Qual é o custo de revisão dos sedãs médios vendidos no Brasil? Qual sedã médio tem o menor preço de revisão? Bem, o leitor Geraldo Magela, depois de criar um gráfico com a desvalorização dos principais sedãs médios do mercado, nos últimos anos, nos manda um comparativo com o preço de revisão dos modelos do segmento.
Ele comenta, por exemplo, que a tabela mostra algumas surpresas. A Volkswagen, sempre famosa por ter revisões caras a cada 6 meses, decidiu em 2016 passar a oferecer revisões a cada um ano ou 10.000 km, como a maioria das empresas concorrentes.
O Toyota Corolla, sedã mais vendido no Brasil, tem revisões na média, não estando entre os mais baratos nem entre os mais caros. O modelo mais caro da lista é o Mercedes-Benz Classe C, como já era de se esperar, com custos de revisão de mais de absurdos R$ 13.120 até os 50.000 km.
Por outro lado, outros modelos também cobram muito caro pelas suas revisões, o que inclui o Honda Civic, que cobra a bagatela de R$ 5,5 mil pelas seis revisões até os 60 mil km rodados.
Qual sedã médio tem as revisões mais baratas?
Não é porque um carro é significativamente mais caro que um modelo de categoria inferior que os custos de revisões também devem ser mais caros. A Volkswagen prova isso com a nova geração do Jetta, que tem revisões mais baratas que as de muitos compactos vendidos no Brasil.
As seis revisões do Novo Jetta GLI ficam em R$ 2.306,58. Para efeito de comparação, as seis revisões do Corolla 2.0 Flex custam R$ 4.522,33 e as do Civic 2.0 Flex, R$ 5.432,65.
O segredo é o programa “Revisão de Série” oferecido pela Volkswagen para o Jetta e também para outros modelos, como Virtus Highline, Tiguan Allspace e T-Cross (em todas as versões).
Com a Revisão de Série, o Volkswagen Jetta tem as três primeiras revisões gratuitas, caso o proprietário do carro faça a manutenção conforme o período estipulado pela marca (a cada 10.000 km rodados ou 12 meses, o que ocorrer primeiro).
Sendo assim, o proprietário não irá desembolsar R$ 1 com a manutenção programada do Jetta durante os três anos de garantia ofertados pela Volkswagen.
Qual sedã médio tem as revisões mais caras?
Se por um lado o Novo Jetta tem as revisões mais baratas, por outro a Mercedes-Benz Classe C tem as revisões mais caras do segmento. O proprietário do carro precisará desembolsar R$ 13.120 durante os 50 mil km (a marca não informa o valor da sexta revisão), o que seria suficiente para comprar uma moto zero quilômetro.
Outros modelos caros para se manter são o Audi A4, que cobra R$ 10.725 na versão 2.0 TFSI, e o Volvo S60, que tem um valor total de revisões nesse período de R$ 11.884. São valores bem superiores aos sedãs médios de marcas tradicionais.
Outro modelo que impressiona pelas revisões caras é o Citroën C4 Lounge, que fica em R$ 5,1 mil.
Custo de revisão dos sedãs médios no Brasil
Modelo | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
Volkswagen Jetta GLI | Grátis | Grátis | Grátis | R$ 798,06 | R$ 710,46 | R$ 798,06 | R$ 2.306,58 |
Nissan Sentra 2.0 | R$ 294,00 | R$ 679,00 | R$ 487,00 | R$ 789,00 | R$ 487,00 | R$ 659,00 | R$ 3.395,00 |
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo | R$ 400,00 | R$ 788,00 | R$ 552,00 | R$ 884,00 | R$ 552,00 | R$ 788,00 | R$ 3.964,00 |
Chery Arrizo 6 1.5 Turbo | R$ 508,49 | R$ 621,26 | R$ 508,49 | R$ 1.266,71 | R$ 508,49 | R$ 1.037,51 | R$ 4.450,95 |
Toyota Corolla 2.0 | R$ 376,33 | R$ 786,00 | R$ 552,00 | R$ 1.140,00 | R$ 549,00 | R$ 1.119,00 | R$ 4.522,33 |
Kia Cerato 2.0 | R$ 635,10 | R$ 883,37 | R$ 635,10 | R$ 883,37 | R$ 635,10 | R$ 883,37 | R$ 4.555,41 |
Toyota Corolla Hybrid | R$ 413,06 | R$ 870,00 | R$ 696,00 | R$ 1.155,00 | R$ 684,00 | R$ 1.077,00 | R$ 4.895,06 |
Honda Civic | R$ 355,80 | R$ 546,24 | R$ 586,80 | R$ 1.667,49 | R$ 586,80 | R$ 1.689,52 | R$ 5.432,65 |
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI | R$ 1.537,00 | R$ 1.839,00 | R$ 1.537,00 | R$ 1.839,00 | R$ 1.537,00 | – | R$ 8.289,00 |
Audi A3 Sedan 2.0 TFSI | R$ 1.703,00 | R$ 2.005,00 | R$ 1.703,00 | R$ 2.005,00 | R$ 1.703,00 | – | R$ 9.119,00 |
Mercedes-Benz A200 1.3 Turbo | R$ 1.110,00 | R$ 2.540,00 | R$ 3.320,00 | R$ 2.540,00 | R$ 1.110,00 | – | R$ 10.620,00 |
Audi A4 2.0 TFSI | R$ 2.025,00 | R$ 2.325,00 | R$ 2.025,00 | R$ 2.325,00 | R$ 2.025,00 | – | R$ 10.725,00 |
Volvo S60 | R$ 1.029,00 | R$ 2.099,00 | R$ 1.029,00 | R$ 2.699,00 | R$ 1.029,00 | R$ 3.999,00 | R$ 11.884,00 |
Mercedes-Benz Classe C 1.6 Turbo | R$ 1.590,00 | R$ 3.020,00 | R$ 3.900,00 | R$ 3.020,00 | R$ 1.590,00 | – | R$ 13.120,00 |
Pelo que vemos na tabela acima, em 2021 os menores preços de revisão até 60.000 km ficam com os modelos Volkswagen Jetta, Nissan Sentra e Chevrolet Cruze.
E na outra ponta, os sedãs médios com revisão mais cara até os 60.000 km são os modelos Mercedes Classe C, Volvo S60 e Audi A4.
A diferença de gastos entre os modelos mais baratos e mais caros fica em pelo menos R$ 10,9 mil (absurdo, não?). Então, se você roda bastante, vale a pena levar em conta o preço de revisão do sedãs médios (Análise de depreciação dos sedãs médios) na hora de escolher um para chamar de seu.