Sem Dúvida

Pra que servem aqueles furos, buracos e riscos em discos de freio de carros esportivos e de corrida?

disco-freio-perfurado-carro-corrida-1024x482 Pra que servem aqueles furos, buracos e riscos em discos de freio de carros esportivos e de corrida?

Para que serve aqueles furos nos discos de freio de carros de corrida? Bem, os discos de freio dos carros comuns que vemos pelas ruas são sempre lisos, não é mesmo? Eles podem ser ventilados ou sólidos, mas sempre lisos. Já carros mais caros, os verdadeiramente esportivos, de alta performance e de corrida tem discos com diferenças.



Muitos discos de alta performance são perfurados, tem pequenos buracos ou furos. Isso é chamado frequentemente de “cross-drilling”, e se iniciou nos anos 60. Os buracos são feitos para que o gás que sai do sistema quando ele é muito exigido possa escapar mais facilmente e rapidamente.

Os discos de freio também podem ter pequenos riscos, ou canais, como você pode ver na imagem acima. Quando o disco de freio tem isso ele é chamado de disco “slotted”. O objetivo é similar, fazer com que tanto o gás quanto água e poeira saiam mais facilmente, com a força gerada quando a roda gira rapidamente, pois estes discos precisam estar sempre no topo de sua performance, diferente de discos de freio usados por carros comuns.

Os carros normais não precisam disso, e pelo contrário, riscos poderiam fazer com que o disco se gastasse mais rapidamente. Tudo nos carros de corrida é feito visando a máxima performance, ao passo que os componentes de carros de rua precisam entregar uma maior durabilidade nos seus equipamentos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend