FCA Fiat

‘Precisa ser revisto’: Fiat pode abandonar Salão do Automóvel 2020

'Precisa ser revisto': Fiat pode abandonar Salão do Automóvel 2020

O Salão do Automóvel de São Paulo segue tendo problemas com expositores e mais um importante grupo pode desistir da edição 2020. Desta vez, a Fiat dá sinais de que irá deixar de participar da feira. Vale destacar que a montadora italiana, geralmente, monta grandes estandes com diversas atrações e interações para os visitantes.


Antonio Filosa, presidente do FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na América Latina, demonstrou insatisfação com os organizadores do tradicional evento paulistano. Ainda sem a decisão oficial de participação, Filosa disse que “o Salão do Automóvel é um evento importante, mas o formato precisa ser revisto”. “Então estamos analisando”, completou o executivo.

'Precisa ser revisto': Fiat pode abandonar Salão do Automóvel 2020

Caso a desistência seja confirmada, marcas como Fiat e Jeep podem ficar de fora e completarão o quadro de baixas da feira. Até o momento, 12 montadoras confirmaram que não irão participar do Salão do Automóvel de São Paulo 2020: Chevrolet, Hyundai, Toyota, Peugeot, Citroën, BMW, Volvo, Land Rover, Jaguar, JAC Motors, MINI e Lexus. Outras marcas confirmaram a participação e agora estudam a saída da 60ª edição do Salão, entre elas, a Ford e a Renault. A Audi, por exemplo, está avaliando se participa ou não.

VEJA TAMBÉM:

Se a Fiat Chrysler Automobiles voltar atrás, o grupo poderá apresentar ao público a picape Jeep Gladiator e o RAM 1500. Uma versão de produção do Fiat Fastback também pode ser exibida.

'Precisa ser revisto': Fiat pode abandonar Salão do Automóvel 2020

Com relação ao formato do Salão do Automóvel, Filosa usou como exemplo (de sucesso) a CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, que acontece anualmente nos Estados Unidos. Eventos assim estão atraindo as montadoras, enquanto elas abandonam os Salões pelo mundo.

Nesta semana, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pela organização do Salão do Automóvel, afirmou que o evento irá ocorrer normalmente, mas com foco em quatro pilares: evolução, tecnologia, mobilidade e entretenimento. Para Leandro Lara, diretor de eventos da Reed Exhibitions, o evento tem “capacidade para ser uma moderna plataforma que reúne todos esses novos avanços”.

[Fonte: UOL]

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • zekinha71

    Esse já naufragou, o jeito é reservar $$$$ pra ir no FAST dos Acelerados, lá se vê de tudo e ainda nas pistas.

  • Rogério R.

    Fiat, Ford, Renault e Audi estudam uma possível saída….Praticamente metade do salão não existirá e se realmente isso se concretizar, esse salão já era! Pode abandonar! Servirá de aprendizado para os organizadores.

    • Aires Jone

      Desculpe, mas podes me explicar de maneira resumida, os motivos por detrás dessas desistências?

      • Natán Barreto

        O custo do salão é muito caro e com pouco retorno financeiro pras montadoras. Foi-se o tempo que a exposição se convertia em vendas reais. Atualmente só entusiastas vão, até pq a informação tão globalizada, quando o carro chega no salão, a gente já viu nos sites automotivos meses e até anos antes de ser lançado. E isso é mundial. Não é só no Brasil
        O aluguel dos espaços é absurdamente caro e a Alcântara Machado é conhecida por ser péssima de negociação desde os anos 70.

        Ou seja, acabou salão.

        • Aires Jone

          Obrigado pelo esclarecimento.

      • Rogério R.

        Depois que inventaram o Google, a tendência é que muitas coisas físicas deixem de existir, não compro uma revista automotiva desde 2015.

        • Aires Jone

          Kkkkk sim sim percebo.

        • Robinho

          Graças a Deus, eu era um que assinava 4R, depois que passei a usar a internet, percebi o quanto aquele m* é tendenciosa…

          • konnyaro

            Não só a 4 patas como também as outras da editora Abril. Tanto é que acabou falindo…

            • Robinho

              exato, lembro da Super Interessante, tinha tudo para ser uma boa revista, mas não era nada imparcial…

              • Daytona

                Super eu abandonei depois de várias matérias de semi ciência super tendenciosas as crenças de quem fez a revista.
                Ainda dei outras chances mas enjoei do conteúdo…

                No fim pouco se tirava proveito real e após a questão da credibilidade passei a nem acreditar mais na revista…

      • Robinho

        O Custos podem chegar a 7 milhões…a Auto Esporte fez uma boa explicação sobre…

  • Willie Cicci

    Jeep Gladiator e o RAM 1500 são as úncias coisas que fariam falta, quem vai lá pra ver Uno Mobi, Argo e Renegade? Raramente em algo interessante na Fiat.

    • Porto Velho

      Possivelmente iriam mostrar o Fastback em versão de produção, Renegade e Compass híbridos, o 500 elétrico que será vendido por aqui e quem sabe até a Strada.

  • Pedro

    A empresa que trabalhava realizava feiras em Santos, depois que estes organizadores ( que são Americanos) compram os direitos duplicaram o preço, muitos desistiram, chamaram ate os antigos donos para tentar reverter a situação mas era tarde, a feira simplesmente acabou.

    • Natán Barreto

      O pessoal da Alcântara Machado cuida do salão do automóvel há 50 anos

      • Vinicius

        Em 2007 a Alcântara Machado foi adquirida pela multinacional Reed Exibition.

    • Resumiu o que vai acontecer com o Salão de Sampa.

  • Natán Barreto

    O pessoal da Alcântara Machado ainda não entendeu que está fracassando. E continuam insistindo nessa epopeia cara, sem retorno financeiro e sem experiência suficiente pro consumidor.

    A tendência do formato da CES é justamente pq cada dia mais nossos bens de consumo são gadgets interrogados. O trio carro/homem/smartphone é o pilar que sustenta a próxima década.
    Vai ser cada vez mais comum carros serem considerados gadgets e não veículos.

    • Robinho

      como disse nosso amigo Vinicius (acima): “Em 2007 a Alcântara Machado foi adquirida pela multinacional Reed Exibition.” ou seja a Alcantara Machado não tem nada haver com isso…

  • Thiago

    Quero ver o público pagar R$90,00 para ver geladeiras, fogões e videogames….

    • Matafuego

      E metade disso em estacionamento

  • Jackson

    A galinha dos ovos de ouro acabou. O organizador do evento ainda não percebeu.

  • FREDRED

    Estava olhando umas fotos antigas tirado de uma câmera digital do último salão que fui (de graça por convite dado por amigos que trabalham em montadoras) e vi fotos do 408 e um protótipo do Kia Soul.
    É, acho que já faz um tempinho.
    O último a sair apague as luzes.

  • Benny Blanco

    Questão de tempo para cancelarem o evento.

  • RicardoVW

    Haha

  • RicardoVW

    Bons tempos quando o Salão de Curitiba era legal e com ingresso acessível!

  • Carlos

    Subiu no telhado.

  • Sino Weibo

    Na China eles já vendem carros em uma espécie de máquina igual aquelas de refrigerante, vc vai lá, o negócio “roda”, vc pede o carro, faz teste, paga e leva. E aqui ainda querem insistir em salões que vc paga pra ver modelos sem nenhuma interação, não se pode rodar nos veículos, nem testar, e nem comprar na hora? A gente faz tudo isso pela internet já kkk

    • Tchones

      Em alguns casos não podia nem entrar.

      Na última vez que fui no salão, há muito tempo, mal consegui ver alguns estandes de tanta gente que estava na frente só para olhar um ou outro carro.

      Uma visita a qualquer concessionária me traz mais retorno do que pagar um fortuna de ingresso e estacionamento.

  • Matheus Parreira

    Se é assim, cancelem logo o Salão de uma vez só

  • Jose Pereira

    quem vai no salao esse ano??? kkk, eu ja deixei de ir desde que saiu do anhembi, e agora é que nao vou nunca mais mesmo, esses organizadores tem que tomar no u… mesmo de explorar o povo como sempre fizeram

  • 4lex5andro

    1986 feelings…

  • Luccas Stringger

    Se a Fiat abandonar o salão de automóvel 2020 pouco importa,faz muito que abandonei a Fiat.

    • Daytona

      Só que suas queridinhas são impactadas, saindo 12 e mais 5 pra desistirem, diminuem notícias, pessoas, interesse.

      Os concorrentes fazem bem na feira na vdd… um tenta superar o outro.

    • Porto Velho

      Claro, pouca coisa.. só a montadora mais vendida do pais, da nada não.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email