*Destaque Segurança Trânsito

Posso usar faróis de milha (auxiliares) na cidade?

farois Posso usar faróis de milha (auxiliares) na cidade?

Os faróis auxiliares ou de longo alcance, geralmente conhecidos como “faróis de milha”, podem ser usados no meio urbano, mas somente se estiverem integrados ao facho alto do conjunto ótico principal, não podendo ser acionados de forma independente.



Porém, devem ser usados somente em ruas sem iluminação e trânsito contrário, a fim de não ofuscar outros motoristas no segundo caso. Em situação de blecaute, por exemplo, é fundamental, pois amplia a visibilidade e evita surpresas com pedestres e veículos parados na via, áreas alagadas ou mesmo árvores caídas, entre outros obstáculos.

Diferentemente dos faróis de neblina, os faróis de longo alcance possuem refletores especiais para gerar um facho de luz, que á de alta intensidade e bem concentrado, alcançando assim uma distância bem superior. Já os de neblina possuem também alta intensidade de luz, mas muito ampliada e com poucos metros de alcance, ideal para uso em chuva, neve, nevoeiro, fumaça e poeira.

Os faróis de neblina podem ser usados sem problema dentro da cidade. Mas, eles precisam estar fixados a não menos de 25 cm do chão e ter lâmpadas brancas, embora a lente possa ser transparente ou amarela. Alguns carros mais atuais possuem a função curva ou cornering lights, que permitem ampliar a visibilidade durante as curvas.

Outros, porém, apresentam faróis direcionais, que acompanham o movimento da direção. Ambos também são úteis na cidade, especialmente em áreas com pouca ou nenhuma iluminação.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

COMPARTILHAR:
  • leandro

    Não precisava perguntar… No Brasil pode tudo meu amigo

    • Aires Jone

      Damn kkk

    • Bruno@BRN.CS

      Aí o manolo anda com xenon na neblina, farol alto nem aí que está cega do os outros.

      • Daniel dos Santos

        Manolo nao tem grana pra um xenon de verdade, usam aquelas lampadas do paraguai

        • Holandês Louco

          100w chinesa “boa” custa uns 50 reais. (preços de H7)
          Xenon 35w custa uns 80 reais hoje. Não é tão caro assim.
          Phillips Diamond Vision 55w custa 350 reais. (super branca e legal)
          E existem agora umas lâmpadas de led (35w/7000lm) que no faról baixo iluminam quase tão longe quanto um xenon no faról alto: 130 reais. Deve ser uma maravilha pra fazer off road.

          • Edson Fernandes

            Xenon de qual carro?

            Do Fluence (D1S) de marca boa é acima de R$150.

            • Holandês Louco

              Kit (par de reator/lâmpada) comum, boa marca, no mercado livre ou em lojas famosas, p.ex. connectparts, olhei agora, menos de 60 reais

      • DougSampaNA

        Aí eu deixo o cara de xênon passar, toco farol alto pra experimentar um pouco do veneno , está bosta de lâmpada cegante já deu..300 paus de multa por farol resolvia o papo.

        • Edson Fernandes

          E os imbecis que andam com a lanterna de neblina acesa pq fica “lindão esteticamente”? Fico ferrado da vida.

  • invalid_pilot

    Poder não pode, mas quem fiscaliza isso?

    • Matafuego

      Já ficaria feliz se fiscalizassem as CGs com escapamento barulhento…

      • invalid_pilot

        Vixi, isso é dificílimo de fiscalizar. Queria mesmo era fiscalização de Insulfilm (outra coisa difícil de fiscalizarem tbm)

        • André

          Pq ?

          • invalid_pilot

            ??

            • André

              pq vc gostaria fiscalização de insulfilm ?

              • invalid_pilot

                Por que afeta segurança viária quando em grau exagerado.

                Já presenciei e quase ja fui atropelado mais de uma vez por motoristas com carro lacrado.

      • DougSampaNA

        CG podre tem aos montes, tinham que guinchar e destruir de vez.

        • Matafuego

          Não falo das podres não. Tem muita CG nova que o dono troca o escapamento de propósito…

  • Lobo

    É o que mais se vê por ai.
    Alias, acho falta de noção o cara ligar o pingo (luz de posição, Farolete, etc), e o neblina.

    • BillyTheKid

      Também odeio isso. Luz baixa incomoda muito menos que o neblina, e provavelmente ilumina até melhor/mais longe em situações de tempo limpo à noite. Afinal, se o neblina fosse útil em todas as situações, simplesmente nem teríamos luz baixa…

    • Fernando S.

      Gostaria de saber no q exatamente atrapalha o farol de neblina?

      Pra mim é muito pior um facho de farol desregulado q literalmente queima sua vista

      • Guh MDNS

        O problema é os que trocam a lampada do farol d neblina por uma de (falso) xenon ou de potencia (absurdamente) mais alta, ou até mesmo farois d neblina desregulados…..

  • Brenno
  • RicRB

    “… Os faróis de neblina podem ser usados sem problema dentro da cidade…” Mas por favor, os faróis de neblina traseiro use-os apenas em caso de chuva ou neblina realmente, caso contrário, atrapalha e muito quem vem atrás.

    • DiMais

      farol na frente / lanterna na traseira

      • RicRB

        Certo! Obrigado

    • Racer

      A vontade que eu tenho é de ligar o farol alto no infeliz que anda com a lanterna de neblina ligada….

      • Rodrigo Alves Buriti

        Eu já fiz isso, é o mesmo que dar cenoura a um burro.

      • Fernando S.

        Gostaria de saber no q exatamente atrapalha o farol de neblina?

        É muito pior um farol desregulado q literalmente queima sua vista.

        • invalid_pilot

          Ele falou da lanterna de neblina (traseira) que é uma luz vermelha forte, alguns carros tem – como os antigos 206

          • Racer

            A do 206 é bem forte mesmo.

          • Brenno

            Clio (Sedan), Vectra B.
            Ó que engraçado: O Clio Sedan que tive, tinha lanterna de neblina, mas não tinha farol de neblina. Nem onde furar no parachoque!

            • invalid_pilot

              Deve ser coisa de francês kkk

            • Racer

              Tive um Polo Classic que também era assim, com lanterna de neblina mas sem farol.

            • Marcello Caetano

              Fiat Stilo também oferecia de série somente lanterna de neblina.

              • Edson Fernandes

                Não. O Stilo tinha o neblina do proprio Farol onde é agregado farol baixo e alto.

                • Marcello Caetano

                  Era no mesmo conjunto, porém, opcional. De série somente a luz de neblina traseira. Vendi Fiat de 2000 a 2005, auge do Stilo.

                  P.S.: Opcional no Stilo e no Stilo 16v. De série no Stilo Abarth.

                  • Edson Fernandes

                    Isso eu realmente não sabia. Imaginava que esse item em especifico deveria ser de série.

                    Agora dá para entender porque resolveram no facelift separar. Pois deveria ser um farol bem caro para ter esse recurso.

                    • Marcello Caetano

                      E aí colocaram aquele de gosto duvidoso no parachoque…

          • Fernando S.

            Ah sim, a lanterna traseira com aquele vermelho ligado realmente é uma desgraça

          • 1 Raul

            Haha, ia escrever isso…

          • Zeca Piroto 🤘🔥

            Rapaz, é bem forte, mesmo… o C3 ainda tem a lanterna de neblina, as vezes ligo, quando estou viajando sozinho numa estrada escura, você olha pelo retrovisor e percebe a iluminação brutal em vermelho, na pista (logico que, quando aparece outro carro no retrovisor eu já desligo)… também, deve ser muito útil na cidade, quando um carro com xenon desregulado aparecer no retrovisor… Rs

            • Edson Fernandes

              Nossa o do C3 é terrivel! o do 207 por falta de um do 206, colocaram 2!

        • Racer

          Lanterna….Lanterna de neblina. Que alguns “modinha” tem o hábito de ligar.

          • Fernando S.

            Ah sim, desculpe. Aquela luz vermelha é uma mer.da mesmo

  • Mr. Car

    Segundo o Pepeu e a Baby, você pode até fumar baseado, baseado em que você pode fazer quase tudo. E ainda: segundo o Tim Maia, vale tudo, só não vale dançar homem com homem, e nem mulher com mulher. He, he!

    • Mas mulher com mulher até que é legal kkkk.

      • Mr. Car

        Quando são duas lindezas delicadas e femininas, é. Quando são “sapatas” clássicas, masculinizadas, abrutalhadas, daquelas que chegam a coçar o “s*co”, aí é uma coisa triste, he, he, he!

        • ESouza

          Tipo, se vc é sapata e gosta de mulher, pq tua namorada parece um homem? rss

          • Edson Fernandes

            Sempre me perguntei isso…rs

  • Ediomar

    Farol de neblina não atrapalha praticamente nada,mas o de milha bastante,tem gente que anda com aquelas strada adventure e crossfox com esses faróis ligados dentro do perímetro urbano,o que incomoda bastante

    • DiMais

      tenta explicar pra turma leiga que farol de neblina e milha não são a mesma coisa

      • Kkkkk “aí tio, põe uns xénon nos meus faróis de milha. Agora vai ficar uma nave depois que coloquei treiskilimei no meu gol AP.” Kkkkkkkk

      • Edson Fernandes

        E vai vc falar para o cara de uma loja de auto peças que quer farol de neblina. Me lembro quando fui comprar o farol de neblina pois o vidro do meu havia rachado e o cara: “Farol de neblina do C3? não temos”.

        Perguntei se tinha farol de milha, ele me mostrou das marcas DEPO e Original (Valeo), vai entender…rs

  • João Cagnoni

    Eu uso, pois aumenta muito a visibilidade à noite. Sinceramente vejo outros carros usando e nunca me atrapalharam.

    • Bruno@BRN.CS

      Quando original realmente não atrapalha, complicado os caras que colocam xênon e sobem o feixe da neblina.

    • MMM

      Você está confundindo farol de neblina com milha.

    • Fernando S.

      Pois e. Muito pior um carro com farol baixo desregulado (q queima sua vista) q um farol de neblina q só ilumina o chão

  • DiMais

    adianta poder ou não se as pessoas mal deixam os faróis baixos regulados, ligam o facho alto independente de ter veículos no fluxo contrário ou mesmo na frente deles? deixar o carro todo aceso igual uma árvore de natal é a coisa mais linda do mundo para os manolos de plantão.

  • Racer

    Tem que ser cego para precisar dos milhas nas ruas da cidade….Gostava é quando eu tinha uma Variant…..4 faróis baixos e 4 altos. Passava um cegueta destes e tomava os 4 altos….ficava com a cara iluminada.

  • RyanSX

    Desculpem a palavra, mas em Brasília é um puteir* com esse negócio de luzes auxiliares e agora com essa nova lei de manter farol ligado o tempo todo o pessoal faz a festa fazendo aquela gambiarra para manter o farol alto sempre ligado, o problema é que mesmo a noite aquele porcaria continua ligada chegando até a quinta geração do indivíduo que vem no lado contrário. Fora os farois de neblina, e fsrol baixo desrregulado, daqueles que trocam a lampada do carro em casa e colocam de qualquer jeito e o faixo fica todo espalhado.

    A solução vai ser andar com óculos de sol mesmo a noite, e não estou aumentando demais, quem for ai de Bsb vai concordar.

    E ainda nem falei das lanternas traseiras de neblina que é o mais novo sucesso disparado por aqui.

    • Cesar

      Verdade. Mas não tem como não manter o farol aceso o tempo todo. Aqui você da uma volta no quarteirão e cai em uma rodovia.

      • Mr. Car

        Com farol, sem farol…não me importa: amo Brasília loucamente, apaixonadamente, desesperadamente, he, he!

      • Edson Fernandes

        Mas ele citou o farol alto e não o baixo. Se for ficar ligado o farol alto, meu Deus, desesperador mesmo!

    • invalid_pilot

      Jumento coloca filme G5 no parabrisa e pra compensar anda igual um disco voador pela rua pra tentar enxergar alguma coisa

      • RyanSX

        É isso ai mesmo.

      • Edson Fernandes

        Pior ainda: Coloca “xenão” nos “milha”, no farol baixo e alto para “melhorar” a visão. Cai uma chuva e o cara não enxerga meio palmo de distancia.

  • heliofig

    O maior problema são as vias sem iluminação adequada… Pior que os que acendem o farol auxiliar onde não precisa… Na verdade, a maioria dos faróis de neblina não iluminam nada, quando não tem neblina..

    • th!nk.t4nk

      Sim, mas no Brasil os faróis de neblina são vantajosos pra um uso “diferente”… Eles ajudam a gerar sombras na borda de buracos, o que facilita enxergá-los à noite. É bizarro, mas ajuda.

      • heliofig

        VDD

      • Retrato do Papai

        obrigado pela informação, vou testar essa nova funcionalidade!

        dá até pra fazer um marketing… “(…) equipado com faróis de neblina com função ‘hole-highlight’, que facilita a identificação de buracos na estrada.”

  • Davi Millan

    Sobre o C4 Lounge e a Função Cornering Lights. Os C4 Lounge tem a função de ativar as cornetins light pelo Diagbox das concessionárias. Mas muitas dirão que não poderão fazer pois se trata de uma funcionalidade exclusiva do DS4 e DS5. Para quem quiser ativar, deve procurar uma oficina especializada em PSA que saiba fazer. É bem útil as cornering lights.

  • Marcus Fenix

    Será que a galera entendeu a diferença de farol de milha para farol auxiliar!? Cismam em dizer que o farol auxiliar atrapalha!!!

    • Fernando S.

      Pois é. O pessoal reclamando de farol de neblina q só ilumina o chão como se fosse milha (esse sim é uma desgraça)

      • th!nk.t4nk

        O farol de neblina atrapalha quando está desregulado. E convenhamos, infelizmente muitos andam nessa situação.

      • Racer

        Mas bota xenon nos milha e ele fica tão ruim quanto os milhas. Tá cheio de magal andando assim.

    • Racer

      Não existe farol auxiliar. Existe milha e neblina. O título é claro, onde é questionado o uso do milha. E ainda chama o milha de auxiliar.

  • TijucaBH

    Comecem a reparar quantos carros circulam com Xenon sem ser original de fábrica (com lavador de farol, regulagem automatica, etc), quantos carros com pneu careca, com insulfim G5, com lampadas queimadas, somente com o farolete ligado ou mesmo sem cinto de segurança. O numero é MUITO grande. A fiscalização é MINIMA,só fiscalizam excesso de velocidade e avanço de sinal porque simplesmente instalam um equipamento eletronico que faz o serviço sozinho. Essas demais infraçoes precisa da fiscalização pelo agente de transito. Tinhamos que ter mais fiscalizaçao, pois além de aumentar a segurança no transito, recuperariamos mais carros roubados e de quebra o governo ainda arrecadaria mais sem precisar aumentar impostos.

  • Luis LC

    Tenho milhas no carro e nunca precisei usar na cidade, faço uso constante em estradas de terra a noite, ajuda muito mas não estão conectados ao farol alto.

  • Junin Souza

    quem me incomoda com essas luzes eu meto luz alta

  • Adriano Lius II

    N a minha cidade eu utilizo muito, não tem neve, nem muita chuva, mas tem muitos buracos, tem-se o novo nome: Farol de buracos.

  • Fábio A.

    Utilizo os faróis de neblina como complemento dos faróis. Meu conjunto é todo original, não vejo maiores problemas. Agora aquela luz traseira de neblina é um saco e atrapalha bastante quem vem atrás. Nos modelos que possuem luz traseira de neblina o acionamento é independente dos faróis de neblina dianteiros? Nunca possuí veículo equipado com elas e não recordo de ter dirigido algum modelo que possua.

    • Retrato do Papai

      no vw fox o acionamento do neblina dianteiro é independente do traseiro, sendo que o traseiro só liga quando o dianteiro está ligado… creio que seja independente nas outras fabricantes

      • Racer

        Nos Polos (antigo e novo) e no Aircross, também é assim.

        • fschulz84

          Nos Focus também (pelo menos nos MK1, MK1,5 e MK2,5), o acionamento do neblina traseiro é independente do dianteiro.

  • Edson Fernandes

    Ainda bem que os farois de milha não pegaram no Brasil. Já pensou farol de milha com xenon chines? Meu Deus!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email