Asiáticos Kia Lançamentos

Primeiras impressões sobre o Kia Soul

soul111

Como no caso do Chery Tiggo, no último fim de semana fomos conhecer o novo lançamento da Kia no Brasil, o Soul. O modelo veio para criar um novo nicho no mercado, diferenciando-se de outros modelos.

A proposta é muito boa, mas para ter essa exclusividade é preciso pagar um pouco mais. Como lançamento, o Soul surpreende pelo visual e também pelo preço das versões topo de linha.

Com desenho jovial e apelo mais descontraído, o Soul agrada de imediato. Parece um misto de vários modelos diferentes, formando um conjunto bastante equilibrado. Na revenda da marca no litoral paulista, não pudemos conhecer a versão de entrada.

Na verdade, ela não será vendida na região e pode ser que outras revendas estejam fazendo a mesma coisa. Por um preço de R$51.490, a versão de entrada não possui alguns itens, como os freios com ABS.

A alegação é de que sairiam muito poucas unidades dessa versão e não seria viável trazê-la. A mesma coisa ocorre a versão intermediária com câmbio automático, também ausente da revenda.

Apenas a versão intermediária com câmbio manual e preço de R$56.600 com frete, além das versões topo de linha, estavam sendo ofertadas. Os modelos topo saiam por cerca de R$61 mil o manual e R$66 mil o automático.

Mas, vamos as primeiras impressões do Kia Soul. Primeiramente, o visual impressiona, principalmente o capô que se curva para a frente, passando a impressão de um carro bem maior.

Como já vimos o Soul em duas oportunidades anteriores, pouca coisa parece ter mudado em relação as versões apresentadas. O acabamento externo é de primeira, sendo que a versão intermediária possui rodas de 16″ de desenho agradável, mas não possui moldura na base das portas, deixando a parte inferior à mostra.

Mas no dia a dia, isso passa despercebido, visto que o conjunto do Soul chama bastante atenção. As grandes lanternas traseiras e o conjunto ótico dianteiro, possuem uma boa harmonia com o desenho geral. A coluna A possui cor preta, dando um destaque a mais ao visual do modelo.

Por dentro, o acabamento parece superior aos das unidades anteriormente vistas, feita com materiais de boa qualidade e bem fixados nos encaixes. Não há exageros e o aspecto geral é moderno, embora a marca tenha criado um ambiente simples, mas funcional.

soul112

A posição de dirigir é muito boa e as regulagens de banco e direção, tornam a vida mais fácil no Soul. A direção é elétrica, mas como ainda não havaia test-drive disponível, não pudemos testá-la para medir sua eficiência.

O teto é alto e a cabeça de uma pessoa alta fica livre de encostar no teto ou próxima dele. Aliás, o espaço lateral também é muito bom, além do espaço para as pernas. Atrás, o espaço já não é tão grande, mas o banco acomoda razoavelmente quem vai atrás.

Não há regulagem do encosto, apenas os bons apoios de cabeça. A altura atrás é boa e as janelas possuem boa visibilidade lateral. O acesso tanto atrás como na frente é facilitado por um bom ângulo de abertura das portas.

O interior apresenta alguns porta-objetos e porta-copos, além de um porta-luvas de dimensão razoável. O acabamento dos bancos é bom, sendo firmes e transmitindo muito conforto. No Soul há uma estampa na parte superior com o nome do modelo, mas um diferencial para não passar batido.

Instrumentos, painel e sistema de áudio estão no padrão para a proposta do Soul e não devem ter um custo baixo para a Kia, já que são semelhantes aos de outros modelos da marca coreana.

O porta-malas tem tamanho reduzido. O espaço interno para bagagens não é o forte da Soul, mas há práticos compartimentos para colocar vários tipos de objetos sob o assoalho do bagageiro, criando um espaço adicional.

soul113

O estepe é retirado por baixo, um sistema não muito prático para se manipular, mas que traz a vantagem de não se precisar retirar a bagagem do porta-malas para se extrair o estepe.

Com a traseira praticamente vertical, o Soul tenta aproveita o máximo de espaço para bagagens, tendo ainda uma rede de proteção de carga e o banco traseiro reclinável e bi-partido.

Nos modelos topo de linha, o acabamento é o mesmo, mas há rodas esportivas de 18″ e moldura sob a base das portas. Na tampa traseira, uma prática câmera registra o espaço que está atrás do modelo quando a ré é engatada.

No retrovisor interno, nem se percebe a existência de uma pequena oculta pelo espelho até que se engate a ré e a imagem da traseira seja projetada na parte esquerda do retrovisor interno.

Com 5 anos de garantia, uma boa rede de concessionárias espalhadas pelo país e assistência técnica já estruturada, a Kia garante um bom suporte para quem deseja escolher o Soul como seu automóvel.

O modelo tem tudo para se dar bem no mercado nacional. O preço ainda é um pouco alto, mas com o tempo deve sofrer alguma redução, afinal o mercado está em franca expansão e a concorrência logo deverá se fazer presente para o Soul.

[Imagens ilustrativas]





  • Leo.

    Kia, p/ você começar a concorrer com outras montadoras daqui, você precisa abaixar os preços..

    • Marlon

      Tem tudo pra vende mais d 2000 unidades mês, so ter uma 2° opção d motor e a versão basica baixar uns 10% + ou – !!! Carrão . . .

    • Digo

      O preço está aceitável (lógico que uma redução é sempre bem vinda), mas a Kia não pode deixar as concessionárias barrarem o modelo básico. Caro mesmo é o tal do Honda City, aqui em Salvador tá sendo vendido a quase R$68.000,00 o 1.5 automático (não vale nem a pau – tem que ser muito topeira pra comprar!).

  • fernando-ric

    O Best Cars criticou a suspensão ao passar por irregularidades. Pode ser que a Kia não tropicalizou o acerto.

    • Gustavo C

      Bem, o Novo Gol também é todo duro e é 100% “tropicalizado”… Honda Fit é outro carro de suspensão bem dura. Mesmo o Vectra deixa bastante a desejar na maciez, dá pancadas secas em qualquer buraquinho.

      • fernando-ric

        Isso é verdade

        • Fla3D

          O teste foi feito com o modelo com aro 18, pode ser que no 16 seja mais macio.

          Podiam ter batido umas fotos do modelo na concessionaria né? Essa foto nem tem a grade vendida aqui.

      • Guto_BH

        Pois é, pq q o Vectra é tão aspero? tenho um e não gostei disso…

  • pools

    Particularmente o design não me agradou.
    Os preços não são competitivos, já que por 60 mil existem boas opções!

    Até mais,

  • pablorocha

    …Não é à toa que o marketing da empresa está o colocando como “carro design”, pois seu preço elevado (será ?) vai ser justificado pela exclusividade do modelo, assim como o Fit terá seus fãs…

    • MTT

      É um carro design… mas vem com todos os acessórios que eu espero de um carro entre 50 e 60mil… só achei que o carro teria mais espaço para bagagens… mesmo assim eu prefiro um Soul ao Fit..

  • brunojefferson

    Galera! a revenda KIA AUVEPAR em São Luis do MA, está tendo a cara de pau de cobrar 69 mil reais na versão top de linha do Soul, sendo que o preço anunciado e vendido em outros mercados é entre 64 e 65 mil, putz, fico p… da vida com essas coisas, esses caras de revenda gostam de f… com as marcas, estão aumentando em no mínimo uns 3 a 4 mil reais em todas as versões, eu vi o carro pessoalmente e gostei muito, principalmente da versão Top de linha, mas de fato a Kia tem que baixar o preço do carro, espero que o NEW CERATO venha com um preço competitivo.

    Outro sim, é que não gostei do acabemento interno dos compatirmentos do Painel, tipo o porta luvas e um porta treco logo acima do som, parece um plástico bem vagabundo, quase que eu fazia um test drive no danado, mas no geral eu gostei, agora vamos deixar as cobaias comprarem as primeiras unidades e ver como o carro se comporta nas nossas ruas e estradas, depois só esperar o pessoal comentar como o carro ta andando, nas comunidades do orkut e nos blogs sobre carro da vida, hehe.

  • luizandr

    Dizer de um carro apenas por uma inspeção visual não diz nada do carro.
    O conveniente seria testá-lo, para ter uma impressão do carro.

    • Leo.

      Exato.

    • Felipe_Soares

      Exato. [2]

    • Ricardo Machado

      Exato. [3]

      tbm concordo com o pessoal.
      deviam realmente testar o veiculo… mas dizer só pelo que viu, fica parcial esta postagem.

    • Fla3D

      Exato. [4]

      E ainda botam foto com a grade dianteira diferente do que esta sendo vendido…

  • duhs2dany

    Logicamente. Assim como dizem “Gol é um carro macio… e tal, lindo por fora, bom acabamento” VAI VER na real, testar. HUa :)
    eh pra rir mesmo.

    Agora quanto ao soul, ngm é perfeito, realmente alguns erros podem ser corrigidos, mas logico se a kia realmente acertar… oq pra mim é dificil.
    Nao achei o preço tao exorbitante! :)

  • LoboRJ

    Eita, bichim feio! Hype total!

  • Daniel Alves

    A lista de equipamentos é boa e o carro é interessante, mas, faltando tradição no mercado, o preço é alto.

    Antigamente as coreanas apostavam tudo no custo x benefício pra ver se emplacavam. Hoje, minimamente estruturadas, já começam a abusar nos preços e esperar que o afoito consumidor brasileiro corra pra comprar a novidade (assim como todas as outras montadoras aqui já instaladas).

    Nosso merado está em uma expansão sim, mas ela é irracional. As pessoas tem que parar de colocar o carro como o objeto mais importante de consumo, ou daqui a pouco não haverá mais limites pra fixação dos preços pelas montadoras.

    • Rafah990

      Concordo no seu último parágrafo. Pior que isso é ver gente deixar de comprar carro X porque desvaloriza mais que o carro Y – como se carro fosse um investimento. Quer valorização do seu dinheiro, investe na bolsa.

    • Muito bom comentário. Acho que o SOul, na questão de preço, vem como mais uma opção, não como “A” opção… E daí, entre várias opções, a tradição da marca, número de revendas, assistência, etc etc leva muitos clientes.
      Outro furo é não ser flex e querer vender muito. Carro que não é flex vende, mas duvido que alcance ótimas vendas, veja o caso do novo focus.

      • MM

        Por algum motivo (que sinceramente não sei qual) o Focus nunca vendeu bem, mesmo antes de existir carros flex.

        • Meus chutes> tanto o marketing quanto as concessionárias da ford são péssimo, não mostram as qualidades nem características dos produtos.

  • CACEMO

    Fui ontem a uma revenda Kia com intenção de comprar um branco automatico com rodas 18… o branco esta em falta e me ofereceram um azul calcinha por 66 mil… caro, cor feia e e interior cheio de plastico duro por dentro ! estava com T de comprar um , mas desisti !

    entrei no meu Corolla na saida e voltei a amar meu carro … nada como uma comparação de vez em quando para dar valor ao que é bom !

  • Dodos

    Caro que nem um Civic… não é flex quem nem o focus…
    Sem querer ser chato mais já começou mal d+…

    • MM

      O que tem a ver o “civic” com as calças?

      Daqui a pouco vem um pra dizer: PREFIRO O AZERA

  • Mrs Raikkonen

    odieei profundamente!
    carro design? so se for design de mal gosto! ele é horrivel por dentro, por fora por todos os lados!
    eu esperava mais! eu amo o design tanto da sorento como do picanto, mas pela madrugada! esse soul é horrivel
    se vai levar caixinha asiatica, prefiro o nissan livina

  • wilcker

    Isso sim é que é um carro feio!

  • gc

    O carro é feinho, e o porta-malas é ridículo, mas o maior problema é o conceito crônico das importadoras de somente importar os modelos topo de linha, pois é aí que mora o lucro. Para os tupiniquins só resta olhar ou limpar a carteira, mas acho que com essa grana toda (mais de 60 mil) dá comprar algo melhor.

  • Luis.J.R.

    Não acho que tá muito caro não!Mais vai vender bem acho que vai.

  • oventura

    Corrigindo: o estepe fica por dentro do carro e não por baixo conforme está descrito na matéria. O pessoal do Uol registraram fotos, e pelo acabamento em algumas partes deu pra dar uma desanimada.

    http://carros.uol.com.br/album/kia_soul_br_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=11

    http://carros.uol.com.br/album/kia_soul_br_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=12

    http://carros.uol.com.br/album/kia_soul_br_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=16

  • velocidade

    Boa sorte Kia.
    Queria ver um Soul a la “mini cooper” em uma edição especial .



Send this to friend