Posso abastecer carro com álcool de cozinha, cachaça?

abastecendo com alcool de limpeza

Muitas pessoas confundem as coisas, achando que tudo que é álcool é a mesma coisa. Mas não é bem assim. Existem vários tipos diferentes de álcool.

Mas, em caso de emergência, será que posso abastecer meu carro com álcool de cozinha, ou cachaça, bem como qualquer outra bebida forte, que tenha bastante álcool?

Na prática o álcool de limpeza pode sim fazer um motor (a álcool ou flex) funcionar, mas não pode ser o álcool gel, de jeito nenhum.

É necessário também que a graduação seja 90º GL, isso é fundamental pois é o único tipo de álcool de farmácia que funcionaria. 

Já vimos na prática que o álcool de cozinha líquido funciona como combustível, pois temos conhecidos que já fizeram isso, em caso de emergência, apenas para chegar até o posto mais próximo, mas respeitando essa graduação.

Mas que fique bem claro que isso deve ser feito o mais raramente possível, rodando a menor quilometragem, para não causar quaisquer danos ao carro.

Já usar alguma bebida, como cachaça, traria danos ao motor, pois por mais forte que ela seja, será no máximo uns 40% a 50% de álcool. O restante será algo não projetado para funcionar como combustível, e vai trazer problemas.

Não é recomendado usar bebida alcoólica como combustível. A probabilidade de você causar danos ao carro usando alguma bebida será maior, pois a cachaça ou outra bebida não vai ser álcool puro. Vai ter água ou outros componentes ali no meio.

Veja também: é bom colocar metade álcool etanol e metade gasolina?

Veja também: conversão de gasolina para álcool, vale a pena?

Tipos de álcool que existem

  • Álcool etílico – Etanol. Derivado do etano.
  • Álcool etílico anidro carburante (AEAC) – Comumente chamado de álcool anidro. Utilizado em mistura com a gasolina, com o objetivo de aumentar o poder antidetonante em motores de Ciclo Otto.
  • Álcool etílico hidratado carburante (AEHC) – Comumente chamado de álcool hidratado. Utilizado no Brasil como combustível em motores de Ciclo Otto. Também utilizado para fins industriais.

O etanol é hoje um produto de diversas aplicações no mercado, largamente utilizado como combustível automotivo na forma hidratada ou misturado à gasolina.

Também tem aplicações em produtos como perfumes, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza doméstica e bebidas alcoólicas.

O etanol é, numa definição simples, um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da cana-de-açúcar, do milho, da uva, da beterraba ou de outros cereais, produzido através da fermentação da sacarose. Comercialmente, é conhecido como álcool etílico.

O etanol contém aproximadamente 35% de oxigênio em sua composição e possui combustão limpa, ou seja, sua queima resulta somente em calor, sem presença de fuligem. Devido a isso, a emissão de CO2 na queima é baixíssima.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.