Ford Manutenção Segurança

Powershift: Procon-MG exige esclarecimentos da Ford

ford ecosport powershift 2016 9

O Procon-MG encaminhou um ofício à Ford para que providencie esclarecimentos sobre 80 ocorrências de problemas com o câmbio de dupla embreagem Powershift, utilizado nos modelos New Fiesta, EcoSport e Focus, fabricados entre 2012 e 2014.

Os depoimentos foram feitos ao Procon-MG há quatro meses, quando também foram analisadas reclamações registradas, ordens de serviço e notas fiscais de reparo, efetuados em revendedores da Ford.

A garantia do câmbio Powershift foi ampliada de três para cinco anos ou 160.000 km. Com o ofício, a Ford tem até o dia 29 de junho para enviar as explicações necessárias. Após análise, o Procon-MG irá propor um acordo entre as partes que seja de interesse dos consumidores.

O Procon-MG faz uma investigação preliminar para apurar se a Ford tem responsabilidade sobre os defeitos apresentados pelo câmbio, além de qualidade do reparo e atendimento dos concessionários, que poderiam colocar em risco a saúde e a segurança dos clientes.

Os relatos falam de trepidação, superaquecimento, travamento, dificuldade de engate das marchas, perda de força, ruídos e substituição prematura dos kits de embreagem. A Ford diz que a trepidação é motivada pela contaminação por fluído de transmissão entre os componentes seco e úmido de uma das embreagens. A solução seria a troca do retentor/vedador da caixa de câmbio.

[Fonte: Estado de Minas]

Agradecimentos ao Luiz de Santi.





  • !Marcelo Surf!

    E ainda eu sou obrigado a ouvir os fan Boys da Ford dizer que é tudo especulação da mídia e que são publicados, por fan boys de outras marcas, comentários fictícios com a finalidade de difamar a Ford .

    • Wall André

      Eu não sou nenhum fanboy da Ford, nem de nenhuma montadora, eu já falei a respeito do PS várias vezes aqui, por exemplo nunca disse que era fictício, mas posso afirmar que possuo um focus PS com mais de 40k de KM e ainda não tive NENHUM problema, o câmbio deu problema sim em alguns carros(isso é fato), mas continua não sendo como as pessoas “falam”, tem gente que acha que deu problema em todos os PS, estando redondamente enganados!

      • MauroRF

        Eu tive, Fiesta 2014/2015, começou a trepidar com 8 mil km, foram 3 “reprogramações”, desculpas e mais desculpas da Ford, até que trocaram a embreagem quando o carro já tinha quase 15 mil km. Enquanto isso, tava trepidando mais do que carro manual com embreagem gasta. Resultado: troquei e embreagem e passei pra frente antes que esse carro se queimasse na praça. Outro caso real foi meu tio, vendedor, usa o carro direto, tinha um 13/14, trocou a embreagem duas vezes, na segunda troca, passou pra frente também. Ele pegou um HB20 e está feliz da vida, hoje tenho um Civic e estou feliz da vida também. Fui cliente Ford por 13 anos, mas depois dessa, acabou. E mais um caso real é um amigo do meu irmão, com um Focus Sedã 2.0 S 13/14, com o mesmíssimo problema, trocou a embreagem já, e ele pensa em passar pra frente.

        • BolsoMITO

          Mauro, tem uns 3.000 proprietários de Fiesta, Focus e Ecosport com problemas parecidos com os seus que fizeram um abaixo assinado contra o câmbio aqui no Brasil:

          www(ponto)peticaopublica(ponto)com(ponto)br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

          • MauroRF

            Claro, está mais do que evidente de que isso é um problema crônico, mas o que me irrita não é o problema só, o que me irrita mesmo é o pouco caso da Ford. Obviamente que ela deve ter feito as contas dela e viu que ficar enrolando compensa mais. Afinal, nem todos que têm o PS vão reclamar e entrar na justiça, há os poucos casos em que as pessoas não tiveram problema, como o colega acima e por aí vai. Vamos ver se a Ford toma essa na orelha, mas duvido, esses caras têm grana. Veja os outros casos, como aquele motor do Gol 1.0 que fundia, Fox corta-dedo, roda de Stilo se soltando etc.

            • Robinho

              não esqueça do DSG tbm.

              • lucas

                Ta foda viu bixo. Só a hyundai com “verdadeiro cambio automático” não tem problemas. Essas montadoras que fazem carros lixo são foda demais. BMW F30 tá com um problema na direção e tbm ta fugindo. Mas a Audi com o A5 até 2012 tinha problema de superaquecimento do óleo do motor. Alguns motores foram trocados e outros consertados. São pouquíssimas que salvam.

                • Lucas de Lucca

                  Você foi irônico né? Diz que foi por favor.

                • !Marcelo Surf!

                  O Onix é uma categoria abaixo mas em relação ao cambio AT6 é nota 10

              • Raul Godiano

                Mas o DSG nao tem problema. o que os donos reclamam e do barulho da caixa quando andam em ruas com muita trepidação.

                • Robinho

                  basta dar uma procurada…

                • Romualdo Vieira

                  Tem sim. É uma bomba! Depois do vídeo que postei vi quanto não estava sozinho. Ainda bem que me livrei da bomba!

                  • Amigos do Bonde do AP!

                    Aqui não adianta você se manisfestar contra VW.

                    Não adianta: Moderação apaga comentários, os fanáticos não aceitam e sua reclamação só recebe Dislikes.

                • Marcelo

                  DSG seco ( os com motor 1.4 TSFI) dá problema sim. Parece inclusive que os dois são fabricados pela mesma empresa.

                • Amigos do Bonde do AP!

                  O Powershift tem problemas de patinação. Mas, a cada 1 DSG vendido, são 10 Powershifts vendidos. Por isto, há reclamações 10x maiores. Na média, ambos são iguais: DSG com ruído/travamento e Powershift com ruído/patinação/troca de conjunto.

                  www . reclameaqui . com . br/13842114/corujao-volkswagen/golf-2015-cambio-dsg-sem-solucao/

                  www . reclameaqui . com . br/15932143/volkswagen/problema-no-cambio-dsg-do-novo-golf-nao-disponibilizacao-do/

                  www . reclameaqui . com . br/16048251/volkswagen/problema-no-cambio-dsg-do-novo-golf/

                  www . reclameaqui . com . br/14245436/volkswagen/problemas-recorrentes-novo-golf-2014/

                  www . reclameaqui . com . br/15203464/volkswagen/cambio-dsg-travado/

                  www . reclameaqui . com . br/14178492/volkswagen/golf-gti-2015-2015-com-900km-com-pane/

                  www . reclameaqui . com . br/13504442/volkswagen/veiculo-golf-tsi-highline/

                  www . reclameaqui . com . br/16100533/volkswagen/novo-golf-1-4-tsi-highline-vazamento-oleo-de-cambio/

                  www . reclameaqui . com . br/17257470/volkswagen/golf-tsi-1-4-apaggou-no-meio-de-avenida-de-grande-movimento/

                  www . reclameaqui . com . br/7102345/volkswagen/novo-golf-barulhos-no-cambio-dsg/

                  www . reclameaqui . com . br/15954466/volkswagen/novo-golf-cambio/

                  www . reclameaqui . com . br/8683709/volkswagen/golf-highline-1-4-tsi/

                  www . reclameaqui . com . br /12948430/corujao-volkswagen/novo-golf-parado-sem-solucao-a-mais-de-30-dias/

                • Edson Fernandes

                  Tem sim Raul. Travamentos, trancos e não engate das marchas. E a mensagem no computador de bordo com “Erro: Cambio”.

                  E nesses casos é necessário levar com guincho.

                • Marcio Santos

                  Existem muitos casos de trocas da mecatrônica do dsg7, basta procurar, por enquanto estão sendo trocados na garantia mas na nota sempre constam valores acima de 15k, quando começarem a incomodar fora da garantia vai ser um desespero.

              • Bruno Wendel Marcolino

                O que tem ele? A matéria não é sobre o Power Shift?

                • BolsoMITO

                  Não adianta, os fanboys querem defender o indefensável citando outras montadoras que nem estão na matéria.

                  • Bruno Wendel Marcolino

                    Exatamente, coisa mais chata!

                    • Robinho

                      concordo, ate na matéria do prédio da Ford em SP, foram criticar o PS, que se dane a Ford não sou dono dela, mas se é para criticar não esqueça que Ford, VW, Fiat e GM é tudo farinha do mesmo saco.

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      Ok, mas a questão é reclamar do PS, não justificar com outros erros e problemas que também sabemos da existência.

                      Quando sair matéria sobre os outros câmbios falamos sobre os outros não acha?

                    • !Marcelo Surf!

                      boa

                    • Amigos do Bonde do AP!

                      Acontece que tem muito fã de VW na internet.

                      Eles não aceitam defeitos. Quando citam o DSG, dá no que dá: Reclamam e se juntam, dando jóinhas para quem critica o VW.

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      Fã existe de todas as marcas.

                      Não justifica ficar falando do problema do DSG para defender o PS.

                      Power Shift está dando muito problema, não quer dizer que são todos, PONTO. Vamos reclamar da Ford.

                      DSG deu problema de trepidação e tals, não são todos, PONTO. Vamos reclamar da VW.

                      Ok, é isso. Ambos deram algum tipo de problema com alguns clientes, ok. Fim.

                      Não adianta falar, “a mas o DSG tem problemas também” para justificar a matéria do PS. Vamos debater por que a Ford está se omitindo a ponto da justiça ter que abrir processo. E outra, não sabemos se realmente os clientes que estão reclamando estão indo na onda de um ou outro, se realmente foram na assistência, etc.
                      Estamos no BRASIL, sempre a entrelinhas em qualquer coisa, principalmente referente a processos, todo mundo quer ganhar pra si, ninguém quer o bem comum. Mas ai já é outro debate.

                      Abs.

                    • Mr Andrey

                      Fiat e GM sei.. Elas tão na matéria neh…? Então não fale asneiras..

                    • Robinho

                      Cara já tive alguns Fiats, alguns bons, outros mais ou menos e o último uma b****, hoje tenho um GM não fede nem cheira, ou seja não tem nada de mais…resumindo tudo farinha do mesmo saco, goste vc ou não.

                    • Mr Andrey

                      Td BM. Sua opinião. Minha não é essa. Flw

                    • Vagnerclp

                      Acho que vou comprar uma moto.

                  • Robinho

                    os haters tbm.

                  • Amigos do Bonde do AP!

                    Você citou apenas o Powershift na matéria de problema do DSG.

                    A carapuça serviu…

                  • Marcio Santos

                    Ninguém, ou quase ninguém está defendendo o powershift, que parece ter um problema mais recorrente, eu tenho um fiesta sedan mexicano, adoro o carro mas nunca teria o powershift.
                    Dito isso, o dsg incomoda sim, não por trepidações ou aquecimento mas por problemas na mecatrônica, são muitos os casos e a troca custa uma fortuna, já vi notas fiscais entre 15k e 20k.

                • Robinho

                  se vc ler o que nossa amigo MauroRF escreveu vai entender…

              • fbl

                contra fatos…nao há argumentos.

                • Robinho

                  exatamente, por isso ha fatos e argumentos contras esses câmbios.

                  • fbl

                    tem argumentos contra esse monte de falhas do PS com Procon SP e MG atrás, diversos relatos aqui e outros lugares, etc? Certamente alguns DSG deram problemas mas querer comparar a quantidade de casos… difícil hein… vai torcer ate morrer e não vai chegar num argumento digno.

                    • Robinho

                      kkkkkkk, ta certo. SQN.

                    • fbl

                      aceita que dói menos rsrsrs

                    • Marcio Santos

                      Ninguém está negando que existem estes problemas do powershift, é um fato, mas é fato que o dsg7 incomoda sim, são diversos casos de troca da mecatrônica, e busca MUITO caro, quando saírem da garantia será um desespero para os proprietários.

                    • fbl

                      É… Podemos retornar ao assunto quando a notícia for sobre o dsg e deZenas de reclamações no procon e etc.

                    • Marcio Santos

                      Não existem muitas reclamações porque os carros estão na garantia e a solução é mais simples, mais cara mas mais simples, basta trocar a mecatrônica, basta trocar e fica bom.
                      O problema será quando o dsg sair da garantia e o proprietário receber um orçamento de 15k ou 20k.

                    • fbl

                      Nada diferente do powershit ne, somente a enorme diferença na quantidade de casos. Se aporrinhar na garantia ou não ninguém quer. Isso é coisa de produto e fabricantes ruins. O mercado pune rápido, nao tem jeito.

              • !Marcelo Surf!

                que eu saiba só faz barulho. Agora ande em um PS com problema para vc ver que gostoso que é.

              • Romualdo Vieira

                Eu me lasquei com o DSG. Nunca mais um carro com esse câmbio entra na minha vida!

                • MauroRF

                  Qual problema você teve com o DSG? Algum outro além dos barulhos metálicos?

                  • Marcelo

                    O meu trocou o kit de embreagem 2x..
                    Audi A1 1.4 2011…

                    • MauroRF

                      Caramba!

                    • Edson Fernandes

                      Mauro, há sim erros no DSG exceto a trepidação recorrente no Ford.

                  • Romualdo Vieira

                    Amigo, o meu era a óleo DSG 6 marchas, não tinha barulho algum. Passat 2010 TFSI – Foi trocado o Kit de dupla embreagem (R$ 9.100) e depois que vendi, a concessionária trocou a mecatrônica (mais de 14 mil). Na época trabalhava num grupo de concessionárias e era comum encontrarmos problemas no kit dupla embreagem e na mecatrônica em passat e jetta). Hoje mesmo que me provem que é um bom câmbio (recall, ect), não quero nem pintado de ouro. Me lasquei muito. Uma vez quase morri fazendo ultrapassagem numa pista de mão dupla, o câmbio deu problema no meio da ultrapassagem e jogou pra neutro impedindo a volta pra posição D e o carro foi perdendo potência. Depois disso vendi a bomba imediatamente. A mensagem: Avaria no travão (mentira, era a merda do câmbio aquecido).

            • leandro

              Era muito simples pra Ford atenuar muito o problema… Só passar a vender o kit de embreagem original de fábrica por valor simbólico, algo como 300 reais, e treinar qualquer mecânico interessado em fazer a troca ou colocar vídeos detalhados no YouTube ensinando a substituir.. limpava o nome e valorizava o produto.

              Obs: Sou proprietário de Powershift e já com 37k ainda não tive nenhum problema.

              • MauroRF

                O seu qual modelo é? 15/15? Sabe a data de fabricação do carro? Tem um sistema da Ford, não lembro o nome agora, que dava para ver a data de fabricação do carro.

                • leandro

                  New Fiesta sedan titanium 14/15. Comprei em dezembro/14 mas consta como fabricado em setembro lá no México.
                  Nos EUA esse modelo meu específico sofreu recall para troca do tanque de combustível, o mesmo não aconteceu aqui, mas o câmbio tá normal

              • Edson Fernandes

                Leandro, mas se nem embreagem de cambio manual se vende por esse valor, vai vender um kit por R$300? Nunca.

                • leandro

                  A pastilha de freio original do New Fiesta custa 580 reais. Fiz só uma sugestão utópica, bastava ler pra entender

                  • Edson Fernandes

                    Eu entendo que a ideia seria o barateamento do kit. Isso eu entendi, mas sinceramente? Isso não seria suficiente.

                    Aí considerando o mercado, se vc tem um produto problematico, um custo que vc tem de arcar para resolver não é agradavel.

                    Eu acho a atitude da Ford em insistir no Powershift interessante, pq dos compactos atuais sem pedal da embreagem, é o mais economico, mas ela precisa resolver e ao mesmo tempo, acabar com essa má fama criada.

                • Marcio Santos

                  Deveria vender barato porque sabe que é problemática, seria uma forma de contornar a falta de confiabilidade do câmbio, custando barato o proprietário não teria medo de comprar o carro.
                  Se fosse baratinho eu até poderia me arriscar no powershift, mas eu sei que se der problema fora da garantia vai doer muito no bolso.,3
                  Tenho um new fiesta sedan 1.6 SE 2014, agora tem o SE PLUS com mais cinco airbags por R$1500 mas somente na versão powershift, SE a embreagem fosse barata eu arriscaria na próxima troca, como é bem cara não compro o carro.
                  Se trocar por outro fiesta será novamente pelo básico, o único a oferecer opção manual.

                  • Edson Fernandes

                    Então, mas barata quanto? R$2000?

                    Porque uma embreagem de Fiesta custa R$900.

            • BolsoMITO

              Problema é conseguir trocar as embreagens. Tem dono de focus titanium no canal direto do Bcws reclamando que está na fila pra trocar as embreagens, mas tem mais de 100 carros na frente. Isso em uma concessionária.

              • !Marcelo Surf!

                A nota de troca (peças a preço de custo) foi de 3900. Se fosse feito numa css sem garantia seria algo em torno de 9k

                • Marcio Santos

                  A troca da mecatrônica do dsg7 custa entre 15k e 20k, já vi algums notas postadas na internet, e é algo que incomoda.
                  O problema destes cãmbios dct é que eles dão mais manutenção que um automático convencional, se tu der sorte e trocar o óleo do automático ele normalmente não irá incomodar, pode durar tanto quanto o motor.
                  No caso do dct não, é certo que as embreagens CARAS serão trocadas e se der azar toma uma paulada com a mecatrônica, Infelizmente eles não são confiáveis e os fabricantes não ajudam oferecendo um preço amigável neste tipo de manutenção.

                  • !Marcelo Surf!

                    Acredito que problema do dct é ter sido desenvolvido para carros de larga escala, pois é um cambio projetado para carros de alta performance e portanto tem que ser parrudos. No meu entender não tem como baratear um cambio destes.
                    Se eu não me engano a porsche foi trabalhando neste projeto desde a decada de 80 para então lançar a poucos anos atrás. Já tive uma boxster com pdk e ele é simplesmente sensacional. A MB e BMW também utilizam eles somente nos carros de alta performance e aguenta o tranco. Tenho uma amg com dct e também é muito bom, mas percebe-se que está um pouco abaixo dos PDK da Porsche. Nunca tive uma M com dupla embreagem mas também deve estar no mesmo nivel do mB.
                    Acredito que a estratégia de adotar um cambio destes para larga escala, no caso da Ford 95% do seu portfólio são carros de larga escala, não foi acertada, pois melhor cambio para os city cars, seria um CVT que tem relação infinita para manter na faixa de maior torque e priorizar o consumo. Enquanto isso o Mustang continua com MT ou AT convencional. Com relação a VW, não sei se existem problemas com o S-Tronic da Audi, mas me parece que eles são mais evoluídos que os utilizados na VW, também para aguentar os motores com maior torque. Minha esposa tem um Q3 2.0 S-Tronic e até o momento, com 23 mil, funcionou com primazia.

              • Amigos do Bonde do AP!

                O problema é que tem muito dono que sente uma trepidada uma única vez, lê estas reclamações na Internet e vai lá na concessionária exigir troca.

                Os carros estão andando normalmente, trocando marcha normalmente e acelerando forte…

                • fbl

                  Isso mesmo, ta Certo!! Falar pro meu camarada esperar as trepidadas ficarem mais fortes ou o carro parar pra ele ter Certeza que é o virus powershit. Boa.

                  • BolsoMITO

                    Esse cara é vendedor da Ford, desesperado porque as vendas estão despencando (powershit)!
                    Melhor ignorar…

                    • Marcio Santos

                      O problema é a guerrinha entre fanboys, tu também não quer admitir os problemas do dsg, ambos incomodam, o ford incomoda mais mas quando pifa a mecatrônica do dsg7 é muito caro, bem mais caro do que as embreagens.

              • predadordemarea .

                Fico pensando em quem tem problemas com esse câmbio quando o carro está fora da garantia.
                O cara vai ter uma dor de cabeça gigantesca além de gastar uma grana violenta.
                Você vai me ver em muitos fóruns comentando e lendo as reportagens, mas não é para ficar dando pitaco a toa. Eu leio para aprender sobre os carros e suas virtudes e problemas.
                Não comprei um Focus sedã ano passado por medo do câmbio Powershift.
                Mesmo na garantia não quero ter dor de cabeça.
                Preferi esperar o Cruze.

            • !Marcelo Surf!

              O meu foram duas reprogramações e uma enrolação danada para fazer o bendito laudo. Depois do laudo ainda esperei por 4/5 meses para realização da troca do kit de embreagem sendo que no total foi quase um ano de espera para a ford solucionar.

              Esta empresa está pouco se lixando para o consumidor (clientes deles), pois se eles quisessem realmente resolver o problema teria estoque em todas as css de kit de embreagem para troca. O fornecimento não seria problema pois ela está amargando queda nas vendas do fiesta e da eco, portanto peças de reposição tem, o que não tem é vontade de resolver rapidamente.

              O pior é que quanto mais eles enrolam os clientes, pior fica a imagem dela, pois é um monte de cliente que está na tentativa de resolver o problema falando mal da montadora.

              • MauroRF

                E isso vai queimando a Ford e os produtos dela. A notícia corre, no meu círculo de amizade, não tem quem não saiba do problema do PS.

                • !Marcelo Surf!

                  idem

              • fbl

                Ta pior que a imagem da cara do Cerveró

          • ObservadorCWB

            E na Austrália, o governo move ação coletiva contra a FORD.

          • Daniel dos Santos

            3000 de quantos ao todo vendido? Qual seria o PPM?

            • BolsoMITO

              3.000 que assinaram. Estima-se dezenas de milhares de powershift com problemas no Brasil.
              Só no Reclame Aqui tem mais de 2.000….

              • Amigos do Bonde do AP!

                Pára de demagogia.

                Este site de assinatura até eu assinei 3x com teu nickname… Vou assinar de novo agora…

                Assinei:

                Nome Comentário

                BolsoMITO2 BolsoMITO Daniel dos Santos • 38 minutos atrás 3.000 que assinaram. Estima-se dezenas de milhares de powershift com problemas no Brasil. Só no Reclame Aqui tem mais de 2.000…. • Reply•Share ›

          • Amigos do Bonde do AP!

            De novo? Esta petição qualquer um assina (não quer renavan, cpf, cnpj, rg, placa…) – eu mesmo assinei cinco vezes de zoeira com teu nickname… Olha lá…

          • Amigos do Bonde do AP!

            Eu assinei esta petição quatro vezes com teu nome. =)

            Muita credibilidade.

        • fbl

          não faltam casos… é mais fácil uma pessoa ter algum conhecido proprietário de ford powershit que teve problema do que um conhecido que não teve o problema. Como fica a desvalorização de um carro desses para o proprietario, depois que a fabrica incompetente (não só no brasil deu e da problema) nao consegue resolver o problema de seu projeto? Mesmo com maior garantia, parece que fica formalizado que essa caixa tem prazo (ou km) de validade. E mesmo nesse tempo, o que garantirá ao novo comprador de que ele nao tera que ficar levando de tempos em tempos uma reclamação de falha à ford para se estressar com procedimentos de trocas, reparos e etc? Que bomba!

          • Edson Fernandes

            Na realidade, quem compra esse carro e conhece o problema, já sai depreciando com um risco de problema no cambio. Não a toa, as pessoas vendem em garantia para evitar uma depreciação maior.

            • predadordemarea .

              Não seria mais inteligente a Ford tirar esse câmbio e colocar um automático convencional?
              Com tanta reclamação e gastos com reparos que a Ford está tendo, não entendo o motivo para continuar com esse câmbio(Powershift).

              • BolsoMITO

                O AT6 do Fusion é bom, deviam colocar ele.

              • Edson Fernandes

                Talvez porque ele esteja praticamente em toda a gama de seus produtos de grandes vendas (ou que deveriam garantir isso).

                Eu confesso que apesar dos problemas, gostaria que a Ford resolvesse. Acho que poderiam economizar combustivel mais que em cambios convencionais. Espero que exista solução.

                • predadordemarea .

                  Concordo!
                  A melhor coisa é acharem a solução para os problemas do Powershift.

                  • Edson Fernandes

                    Se acharem, eu colocaria os Fords compactos a meu interesse novamente.

      • rafa93

        Ouvi falar que nos Focus o problema não ocorre, mas de qualquer forma, a Ford após matar o nome do câmbio e o Fiesta no mercado “parece” que corrigiu o problema e aumentou a garantia.
        Mas de qualquer forma a simples reparação do câmbio é pouco, no mínimo deveria fornecer algum benefício pela dor de cabeça causada pela falha de engenharia grotesca onde acredito que lançaram o carro no mercado sabendo do problema, porque parece a grande maioria dos Fiestas com powershift estão ou tiveram este problema, talvez os casos isolados são os dos câmbios que não dão problema.

        • BolsoMITO

          O powershift do novo Focus Fastback 2.0 Titanium 2016 superaqueceu e travou no teste do Vrum…teve que ficar 5 minutos parado no meio da rua esperando esfriar…

          CÂMBIO
          Apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”. Os dois casos ocorreram em utilização normal em engarrafamento, em subida longa, onde foi feita uma série de arrancadas usuais, andando poucos metros e parando, até a liberação do tráfego. Como não foi possível estacionar na hora e na tentativa de encostar o veículo, ele, simplesmente, não obedecia à aceleração, ficando inerte. Este fato causou muita apreensão e desgaste pelo funcionamento precário do Power Shift nessa situação. A cada arrancada, o veículo estava parado pela atuação do freio, e não pelo acelerador. Entretanto, as relações de marchas atendem bem na dinâmica no uso misto e a resposta em kick down é razoável. Este câmbio Power Shift automatizado, com seis marchas e dupla embreagem, tem, agora, a opção de uso manual sequencial por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos, tem display informando a opção e a marcha selecionada. Ao colocar a alavanca em “S”, o ganho em dirigibilidade é superior tanto na cidade quanto em rodovias. NEGATIVO

          estadodeminas vrum com br/app/noticia/noticias/2015/09/06/interna_noticias,51373/reestilizacao-deixa-ford-focus-com-nova-identidade-da-marca.shtml

        • Hélio

          será mesmo que corrigiu o problema? ou só aumentou a garantia para 160.000km para tentar amenizar a *agada? E essa quilometragem é a vida útil de um carro? quem tiver km maior tomou da tobeta?

          • fbl

            é por aí…

          • ACELERANDO

            Aí o cara não troca o óleo do motor na concessionária e perde a garantia do câmbio.

            • PEDAORM

              Como em qualquer montadora. É a garantia extendida é de motor e câmbio.

              • ACELERANDO

                O que eu quis dizer é que se quiser manter a garantia de 5 anos do cambio, terá que fazer todas as revisões na Concessionária, até dos itens que não tem nada a ver.

          • rafa93

            por isso eu disse “parece”, isso foi comentado quando lançaram o câmbio no ecosport 1.6, cogitei um fiesta mas não teria coragem hoje de comprar esse carro usado.

          • PEDAORM

            No meu caso, por enquanto, nenhuma trepidação após a correção, está perfeito. Quem tinha km maior foi concedido a garantia de 5 anos.

        • oloko

          Ocorre sim, tem um amigo meu que tem um 2014 S powershift 1.6, e quando ele arranca com o carro se treme todo, é nítida a trepidação, tanto que semana que vem irá na ford trocar a embreagem

          • rafa93

            valeu pela correção, acreditava que o problema era só recorrente no fiesta, pelo volume de reclamações.

            • PEDAORM

              É mais comum em modelos 1.6, o câmbio parece se dar melhor com o maior torque do 2.0. Alguns dizem serem câmbios diferentes.

            • oloko

              Mas acredito tbm que ocorra mais nos carros com motor 1.6, nos 2.0 é visto bem menos quantidade de problemas, tanto que no focus novo não existe mais o 1.6 PS

      • MauroRF

        Dizem, pelo menos do caso do Fiesta, que os fabricados de 21 de janeiro de 2015 em diante não apresentam mais esse problema. Eu não procurei saber porque deixei de acompanhar o New Fiesta Clube, espero que tenham resolvido mesmo. Mas já queimou o nome.

        • Thales Sobral

          Eu troquei a embreagem em novembro/15, e agora dia 14/06 vou trocar novamente. Sei não hein…

          • MauroRF

            Thales, tem como saber quando o seu Fiesta foi fabricado? Se foi fabricado depois de 21 de janeiro de 2015, que é quando a Ford começou, segundo o pessoal do New Fiesta Clube, a fabricar Fiesta com uma nova versão do câmbio PS que, segundo eles, não dava mais problema. Qual a km do seu carro?

            • Thales Sobral

              Meu carro e de Out/13. A mudança é no kit de embreagem, eles dizem que colocam a versão mais recente.

              • MauroRF

                Ahhh, é isso. Segundo cheguei a ler lá no no New Fiesta Clube, todos os Fiestas fabricados a partir de 21 de janeiro de 2015 têm um câmbio PS totalmente novo, nova versão, em que as embreagens desse câmbio “novo” não servem no PS “velho” que equipa o seu carro. Pelos comentários, a solução mesmo seria a troca da caixa “antiga” pela “nova”. Veja só, você vai trocar a embreagem de novo, e o problema vai voltar depois. Aconteceu isso com um tio meu que tinha um New Fiesta comprado em agosto de 2013. Na segunda troca, ele passou o carro pra frente. Ah, faz um tempo que não acompanho o tópico do problema no PS lá no New Fiesta Clube, dá uma acessada lá para ver o que estão comentando.

                • Thales Sobral

                  Legal, vou ver lá isso aí. A Ford não mencionou nada de câmbio novo, só a embreagem.

          • fbl

            ta na hora de vender hein

            • BolsoMITO

              Pior que as revendas refugam carros com o powershit.

              • fbl

                ainda tem isso

                • MauroRF

                  Tem umas que aceitam, mas jogam o preço lá pra baixo.

                  • fbl

                    Pra absorver esse risco só assim mesmo

                    • BolsoMITO

                      Risco 100% de dar problemas. Por isso foi apelidado powershit ou problemShift.

                    • fbl

                      Sorte de quem vende é que tem muita gente que nao sabe nem lê nada sobre carros, pq pra quem sabe da quantidade de problemas nao toma o risco de comprar. Nao é possível…

        • !Marcelo Surf!

          o meu é 15/15 e correu o problema

          • MauroRF

            Xiii, mau sinal isso: de que podem ter “reforçado” o sistema, mas não resolvido o problema.

      • Pietro

        O número de pessoas que reclamam do problema do powershift é relativamente grande. Ao que parece (não estou afirmando que seja), isto é problema de projeto. Já li e ouvi reclamações por diversas vezes.

      • Rodrigo

        Que ano/modelo é o seu ?

      • Robinho

        Assim como vc tbm não disse que o problema não existe, muito pelo contrario, mas temos duas Ecos na família e um Focus de um amigo todos com PS e sem nenhum problema, e claro a Ford tem a obrigação de consertar, assim como Fiat, GM, VW…e tantas outras, o problema é que as pessoas esquecem que essas montadoras e as francesas vira e mexe aparece alguma coisa, as melhores neste quesito é as japonesas (embora eu não quero nenhum carro japonês no momento), isso é fato, o resto é resto.

      • fbl

        Sinta-se um iluminado…abençoado.

      • João Cagnoni

        Nossa, 40k km é kilometragem de um Kaddet 1996. Como conseguiu rodar tanto sem dar problema?

      • ACELERANDO

        Mesmo sem dar problemas na hora de revender vc vai ouvir muuuito!

      • Bruno Wendel Marcolino

        Exatamente, concordo, não da pra generalizar, mas o problema é que muitos defendem o PS falando mal de outros câmbios, como DSG.

        Que s@co.

      • fbl

        Não deu em todos obviamente mas é um universo grande demais, muito acima do aceitável. Não atoa tem PROCON em cima e muitos casos incluisve no exterior. Trata-se de defeito de projeto, somado a falhas de pós venda para reparo/troca (falta e atraso das peças, etc..). Nao tem como comparar esse problema do PS com outros casos comuns do mercado, infelizmente esta muito maior, muito mais frequente.

        • BolsoMITO

          Pior que tem DOIS PROCON em cima do powershit, São Paulo e Minas Gerais. Fora as milhares de reclamações no Reclame Aqui que nem são respondidas.

          • Bruno Wendel Marcolino

            Ford não responde reclame aqui, alias, nenhuma das grandes respondem.

            Geralmente quem responde são marcas de menor expressão no mercado ou de pouca participação, como Lifan, Chery e até mesmo a PSA está respondendo, essas marcas querem melhorar o seu pós-venda por estarem vendendo pouco, já as que vendem muito infelizmente não tão nem ai, essa é a realidade.

            • predadordemarea .

              Já vi a Toyota respondendo seus clientes no reclame aqui.

          • predadordemarea .

            Cara, não há dúvidas que existe sim um problema grave nesse câmbio.
            Só cego que não quer ver.

      • !Marcelo Surf!

        Amigo isso não quer dizer que nada. Eu meu apareceu com 20 mil, conheço gente que teve o problema com 3 mil e até 60 mil, portanto não quer dizer que não venha ocorrer contigo. E tem mais os casos das pessoas que compram semi novo e nem sabem que já foi trocado o kit de embreagem

    • Louis

      São apenas “casos isolados”, que afetam metade dos Fiestas PS.

    • Leonel

      Não só isso, a clássica pergunta: “já tem um Ford com Powershift?” como coisa que precisamos ter um para saber que é ruim…incrível como tem pessoas ignorantes ainda.

      • Hélio

        na verdade a pessoa que foi enganada pela ford vai querer passar para frente a bomba né… Dai como carro queimado no mercado fica mais difícil

      • Thales Sobral

        O câmbio é muito bom… Até a embreagem abrir o bico. rs
        O pessoal da concessionária disse que as substituições de embreagem depois de 2015 realmente diminuíram muito, e que a maioria dos carros depois da troca não tem mais apresentado problema. Espero que seja verdade. Até o fim do ano eu comento se é verdade.

        • Leonel

          Eu espero que seja verdade e que os que estão sendo produzidos e os próximos venha com este problema resolvido (e sem mais surpresas, claro). O Focus, por exemplo, é um excelente carro em minha opinião, porém o PS infelizmente “queimou” demais o “filme” da FORD.

        • PEDAORM

          Minha atual situação é esse, desde a troca está perfeito. Cenas dos próximos capítulos. Em seu funcionamento normal o câmbio é exemplar.

    • oloko

      Fora a demora em vir as peças, um amigo meu tem um focus 1.6 PS, e faz meses que foi encomendada a peça, a ford disse que o kit embreagem vem em lote de 8 kits importados, então tem fila de espera e não tem o que fazer a não ser esperar…

    • Lucas de Lucca

      Eu li em um site estrangeiro que esse câmbio está com os dias contados. Vai ir até a mudança de geração do Focus e depois será substituído por um CVT.
      Não duvido muito que seja verdade, devido ao pepino que esse câmbio se tornou nas mãos da Ford.

      • MauroRF

        Ou um AT convencional, já deveriam ter trocado esse câmbio PS faz tempo.

      • BolsoMITO

        Tomara!

      • PEDAORM

        Se botar CVT perde muitas vendas do público desse carro, além de não ser comum esse tipo de câmbio na Ford. Provavelmente vira um AT convencional, se mudar, ideal mesmo era um DCT banhado.

    • Bruno Wendel Marcolino

      “a, mais o DSG também da problema!!”

      VAMOS PARA DE QUERER COMPARAR DEFEITOS!!

      Tem que ser muito apaixonado por marca pra usar argumentos desse tipo.
      Todos os câmbios tem seus problemas, o da Ford está demais, muitas reclamações, porém também não da pra generalizar, alguns relatos indicam bom funcionamento, porém sim deve ser feito algo pela Ford.

      O que não da pra aceitar é tentarem defender a Ford argumentando algo da VW!!!
      Esqueçam a VW e olhem para o próprio nariz.

      • MauroRF

        O PT faz exatamente a mesma coisa para justificar os atos deles. Isso é horrível.

        • Bruno Wendel Marcolino

          Exatamente, mesma coisa o cara roubar, matar, etc só porque os outros fazem, afinal se o joãozinho se atirar da ponte será que eles vão também?

        • !Marcelo Surf!

          Isso quer dizer, que os fanBoys da ford são como os ptistas, kkk

      • PEDAORM

        DSG só deu problema nos a seco(DSG7 DQ200), como o Powershift, sem dúvidas em número muito menor, mas também equipa muito menos veículos. Tenho amigo com A3 deram alemão que teve problemas parecido com o que tive no PS.

        • Bruno Wendel Marcolino

          Sim, mas a questão é que estamos falando do Power Shift, a matéria se trata disso.

          Não da pra justificar o problema do PS falando do DSG.

          • PEDAORM

            Perfeito, e nem justificaria.

      • Gustavo73

        Já imaginou se fosse o at8 da PSA?

        • Bruno Wendel Marcolino

          ba, dai sim, ia ter 500 comentários no post falando mal de carro francês por que amigo do amigo do vizinho da fulana que é irmã da amigo do vizinho do amigo teve um que deu problema kkkkkkkk

    • Marcelo

      É tudo golpe da elite branca fascista….

    • Mr Andrey

      Fan boy pira ao ver essa matéria. Kkk

      • fbl

        Acho que eles pensam que tem aqui aquela ford americana dos mustangs e f350 (que no mercado americano tem la muita confiabilidade) e quando leem esses casos do powershit aos montes devem se rasgar de raiva kkkk mas é indefensável o caso, coitados kkkk

    • Holandês Louco

      Conheço 6 proprietários de powership sem nenhum problema e somente 1 com problema…

  • BolsoMITO

    Houve uma audiência pública um dia desses com proprietários reclamando de acidentes causados por problemas no powershift.
    Teve até um coitado que estava viajando com a família e o câmbio travou ao ultrapassar um caminhão, aí ele teve que jogar o carro no acostamento. Difícil, viu.

    estadodeminas(ponto)vrum(ponto)com(ponto)br/app/noticia/noticias/2016/02/18/interna_noticias,51798/em-audiencia-donos-de-ford-equipados-com-o-powershift-relatam-riscos(ponto)shtml

  • João

    Powershift, DSG…
    Sem falar dos Dualogic, EasyTronic etc da vida…
    Não sei como as pessoas arriscam tanto dinheiro em carros equipados com esses câmbios (salvo aqueles DSG mais robustos, estilo Jetta Highline), quando o mercado está cheio de automáticos convencionais da Aisin, CVTs, etc
    Acho que é falta de informação mesmo, conheço gente que tem Punto, Linea Dualogic e pensa que o carro é “automático”…

  • CharlesAle

    A Ford deveria dar um tempo com esse câmbio até ter plena confiança no produto. Ou vir a público, com companhas de publicidade, garantindo a plena confiança no produto.O que não pode é deixar o consumidor que quer adquirir um Ford AT com a pulga atrás da orelha..Porquê o consumidor, via de regra, se tem qualquer dúvida do produto, não o leva..isso é para tudo..

    • Gustavo73

      Se realmente foram feitas mudanças e nos novos está resolvido que chamem de Powershift 2 e garantam para não ter mais problemas. Senão não dá.

      • CharlesAle

        Exatamente Gustavo. É isso que digo que a Ford deveria fazer..Ela não pode simplesmente ignorar que não está acontecendo nada..O câmbio pegou má fama no mercado, seja justa ou injustamente, mas pegou. E o consumidor, quando tem dúvida sobre um produto, via de regra, cancela sua compra.Ou seja, a Ford tem sido a maior prejudicada nessa história.

        • BolsoMITO

          Acho que o maior prejudicado na história não é a Ford, e sim os milhares de coitados que compram carros “automáticos”(com powershift) no sacrifício e são presenteados com trepidações, tratamentos, superaquecimento e infindáveis idas a concessionária pra “reprogramar”, trocar embreagem, trocar câmbio, etc. Imagina o trabalhador pai de família que fica sem carro porque o powershift deu pau?
          Esses sim são os maiores prejudicados.

  • João Vogt

    No meu trabalho tambem ha um caso de substituição da embreagem… Se for so um retentor defeituoso parece fácil de resolver. O engraçado e o controle de qualidade nao ter pegado o defeito. Imagino que a caixa seja importada… Este meu colega trocou a embreagem na garantia, mas disse que o reparo fora da garantia daria mais de 20 mil segundo a concessionária…. Tomara que reparadores independentes peguem a manha logo, porque esse preço e fora da casinha…

    • Thales Sobral

      Eu hein, esse preço dele aí parece meio alto. Eu tenho as notas fiscais da troca do câmbio do meu carro, o custo total não chegou a 4 mil reais.

      • João Vogt

        Eu tbm achei meio fora, me parece o preço da caixa inteira, mesmo assim seria muito alto. So que o que me chamou a atenção e que num dos vídeos do marcelo faverani, revisao do omega parte 3, em que ele esta na oficina de um reparador de cambios de salvador, eles falam no video que um orçamento da caixa 4f27e do antigo focus tava em 18 mil na concessionária… procure no youtube…

    • Lucas de Lucca

      Vi um pessoal de São Paulo especializado em câmbios AT dizendo que reparo no DSG da VW fica na casa dos 10 mil. Acredito que esses PS devam ficar nessa faixa também.
      Esses 20 mil achei muito. Isso da 33% do valor do veículo só numa caixa de câmbio, meio difícil ser isso mesmo.

      • Ricston

        Cara, depende de onde é feito o reparo. Lembro-me que o Multitronic de um antigo Audi meu deu problema com 40.000km rodados (acho que só queimou o módulo do nada). Era problema crônico assim como os DSG e Powershift. Reparo na css em 2012 foi orçado em mais de R$18.000,00. Então, não duvido desses valores não.

  • mestiçoblack

    sera que vai fazer recall?

  • Leonardo C.

    O Fiesta Titanium 14/15 daqui de casa foi trocado com 7.000km o primeiro kit de embreagens, agora aos 14.500 começou a trepidar novamente. Só de pensar que deixei de comprar outro C3 por causa do câmbio (tivemos um Solaris A/T 10/11 e depois de passar por um trecho alagado começaram a surgir problemas de trancos no câmbio) e fui de Fiesta dá até tristeza. O Fiesta tem seus méritos, um carro maravilhoso pra dirigir e admirar (Vermelho Vermont), o câmbio é bem rápido nas trocas, se não fosse a trepidação teria tudo pra ser o melhor da categoria. Não vejo a hora de o Fiesta completar 2 anos (PCD) e poder voltar pra Citroën, e não sair mais de lá.

  • Rodrigo

    Pelo jeito são os 14 que dão problema?? O meu é 15/16 com 19mil km e não deu problema, única coisa que acho estranho é um barulho metálico que não sei de onde vem.

    • Robinho

      então o Titanium do meu amigo foi comprado no final do ano passado, ja o questionei varias vezes sobre o cambio e ele disse que funciona normalmente, a Eco do meu sogro e da minha prima é 2014, tbm tudo normal, se não me engano a Eco da minha prima deve estar beirando os 70 ou 80 mil kms rodados…vai entender…

    • Bruno Wendel Marcolino

      Cara, o grande problema é querer generalizar, nem todos PS deram problema, porém não dá pra fechar os olhos, são muitos relatos de problema e a Ford precisa fazer algo com esses casos, não se omitir, simples assim.

      Muita tempestade em copo d’agua.

  • Paulo Pereira

    Todo mundo que eu conheço que possui carros com esse câmbio teve problemas. No meu caso, desde os 15 mil km que começaram as trepidações. Foram feitas várias reprogramações e o problema não foi resolvido. Finalmente, após mais de 3 meses de espera, vão trocar a embreagem na próxima segunda

    • Eduardo Andrade

      Que ano é o seu?

    • fbl

      o problema é que tem casos que o problema volta mesmo após a troca. entao…

  • mauricio

    Para dançar isso aqui é (Bomba) Para balançar isso aqui é (Bomba) Para mexer isso aqui é bomba.

    • João Cagnoni

      Pra quem tem 60k pra dar em um Fiesta 1.6: devagarinho até em baixo, em baixo, em baixo… devagarinho até em cima… em cima… em cima…

      • Rarmbrock Pescador Tucunaré

        Kkkkkk

    • Rarmbrock Pescador Tucunaré

      Kkkkkkk

  • Bruno Pires

    Brasileiro deveria enxergar o carro como ele é, um produto, pela lei se um produto for para a garantia mais de 3 vezes pelo mesmo problema ou ficar mais de 30 dias esperando o conserto o proprietário do veiculo pode pedir um novo veiculo equivalente ou o dinheiro proporcional. Se todos fizesse isso as montadoras iriam pensar duas vezes antes de colocar esses lixos no mercado.

    • Rodrigo

      Mais fácil a gente morrer seco e com a língua preta do que fazer com que alguma montadora cumpra essa cláusula do CDC.
      Não que eu concorde com isso, mas na pratica é isso que acontece, infelizmente.

      • Bruno Pires

        Mas se você levar na justiça tenha certeza que vai ganhar, ainda pode levar ate uns danos morais. Se a pessoa tem paciência e quer lutar por seus direitos é a melhor opção.

        • Rodrigo

          Olha, relatando uma experiência pessoal (com um banco, não montadora) onde entrei via JEC com um processo por reparação financeira e danos morais, demorou 3 anos para a primeira audiência de conciliação, onde a própria juíza / conciliadora aconselhou a não seguir com o processo adiante, tendo como argumento que “o banco tem um corpo de advogados, vc só terá um defensor. Vai ser briga de Davi e Golias”. Quer dizer, até quem é da área já desestimula. Não sei em outras áreas do direito, mas direito do consumidor está totalmente desmoralizado hoje em dia. Espero que isso mude.

        • fbl

          Por muito menos ganhei uma deles por demora na troca do escapamento de um Focus (4 ou 5 meses!) na garantia, parecendo que era um fiat 147. Vendi depois da troca, sendo que o catalisador ja parecia ter ido pro saco também com 58mil km e 3 anos de fabricacao. Nunca mais.

          • MauroRF

            Por isso que um monte de gente vai nas japas. Elas atendem melhor no pós-vendas. Eu sou um que tive até agora um atendimento tão bom na Honda, isso aqui na CSS da minha cidade e na cidade do interior onde tenho casa, mesmo bom atendimento padrão, que não quero mais saber de Ford.

  • Zé Mundico

    É o tal vício recorrente, aquele que você conserta, conserta, conserta de novo e o defeito acaba voltando. Falha no projeto ou na montagem, mas no geral é falha no projeto mesmo.
    Pode não dar defeito em algumas unidades e dar defeitos em outras, o que aumenta a suspeita de falha de projeto.
    Porque? Porque quando o projeto é bom, não dá falha em nenhuma unidade.

  • Alexandre

    Sorte que o DSG 7 do grupo VW apresentaram pouquíssimos problemas. O problema maior dele é a “caixa de ferramentas” em primeira e segunda marcha…

    • MauroRF

      KKKKKKKKKK, caixa de ferramentas é boa. Será que o DSG faz mais barulhos metálicos do que o PS? O PS que tive fazia.

      • Alexandre

        Eu nunca tive um Powershit (hehe), mas tenho um Audi A3 Sedan com DSG 7 e afirmo que incomoda o barulho, só que o carro tem tantos pontos positivos que esse barulho em baixa é apenas um pequena “desvantagem” competitiva do carro. Já esse da Ford, me parece um problema mais generalizado que acarreta no mal funcionamento ou não funcionamento do carro.

  • fbl

    Hein???? Mais essa??? Kkkkkkkkk e é só especulação??? Hein???? Que tranqueiras. Assim até a JAC vai passar no ranking

    • João Cagnoni

      Com os preços da Ford você compra uma nave na JAC.

  • Rodrigo

    O maior erro da Ford foi querer “popularizar” (não que o Fiesta seja um popular) essa tecnologia sem que tenha monitorado e testado à exaustão sua confiabilidade.
    O que ficaria isolado em um ou outro modelo acaba se estendendo a toda uma linha. E digo mais, acaba até respingando no Fusion que nem câmbio PS tem, mas a má impressão do público com a marca faz com que o modelo seja afetado por tabela.

    • João Cagnoni

      A geração anterior do Fusion também apresentava defeitos no câmbio.

      • Rodrigo

        Mas era Powershift?

        • fbl

          Não, mas parece que a empresa ja tem know how em fazer k gadas nos seus projetos de transmissão..kkkkkk

          • Lucas de Lucca

            O Fusion que dava problema era apenas o V6 que usava o câmbio AT compartilhado com a GM. A Captiva V6 usava esse mesmo câmbio e também dava pau.

            • fbl

              se for o mesmo do cruze eu sei bem..o da minha irmã ficou 1 mês pendurado no elevador da ccs esperando troca.

        • João Cagnoni

          Não, era um automático convencional.

  • Leandro Santos

    Agora?

  • Alexandre Maciel

    Vamos lá, Ford, envie manifestação com 1 linha só dizendo que todos os problemas são CARACTERÍSTICA DO CÂMBIO.

    Pulei dessa furada graças a pesquisa no Fiesta Faction e na cesta de peças do Ford Parts.

  • FocusMan

    Uma grande parte do problema é causado por mal uso. As pessoas não leem o manual de instrução.

    O mesmo acontece com o Dualogic da Fiat. Meu vizinho me provou isso.

    Comprou um Stilo Dualogic da primeira safra e usou durante 4 anos. Ele disse que usado conforme o manual ele não quebra. Vendeu para um primo que não gosta de ler manual. O cambio durou 2 semanas.

    • Mauro Schramm

      Sua afirmação não condiz com a realidade. Os problemas apresentados pelo câmbio PS não tem nada a ver com mau uso. A própria FORD já admitiu que o problema é causado pela falha em um retentor da embreagem. Palavra de quem tem (e gosta muito) um Fiesta PS que apresentou trepidação e teve a embreagem substituída em garantia.

      • FocusMan

        Isso ocorreu apenas nos modelos 13/14 e até se não me engano metade de 14.

        Depois desse período o problema do retentor foi resolvido, conforme boletim da própria Ford, tanto que a garantia foi extendida apenas para esses veículos e não para todos os carros com cambio powershift.

    • fbl

      O que seria mal uso de um cambio automático/automatizado? Até onde eu sei esse powershift deveria aturar o que qualquer cambio automatico/automatizado do mercado atura, incluindo uso severo, como qq corolla, civic, sentra, etc…

      • Thales Sobral

        O câmbio com conversor de torque pode aguentar a “patinação” por mais tempo, não há desgaste físico de material, igual acontece na embreagem. Se o cara pegar um automatizado e tentar segurar ele na ladeira só com o acelerador (o que é possível no automático), você acaba com a embreagem em dois tempos.

        • fbl

          Po…. mas vamos combinar que essa atitude errada vale também para deteriorar o cambio automático tradicional com conversor. Não da pra ter a desculpa de que o PS tem que ser usado com parcimônia pelos motoristas pq senão quebra. Tem que aguentar o mesmo que qq cambio de seus concorrentes, obviamente excluindo atitudes como esta que citou, ou estacionamento em ladeira com o carro todo apoiado na caixa e não no freio de mão, etc…

          • MauroRF

            Sim, sim, então, eu usava o meu normalmente, não fazia nada disso aí de segurar em subida, nada.

      • Francisco

        Acho que o principal problema é parar, no sinal por exemplo, deixar o câmbio em D e ficar segurando no freio. Isso é normalmente feito num carro com câmbio automático convencional, facilmente suportado pelo deslizamento do conversor de torque (não há contato sólido-sólido). Já num automatizado, a embreagem precisa estar desconectada do eixo das rodas e isso se faz através do desacoplamento físico realizado pro um “robô” acionado por uma bomba hidráulica que mantém a pressão do fluido para debrear. Imagine se num carro de câmbio manual, ao parar 1 minuto no sinal, o motorista mantenha o carro engatado e o pé fundo no pedal da embreagem. Ao final do dia e de vários sinais, a perna esquerda vai doer, no caso do câmbio automatizado, a dor não virá na perna mas no bolso quando o câmbio quebrar.

        • fbl

          Tive um jetta tsi que rodei ate os 70mil km, deixando em N certamente na maioria dos sinais e longas paradas de transito mas muitas das vezes larguei em D mesmo. Jamais deu nada no cambio, somente o barulinho metalico em alguns pisos que de nada me incomodava se nao tivesse com vidros abertos. De qq forma um cambio nao pode ser tão frágil assim. Nao tem desculpa.

        • Hélio

          faço isso sempre com meu i-motion, quase 60.000km e de boa…

      • FocusMan

        Se você fizer meia embreagem você mata o cambio. Tem gente que faz. Tem que usar o sistema de Hill Holder. Tem gente que mantem o carro em aclive apenas pela aceleração por não ter o costume de usar o freio em ladeiras. É uma falha bem comum. É impossível matar o cambio de uma vez pois ele tem sensores que detectam o aumento de temperatura, colocando o carro em modo de segurança. Mas se você todo dia aquecer um pouco menos do que o necessário para entrar em modo de segurança, ainda assim o desgaste será maior do que o esperado.

        Quando você faz isso num cambio automático epiciclico ou em um cambio por polias variáveis (CVT) acontece a mesma coisa.

        Já vi muita gente matando cambio epiciclico em poucos meses fazendo isso.

        A embreagem do cambio Getrag 6250DCT é lifetime e em condições normais deve durar no mínimo 250 mil km, ou seja a mesma km que um motor dever durar no mínimo sem necessitar retífica. Qualquer coisa diferente disso pode ser considerado problema de funcionamento ou de operação.

        Os primeiros usuários do cambio dualogica sofreram o mesmo problema e do cambio easytronic a mesma coisa.

        Sistemas com acionamento robotizado de embreagem costumam falhar mais por mau uso pois a transmissão de energia ocorre através de superfície ao invés de fluído como num cambio epicíclico. Num cambio epíciclico geralmente ocorre o aquecimento do fluído, que oxida e perde suas propriedades e acelera o desgaste de válvulas e solenóides. No cambio CVT ou no cambio dupla embreagem ou mono-embreagem, no mesmo tipo de ocorrência, correrá desgaste da embreagem causando a imobilidade do veículo.

        • fbl

          E pq o mesmo mal uso nao causa o tanto de quebras nos corollas, civics, etc? De todaS as gerações… Todos estao expostos igualmente aos mesmos usarios de todos os tipos.

          • FocusMan

            O pior que não estão.

            Observe um dado importante, a maioria das concessionárias Honda e Toyota ficam perto de grandes centros. Até pouco tempo atrás as pessoas que compravam esses carros tinham um maior grau de instrução e esses carros são trocados geralmente com baixa km.

            • fbl

              Cara na boa… Vc tenta explicar o inexplicável. Tudo bem que seja fan da ford mas nao tem como vc falar uma coisa dessas. Vc tem noção a que sao expostos esses corollas por exemplo como carro de frota ou taxis? E nao dao esse tanto de problemas de caixa. Ja viu que essa falha do powershift é global? Todos estao expostos igualmente a bons e maus motoristas e o que ocorre com o cambio ford nao é normAl e nem culpa da media de seus usuarios serem mais barbeiros ou mais instruídos do que o de outros carros. Isso nao é verdAde. O que existe é uma falha de projeto com um monte reclamações.

              • FocusMan

                Não estou falando isso como fã da Ford. Grande parte dos problemas são sim causados por mal uso.

                É óbvio que o cambio do Corolla até 2014 tem menos problemas. É um caixa Aisin antiga, com um ótimo software de gerenciamento.

                Entretanto, a maioria dos Corollas rodam pouco sim. Se você olhar os dados de garantia da Toyota hoje verá que eles tem muito mais problemas de cambio hoje, depois que muduram o sistema para CVT. Procure no google por “Toyota corolla cvt transmission problems” e verá que a frase se completará antes de terminar de escreve-la.

                Toda nova tecnologia é mais exposta a um tempo de problemas. Ou voc&e acha que as caixas hidramatic da GM na década de 30 quando foram criadas eram a melhor coisa do mundo?

                Há quantos anos o cambio DCT foi criado? 20 anos? Há quantos anos equipa veículos destinados a massa? 10 anos?

                A Porsche teve muito problema com o Cambio PDK no passado, sendo que o modelo de 911 que menos vale hoje em dia é a geração que estreiou o cambio, o 996. A Audi teve imensos problemas quando acreditou na tecnologia CVT e apostou nos cambios Multitronic. Tem gente que não quer ver a sigla CVT nem pintada de ouro.

                Criticar quem inova é fácil. A Toyota de

                • fbl

                  a maioria dos corollas roda pouco? nao viaja. e outra.. sao muito mais corollas na rua do que focus e nao dao esse tipo ou quantidade de problemas. ja passou do tempo de nova tecnologia essa caixa ford. ja ta no mercado a anos e nao resolvem o problema. A coisa mais facil é conhecer alguem que teve o problema. mais facil do que conhecer alguem que nao teve. Isso tudo é reflexo da mesma postura errada, seja aqui, seja la fora. nao atoa outras empresas so crescem enquanto a ford cai.

                  • FocusMan

                    O Focus tem pouquissimos problemas relatados com Powershift. O Fiesta e o Ecosport que possuem mais problemas, mas o Focus é bem raro.

                    Mimimi de internet sem dados é foda. Tenho acesso aos dados e posso afirmar isso.

                    • fbl

                      Nao tem muitos problemas de embreagem na conta do focus ne…ta serto. Com certeza ecosport e fiesta tem muito mais. Ter “acesso aos dados” e ser torcedor nao tem credito nenhum mas a quantidade de noticias, incluindo neste site aqui, tem bastante. E são fatos. Tem muita gente reclamando e deixando essas bombas pra nunca mais.

                    • FocusMan

                      Realmente não tem não. Mas é muito mais fácil ficar falando que o pão da padaria dos outros é pior que o da sua né?

                    • fbl

                      Ja passei o pão dessa padaria meia boca faz tempo. Graças a Deus. Hoje so vejo alguns amigos se ferrando (apesar de eu ter avisado alguns antes) e outros muitos pelos relatos (que nao sao poucos) na midia… faz oq ne… Ter 2 Procon correndo atrás por causa de um mesmo problema não é pra qualquer um. A empresa tem que ser boa em fz M.

                    • FocusMan

                      Putz, isso ocorreu no passado com outros veículos.

                      Agora entendi a sua raivinha…

                    • fbl

                      calma que chega sua hora, powershit…rsrs

                    • FocusMan

                      Já tive Powershift no Focus 2.0 e não tive problemas.

                    • fbl

                      ah, ja teve ne… sei… por qtos km presenciou esse milagre?

                    • FocusMan

                      34 mil km.

                    • fbl

                      Só???? Ta explicado.

                    • FocusMan

                      O problema acontece em km mais baixas. Foram 34 mil km sem problema algum no cambio. Tive problema com outras coisas e por isso vendi o carro, mas eram defeitos daquela unidade em especifico. Tenho outro agora, mas é manual.

                    • fbl

                      hummmm….entendi. Nao da o problema em kms mais baixa ai nao vai dar mais ne…ta serto. E saiu do powershit pro manual? Vc é guerreiro.

                    • FocusMan

                      Não pego transito, logo não preciso de transmissão automática. Foi meu primeiro carro automático e sinceramente, apesar de hj eu ter mais de 30 cv a menos no motor, me divirto muito mais.

                    • fbl

                      Eu disse guerreiro por continuar na ford e não pq trocou de tipo de câmbio. Pelo menos ficou mais tranquilo por nao ficar mais no risco de seu carro começar a trepidar a qualquer momento. Boa sorte.

              • FocusMan

                O problema de alguns é não aprender com o novo conhecimento que lhe é oferecido. Gastei um tempo escrevendo para você sobre algo real, da maneira menos técnica possível para um leigo entender. Se você prefere minimizar isso como uma opinião de “Fanboy” i’m sorry.

    • Renato Dias

      Mal uso de um câmbio automático relativamente novo.
      Me explique isso, por favor?

      • fbl

        ford powershit precisa ser tratado com carinho. tipo so sair com a temperatura externa a 25C, nao andar mais de 20km por dia, esperar aquecer bem o motor antes de acelerar um pouquinho mais, nao dar grandes arrancadas nem retomadas, essas coisas… senao superaquece ou começa trepidar.

        • BolsoMITO

          Jkkkkkkkkkkkk

          E não pegar engarrafamento, se não o powershit esquenta e trava no meio da rua.
          Mas a culpa é do trânsito! Kkkkkkkkk

          • fbl

            Pode ser culpa do fornecedor de pneus tambem que estao vindo muito redondos.

          • MauroRF

            A culpa é do tempo, onde já se viu fazer mais de 25 graus? São Pedro é o culpado pelo Mal de Parkinson do Fiesta.

          • Heitor

            Cara, superaquecimento é por mau uso. Tive um New Fiesta por dois anos. Em junho de 2015 o troquei por um Focus. Moro em São paulo, ou seja, trânsito pesado todos os dias. Na saída do meu bairro, ladeira íngrime com trânsito pesado. NUNCA tive esse problema.

            • Renato Dias

              “superaquecimento é por mau uso”
              De novo, me explique esse mau uso?

      • FocusMan

        Sim, mal uso.

        Você pode destruir um cambio ou uma embreagem de qualquer carro em poucas horas de uso.

        • Renato Dias

          Isso só vale para o Powershift então, né? Não vejo outra montadora admitir problemas crônicos em seus câmbios automáticos, muito menos vejo problemas anormais, como no PS.
          É sério que ainda tenta defender um produtor com problemas de projeto?
          A própria GM admite e você ainda defende?

          • FocusMan

            Caramba, sério que somente esse cambio tem defeito?

            Existem muito mais defeitos relatados na transmissão do GM Captiva e dos Citroens (Al4/Al8) do que no powershift. Pesquise e verá.

            O powershift ficou em evidência porque a Ford fez muito marketing em cima dele pela nova tecnologia.

            • Renato Dias

              Não disse que apenas O PS apresenta defeitos. Até câmbio manual apresenta defeitos.
              Porém, cedo ou tarde, é certo o PS apresentar defeito muito antes do esperado. É crônico e admitido pelo Ford.
              Os outros podem apresentar ou não.

              • FocusMan

                A Ford admitiu que existe um lote de cambios fabricados entre 2013 e 2014 com problemas. O projeto do cambio não tem problemas e ele é usado em diversos modelos ao redor do mundo e até de outros fabricantes.

  • Victorio Carvalho

    Tenho um Focus Titanium 2014 com 26000 Km e até agora nenhum problema no câmbio. Espero que continue assim….:) Mas, é inegável que a quantidade de relatos de problemas assusta e a ineficiência da Ford em resolvê-los indigna!
    No meu carro o único problema que tive nesses dois anos é o aviso de pressão dos pneus que nunca funciona! Reduzo a pressão de 30 para 15 psi e nada de o aviso acender no painel. O pior é que já tentaram resolver esse problema 5 vezes, em todas disseram ter resolvido e nunca resolveram! Quando pergunto qual a especificação do equipamento, ou seja, qual a variação mínima que ele deve conseguir detectar me falam que não tem essa informação… Ora, se não tem essa informação, como averiguar se está funcionando ou não?
    Estou no meu terceiro Focus (tive um 2004 e um 2008 antes do atual). Gostei muito dos dois primeiros e gosto muito do atual. Vendi os dois primeiros com mais de 120000 km e nenhum deles me deu qualquer dor de cabeça. Agora, na primeira vez que preciso do serviço da Ford, eles não resolvem… Ainda bem que é por um problema “besta” no sensor de pressão dos pneus que não interfere em nada no funcionamento do veículo. Mas que chateia, isso chateia…

    • fbl

      Acho que esse problema no sensor de roda nao é incomum não hein… E seu focus atual ainda rodou pouco, apesar de que em outros casos os problemas vieram antes da sua km.

    • Junior_Gyn

      No meu golf tbem nunca funcionou isso, medidor de baixa pressão dos pneus. Já reportei na CSS, passaram o scanner e nada adiantou

    • Francisco

      Não sei qual sistema o seu carro usa, mas há pelo menos 2 métodos para monitorar a pressão dos pneus. Um é o direto, sensores são instalados nas válvulas dos 4 pneus e se comunicam por RF com a central do carro. O outro método é o indireto, o sensor de rotação (ABS) das rodas compara o número de giros de cada roda, quando um pneu perde pressão, seu diâmetro diminui ligeiramente, após alguns quilômetros, ele terá girado mais do que o outro, disparando alerta no painel. Para ajustar é preciso calibrar os pneus e resetar o sensor. Para testar o funcionamento, é preciso esvaziar um pneu (-6 psi pelo menos) e rodar alguns quilômetros, preferencialmente em linha reta, pois naturalmente em curvas o diferencial ou a roda livre fazem com que os pneus percorram distâncias diferentes.

      • Victorio Carvalho

        O sistema do Focus é pelo ABS. O teste que já repeti algumas vezes é exatamente esse que vc citou: calibrar, memorizar a calibragem, esvaziar um pneu (entre 10 e 15 psi) e rodar.
        A única vez que o aviso de pressão acendeu não foi em nenhum dos meus testes…:) Foi quando levei o carro para alinhar e balancear, e (não sei porque) meteram uma calbragem alta nos pneus (uns 45 psi). Ainda assim só acendeu depois de uns 20 km rodados. Enfim, eu estou começando a acreditar que não trata-se de um defeito do meu carro em específico mas de um sistema de detecção ineficiente por natureza…

  • afonso200

    ok, mas ja contaminação com 5mil km ????

  • CanalhaRS

    Falam mal do DSG, mas o “Powershit” é o bicho….hehehehe

  • Airplane

    Parabéns ao Procon-MG.

  • Diogo Oliveira

    Agora só falta fazerem a mesma coisa com o Dualogic e o DSG.

  • Moisés

    O Ford vai dar um CTRL+V usando a resposta que enviaram para o Procon-SP. Onde, resumindo grosseiramente: a Ford admitiu os problemas do Power Shift, e disse que vai continuar arrumando as unidades problemáticas por 5 anos, mas não tem uma solução definitiva!
    Depois dos 5 anos da garantia, os clientes que se danem! É um absurdo, o texto vocês encontram no site do Procon SP, em PDF para baixar.

    • T1000

      carro descartável você joga no lixo dpois de 5 anos.

  • Fábio

    A Ford tinha um potencial enorme de crescer e ser a melhor marca nacional, com carros bonitos e em sintonia com a Europa e EUA. Só que esqueceram de 2 coisas muito importantes: qualidade e pós-venda. De que adianta o carro ser bonito mas ter qualidade chinesa e pós-venda pior que operadora de celular e internet brasileiros? Agora as vendas estão despencando pois o consumidor perdeu a confiança na marca, e para recuperar a Ford vai ter que fazer de tudo pra melhorar o pós-venda e qualidade.
    Tive 2 Fords, Fiesta 2009 e Focus 2008. Bons carros (naquela época), mas hoje não tenho vontade de ter outro.

  • Amigos do Bonde do AP!

    www . reclameaqui . com . br/13842114/corujao-volkswagen/golf-2015-cambio-dsg-sem-solucao/

    www . reclameaqui . com . br/15932143/volkswagen/problema-no-cambio-dsg-do-novo-golf-nao-disponibilizacao-do/

    www . reclameaqui . com . br/16048251/volkswagen/problema-no-cambio-dsg-do-novo-golf/

    www . reclameaqui . com . br/14245436/volkswagen/problemas-recorrentes-novo-golf-2014/

    www . reclameaqui . com . br/15203464/volkswagen/cambio-dsg-travado/

    www . reclameaqui . com . br/14178492/volkswagen/golf-gti-2015-2015-com-900km-com-pane/

    www . reclameaqui . com . br/13504442/volkswagen/veiculo-golf-tsi-highline/

    www . reclameaqui . com . br/16100533/volkswagen/novo-golf-1-4-tsi-highline-vazamento-oleo-de-cambio/

    www . reclameaqui . com . br/17257470/volkswagen/golf-tsi-1-4-apaggou-no-meio-de-avenida-de-grande-movimento/

    www . reclameaqui . com . br/7102345/volkswagen/novo-golf-barulhos-no-cambio-dsg/

    www . reclameaqui . com . br/15954466/volkswagen/novo-golf-cambio/

    www . reclameaqui . com . br/8683709/volkswagen/golf-highline-1-4-tsi/

    www . reclameaqui . com . br /12948430/corujao-volkswagen/novo-golf-parado-sem-solucao-a-mais-de-30-dias/

    • BolsoMITO

      Vendedor da ford detected.
      Desesperado.

  • Thiago Garcia de Lima

    Aqui na CCS da minha cidade eles levam o carro numa estrada rural que fica à 4km da CCS e dao uma “queimada” na embreagem até tampar de fumaça. Fica lisinho sem trepidar.

  • Edson Fernandes

    O problema do DSG vai aparecer na central multimidia com a imagem do Golf e ressaltando o cambio com a mensagem “Estado do carro” como titulo e abaixo da imagem “Erro: Cambio”

    http://dicasnews.com/wp-content/uploads/2014/04/1608780_10203413744533043_1180361732_n.jpg

    Não encontrei rapidamente a mensagem, mas mostrará como esse aviso com o diferencial de mostrar a imagem do carro como citei acima.

  • Snake Green

    Ainda vou ficar com meu Corolla BRAD automático…



Send this to friend