Pretinho para pneu: o que usar?

pretinho-pneus-carros-2

Qual pretinho usar no pneu? Para complementar a aparência do veículo, muitos proprietários, no momento da lavagem, acabam passando o famoso “pretinho” nos pneus.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma solução usada para deixar os pneus do seu automóvel mais pretos, com aparência de novo e sem sujeira.

Além disso, no caso de alguns produtos destinados a isso, há a promessa de conservação da borracha, devido à uma camada protetora que evita o ressecamento do material.

Você sabe quais são os produtos indicados e também os não recomendados para passar no pneu (veja a tabela de capacidade de carga), visando dar uma aparência melhor ao conjunto? E as receitas caseiras, será que realmente funcionam?

Vamos responder essas dúvidas abaixo. Confira!

Usar Coca-Cola como pretinho de pneu, funciona?

Há uma série de receitas caseiras que, em sua mistura, dispõe de açúcar. Devido a isso, muita gente acaba achando que o refrigerante Coca-Cola, por ter uma elevada concentração do carboidrato, é uma boa opção para passar nos pneus.

No entanto, isso está errado. A bebida é extremamente ácida, o que acaba prejudicando a borracha do pneu. Além disso, outras bebidas (como o café) também não devem ser utilizadas.

E passar água com açúcar no pneu?

Como citamos no tópico acima, uma das receitas de pretinho para os pneus usa açúcar. Neste caso, há a água com açúcar, que pode sim dar certo para melhorar a aparência dos pneus do seu automóvel.

No entanto, é preciso fazer uma dosagem correta, já que muito açúcar pode fazer com que seus pneus fiquem “brancos” (ao invés de mais escuros, como desejado).

Outro problema é que isso pode atrair uma enorme quantidade de formigas e abelhas, mesmo que você use pouco açúcar.

Algumas pessoas acabam colocando outros ingredientes na receita, como groselha, mas isso também deve ser feito com cuidado pelos motivos citados acima.

Derivados de petróleo devem ser evitados

Por incrível que pareça, muitas pessoas acabam usando derivados de petróleo para melhorar aparência dos pneus após uma lavagem completa do veículo. No momento e pouco tempo após a aplicação, essas substâncias conseguem deixar os pneus bastante pretos.

Todavia, esse efeito acaba muito rápido, já que os produtos deixam os pneus molhados e, após isso, eles secam e geram o risco de causar ressecamento na borracha.

pretinho-pneus-carros-1

Nugget preto como pretinho de pneu, pode ser usado?

Outra dica que pode te ajudar a encontrar uma boa solução para deixar os pneus do seu carro ainda mais pretos é usar o Nugget preto. Sim, aquela cera para sapatos.

Esse item não consegue dar um aspecto muito brilhante para os pneus, mas é vantajoso por fixar bastante na borracha e demorar para sair, além de conseguir hidratá-la.

Por outro lado, quem já testou diz que é um tanto quanto difícil aplicar a cera de sapato nos pneus do veículo, pois eles não são exatamente lisos como um sapato.

Onde comprar pretinho para os pneus?

Você pode encontrar pretinho para passar nos pneus do seu automóvel em lojas de produtos automotivos da sua cidade. Todavia, há uma série de outras lojas online que também oferecem esses produtos.

É possível adquirir 500 ml de pretinho pronto para os pneus do carro por menos de R$ 10.

Como fazer pretinho para os pneus do carro?

Antes de passar o pretinho, é importante lavar os pneus com água e sabão para que qualquer sujeira não interfira no resultado. Confira abaixo algumas receitas caseiras para fazer pretinho para os pneus do seu veículo:

Receita 1

  • 500 ml de glicerina líquida;
  • 250 ml de água;
  • 250 ml de álcool.

Receita 2

  • 750 ml de cera líquida preta;
  • 150 ml de glicerina líquida.

Receita 3

  • 100 ml de glicerina;
  • 50 ml de água;
  • 50 ml de álcool.

Nessas três receitas, basta misturar todos os ingredientes. Faça a aplicação no pneu usando um pincel ou uma esponja.

[Imagens: reprodução]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.