_Destaque Segurança Trânsito

Posso usar faróis de milha (auxiliares) na cidade?

farois Posso usar faróis de milha (auxiliares) na cidade?

Os faróis auxiliares ou de longo alcance, geralmente conhecidos como “faróis de milha”, podem ser usados no meio urbano, mas somente se estiverem integrados ao facho alto do conjunto ótico principal, não podendo ser acionados de forma independente.



Porém, devem ser usados somente em ruas sem iluminação e trânsito contrário, a fim de não ofuscar outros motoristas no segundo caso. Em situação de blecaute, por exemplo, é fundamental, pois amplia a visibilidade e evita surpresas com pedestres e veículos parados na via, áreas alagadas ou mesmo árvores caídas, entre outros obstáculos.

Diferentemente dos faróis de neblina, os faróis de longo alcance possuem refletores especiais para gerar um facho de luz, que á de alta intensidade e bem concentrado, alcançando assim uma distância bem superior. Já os de neblina possuem também alta intensidade de luz, mas muito ampliada e com poucos metros de alcance, ideal para uso em chuva, neve, nevoeiro, fumaça e poeira.

Os faróis de neblina podem ser usados sem problema dentro da cidade. Mas, eles precisam estar fixados a não menos de 25 cm do chão e ter lâmpadas brancas, embora a lente possa ser transparente ou amarela. Alguns carros mais atuais possuem a função curva ou cornering lights, que permitem ampliar a visibilidade durante as curvas.

Outros, porém, apresentam faróis direcionais, que acompanham o movimento da direção. Ambos também são úteis na cidade, especialmente em áreas com pouca ou nenhuma iluminação.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend