Etc

Furos, buracos e riscos em discos de freio de carros esportivos de corrida?

disco-freio-perfurado-carro-corrida-1024x482

Para que serve aqueles furos nos discos de freio de carros de corrida?

Bem, os discos de freio dos carros comuns que vemos pelas ruas são sempre lisos, não é mesmo? Eles podem ser ventilados ou sólidos, mas sempre lisos. Já carros mais caros, os verdadeiramente esportivos, de alta performance e de corrida tem discos com diferenças.


Muitos discos de alta performance são perfurados, tem pequenos buracos ou furos. Isso é chamado frequentemente de “cross-drilling”, e se iniciou nos anos 60. Os buracos são feitos para que o gás que sai do sistema quando ele é muito exigido possa escapar mais facilmente e rapidamente.

Os discos de freio também podem ter pequenos riscos, ou canais, como você pode ver na imagem acima. Quando o disco de freio tem isso ele é chamado de disco “slotted”. O objetivo é similar, fazer com que tanto o gás quanto água e poeira saiam mais facilmente, com a força gerada quando a roda gira rapidamente, pois estes discos precisam estar sempre no topo de sua performance, diferente de discos de freio usados por carros comuns.

Os carros normais não precisam disso, e pelo contrário, riscos poderiam fazer com que o disco se gastasse mais rapidamente. Tudo nos carros de corrida é feito visando a máxima performance, ao passo que os componentes de carros de rua precisam entregar uma maior durabilidade nos seus equipamentos.


Carros com sistema de frenagem de emergência de fábrica nos EUA

Nos EUA, vários modelos já estão sendo vendidos com sistema de frenagem de emergência, que aciona os freios caso o motorista não perceba que o carro da frente parou. Este sistema é muito interessante e pode salvar muitas vidas.

Veja alguns modelos que já contam com o dispositivo:

Tesla Model S – 69.500 dólares
Genesis G90 – 68.100 dólares
Honda Ridgeline – 41.470 dólares
Buick LaCross – 42.755 dólares
Audi A4 – 34.900 dólares
Toyota Avalon – 33.300 dólares
Audi A6 – 54.150 dólares
Chevrolet Malibu – 27.215 dólares
Honda CR-V – 26.695 dólares
BMW Série 5 – 54.400 dólares
Toyota Camry – 30.020 dólares

Furos, buracos e riscos em discos de freio de carros esportivos de corrida?
Este texto lhe foi útil??

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email