Comprando e Vendendo Mercado Preços

Preços dos usados caem em até 20% e crise se agrava no setor

A crise economica já tinha atingido em cheio o mercado de carros usados à cerca de dois meses, mas recentemente devido a redução do IPI para modelos novos, o mercado de usados caiu ainda mais!







Atualmente os preços sofrem uma enorme desvalorização, sendo que alguns modelos novos tem o mesmo preço de modelos equivalente com 5 anos de uso ou menos.

Segundo pesquisas, os preços dos carros fabricados entre 1999 e 2008, tiveram queda real de 2,14% em média, a maior queda em oito anos de pesquisa.

Alguns modelos sofreram grandes reduções de preços, principalmente importados, como exemplo, um Mercedes-Benz SLK 230 Kompressor ano 2003, caiu de R$150.000 para R$120.000! Uma queda de 20% no preço!

Outro exemplo é o Marea Turbo 2.0 ano 1999, que caiu de R$20.400 para R$16.400, ou seja, 19,6% de redução. Até mesmo veículos mais recentes não escapam, como o Hyundai Tucson 2.7 GLS 4×4 ano 2007, que caiu de R$81.880 para R$68.000! Preço 16,9% menor.

Há inúmeros casos assim, os preços dos usados vem caindo desde 2006 e a tendência é a de que os usados continuem se desvalorizando nos próximos meses.

Ou seja, quem tem um carro usado não irá ter muita vantagem em se desfazer dele na outra de trocar por um novo, assim parte do mercado de novos não seguirá a tendência de renovação da frota.

Muitas pessoas estão fugindo do carro usado devido a grande desvalorização dos modelos, embora possa ser essa uma grande oportunidade para quem deseja um modelo usado mais completo do que pagaria em um modelo novo.

Em termos de marcas, a Honda teve a maior desvalorização, seguida pela Audi. Em média os carros dessas marcas desvalorizaram 4%.

Abaixo, acompanhe a tabela das marcas que mais se desvalorizam no mercado de usados em porcentagem:

Honda -4,05
Audi -3,97
Renault -2,71
Fiat -2,45
Chevrolet -2,15
Ford -2,08
Toyota -1,95
Volkswagen -1,87
Peugeot -1,7
Importados -1,67
Mercedes-Benz -1,59
Citroën -1,08

Fonte: Auto Informe.



  • pablorocha

    Sugiro ao Governo que faça o “Proer” do Carro usado,seria o seguinte entregue o seu velhinho por até 50% do preço de compra de um novo da mesma marca/modelo/versão e financie um zero….Por que desse jeito não dá !!!!!! :down: :down: :down: :down: :down: :banana: :banana: :banana: :banana:

  • pablorocha

    [Comentario #128329 sera citado aqui]

    Sujiro…..

  • Luis.J.R.

    Meu pai até que estava pensando trocar o gol 97 dele por um semi-novo?Mais pelo jeito ele vai dar mais um tempo. :assob:

  • JBAFilho

    Das quatro grandes, a VW é que menos desvaloriza.
    Reconhecimento nacional da qualidade e durabilidade dos VW.
    :clapp: :clapp: :clapp:

  • vi_recife

    O curioso é que no momento da troca, o seu usado (seminovo) é superdesvalorizado e na hora da negociação, o desconto em outro seminovo ou 0km é nenhum. Dessa forma, só há crise para o consumidor, pois as concessionárias continuam com os seus lucros altissimos.

  • pablorocha

    [Comentario #128335 sera citado aqui]

    Vá até uma revenda Vw com um Fox ano 2006 e veja o quanto eles estão oferencendo pelo seu carro na troca por uma zero… :banana:

  • luiz_otavio15

    [Comentario #128335 sera citado aqui]

    tem q dar risada com os comentarios do JBA,é brincadera mesmo…hauhsuahsuas
    “a volks é a melhor marca do mundo!!”uahsuahsuausuhsua só nos sonhos dele … :hauhau: :hauhau:

  • mcrafilski

    [Comentario #128335 sera citado aqui]

    Quantos anos voce tem, 10?

  • DoberMANN

    Quem fez esse jogo foram as concessionarias, e não foi por causa do IPI não.

    Foram elas que começaram a desvalorizar o usado em ate 50% a cerca de 3 ou 4 meses atras.

    O engraçado é que pareceu um movimento orquestrado, do dia para a noite começaram a fazer isso. O mercado “particular” e de lojistas demorou bastante mas começa a acompanhar (na verdade se aproveitar) essa tendencia.

    Acompanhei bem essa historia porque estava pensando em trocar o meu desde julho. Ate agosto ate que estava na media, ja em setembro começei a receber as propostas indecentes.

    Eu desisti de trocar, e pelo que leio nos varios blogs e pessoas que converso por ai tem um monte de gente que estava pensando em trocar mas desistiu.

    Acho que o que aconteceu é que como estavam com varios usados devido ao mercado que estava aquecido resolveram fazer esse movimento generalizado, a coisa deve ter sido combinada mesmo.

    So que deram um tiro no pé, porque junto com com esse aperto que deram no usado veio o pico da crise. Agora tem menos gente comprando carro, e o numero fica menor ainda com as pessoas que desistiram de trocar o usado por um 0km.

    Agora estão entulhadas de usados e de 0km.

    O phoda é que destruiram o mercado nessa brincadeira.

    Lula, passa essa conta de quebradeira no setor pros concessionarios, que é deles.

  • duhehe

    Carros “usados” (populares e medios ) por assim dizer ,não sofreram grandes desvalorização , um Gol 2003 nun vale hj muito menos do que valia ha 2 meses atrais . enquando o “semi-novo” carros 07/07 ate 08/09 esse sim sofreu , pois com a redução do IPI e com as taxas de financiamento a juros d 0,49 ao mes , não compensa para pessoa comprar por exemplo um palio 08/08 a mil reais a menos que na concessionaria e ter que engulir um juros bem maior .
    Entregar o carro na concessionaria é hoje um pessimo negocio .
    Estamos voltando ao que eramos a 10 anos atraz , concessionaria vende carro zero e existe os outros lojistas que trabalham com os carros que entrariam na troca .
    Ano passado a pessoa comprava um carro zero vendia depois de 2 meses pelo preço que pagou . Pq tinha mercado ,pois para comprar um zero demorava até 90 dias ( senão mais …)
    Hoje voce saiu com o carro da concessionaria ..pode tirar pelo menos 7% do valor dele .
    Quanto mais caro , maior é o tombo .

  • gabriel torquato

    Tá na hora de comprar um usado completo então.

  • Rafael FM

    Marea Turbo 2.0 ano 1999, que caiu de R$20.400 para R$16.400, pena que a manutenção é complicadinha mais é um carrão >>> :rayban:

  • JBAFilho

    [Comentario #128348 sera citado aqui]

    Com um Fox? Estás doido? Ou não sabes que não gosto do Fox? Adoro VW, mas Fox é muito feio. Às vezes nem acredito que a VW fez o Fox.

    [Comentario #128354 sera citado aqui]

    Todo mundo nasce Volkista, alguns é que degeneram.

  • alfredo_araujo

    [Comentario #128372 sera citado aqui]

    Se vc pensasse um pouquinho so vc teria a resposta para isso… Mais como 90% das pessoas aqui, vc escreveu com a emoção… nao com a razao

    O q adianta uma concessionaria valorizar o seu amado e valioso usado se nao tem ninguem pra comprar??? :pao:

    A redução do IPI deu um folego a venda dos carros novos, porem, causou um efeito colateral terrivel aos usados!!!
    Eu estava procurando um Polo Sedan 08/08 semi-novo para comprar, pretendia gastar uns 40 mil… Procurei o usado pq o novo estava 50 mil!!!
    Quando rolou essa redução de IPI passei em uma concessionaria e vi q o preço tinha ido para 45 mil!!! Ainda chorei um desconto e acabei comprando o Polo Sedan 08/09 0km, completão, por 44 mil!!

    Antes disso liguei para a loja onde eu estava fechando o semi-novo, por 41 mil, e perguntei se eles abaixariam os preços… a vendedora foi categorica ao me dizer q eles nao teriam como abaixar os preços…
    Eles vao morrer com aqueles carro la!! Pq nao tem como competir com carros 0km!!!

    Ai vem um mané e diz q os concessionarios/lojistas estao acabando com o mercado oferecendo preço baixo nos usados….
    Eles estao é tentando sobreviver!!

  • tiago brito

    [Comentario #128399 sera citado aqui]

    falar mal da Fiat tudo bem pq ela e muito porca mesmo, mais a vw não e la essas coisas não ta igual ao são paulo so sabe fazer gol kkkkkkk,a briga ta ascirada entre o polo e o fox pra saber quem e o mais feio :assob: :assob:

  • Moreno

    Então, a conclusão é que agora é a hora de comprar um carro melhorzinho completo pelo mesmo preço do popular 0km?

  • tiago brito

    [Comentario #128422 sera citado aqui]

    parabens vc e muito corajoso,
    eita carrinho FEIIIIIIIO, pode ate ser bom mais e MUITO FEIO!!!!!!! :pao: :pao:

  • pablorocha

    [Comentario #128424 sera citado aqui]

    Pode ter certeza de quem tem um usado nao precisa se desfazer agora dele, a redução do IPI é temporaria…esperem!!!!

  • Hyago

    então já da para comprar um usado completo por um preço baixo, isso é msm uma vantagem para quem procura esse tipo de carro

  • alcantara

    Sinceramente, ainda não ví nenhuma queda de preço em carros usados…Só se for os semi-novos porque os mais antigos continua igual…

  • erom

    [Comentario #128332 sera citado aqui]

    Sujiro??????? Santo analfabetismo Batman? Sujiro é o irmão do Fujiro na Kombi?
    Falando sério, a proposta é boa mas os carros velhos tem que ir para o desmanche. Chega de carro velho nas ruas!

  • alcantara

    [Comentario #128472 sera citado aqui]

    Amigo, você faz parte de uma minoria no Brasil, com certeza teve berço e hoje desfruta de boa cultura e grana para andar de carro novo. Mas você mora no Brasil, lembre-se disso.

  • tonywalker

    Negócio agora é comprar um zero com as promoções e manter o usado na garagem até acabar a redução do IPI… :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • C.Nunes

    Hoje vemos revendas que estão ficando entulhadas de veículos com até 2,3 e 4 anos de uso,isso devido ao crédito e a taxa de juros que as montadoras oferecem aos clientes para facilitar a aquisição de um carro 0km, e essa redução no IPI(que não é pra estimular a produção e sim esvaziar pátios, na minha opinião…)acertou em cheio os comerciantes de veículos,que precisam reduzir seus preços para não perderem mercado. Mas depois que acabar a redução, tudo voltará ao normal. Eu acho… :rolleyes:

  • Alter

    Carro Usado é usado!!!!

    E atualmente estava muito caro mesmo!!!!

    Onde já se viu, carro 1.0 ano 97 valendo 11.000?????? Absurdo!!!!!!

    Um carro 97 deve custar no máximo 4.000!!! Como nos EUA, que usados são usados mesmo, ou seja, baratos!!!!

    Nós que temos a cultura de valorizar muito carros velhos.

  • Angelo10

    [Comentario #128332 sera citado aqui]

    Sujiro??? só se for nome de “japa”!!! De sugestão, com G e não com J, sugerimos o português correto.

  • paulo

    Um carro 97 deve custar no máximo 4.000!!! Como nos EUA, que usados são usados mesmo, ou seja, baratos!!!!

    Nós que temos a cultura de valorizar muito carros velhos.

    Falou tudo!

  • DR.CAR

    [Comentario #128423 sera citado aqui]

    :batman: :batman: O UNICO CARRO Q A VW FEZ COM QUALIDADE FOI O SANTANA E PRONTO@! :assob: :assob: :assob: :assob: :banana: :banana: :banana: :banana: :espar: :espar: :espar: :espar: :craz: :craz: :craz:

  • alfredo_araujo

    [Comentario #128498 sera citado aqui]

    Carro usado nos EUA, Europa, Japao, Etc.. são baratos pq a população tem condiçoes financeiras de comprar carros novos…
    No Brasil nao!!
    Temos 2 alternativas…. ou compramos um carro financiando o valor ou economizamos durante 1 ou 2 anos para nao cair na mao dos bancos…

    Quem nao faz isso faz parte de menos de 3% da população brasileira.. classe média mais q alta para cima…

  • mister m

    [Comentario #128491 sera citado aqui]

    Você está coberto de razão, mas se esqueceu de um detalhe, nos EUA os Civics não custam 15 mil. Talvez o fato de trabalhar na GM, empresa a qual já gostei muito, esteja lhe causando problemas nos neurônios. Você, dependendo do setor em que trabalha, ao invés de comentar por aqui, poderia sugerir aos executivos, dentre eles o Samuel Russell e o José Carlos Pinheiro Neto, que atualizem a linha da GM aqui no país.

  • Marina

    No meu estado, Paraíba, lojas de seminovos continuam fechando. Problemas: 1. No Brasil, temos milhares de automóveis velhos, mal conservados, poluidores e lentos como carroças, que causam congestionamentos pela lentidão do motor cansado e quando quebram em pleno trânsito. Infelizmente seus proprietários não conseguem trocá-los por veículos mais novos. 2. A atual economia do país se sustenta pela lógica do consumo, com publicidade e indústria agressivos e voltados para o consumo crescente de carros novos, os populares “zero-quilômetro”, entulhando as lojas com automóveis seminovos, e já não se sabe mais o que fazer com estes, pois o consumidor só quer carro tinindo de novo. Solução: O governo deveria subsidiar a compra de carros seminovos pela população de menor renda, cadastrando, por exemplo, os proprietários de “carroças” e oferecendo a eles um seminovo pela metade do preço, em suaves prestações. De minha parte, não me incomoda destinar uma fração do meu imposto de renda para se dar condições a um cidadão menos afortunado de ter seu carrinho trocado por um mais novo, que, inclusive, polua menos o ambiente e não quebre no trânsito, beneficiando todo mundo direta ou indiretamente.


Send this to a friend