O nível do pós-venda da Toyota pra Peugeot é grande, é só observar na prática. Se tiverem dúvidas, vejam a Pesquisa dos Eleitos da 4Rodas e verão que o resultado não difere muito da JD Power. Aceitem a realidade.

                • duhehe

                  Se o gráfico estivesse errado, 408 venderia igual Corolla.

                • Lamarche

                  Desculpe, meu caro, vc está equivocado. A escala utilizada deixa a análise visual do gráfico tendenciosa mesmo, porque ele começa a numeração nos 650 pontos. Veja, por exemplo, que FIAT e FORD parecem ter metade dos pontos que a TOYOTA, enquanto vemos que numericamente isso não é verdade (os 718 pontos da FORD não são metade dos 789 da TOYOTA, entende?).

                  A montagem do gráfico dessa forma faz parecer que a Toyota está muito à frente das outras. Não questiono os méritos, ela pode ser melhor mesmo (tenho Honda, não conheço o pós-venda da Toyota), mas a distância entre as montadoras não é abissal como as “barrinhas” do gráfico mostram.

                • F.M.

                  Fábio, para o leitor mais desatento ou não acostumado a interpretar gráficos (chuto que sejam uns 80% dos compradores de carros), o gráfico é tendencioso sim… vc bate o olho e vê a “barrinha” da Toyota muito mais longa que as das outras montadoras e qual é a primeira conclusão que vc chega? … Agora refaça o mesmo gráfico com o eixo iniciando em 0….gera outra percepção.
                  Acho que ninguém aqui questionou a veracidade ou a validade do critério de avaliação.

                • Guilherme Batista

                  Se comparar somente estas duas eu até concordaria, mas existem várias outras marcas no meio do gráfico. Pegue por exemplo a diferença entre a HMB e a Peugeot, a diferença é de 42 pontos. Já a diferença da HMB pra Toyota é de 49 pontos. Visualmente da impressão de que 49 pontos a mais da Toyota em relação a HMB é muito maior do que os 42 pontos a mais que a HMB tem em relação a Peugeot. Se comparar as marcas que estão no meio do gráfico verá que visualmente não está legal e não está linear.
                  Outra coisa estranha são essas estrelas aí. Segundo o próprio gráfico a escala é de mil pontos e são 5 estrelas. Seguindo este raciocínio, cada estrela representaria 200 pontos , ou seja, pra ter 5 estrelas, precisaria ser mais de 800 pontos.

            • Marcus Fenix

              E sem falar que na escala o ponto máximo é 1.000 pontos, ou seja a Toyota não está tão acima das demais!!!

              • Marcelo Nascimento

                E mais, sendo a média de 719 pontos, tá todo mundo no mesmo barco! A diferença é que a Toyota tá sentada no melhor lugar…

              • Katia Felix

                Concordo

          • Igor

            Mas isso não vale, metade dos brasileiros que tem Toyota acha que tem o melhor carro do mundo, eles iludem o cliente e assim fazem o babaca se achar dentro da Rolls-Royce, a Toyota é um nojo, eles juram que o carro deles são os melhores do Brasil, o pai do meu amigo foi trocar o Fusion Titanium dele em uma SW4 já que ele precisava de um carro maior e ofereceram bem abaixo da tabela alegando que o Fusion não era um carro do mesmo nível da SW4, ele ficou tão P da vida que foi na Ford e trocou por uma Edge

            • Ah querido. Quando voce vai vender seu peixe, voce elogia o peixe do outro feirante? Quando eu fui na Fiat, enalteceram o 500, e desceram o pau no Mini e Smart. kkkkkkkkkk. Quando eu fui na Ford, desceram o pau no i30 (epoca que liderava). etc etc.

              Quanto ao que voce chamou de “ilusao”, quer dizer que quem compra outras marcas, acham que estao comprando a pior marca? É claro que não. Todo mundo que compra carro de qualquer marca, acha que comprou o melhor carro pelo preço que pagou. Ninguem vai na loja voltando pra casa dizendo: “querida, comprei o pior”. E esse estudo está mostrando é o pós venda, e não a pre venda. Sao coisas distintas.

              • Derek

                Vendedor precisa sacar também se o cliente entende de carro… Nestes casos, quando ele fala mal de alguma característica de um modelo da concorrente, para quem entende de carro isto pode soar como mentira e que ele está tentando te enganar a qualquer custo.

                Eu mesmo fui ver um Vw Up! e comentei com a vendedora que o fraco dele era o visual e acabamento. E a vendedora disse que era um carro europeu e não estávamos acostumados ainda com esta aparência dele (é mole?). Me agradaria muito mais se ela admitisse isto mas elencasse os pontos fortes do carro frente aos concorrentes (segurança, economia, etc).

                • netovski

                  Mas ela não mentiu, o carro é europeu e o visual dele, assim como do 500, não pegou mesmo.

                  Já o HB20 teve um visual acertado ao gosto do brasileiro, cheio de vincos e prolongamentos nas linhas, a chamada escultura fluída, e não à toa foi sucesso imediato de vendas.

                  • Derek

                    O carro é europeu, mas dizer que o visual dele é europeu para justificar a falta de sal do carro foi pra acabar…

                    O HB20 realmente é bem interessante. Se tivesse um HB20 com este motor 1.0 Turbo e a segurança do Up!, seria perfeito :).

            • Evandro

              eu acho que ele fez muito mais negócio, sou mto mais metade de uma edge do que duas sw4

            • duhehe

              é necessario ver como se deu essa colocação
              Uma coisa eu tenho certeza, poe a Edge e a SW4 para serem usadas no sitio por 3 anos.
              A edge vai para a reciclagem depois e a SW4 estará em estado de nova.

              • José Eduardo D’Acampora Guazzi

                Se o cara tinha um Fusion e só queria mais espaço, me parece o caso de não ser uso de sitio. Mas entendo sua colocação. Mas mesmo assim por 200mil da SW4 prefiro comprar um Land Rover Sport.

            • José Eduardo D’Acampora Guazzi

              E assim comprou um carro bem mais tecnológico e bem acabado huahauhua

          • Gio

            Indiscutível a liderança da Toyota, mas a Volkswagen fica com 3 “estrelas” enquanto a Renault fica com 2 “estrelas” por causa de uma diferença de apenas 2 pontos (701 x 699)??? A não ser que haja outro critério para a distribuição das estrelas, achei bem injusto uma diferença tão grande em posicionamento para uma diferença tão pequena em pontos na pesquisa.

            • Entendi o que voce quer dizer. Mas é assim, apartir de 4 “estrelas” é considerado boa. Logo tanto faz a diferença da pontuação da Volkswagen pra Renault.

              O estudo foi realizado com base nas avaliações de mais de 4.000 entrevistas com proprietários brasileiros de novos veículos com 12 a 36 meses após a compra. O trabalho de campo foi realizado entre os meses de março a maio de 2015.

              • Paulo Reis

                O curioso é que, de acordo com os comentários diários aqui é sobre VW vs Ford, ou golf vs focus, falam que golf é um puta carro, e focus é bom mas o pós venda é uma merda… conclusão: vw tem pior pós venda, não muito pior q a ford, porém, esta mais para o nível da renaut e peugeot. Como consumidor Ford, digo que o problema não é o carro, é sim a Css. Qdo vc encontra aquela “boa”, fica em paz.

          • Igor

            Mas isso não vale, metade dos brasileiros que tem Toyota acha que tem o melhor carro do mundo, eles iludem o cliente e assim fazem o babaca se achar dentro da Rolls-Royce, a Toyota é um nojo, eles juram que o carro deles são os melhores do Brasil, o pai do meu amigo foi trocar o Fusion Titanium dele em uma SW4 já que ele precisava de um carro maior e ofereceram bem abaixo da tabela alegando que o Fusion não era um carro do mesmo nível da SW4, ele ficou tão P da vida que foi na Ford e trocou por uma Edge

          • Khusller

            Depende muito de quem gerencia e dos empregados também. Como eu disse, a peugeot aqui tinha ótimo atendimento, oferecia cafézinho e tal.

            • DPSF

              E por um acaso oferecer cafezinho é diferencial? Quero bom atendimento e com qualidade. Sem empurroterapia e que o veiculo tenha durabilidade. Vejo um monte de c4 pallas caindo aos pedaços e 307 nem vejo mais direito nas ruas. Esses carros estão se acabando e desmontando literalmente nas ruas. Por outro lado vejo um monte de corolla e civic, até santanas eu vejo. Tudo rodando e na medida do possivel bem conservados. Pos venda das francesas deixa a desejar, isso é fato. Peugeot e citroen querem ser premium a todo custo, mas o pos venda é de popular chinês. Se a toyota cobrar caro e oferece serviço premium no pos venda, cabe ao consumidor fazer essa escolha. Tem gente que gosta de viver na oficina, tem gente que odeia. Quem gosta de graxa vai de frances, pois vira e mexe vai ter de ir na oficina.

              • Khusller

                Além do atendimento ser bom e o peugeot aqui de casa nunca ter dado problema em 4 anos de uso, ofereciam café. Se na sua cidade eles bateram em você aí já não é comigo.

              • João Silva

                A Citroen está bem melhor colocada, meu caro! Melhor que muitas das “tradicionais”.
                Mas pós-venda é complicado! É regional! Em uma cidade uma Css pode trabalhar exemplarmente e em outra região outra da mesma marca só pisar na bola! A montadora não consegue controlar e intervir em todas as situações de todas as concessionárias.

          • pedroo

            bacana q a escala é de mil pontos, mas começa no 650 pra ludibriar a galera, manipulacao de visualizacao de dados estilo globo

          • netovski

            De 698 pra 789 a diferença entre as barras é de 300%.

            • Marcelo Penha

              Principalmente se for a favor do Up! A última do VW blog (ou up blog) foi comparar o Focus com o Up! O Fabio LM não tem senso do ridículo. Não é atoa que aquele blog é motivo de chacota.

          • Me impressiona como caiu a Renault. No ano passado ela tinha ficado acima da média e entre os 10 melhores… e a evolução para melhor da Chevrolet também surpreende. HMB tem um bom pós-venda, mas caiu consideravelmente, haja vista que ano passado estava com pontuação maior e em primeiro lugar e agora tem uma boa distância ante a Toyota. CAOA caiu também.

        • Ric53

          Volks é um atendimento Casas Bahia.. hehe

      • Guilherme Batista

        Uma coisa boa é que a Peugeot já assumiu que o pos venda é falho e já começou a melhorar. O pré venda melhorou bastante pelo que testei.
        Já Fiat, VW e Ford nem se pronunciam, finge que nem estão vendo

        • Gomes

          Verdade Guilherme, além do que a Citröen vai bem e pelo que tive de informação de um amigo, na montadora o pós vendas unificou e a Peugeot agora disponibiliza 2008 e 3008 como carro reserva, caso o carro do cliente fique mais de 5 dias parados. Alguém sabe disso? Se for isso, acho que devem avançar na questão satisfação.

          • Ygor Soares

            Que caoooo brabo que o seu amigo contou! Eles não têm o 3008 nem para vender direito! Abs

          • Guilherme Batista

            Nossa, se isso for verdade é uma coisa sensacional. Eu não tive nenhum citroen e não tive oportunidade de avaliar, mas a um tempo atrás quando eu estava cogitando comprar um c4, conversei com membros do c4clube e eles falaram bem do pós venda da marca.

      • Diogo Vasconcelos da Silva

        Engraçado, eu achava que a citroen, que ficou a frente da japonesa Nissan, da americana Ford e da italiana Fiat, fosse francesa tbm!!

    • Alexandre

      Eu acho que o fato da HMB só ter dois modelos ajuda um pouco o pós venda. Não que isso justifique a demais serem ruins. Tenho um citroen e a pesquisa até reflete mesmo a minha percepção. Fui atendido de forma satisfatória. Precisei duas vezes da assistência e fui bem atendido, porém demoraram para descobrir o problema sendo que já tinha um recall da peça defeituosa.

    • Boris

      só como comparaçao.
      Meu pos venda do etios foi infinitamente superior ao pos venda do hb20 (que nao é bom)

      • Em Porto Alegre ambos tem o mesmo atendimento. Uma das concessionárias HMB da cidade é CarHouse, que representa a Toyota. A outra é a Carway Sul/Sevec, que pertence a um grupo que também representa a Peugeot, Honda, Audi e VW. O atendimento de ambas é muito cordial e satisfatório, com méritos ao padrão da CarHouse.

    • ObservadorCWB

      Acho engraçado lembrando comentários de anos atrás que o pessoal vinha falando mal da JD Power, justamente quando os carros da Hyundai eram bem avaliados nos comerciais próprios da marca. Hoje como o destaque fica com a Toyo parece que tudo está bem. Além disso se 1000 pontos forem a satisfação total….vemos o quão distante todas estão. Agora, o que realmente destrói a qualidade da informação é a TOTAL falta de proporção e critérios matemáticos para a confecção do gráfico.

  • Darlon Anacleto

    O curioso é que da Fiat em diante parece ser tudo farinha do mesmo saco, pois a diferença é mínima.

    • Gustavobrtt

      Sem dúvidas. No fiat, meu pai acompanhou a revisão e viu o técnico querer apenas completar o óleo, sem trocar. No Renault, os caras perderam um parafuso da tampa do filtro de ar e completaram o sistema de arrefecimento com água de torneira, além de não consertarem a pinça do freio (pinça presa) e feito um alinhamento que desalinhou mais ainda o carro. Tive que mandar num particular depois da revisão. Ódio por ter rasgado dinheiro com estes caras.

      • Cristiano Espindola

        Uau, já avisa em quais css ocorreram esses fatos. É bem importante manter distância de empresa picareta.

      • Alvaro Guatura

        Uma reclamação pro Sac da Renault do Brasil é bem vinda.

        • Gustavobrtt

          Reclamei no SAC e eles direcionaram para o mesmo consultor tecnico que me atendeu. Ou seja, não deu em nada. CSS Renault em Itu.

    • tjbuenf

      Na verdade da Hyundai-HMB em diante a diferença mínima já acontece para o ranqueado em posição posterior.
      Me surpreendeu mesmo a Chevrolet nesta posição…

      • Daniel Bezerra

        Tenho um Chevrolet e o atendimento sempre foi referência para mim. O mais legal que acho lá é ser atendido pelo próprio mecânico que vai mexer no seu carro e não por um vendedor.

        Mas acho que isso depende mais do concessionário do que do fabricante. Claro que a fábrica deveria fiscalizar melhor os seus concessionários. Eu por exemplo, tive ótimas experiências com os dois VW que tive. Sempre muito bem atendido e serviços bem feitos. Hoje tenho um Land Rover e passo raiva sempre que tenho que ir na única concessionária da cidade. Mas na Chevrolet, sempre nota 10. Pena que a Chevrolet esteja com um mix tão ruim de carros.

        Edit: em relação ao que falei, lembrando que a Volkswagen aqui na minha cidade tem pelo menos 5 concessionários. Concorrência também ajuda a melhorar o atendimento. Já a Land Rover que só tem um, pinta e borda.

        • Vinicius

          É exatamente isto que gosto na Chevrolet. Você conversa diretamente com o mecânico e dependendo do que é, pode até acompanhar o serviço sendo feito no box. Vê quais peças estão mesmo necessitando de reparos / trocas, óleo sendo trocado, filtros, etc. Assim como os valores já saem ali na hora. Pra quem entende minimamente de carros, isto é um ponto positivo, pois evita serviços desnecessários e passa mais confiança.

        • CorsarioViajante

          COncordo. Varia imensamente de concessionária para concessionária. Tenho um VW e já passei pelos dois extremos.

  • XXRS

    Volkswagen, Renault e Peugeot tecnicamente empatadas, pós venda igualmente ruim nas três.

    A Mitsubishi deve ter melhorado bastante, minha mãe teve um Airtrek e o pós-venda era um lixo muito pior que o do carro anterior dela, um Xsara Picasso e do Peugeot 206sw que minha irmã tinha na época. A Chevrolet também, só Zeus sabe quanto sofri com meu primeiro carro, uma Meriva.

  • MRghost

    CITROEN ! , TA MELHORANDO MESMO DONA CITROEN !

  • Anderson Trajano

    Como pode Citroen e Peugeot serem tão diferentes ? Agora, que a Citroen tem melhorado nos últimos anos, isso tem. Ainda não é uma “Brastemp” mas está conseguindo prestar um serviço adequado, pelo menos nos níveis das 4 quatro grandes.

    • Diogo Vasconcelos da Silva

      Melhorando só se for no pos-venda, pq as gerações do c3 e c4 anteriores vendia bem mais que os atuais..O xsara picasso tbm vendia bem e c4 picasso era facil ver nas ruas.

  • b.c

    Por isso que os Toyotas mesmo acima do preço vendem tanto.

    • netovski

      Carro está mais pra casamento do que pra one night stand, as japas seriam as esposas perfeitas nesse caso.

  • Leonardo M

    Parabéns a Citroen, suas últimas ações para melhorar o pós-venda estão começando a dar frutos.

    • Igor

      Só falta a Pug

      • netovski

        A Pug peca até na venda.

        Você chega na css e a vendedora te passa o preço com ágio, você pergunta sobre a versão de acesso e a vendedora te fala sobre a intermediária, aí você cita a existência da versão de entrada e ela fala que nem tem essa versão à venda.

        Por mais bacanas que sejam os carros da Peugeot esse tipo de postura quebra a confiança. Na ford por exemplo com 3 vendedores em 3 ocasiões diferentes ao questionar o preço o vendedor abria o site da ford e mostrava a tabela.

        • Eduardo

          Eu fiquei uns 20 minutos em uma CSS Pug e não fui atendido, pior, não apareceu ninguém nem pra falar um “oi, fique a vontade”. As duas vendedoras já estavam com clientes, mas custa ao menos falar um “fique a vontade que já lhe atendo”?

        • CorsarioViajante

          Verdade, fui conhecer o 2008 na versão de entrada, que custa uns 67.000, e fui informada que ela “Não existe”.

          • netovski

            Mais um detalhe, a vendedora falou que nem tinha como comparar o 208 com carros de valor inferior aos 66 mil por ela citados, no caso o Fiesta por ex.

            Fiquei pensando é querer ser premium no grito?

            • CorsarioViajante

              POis é. Sei lá, saí da peugeot achando o 2008 um carro legalzinho mas que não me convenceu. Minha esposa, que tinha achado ele lindo na rua, também saiu desinteressada.

      • RenatoAkira

        A Peugeot anunciou recentemente que trocou o novo diretor comercial, agora quem está no comando é Domingos Boragina, que atuou na Citröen. Quem sabe ele rende melhores frutos também.

  • Guilhe

    Se a Toyota tivesse uma gama de produtos maior concerteza seria lider do mercado.

    • Igor

      Infelizmente

    • netovski

      A gama deles é bem abrangente, mas o Etios não é o carro certo para representar a Toyota no segmento.

    • Freaky Boss

      estaria muito bem posicionada, sem dúvida

    • CorsarioViajante

      Mais ou menos. O polêmico etios por exemplo vende bem (segundo a Toyota, vende mais do que o desejado) mas não é líder da categoria, por exemplo.

  • Rafael

    Tive Ford, Volkswagen, Nissan, Honda e Fiat, nessa ordem.. Os melhores pós vendas foram:
    1 – Honda
    2 – Nissan e Fiat empatados.
    4 – Volkswagen
    5 – Ford

    Nenhuma delas foi de fato ruim, mas o tratamento da Honda é mais cuidadoso. “Senhor, aceita um biscoito e um café? No seu carro foi feito isso e isso.

    Já na Fiat e Nissan, preço justo, sem muita gracinha, mas com atendimento cordial e “fizemos isso no seu carro. Temos um serviço de leva e trás, as peças trocadas estão aqui, o senhor pode levar lu deixar aqui se precisar”. E carros entregues bem limpos, com destaque para a Nissan que dava uma geral com direito a” jornalzinho no tapete.”

    Na Volkswagen atendimento em pé no balcão, “tire todos seus pertences, quer que chama um táxi?”. Na volta demoraram para entregar o carro, veio sujo, o que reclamei na hora e foi solucionado de improviso. “Não temos como arrumar seu vídro elétrico agora, assim que a peça chegar te ligaremos”. Não lembro do retorno. Me cobraram 45 reais naquele logo da VW da chave canivete do Fox. Óbvio que não aceitei e paguei 5 reais no mercado livre com uma qualidade muito boa.

    Na Ford: atendimento atrasadíssimo, revisão cara, muito cara, pediram 4000 e pouco num Fiesta 2003, isso em 2008, com 80 mil km rodados e bem cuidado demais. Alegaram que nao carimbariam o manual se tudo nao fosse feito, um exagero. Me cobraram 200 reais por nao aceitar fazer a revisão, e sim, eu tinha assinado um acordo lá na revisão que tinha essa cláusula. Tinha serviço de leva e trás, com motorisita mal humorado.

    • Alvaro Guatura

      Aqui em casa os melhores foram Honda (carro e motos), e Renault na época da Renoville, que nem existe mais.

  • Alvaro Guatura

    Nunca tivemos um Toyota aqui em casa, deve ser uma boa experiência.
    Honda depois da Chevrolet? :O

  • Mr. Car

    Renault: nas vezes que estive lá (revisões dentro da garantia) não se opuseram à minha permanência na oficina para acompanhar o serviço, nem praticaram “empurroterapia”. Não me aborreci.

  • Silvio Valentim

    Gostaria de saber se a pesquisa leva em consideração ou se faz diferença o volume de carros vendidos por montadora. Exemplo: a Toyota tem uma gama menor que a volks, e vende em menor quantidade, logo sua concessionária ficaria teoricamente mais livre para ter um atendimento decente, enquanto a volks ficaria com as oficinas sempre ocupadas. Alguém enxerga essa visão?

    • MMM

      Na verdade nao, Silvio. Se fosse fazer essa conta, o ideal seria o volume dividido pelo numero de concessionárias. Por outro lado nesse tipo de pesquisa nao se leva essa variavel em consideracao, pois o consumidor nao quer saber se a marca vende muito, ele so quer ser bem atendido.

      • Silvio Valentim

        Obrigado pela resposta, eu pensei dessa forma pois moro numa cidade grande e quando levo meu new fiesta na ford, percebo como eles se enrolam e não possuem um processo ou uma triagem, apenas fazem agendamento e ficamos a mercê da boa vontade deles, pois os prazos dificilmente são respeitados. E no final fica a impressão que eles estão fazendo um favor.

        • Diego

          Mas isso é falta de organização e método (muito mais culpa da concessionária em si). E também falta de treinamento na prática de atendimento, coisas bobas como dar um bom dia, oferecer um cafezinho, dar um prazo de espera realista, entre outras coisas fazem uma diferença grande na qualidade de atendimento.

        • MMM

          Concordo, Silvio. O q vc tem q levar em consideracao é que em uma cidade grande, pelo menos em teoria, vao existir varias concessionarias da marca e alem das vendas e servico estarem diluidos, ainda existe concorrencia e vc pode levar seu carro em outra. Por exemplo, eu moro em Sao Caetano do Sul. Comprei um carro GM em Santo Andre e fiz a primeira revisao la. Nao fiquei satisfeito e fiz as outra em Sao Caetano. E na época morava em Sao Bernardo do Campo.

    • Diego

      Não acho que seja apenas isso, por se fosse assim apenas por volume de vendas a GM deveria estar junto de VW, Fiat e Ford…

    • Guilherme Batista

      Eu entendi o que você está alegando, mas uma coisa não justifica a outra. Se você vende um milhão de carros, você tem que estar preparado para atender um milhão de carros, se você vende dois carros, você tem que dar conta desses dois.
      Em ambos os casos tem que providenciar uma qualidade boa de serviço

      • Silvio Valentim

        Guilherme, eu sei que não justifica. Mas na minha opinião a Toyota teria essa vantagem ou essa ilusão de melhor pós venda contra as outras montadoras. Mas enfim, é uma questão que envolve muitas variáveis para definir esse parâmetro.

        • Guilherme Batista

          Sim, concordo, tem a questão de numero menor de concessionarias também. É mais fácil regular poucas do que muitas, logo é mais facil de se manter um padrão.
          Mas no caso da Toyota, eu acho que tem muito da filosofia da marca, coisa de japonês mesmo

  • Carbar

    Tive um Palio 2005 e fiquei super “insatisfeito” com o carro e mais ainda com a concessionária. Vendi com apenas 3 mil kms e 6 meses de uso.

    Tive um 206 2005 e fiquei satisfeito com o carro e com o pós venda.

    Tive um Focus 2007 e fiquei satisfeito com o pós venda porque o fiz em outra cidade que não a minha, pois do contrário teria ficado estressado.

    Tive um Citroen C4 2010 e fiquei “super satisfeito” com o carro, o atendimento na venda e no pós venda.

    Tive um Fluence 2012 e fiquei insatisfeito com a venda, porém “super satisfeito” com o carro, e também com o pós venda.

    Tenho um Etios, fiquei mais ou menos satisfeito com a venda, estou satisfeito com o carro e ainda testarei o pós venda, porém as primeiras impressões “não” foram nada boas, a ponto de já ter discutido com um funcionário! Estou analisando se foi algo pontual ou se a coisa é assim mesmo. De qualquer forma, comprei pelo carro e não pela marca.

    Tenho a impressão que, quanto mais levantarem a bola da Toyota, pior será o atendimento em decorrência da arrogância gerada pela fama. Enquanto isso, Citroen, Peugeot e Renault só evoluindo! Nissan nem falo, pois tive muita insegurança já no atendimento da venda, imagina o resto. Volks sempre descartei…muito ruim! Chevrolet não é muito diferente.

  • Diego

    Nossa e pensar que as francesas quando entraram no Brasil tinham um perfil diferenciado, priorizando uma melhor qualidade no atendimento…
    Só a Citroën permanece acima da média…

  • Edson Fernandes

    Impressionante. Na opinião dos donos na quatro rodas e best cars, geralmente a Renault fica em terceiro.

    E de repente cair para quase o ultimo lugar? Assusta.

    E finalmente a Citroen melhorando seu ranking. Realmente nunca tive uma dor de cabeça que me fizesse desfazer da Citroen pelo atendimento. Uma pena é hoje os carros estarem tão caros.

    • Bem, a propria PSA disse que o pos venda dela precisa de investimento. Em outras palavras, ela mesma confirma que estava inadequado, pra nao dizer coisa pior. Já a Citroen quando começou a vender a linha DS no Brasil, ela tinha afirmado que iria colocar o pos venda num patamar muito acima da Peugeot. Pelo visto, é verdade. Mas olhando a tabela (postei la encima), ainda não está na categoria dos melhores. Mas pelo menos está melhorando.

      O que surpreende mesmo é a Chevrolet, e Mitsubishi. Eu escuto mal da Mitsubishi….

    • oscar.fr

      Eu estou muito desconfiado em relação a este estudo. A Renault como tu bem disse sempre teve bons indicadores. Já usei duas CSS para meu Renault e fui bem atendido, gosto bastante da atenção e serviço prestados. O outro carro de casa, um Peugeot, é só elogios, mas estou ciente que a CSS da minha região é uma exceção. Outra coisa suspeita do estudo é a posição da Mitsubishi, sempre ouvi falar muito mal do pós-venda da marca nipônica, vai saber…

      • Realmente surpreendeu esta queda da Renault… até ano passado figurava como acima da média.

  • Guilherme Batista

    Considerando as minhas experiências com pós vendas, o da Ford foi o pior que já enfrentei seguido por vw e fiat. A melhor que ja usei foi da mitsubishi. A hyundai pode até ter o pos venda bom, mas pela minha experiência ela tem o pior pré venda, junto com a nissan

  • Thiago

    Honda atrás de Hyundai, Mtsubishi e Chevrolet, isso deve ser o reflexo de peças caríssimas, empurroterapia (ouvi do consultor esta pérola: só trocamos pastilhas de freio junto com os discos), resultado: R$1800,00 à vista, com 10% de desconto (parcelado era R$2.000,00) na revisão de um city com 40.000km. Mas esperar o quê de uma marca que pratica ágio no carro zero mesmo em tempo de crise (CRV 140, SI 130, HRV EXL 95)

    • ObservadorCWB

      Então, também li todos os comentários … chega a ser engraçado que sempre falam da dupla nipônica, agora nesta pesquisa os defensores da Honda estão quietinhos, quietinhos.

  • V12 for life

    Ai muitos comentarista aqui criticam o preconceito com as francesas, principalmente a Peugeot por ter bons produtos, ai está o motivo não adianta ter o melhor produto se o pós-venda que tem a obrigação de fidelizar o cliente é incompetente, vai continuar tomando surra com as estratégias de que adota, mesmo se deixar de falar da beleza e ficar na qualidade do produto enquanto não corrigir isso.

  • afonso200

    e o mitsubishi MIRAGE um carrinho bem pequeno que iriam fazer no BR ??? cade ???

  • Ricardo

    A peugeot pelo que tenho visto vai mudar um pouco isso para o próximo ano já que melhorou bem seu p´s vende recentemente, e como disseram, pelo menos assumiu que tem um péssimo pós venda e que mudar isso, diferente de Fiat e VW que sequer falam sobre o assunto e pelo visto estão na mesma da Peugeot e Renault, o engraçado é que a Citroen é grupo peugeot e está bem.

    • Marcus Fenix

      A Fiat tem uma empresa de consultoria que nos liga após a compra e serviços de manutenções, mas algumas concessionárias têm o vicio de que está vendendo, está bom. Não melhoram nunca!!!

    • oscar.fr

      A Renault sempre obteve ótimos resultados nas pesquisas dos Eleitos de 4R e do nada cai para as últimas posições nesta outra pesquisa. Para mim, tem coisa estranha nesse ranking. Em tempo, tenho Renault e Peugeot e estou plenamente satisfeito com os carros e o pós-venda, mas tenho consciência que a boa CSS da Peugeot que temos na região é uma exceção. Já na Renault utilizei o serviço de duas CSS diferentes e sempre fui muito bem atendido. Gostaríamos muito de ficar na marca, mas a Renault não oferece nenhum produto que nos atrai na faixa de nosso atual carro, uma pena.

  • Ric53

    Tive uma ótima experiência na entrega do meu C3 na concessionária da Citroen hoje para o recall, o técnico q me atendeu foi muito solícito e mostrou q sabia oq estava falando.. Fico pensando, como bons funcionários fazem toda a diferença.

  • Danillo Barros

    A Renault aqui é mediana apenas, mas é melhor que a Fiat em tudo, a Chevrolet já começa ruim na compra imagina o resto.
    Ah! lembrei que tive que trocar a pastilha de freio dianteiro do Symbol na época com 20.000 rodados, a Css que me cobrou R$ 200,00 liguei no SAC Renault e reclamei do absurdo e eles me devolveram valor em forma de crédito em produtos e serviços, na revisão seguinte Css tentou dar uma de malandra mas não surtiu efeito.

  • Fábio

    Das 4 grandes a Chevrolet é uma surpresa. Ou melhor, nem tanto. Na minha cidade é reconhecida como uma ótima cc. Meu pai comprou um Cruze e são bem atenciosos, ligam de 6 em 6 meses pra saber o que acha do carro e outras coisas. A surpresa foi minha irmã comprar um Classic e ter o mesmo tratamento. Os serviços não tem muita empurroterapia. Agora eu com um Focus é um martírio ir na cc. As 2 ccs da minha cidade são ruins, e na cidade próxima tb. A Ford já fez uma pesquisa 3 anos atrás para saber sobre o carro e o pós-venda. Claro que desci o cacet3 no pós venda, porém nada mudou de 3 anos pra cá. Já tive VW e é péssimo tbm, agora vou falar uma coisas que vai enlouquecer os fanboys: desanima ter um carro tão bom como Golf, Jetta e até o Focus e o nível das ccs não correspondem ao nível dos carros. É por isso que a Honda e Toyota nadam de braçada. Quando chegar o novo Civic 2015 1.5 Turbo, Cruze sedan e hatch 1.4 Turbo, ninguém vai lembrar de Golf, Jetta, Focus e etc. Ford, Fiat, e VW que se cuidem, pois até a Peugeot tá dando um jeito de melhorar o pós-venda!

  • A pesquisa toca num assunto que muitos criticam em certas marcas. Fidelização. Muitas vendas de carros são por indicação, tipo colega do trabalho tem e indica. Além da troca do carro pela mesma marca. E muitas vendas são perdidas porque o cliente fala mal do produto/ pós venda do veículo que comprou.

  • Fernando

    vem casa temos um VW e um Honda. Qualidade do serviço sem comparação, VW carissimo e deixa a desejar

    • netovski

      Discordo, as duas primeiras revisões na VW eu paguei apenas 236 R$, na dos 30.000 pagarei 312 + 225 de MO e a revisão mais cara do plano de manutenção do golf tsi manual é a dos 60.000 custando 569 + 2 horas de M.O. totalizando 869 R$ sendo que a hora técnica de 150 R$ que a VW para mexer no meu carro é mais em conta do que os 170 que a Hyundai cobra por hora pra botar a mão num HB20 por exemplo.

      Particularmente achei o valor das revisões na VW bem competitivo para um carro importado da europa. Aliás nas duas primeiras o valor é o mesmo de um take up!.

      O serviço é feito na minha frente e minha única queixa é quanto ao óleo usado, que embora sintético para toda a linha acredito não estarem usando o óleo correto para o TSI.

      Mas nivelando pela Honda, talvez seja caro e deixe a desejar sim.

      • Freaky Boss

        Mas esse valor é semestral, certo? Na Honda é também? (estou perguntando, não sei como estão os planos dessas 2 marcas)

        • netovski

          Semestral ou por km, no meu caso coincidentemente bateu o tempo com a km.

      • Offspring

        Não foi isto que a 4 Rodas gastou, mas tudo bem…

        Revisões:

        10 000 km – R$ 395 (Frankfurt)

        20 000 km – R$ 215 (Sorana)

        30 000 km – R$ 610 (Marte)

        40 000 km – R$ 449 (Caraigá)

        50 000 km – R$ 299 (Savol)

        Alinhamento, balanceamento e rodízio – R$ 908

        Peças extras às revisões: Pastilhas de freio, R$ 827; compra de quatro pneus, R$ 1 796; reparo de roda, R$ 200; 1 litro de óleo, R$ 25

        CUSTO POR 1 000 km: R$ 374,26

        • netovski

          Alinhamento balanceamento geometria computadorizada 3D e rodízio eu paguei 98 R$ na vw.

        • netovski

          A pastilha de freio é isso mesmo, das assalto.

          Mas não sei quanto custa a original em oficina independente, na css qualquer uma toca a faca nas peças genuínas mesmo a vw é apenas mais uma.

          O custo do pneu não é culpa da vw, é a própria revenda autorizada da michelin que cobra 420 R$ por pneu aqui sem vínculo nenhum com a montadora. Aro 17 é isso mesmo independe do carro.

      • Fernando

        As da Tiguan nao sairam por menos de 700 reais quando cobraram mao de obra. Acho caro comparando com as da CRV que temos também. Sem falar que VW é semestral e Honda, anual.

  • netovski

    Me surpreendeu a Chevrolet, em particular se lembrarmos do Onix de longa duração aqui do NA.

    As experiências são realmente individuais, tive experiência em 3 montadoras e observando os comentários aqui é engraçado como o que falam sobre a experiência em uma montadora eu vivi em outra, e vice-versa.

  • Ken

    Ford, Fiat e VW, que vergonha.

  • Paulo B.

    Nossa!
    Estou gostando tanto do meu carro, e do atendimento da CSS onde o comprei, que depois de 8 meses com ele, já estou muito mais do que inclinado a comprar outro carro da Peugeot!!!

  • Bikudin

    Não precisava nem mostrar q Renault Peugeot ficaria em ultimo.

  • Freaky Boss

    1. VW: impressionante como um grupo alemão (cultura que tem na eficiência um valor) não consegue dar jeito nas CSS aqui da banânia. E há muito tempo. Já tive um VW e é de chorar!
    2. Nissan: tenho um nissan, o produto é ótimo (carro com melhor qualidade e robustez que já tive), mas as CSS têm que melhorar demais! Digo por experiência (sofrimento) própria(o)!
    3. Toyota: depois tem gente que não entende “de jeito nenhum (que absurdo, que irracionais!)” como o corolla pode vender tanto. Eu não compraria o corolla hoje (a velha história do ESP), mas entendo perfeitamente como ele pode vender bem!

  • beto

    Levando-se em conta estes números, salvo exceções, tanto faz uma marca ou outra.

  • Fábio

    Kd a KIA?

  • Fábio

    A KIA está no TOP 10 de qualidade nos EUA, mas aqui nem a consideram no ranking?

    • Bruno

      EUA é EUA, aqui é BR…

      • Fábio

        Mas aqui no BR ela não foi considerada nem para ocupar a ultima posição?

        • Lucas

          Acho que é pq não tem um número de CCS considerável. Seria meio injusto por exemplo colocar Lexus por exemplo, que tem 3 CCS, dai eles falam com 5 clientes, 2 deles tiveram problemas sérios e 3 foram OK, dai aparece “Lexus no Brasil tem o pior pós-venda”. Sacou?

          • Fábio

            Entendi. Mas não concordo. Se é para ter um ranking real de pós venda, deveriam fazer um indicador proporcional. A Toyota, líder, tb possui muito menos CSS’s se for comparar com FIAT, VOLKS e VW.

  • Regina Campos

    Hahahahahaha, kd aquele usuariozinho fanboy de Peugeot agora para me desafiar??? Eu riooo

    • Lucas

      Eu posso desafiar? ;)

      • Regina Campos

        kkkkkkkk, bobo rss

      • Junoba

        Hum…( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Supernescau

    Eu considero concessionária igual banco: não existe, a grosso modo, banco bom ou ruim e sim gerente bom ou ruim. Já tive contas em vários e quem fazia a diferença era o gerente, mesmo dentro do mesmo banco. Com as concessionárias penso que é o mesmo: já tive atendimento ótimo e porco dentro da Fiat (que foi a única até hoje que oferecia carro reserva em todas as revisões). Hoje tenho um Citroen e já tive atendimento bom e ruim, dependendo do lugar. Mas no geral, não tenho do que reclamar da Citroen (trocaram até amortecedor do C4 anterior na garantia). Eles realmente estão evoluindo neste sentido.

  • Bittencourt

    Quando eu falo, ainda sou apedrejado…
    #ficaadica
    Enquanto eu puder, Toyota na garagem!
    Que venham mais pedras!

    • Lucas

      Rapaz, o dinheiro é seu ué. pq alguém tem que criticar oq vc comprou? Agora que são carros muito caros pelo que oferecem, são. Mas pra quem usa o carro pouco e só na cidade, tanto faz ter controle de tração e estabilidade, o importante é passar a novela.

      • Freaky Boss

        Lucas, é isso aí. uma compra é fruto de uns 500 fatores. Cada um tem um contexto e escolhe baseado nele (pode ser uma má escolha por falta de conhecimento, mas paciência, escolheu e pagou). E o que mais tem aqui é cara xingando o outro pela opção feita. Isso é improdutivo.

      • Bittencourt

        “Por que alguém criticar”???
        É a única coisa feita aqui nos comentários…ninguém respeita a opinião de ninguém.
        Escreva algo sem colocar antes “na minha opinião” para vc ver o que acontece…
        Abs!

  • Freaky Boss

    Tem muita gente falando de citroen: minha esposa teve um C4. Passamos muita raiva pelo PRODUTO (deu muitos defeitos e todos caríssimos para resolver). Mas já que o assunto é CONCESSIONÁRIAS, justiça seja feita, fomos sempre bem atendidos em cordialidade , execução do serviço e atendimento ao prazo que foi combinado (certa vez ficamos uns 15 dias esperando o reparo do defeito, mas não mentiram e cumpriram o combinado, isso para mim conta).

  • Gian

    Surpresa é ver VW e Fiat tão mal no ranking. Não esperava que estivessem perto do topo, mas me surpreende ver as duas numa posção tão ruim.

    Quando à Peugeot, sempre comento que é besteira a montadora ficar batendo nessa tecla de bonito se não focar em conquistar o consumidor na questão da confiança. Muita gente acha os Peugeot muito bonitos e com bom acabamento. Mas quase todos falam da desvalorização. E a desvalorização está ligada a um conjunto de aspectos racionais, como durabilidade e facilidade de manutenção. Nisso que deveriam focar.

  • Meio tendenciosa a matéria. A VW ficou em antepenúltima, dois pontos acima da PSA e não mencionaram isso. Levando em conta do tamanho da VW, o problema é bem maior do que da PSA.
    Eu comprei um FOX Okm em 2011 aqui no RJ e quando fui retirar o carro esperei UMA HORA pra me entregarem o carro. Quando chegou, o carro tava sujo, cheio de manchas de lavagem mal feita. Nem um consultor veio me apresentar o carro, simplesmente me deram a chave.
    concessionária Disbarra.
    Se Peugeot é design, VW se fia muito no nome.

  • Gabriel Araujo

    Duas coisas interessantes nessa pesquisa: Hyundai-HMB mais bem posicionada que a Hyundai-CAOA, e Citroen bem melhor posicionada que a Peugeot.

  • Luccas Villela

    Fiat melhor que Renault/Peugeot? ONDE?

    Tive um novo Palio e achava o atendimento um LIXO principalmente na Fiat Squadra Rio. Na Italia Barra era menos ruim.

  • Carlos Negri

    Gostei da posição da GM. Realmente o atendimento deles melhorou bastante, das 4 lideres, é o melhor disparado!!!

  • _oliveira

    Vamos analisar melhor os dados.

    Do primeiro colocado até o último, a diferença é 12%.

    Se tirarmos a Toyota, a diferença entre o segundo colocado e o último é 6%.

    A Toyota se destaca, o resto, é cabeça por cabeça.

    É igual o campeonato brasileiro. O Sport está em 4º, o Grêmio em 8º. Mas a diferença entre eles é 1 ponto.

    Existe uma questão também, da exigência dos clientes. Clientes de marcas mais populares, são menos exigentes.

    Eu já vi um estudo que incluía também BMW, Mercedes, Audi. E duas delas ficaram pior que a Fiat. Mas isso se deve ao fato da expectativa do cliente. Não porque é realmente pior.

    Essa tabela é ótima só para uma coisa.. Atiçar lovers e hatters.

    • CorsarioViajante

      Positivar não foi o bastante, tive que comentar: perfeito comentário, foi direto ao ponto.

  • Airplane

    Os Toyota haters piram!

  • CorsarioViajante

    O que acho realmente importante aí é que, de um universo de 1.000 pontos, menos de 100 pontos separam o primeiro do último. Ou seja, uma diferença muito pequena.

  • Boleta7

    Alguém sabe quanto foi o resultado de 2014?

  • Adilson

    Fico “feliz” em ver a VW no fim da lista. Porque bota pós venda ruim. O atendimento até que é bom, mas estão sempre querendo empurrar algum serviço ou troca de peça extra. Sem contar os valores cobrados sempre maiores que os tabelados.

  • João Cagnoni

    Falando na qualidade dos sedans, é só virar a lista de cabeça pra baixo.

  • João Carlos

    Lembro na época em que a garantia era só de 1 ano, então nem dava bola pra serviço de concessionária. Agora com as garantias de 3 anos ou mais, passa a ser um fator importante.

    Já tinha ouvido falar que a GM era a melhor das 4 grandes, por não ficar chorando muito para fazer reparos em garantia. Certamente é por isso que passou a Honda, que é rápida nos serviços e revisões, mas também pode dar canseira para cobrir reparos.

  • Vattt

    O carro mais caro e a revisão mais barata contra o carro mais barato e a revisão mais cara!!! No fim das contas vence o ditado: “Dificil não é comprar, é manter!”.

  • Renato

    Já tive vários carros da Ford e hoje não passo nem perto da concessionária apesar de achar alguns carros interessantes. O setor de vendas tem atendimento pra lá de ruim e o pós-venda é ainda pior. Hoje tenho dois carros de marcas diferentes que não são das 4 tradicionais e estou muito mais satisfeito.

  • Renato L

    Não entendendo essas pesquisas. Temos carros da Peugeot desde 2001, estamos no terceiro, e sempre estivemos bastante satisfeitos. Atendimento impecável da concessionária no ABC Paulista, comparado à Ford, Hyundai e Kia, outras marcas que já tivemos.

  • MrBacon

    Fui cliente Mitsubishi por quase 3 anos e, pelo menos com uma concessionária aqui no RJ, minha experiência foi ruim. E olha que eu já tive Fiat, Peugeot, Ford, Citroen…

  • mauricio

    citroen melhor que nissan , ford, volks?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend