Manutenção Segurança

Pressão baixa nos pneus não traz apenas consumo maior

toyota-hilux-elk-test Pressão baixa nos pneus não traz apenas consumo maior







Imagine você em uma estrada cheia de curvas, e um pneu com pressão baixa faz com que você perca o controle do carro, chegando até mesmo a um acidente fatal! É isso mesmo, esse é um extremo que pode acontecer com alguém que não se preocupa em calibrar corretamente os pneus de seu carro.

A Pirelli diz que cerca de 60% das pessoas andam com seus pneus descalibrados. E se você não os calibra toda semana, está dentro dessa estatística. E a empresa fabricante de pneus diz que uma boa parte desses anda com os QUATRO pneus com pressão mais de 25% abaixo da recomendada.

Bom, sabemos que pneu descalibrado traz um consumo maior, mas saber que pneu murcho causa até mesmo acidente sério, acredito que poucos saibam. Em testes feitos, mais precisamente o teste do alce e o slalom, isso ficou comprovado. Se um carro consegue fazer o teste do alce em uma velocidade de 95 km/h, com apenas UM pneu murcho, essa velocidade já cai para 88 km/h. E o slalom não é feito mais em 45 km/h, mas sim em 38. Se passar disso, é perigo na certa.

E por quê pode ocorrer um acidente sério?? Porque a suspensão não consegue curso suficiente para dar as respostas que o motorista quer. Com a deformação extra do pneu a resposta do sistema de direção fica mais demorada, e na estrada décimos de segundo podem ser preciosos.

Além desses problemas, um carro que roda somente na cidade tem seu consumo aumentado em 5 a 6% por causa de pneus murchos. Some a isso o desgaste irregular dos pneus e terá um prejuízo bom no bolso.

Se você troca de pneus uma vez por ano e gasta 1.000 reais com essa troca, coloque aí que pelo menos uns 100 reais serão gastos a mais, por ter de trocar eles antes.

Diante de tudo isso, não parece uma tarefa tão árdua calibrar os pneus toda semana, não é?? E lembre-se de calibrar os pneus logo ao sair de casa, enquanto eles ainda estão frios. Pneu quente tem sua pressão influenciada por causa da temperatura.

[Fonte: Quatro Rodas]



  • brunojefferson

    será que essa Hillux virou?! :bate:

  • LFSP2

    [Comentario #99753 sera citado aqui]

    Eu já vi esse vídeo, só não virou graças a habilidade do motorista, mas se não fosse um profissional ela com certeza teria virado

  • Raimundo

    [Comentario #99753 sera citado aqui]

    Nao virou! Segue o video abaixo q mostra este teste. Detalhe: a L-200 Triton so foi melhor pois eh a versao europeia q tem ESP. A nossa poderia ter o mesmo problema da Hilux por nao ter este recurso.
    http://www.youtube.com/watch?v=0KBIBCK-veA

  • luky

    ESP deveria ser de série em TODOS os carros, é o recurso de segurança mais inteligente que um carro pode ter.

    Já tive um Classe A, e posso afirmar que funciona mesmo…

  • Portuga

    :teeth: Alguem poderia passar o link, por favor com este teste onde a Hilux passou este “carão” ?? Obrigado. :cool:

  • Raimundo

    [Comentario #99773 sera citado aqui]

    Vc nao leu o post 3 que tem o video? Eh ate melhor ve-lo do q enteder o q estao falando, pois nao eh ingles. Contudo, segue texto original que tambem nao esta em ingles.
    http://www.teknikensvarld.se/tvtv/071031-toyota-hilux/index.xml

  • helmygalindo

    O problema é que pouca gente sabe de fato qual a calibragem correta do pneu. Até hoje não sei se o correto seria usar 30 ou 28 nos meus 185/65-14. Uma vez o borracheiro colocou 32 e disse que era o correto!

    E o que dizer dos pneus remoldados? Uma vez, um rasgou comigo na BR a 120Km/s, me safei por pouco.

  • [Comentario #99835 sera citado aqui]

    é só olhar no manual do carro, meu caro. os carros mais modernos estão usando umas calibragens meio doidas, já se foi o tempo que era 28 nos quatro.

    mas se você anda sempre na estrada, coloca umas 3 a mais que o normal, você vai notar uma melhora na economia de combustível.

  • Gomes

    Na verdade esse teste do alce, com a Hilux, não tem muito a ver com a calibragem dos pneus não. Li que na época do teste, a Toyota alegou que o carro testado estava usando pneus com as medidas dieferentes do original, por isso a falta de estabilidade.

    Espero só que os proprietários de picapes fiquem atentos quanto ao quesito ESTABILIDADE, pois elas são muito violentas, andam muito, todas tem motor turbo, porém são grandes e altas, por isso vão com calma nas curvas.

  • danielpa

    é verdade, o celta usa 31 na frente e 25 atras, está no manual !! o Fiesta ja usa 35 atras e 33 na frente, com carga total

  • huahuahua

    [Comentario #99872 sera citado aqui]

    O que já cansei de ver é Hilux capotada….


Send this to a friend